Economia
Empresas do Grupo José Alves, Rebica e Vitamedic realizam doações às vítimas do temporal no litoral paulista

Com o objetivo de prestar auxílio às vítimas e famílias afetadas pelas chuvas que aconteceu no dia 19 em São Sebastião, no auxílio às vítimas das enchentes e desabamentos provocados pelas fortes chuvas que atingiram o litoral norte de São Paulo.
A Rebica, indústria de Água Mineral Crystal, empresa pertencente ao Grupo José Alves, realizou no dia 28 de fevereiro, a doação de 1.848 pacotes de Água Mineral Crystal 500ml (22.176 unidades). “Este é um momento de unirmos forças para juntos ajudarmos as vítimas da região de São Sebastião. Estamos sempre à disposição para ajudar aqueles que mais precisam. Atitudes que fazem parte do nosso DNA”, explica Aldo Fernandes, Diretor Superintendente da Rebica.
A Vitamedic, indústria farmacêutica, situada em Anápolis, realizou a doação de 251 mil unidades de medicamentos para tratamento das vítimas das chuvas no Litoral Norte de São Paulo. As doações totalizaram aproximadamente R$ 376 mil e foram destinadas à CUFA – Central Única de Favelas, que está dando suporte aos vitimados com as intensas chuvas na região de São Sebastião, em São Paulo.
A Coca-Cola Bandeirantes é uma empresa do segmento de bebidas do Grupo José Alves que atua nos estados de Goiás e Tocantins há mais de 35 anos. Fundada em 1987, emprega mais de 2.700 colaboradores diretos e 5.000 indiretos. A empresa possui um centro produtor situado no município de Trindade, em Goiás, com nove centros de distribuição nas cidades de Palmas, Gurupi, Itumbiara, Uruaçu, Anápolis, Dianópolis, Rialma, Porangatu, Morrinhos e três Crossdocking nas cidades de São Luís de Montes Belos, Rio Verde e Aparecida de Goiânia. Atende diretamente 228 cidades e mais de 32 mil pontos de vendas.
Produz, distribui e vende de forma exclusiva em sua área de atendimento, os refrigerantes da Coca-Cola Brasil, além do suco Del Valle Frut. Distribui e vende de forma exclusiva para sua área de atendimento, as cervejas da Heineken Brasil, as Cervejas do Grupo Cervejeiro Hijos de Rivera com a marca Estrella Galícia, os sucos, chás, energéticos, isotônicos, hidrotônicos e Bebidas a base de Soja (Ades) da Coca-Cola Brasil e as águas minerais da Crystal Acqua Lia. Realiza também a distribuição das marcas Monster Company, com o energético Monster e a bebida de alta performance Reign e Grupo Campari, que tem em seu portfólio aperitivos como Campari e Aperol, a cachaça Sagatiba, o conhaque Dreher, o Whisky Old Eight, a Vodka Skyy e outras bebidas destiladas.
Como a sustentabilidade é um compromisso da empresa, ela investe fortemente em projetos socioambientais, como o Projeto Coletivo Online, capacitação de jovens das classes C, D e E para o mercado de trabalho, Programa Reciclar pelo Brasil/Logística Reversa, no apoio às cooperativas de reciclagem com o incentivo a reciclagem de embalagens PET. A previsão para 2030 é que 100% das embalagens colocadas no mercado sejam recolhidas (logística reversa), além de aumentar a eficiência do consumo de recursos naturais: água e energia, reduzir a emissão de carbono, promover o desenvolvimento de embalagens sustentáveis e suportar a expansão e continuidade do negócio.
Economia
Profissão Sommelier: No Dia da Cerveja, descubra como se tornar um especialista na bebida
Curso profissionalizante da Academia da Cerveja está com inscrições abertas e forma especialistas para atuar no mercado cervejeiro

Em agosto, o mês é todo dela: a queridinha cerveja! Desde 2007, toda a primeira sexta-feira do mês é comemorado o Dia Internacional da Cerveja – e neste ano, a data abriu o mês com chave de ouro, caindo no dia 1º. Criada na Califórnia, a celebração se estende por todo o mês e homenageia não somente a bebida, mas também os mestres cervejeiros, os bares, e todos os profissionais que fazem parte desta cadeia, desde o campo até a entrega da gelada no bar. Mas há um protagonista importante nessa história que também merece ser lembrado no brinde: o sommelier de cerveja.
