Turismo
Sprite muda a cor verde da embalagem para facilitar a reciclagem e lança garrafa transparente

A Sprite está de cara nova e, agora, sua embalagem é transparente e mais fácil de reciclar. A marca anunciou a troca de sua característica garrafa verde para transparente, mantendo seu delicioso sabor limão. Ao repensar a gestão de resíduos para criar soluções que beneficiem sociedade e meio ambiente, trazendo desenvolvimento econômico, a The Coca-Cola Company anuncia a mudança como parte do seu compromisso por um Mundo Sem Resíduos e como signatária do Pacto Global pela economia circular da Organização das Nações Unidas (ONU).
Ao contrário da tradicional PET verde, a nova embalagem transparente da Sprite contribui para ampliar sua circularidade. O fato de não conter pigmentação colorida, faz com que a embalagem tenha maior procura e valor na cadeia de coleta e reciclagem, tornando-as mais circulares. Garrafas transparentes possuem maior demandas e podem ser reutilizadas em diferentes produtos e setores, como por exemplo: produtos têxteis, cosméticos, materiais térmicos, de proteção, etc. O PET transparente gera uma eficiência na cadeia de reciclagem por reduzir a necessidade de separação de outros materiais.
Além disso, o conjunto de benefícios de adotar uma embalagem transparente se reflete também em um valor de mercado de até 25% maior, se comparado às PETs com adição de pigmentação colorida.
“Por um Mundo Sem Resíduos, nós da Coca-Cola assumimos o compromisso de tornar 100% das nossas embalagens recicláveis, feitas com pelo menos 50% de conteúdo reciclado até 2025, alcançando a coleta e destinação correta para 100% das embalagens colocadas no mercado até o ano de 2030. A mudança em Sprite se inicia ainda em 2022 e nos traz força nessa trajetória de respeito e cuidado com o meio ambiente. Estamos dando um passo a mais e valorizamos esta decisão de adotar a partir desse ano o PET transparente e uma porcentagem crescente de resina reciclada para embalagens de Sprite. Queremos que estas garrafas gerem ainda mais valor na cadeia de reciclagem, ampliando sua circularidade e impactando de maneira positiva todos os elos da cadeia que trabalham diariamente em prol da reciclagem em nosso país”, enfatiza Ted Ketterer, Diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil.
No Brasil, a mudança da garrafa PET é iniciada no mês de agosto para todos os mercados e em todas as suas apresentações (200ml, 250ml, 500ml, 600ml, 2L e 2,25L). Cabe mencionar que os esforços em transformar a embalagem da Sprite já vêm sendo conduzidos pela companhia e, por isso, a garrafa utiliza resina reciclada em sua composição. Para o final de 2022, a estimativa é que cerca de 70% das embalagens colocadas no mercado já contenham um percentual de resina reciclada. É o início de uma jornada para que, nos próximos anos, todas as embalagens sejam transparentes e usem pelo menos 50% de resina reciclada em todo o país.
Rodrigo Brito, Head de Sustentabilidade para o Brasil e Cone-Sul da Coca-Cola América Latina, complementa: “Como Empresa, temos objetivos claros para ampliar a circularidade e o crescimento responsável e sustentável de nossas marcas. Ao optar pelo aumento do conteúdo reciclado e pela substituição de embalagens verdes para garrafas PET transparentes de uma marca tão icônica e com volume tão relevante como Sprite, demonstramos e percebemos como a empresa tem avançado e atuado de forma comprometida para os objetivos de sustentabilidade e no que diz respeito em ampliarmos a reciclabilidade e circularidade de todas as nossas embalagens.”
O lançamento será acompanhado de uma campanha abrangente que inclui diversas ações nos pontos de venda e comunicação nas redes sociais (https://www.instagram.com/sprite_br/) para que as pessoas estejam cientes dessa mudança, em prol da sustentabilidade, enquanto desfrutam do mesmo sabor refrescante de Sprite.
