Turismo
Sprite muda a cor verde da embalagem para facilitar a reciclagem e lança garrafa transparente
A Sprite está de cara nova e, agora, sua embalagem é transparente e mais fácil de reciclar. A marca anunciou a troca de sua característica garrafa verde para transparente, mantendo seu delicioso sabor limão. Ao repensar a gestão de resíduos para criar soluções que beneficiem sociedade e meio ambiente, trazendo desenvolvimento econômico, a The Coca-Cola Company anuncia a mudança como parte do seu compromisso por um Mundo Sem Resíduos e como signatária do Pacto Global pela economia circular da Organização das Nações Unidas (ONU).
Ao contrário da tradicional PET verde, a nova embalagem transparente da Sprite contribui para ampliar sua circularidade. O fato de não conter pigmentação colorida, faz com que a embalagem tenha maior procura e valor na cadeia de coleta e reciclagem, tornando-as mais circulares. Garrafas transparentes possuem maior demandas e podem ser reutilizadas em diferentes produtos e setores, como por exemplo: produtos têxteis, cosméticos, materiais térmicos, de proteção, etc. O PET transparente gera uma eficiência na cadeia de reciclagem por reduzir a necessidade de separação de outros materiais.
Além disso, o conjunto de benefícios de adotar uma embalagem transparente se reflete também em um valor de mercado de até 25% maior, se comparado às PETs com adição de pigmentação colorida.
“Por um Mundo Sem Resíduos, nós da Coca-Cola assumimos o compromisso de tornar 100% das nossas embalagens recicláveis, feitas com pelo menos 50% de conteúdo reciclado até 2025, alcançando a coleta e destinação correta para 100% das embalagens colocadas no mercado até o ano de 2030. A mudança em Sprite se inicia ainda em 2022 e nos traz força nessa trajetória de respeito e cuidado com o meio ambiente. Estamos dando um passo a mais e valorizamos esta decisão de adotar a partir desse ano o PET transparente e uma porcentagem crescente de resina reciclada para embalagens de Sprite. Queremos que estas garrafas gerem ainda mais valor na cadeia de reciclagem, ampliando sua circularidade e impactando de maneira positiva todos os elos da cadeia que trabalham diariamente em prol da reciclagem em nosso país”, enfatiza Ted Ketterer, Diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil.
No Brasil, a mudança da garrafa PET é iniciada no mês de agosto para todos os mercados e em todas as suas apresentações (200ml, 250ml, 500ml, 600ml, 2L e 2,25L). Cabe mencionar que os esforços em transformar a embalagem da Sprite já vêm sendo conduzidos pela companhia e, por isso, a garrafa utiliza resina reciclada em sua composição. Para o final de 2022, a estimativa é que cerca de 70% das embalagens colocadas no mercado já contenham um percentual de resina reciclada. É o início de uma jornada para que, nos próximos anos, todas as embalagens sejam transparentes e usem pelo menos 50% de resina reciclada em todo o país.
Rodrigo Brito, Head de Sustentabilidade para o Brasil e Cone-Sul da Coca-Cola América Latina, complementa: “Como Empresa, temos objetivos claros para ampliar a circularidade e o crescimento responsável e sustentável de nossas marcas. Ao optar pelo aumento do conteúdo reciclado e pela substituição de embalagens verdes para garrafas PET transparentes de uma marca tão icônica e com volume tão relevante como Sprite, demonstramos e percebemos como a empresa tem avançado e atuado de forma comprometida para os objetivos de sustentabilidade e no que diz respeito em ampliarmos a reciclabilidade e circularidade de todas as nossas embalagens.”
O lançamento será acompanhado de uma campanha abrangente que inclui diversas ações nos pontos de venda e comunicação nas redes sociais (https://www.instagram.com/sprite_br/) para que as pessoas estejam cientes dessa mudança, em prol da sustentabilidade, enquanto desfrutam do mesmo sabor refrescante de Sprite.
Sobre a Coca-Cola Bandeirantes
A Coca-Cola Bandeirantes é uma empresa do segmento de bebidas do Grupo José Alves que atua nos estados de Goiás e Tocantins há mais de 35 anos. Fundada em 1987, emprega mais de 2.700 colaboradores diretos e 5.000 indiretos. A empresa possui um centro produtor situado no município de Trindade, em Goiás, com nove centros de distribuição nas cidades de Palmas, Gurupi, Itumbiara, Uruaçu, Anápolis, Dianópolis, Rialma, Porangatu, Morrinhos e três Crossdocking nas cidades de São Luís de Montes Belos, Rio Verde e Aparecida de Goiânia. Atende diretamente 228 cidades e mais de 33.400 pontos de vendas.
Produz, distribui e vende de forma exclusiva em sua área de atendimento, os refrigerantes da Coca-Cola Brasil, além do suco Del Valle Frut. Distribui e vende de forma exclusiva para sua área de atendimento, as cervejas da Heineken Brasil, as Cervejas do Grupo Cervejeiro Hijos de Rivera com a marca Estrella Galícia, os sucos, chás, energéticos, isotônicos, hidrotônicos e Bebidas a base de Soja (Ades) da Coca-Cola Brasil e as águas minerais da Crystal Acqua Lia. Realiza também a distribuição das marcas Monster Company, com o energético Monster e a bebida de alta performance Reign.
Como a sustentabilidade é um compromisso da empresa, ela investe fortemente em projetos socioambientais, como o Projeto Coletivo Online, capacitação de jovens das classes C, D e E para o mercado de trabalho, Programa Reciclar pelo Brasil/Logística Reversa, no apoio às cooperativas de reciclagem com o incentivo a reciclagem de embalagens PET. A previsão para 2030 é que 100% das embalagens colocadas no mercado sejam recolhidas (logística reversa), além de aumentar a eficiência do consumo de recursos naturais: água e energia, reduzir a emissão de carbono, promover o desenvolvimento de embalagens sustentáveis e suportar a expansão e continuidade do negócio.