Esse profissional é o especialista em degustar, avaliar, selecionar e harmonizar cervejas com alimentos. Também orienta o público sobre estilos, aromas, sabores e escolas cervejeiras, sempre atento ao contexto histórico e cultural da bebida e à sua conexão com a trajetória da humanidade. É ele quem enriquece o conhecimento sobre o universo cervejeiro e amplia a apreciação pela cerveja, atuando como ponte entre o produtor e o consumidor.
Mas onde atua o sommelier de cerveja?
O campo de atuação é amplo: bares e restaurantes, cervejarias e distribuidoras até eventos, festivais, cursos, escolas e degustações guiadas. “O sommelier de cerveja, além do conhecimento técnico, tem a missão de promover e difundir a cultura cervejeira, atuando como um elo entre a bebida e o público final, guiado pela paixão e compromisso com a qualidade e a experiência sensorial”, complementa Charleston Agrícola, gerente de categoria na Ambev e sommelier de formação.
Como se tornar um sommelier de cerveja?
É preciso formação especializada. E é por isso que a Academia da Cerveja, escola de conhecimento e cultura cervejeira da Ambev, em parceria com a Escola Superior de Cerveja e Malte, oferece o curso profissionalizante de Sommelier de Cervejas.
O curso acontece em formato híbrido, com polos presenciais em Blumenau, Caxias do Sul ou São Paulo. São 48 horas de aula a distância e 32 horas presenciais, divididos em dois finais de semana, com encontros aos sábados e domingos, das 09h às 18h.
A trilha oferece uma imersão completa no universo cervejeiro: história da bebida, matérias-primas, processos de produção e estilos. Os alunos também aprendem sobre harmonização, mixologia com cerveja, uso correto de copos, armazenamento ideal e técnicas de degustação. Também há foco na comunicação para compartilhar seu conhecimento e na importância do consumo responsável e sustentável da bebida.
A graduação oferece certificado e capacita o aluno para atuar, com excelência, como especialista ou sommelier no mercado cervejeiro. As inscrições estão abertas diretamente no site , com início previsto para o dia 10 de setembro. Mais informações no Instagram da Academia da Cerveja.
Agronegócio
Seringal de Marianópolis termina safra com produção record de látex

Com o total de 168.577 toneladas, a Green Latex chega ao final de mais uma safra recorde na produção de borracha seca. O resultado revelou um crescimento de 37% em relação à safra anterior, quando a comercialização fechou em 123 toneladas. Para esta safra, o seringal colocou 40 mil árvores em produção. Ao todo, são 180 mil plantas numa área de 340 hectares (ha), na fazenda Anajá, município de Marianópolis, região do Vale do Araguaia.
Segundo Igor Avelino, este é um “resultado da dedicação, do empenho, coragem, garra e trabalho de todos os envolvidos – equipe de gestão, apoio administrativo, manutenção, principalmente, sangradores e auxiliares”, avalia o produtor que vê os números com otimismo, mas acredita que pode ser ainda maior se tiver mais árvores sangrando. “Para ter mais plantas em produção, coletar mais látex, precisa-se de mais seringueiro, porém, não se consegue preencher o quadro, mesmo com toda política de incentivos e benefícios oferecida pela Green Latex ao colaborador”, completa Igor. Ele reforça que a receita média por colaborador também aumentou em 128%.
Na produtividade por planta, houve também uma melhora de 20%. Na safra passada, cada seringueira produziu, em média, 3,55kg de látex, passando para 4,27kg na safra 2024/2025. Em relação ao preço médio do produto, a comercialização também registrou uma recuperação de 79% e ficou na média de R$ 6,37 contra R$ 3,55 da safra passada.
Heveicultura
A seringueira é uma cultura que se adaptou bem no cerrado e provou ser uma atividade econômica do agro explorada em harmonia com o meio ambiente. O modelo sustentável concilia interesses como preservação ambiental, ganho financeiro e responsabilidade social por meio da geração de emprego e renda.