Sobre a Coca-Cola Bandeirantes
A Coca-Cola Bandeirantes é uma empresa do segmento de bebidas do Grupo José Alves que atua nos estados de Goiás e Tocantins há mais de 35 anos. Fundada em 1987, emprega mais de 2.700 colaboradores diretos e 5.000 indiretos. A empresa possui um centro produtor situado no município de Trindade, em Goiás, com nove centros de distribuição nas cidades de Palmas, Gurupi, Itumbiara, Uruaçu, Anápolis, Dianópolis, Rialma, Porangatu, Morrinhos e três Crossdocking nas cidades de São Luís de Montes Belos, Rio Verde e Aparecida de Goiânia. Atende diretamente 228 cidades e mais de 33.400 pontos de vendas.
Produz, distribui e vende de forma exclusiva em sua área de atendimento, os refrigerantes da Coca-Cola Brasil, além do suco Del Valle Frut. Distribui e vende de forma exclusiva para sua área de atendimento, as cervejas da Heineken Brasil, as Cervejas do Grupo Cervejeiro Hijos de Rivera com a marca Estrella Galícia, os sucos, chás, energéticos, isotônicos, hidrotônicos e Bebidas a base de Soja (Ades) da Coca-Cola Brasil e as águas minerais da Crystal Acqua Lia. Realiza também a distribuição das marcas Monster Company, com o energético Monster e a bebida de alta performance Reign.
Como a sustentabilidade é um compromisso da empresa, ela investe fortemente em projetos socioambientais, como o Projeto Coletivo Online, capacitação de jovens das classes C, D e E para o mercado de trabalho, Programa Reciclar pelo Brasil/Logística Reversa, no apoio às cooperativas de reciclagem com o incentivo a reciclagem de embalagens PET. A previsão para 2030 é que 100% das embalagens colocadas no mercado sejam recolhidas (logística reversa), além de aumentar a eficiência do consumo de recursos naturais: água e energia, reduzir a emissão de carbono, promover o desenvolvimento de embalagens sustentáveis e suportar a expansão e continuidade do negócio.
Turismo
Tocantins será representado em feirão nacional de turismo em São Paulo
Com Jalapão, Serras Gerais e Palmas, estado ganha espaço no maior feirão turístico do país

A participação do estado acontece por meio da agência Jalapão Oficial, selecionada em chamamento público do Ministério do Turismo como representante da região Norte. A escolha garante visibilidade para destinos tocantinenses em um espaço que reunirá mais de 70 empresas de todo o Brasil, entre operadoras, hotéis e atrativos turísticos.
No evento, o público terá contato com roteiros de destaque do estado, como o Jalapão, conhecido por dunas e fervedouros, as Serras Gerais, com cânions e rios cristalinos, além da capital Palmas, porta de entrada para as expedições.
Segundo o Ministério do Turismo, o feirão tem como objetivo valorizar o turismo nacional e incentivar os brasileiros a conhecerem melhor os destinos do país. A iniciativa também fomenta negócios entre empresas do setor, gerando oportunidades para regiões menos exploradas.
Para os representantes da Jalapão Oficial, a presença no evento reforça o potencial turístico do Tocantins. “É uma oportunidade de mostrar a diversidade do estado e atrair visitantes interessados em natureza, cultura e sustentabilidade”, afirmam Jonatas e Samara Krause, responsáveis pela agência.
Turismo
Mirante Janela do Sol é inaugurado em Palmas
Empresário Daniel Bezerra inaugura o Mirante Janela do Sol, novo ponto para brindar ao pôr do sol em Palmas. Ingresso a R$ 30 inclui taça de espumante. Qui–Dom, 17h30–21h.

Palmas ganhou um novo atrativo para quem aprecia natureza, paisagens deslumbrantes e experiências únicas. No sábado, 9 de agosto, o empresário Daniel Bezerra inaugurou o Mirante Janela do Sol, espaço localizado a 607 metros acima do nível do mar e com vista privilegiada da capital de norte a sul, abrangendo todo o Lago de Palmas.
A Experiência Única no Mirante Janela
Com funcionamento de quinta a domingo, das 17h30 às 21h, o local oferece ao visitante a oportunidade de brindar ao pôr do sol considerado um dos mais bonitos do Brasil.
O ingresso e inclui uma taça de espumante para celebrar o momento. Também há venda de drinks variados no espaço.
O Mirante Janela do Sol não é apenas um local para contemplação, mas também um espaço versátil para eventos como pré-wedding, casamentos e confraternizações de empresas. Além disso, a cada lua cheia, serão realizados eventos fechados, sempre mediante reserva prévia.
Segundo Daniel Bezerra, a proposta é oferecer uma experiência que una natureza, contemplação e momentos especiais. “Queremos que as pessoas guardem na memória o cenário do pôr do sol mais lindo do Brasil”, afirma o empresário.
📍 Reservas e informações: +55 63 9215-1004
📸 Instagram: @janeladosol.to
Turismo
Brasil fica fora de caução para visto dos EUA
Estados Unidos lançam programa piloto que exige caução para visto de turismo e negócios, mas Brasil fica fora da lista. Taxa pode chegar a US$ 15 mil.

O governo dos Estados Unidos anunciou um programa piloto que exigirá pagamento de caução para emissão de alguns vistos de turismo e negócios. No entanto, o Brasil ficou de fora da lista inicial de países cujos viajantes precisarão pagar a nova taxa, que pode chegar a até US$ 15 mil (cerca de R$ 82,5 mil).
Por enquanto, apenas Zâmbia e Maláui foram incluídos no programa, que terá duração de 12 meses a partir de 20 de agosto. A relação de países pode ser atualizada durante o período de testes.
Por que os EUA estão exigindo caução para vistos?
Segundo comunicado do governo norte-americano, a medida tem como objetivo combater o número crescente de visitantes que permanecem nos Estados Unidos além do prazo autorizado em seus vistos para os EUA. O programa concede aos agentes consulares autonomia para solicitar o depósito caução de solicitantes oriundos de países com altos índices de permanência irregular.
Os valores estipulados variam entre US$ 5 mil, US$ 10 mil e US$ 15 mil. O valor é reembolsado caso o visitante retorne ao seu país dentro do prazo determinado pelo visto.
Além de coibir a permanência irregular, a iniciativa também tem foco em países que não possuem mecanismos robustos de verificação e triagem de segurança. Entre os exemplos citados como prioritários estão Chade, Eritreia, Haiti, Mianmar e Iêmen.
Brasil fica fora da nova exigência para visto para os EUA
A exclusão do Brasil da lista inicial representa um alívio para os viajantes brasileiros que pretendem solicitar vistos de turismo ou negócios para os Estados Unidos. O Departamento de Estado americano não informou se o país poderá ser incluído futuramente, mas confirmou que a medida será avaliada periodicamente.
A decisão faz parte da política migratória do ex-presidente Donald Trump, que sempre defendeu o aumento da segurança nas fronteiras e o controle rigoroso da imigração. Em junho, o republicano assinou um decreto que restringe, total ou parcialmente, a entrada de cidadãos de 19 países, sob o argumento de proteger a segurança nacional.
Nova taxa de “integridade de visto” também entra em vigor
Outro ponto que impactará os viajantes brasileiros é a nova “taxa de integridade de visto”, no valor de US$ 250 (cerca de R$ 1.376). Essa cobrança entrará em vigor em 1º de outubro e se aplica a qualquer pessoa com visto de não imigrante aprovado, inclusive brasileiros. A taxa será reembolsada caso o solicitante cumpra as condições do visto.
Valores atuais dos vistos para os EUA
Veja abaixo os valores vigentes para os vistos de não imigrante:
- US$ 185 – Visto B (turismo/negócios), C-1, D, F, I, J, M, TN/TD, S, T e U
- US$ 205 – Vistos H, L, O, P, Q e R
- US$ 265 – Visto K (noivo ou cônjuge de cidadão americano)
- US$ 315 – Visto E (comerciante/investidor ou profissional australiano)
Essas taxas são cobradas independentemente da nova política de caução e continuam válidas para todos os países, incluindo o Brasil.
Para mais informações sobre vistos, acesse o site da Embaixada dos EUA no Brasil.
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