Economia
65% dos consumidores devem comprar presentes no Dia dos Pais
Dia dos Pais promete aquecer o varejo! Capim Dourado Shopping lança campanha “Ele é o cara…” com sorteio de R$ 22 mil em produtos. Participe e concorra!

Capim Dourado Shopping lança promoção “Ele é o cara…” para o Dia dos Pais e sorteio de R$ 22 mil em prêmios
Comemorado no segundo domingo de agosto, o Dia dos Pais é um dos momentos mais aguardados pelo varejo, e este ano, o comércio brasileiro está otimista. De acordo com levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, 65% dos brasileiros pretendem comprar presentes para homenagear os pais. Dos consumidores que irão às compras, 76% preferem os canais físicos, com os shoppings centers sendo o destino preferido por 31% deles.
Presentes mais procurados:
Entre os itens mais procurados, estão roupas (44%), perfumes e cosméticos (34%), calçados (31%) e acessórios como meias, cintos, óculos e carteiras (18%). Esse otimismo impulsiona ações promocionais como a do Capim Dourado Shopping, que oferece uma variedade de segmentos e oportunidades para todos os estilos de pais.
Opções variadas para todos os estilos de pais
O shopping se consolida como um dos principais destinos para quem busca o presente perfeito. Com opções que vão desde moda masculina até acessórios, perfumaria, eletrônicos e gastronomia, o Capim Dourado Shopping se torna a escolha ideal para surpreender os pais. Ana Oliver, lojista especializada em óculos e acessórios, comentou: “Nossa expectativa está bem alta. No ano passado já tivemos um bom resultado e acreditamos que este ano será ainda melhor. Estamos apostando no digital, com Instagram, influenciadores e, claro, participando da campanha de Dia dos Pais do shopping. Temos um produto promocional que deve atrair bastante, além da coleção premium com brinde exclusivo: um porta-cartão personalizado.”
Campanha promocional: “Ele é o cara…”
Para impulsionar ainda mais as vendas e premiar seus clientes, o Capim Dourado Shopping lançou a campanha “Ele é o cara…”, válida de 1º a 17 de agosto. A cada R$ 450 em compras nas lojas participantes, os consumidores ganham um número da sorte para concorrer a três superprêmios, que somam R$ 22 mil em produtos. Lojas como Polo Wear, Rommanel, Aramis, Use AO, Centauro, Chiquinho, Natura e Crocs oferecerão cupons em dobro, aumentando as chances de ganhar. O sorteio ocorrerá no dia 20 de agosto, com a divulgação sendo feita nas redes sociais do shopping.
A importância do Dia dos Pais para o varejo
“O Dia dos Pais é uma data importante para o varejo e buscamos sempre oferecer não só uma experiência de compra completa, com produtos para todos os estilos de pais, mas também um incentivo a mais para os nossos clientes, com uma campanha forte e premiação atrativa”, destaca Diego Góes, superintendente do Capim Dourado Shopping.
Como participar
A promoção é válida para maiores de 18 anos, e as notas fiscais devem conter CPF legível. O cadastro pode ser feito presencialmente, nos totens de autoatendimento localizados entre a C&A e a Riachuelo, ou pelo site da campanha. O regulamento completo pode ser acessado no link fornecido.
Autorização e Certificação
A promoção está autorizada pela Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA/ME) sob o Certificado nº 04.043267/2025 – Promoção nº 2025/05144.
Capim Dourado Shopping comemora 15 anos de história
Em 2025, o Capim Dourado Shopping celebra 15 anos de história em Palmas e no Tocantins. Desde sua inauguração em 2010 e expansão em 2015, o shopping se consolidou como o maior centro de compras do estado, conectando cultura, lazer e tradição local. “O Capim é DAQUI, é dos tocantinenses e tem orgulho de fazer parte da vida e das histórias da comunidade ao longo desses anos”, afirma Diego Góes.
-
Social1 dia atrás
Alessandra Andrade resgata o brilho dos concursos de beleza em Palmas
-
Social3 dias atrás
Rogerio e Marttha Ramos celebram formatura da filha
-
Social3 dias atrás
Núbia Frazão recebe homenagens pelo seu aniversário
-
Social3 dias atrás
Júlia d’Paula celebra 13 anos de arte com sarau intimista
-
Social3 dias atrás
Lu Montelo celebra nova primavera com carinho