Cotidiano
Inscrições nos cursos da Galeria Aman terminam essa semana

Abertas ao público, as aulas proporcionam aos estudantes o contato com diferentes técnicas, em momentos em que eles poderão experimentar materiais como pincéis, lápis, tintas e papéis sob a supervisão dos professores.
Nos cursos, os participantes terão oportunidade de aprender técnicas milenares da arte de pintura, como a aquarela, que utiliza pigmentos solúveis em água e é conhecida por trazer beleza, fluidez, leveza e sensibilidade às obras. A técnica será ensinada pela professora Sara Gomes, que ministrará as aulas todas as sextas-feiras, às 15h.
O professor Pablo Marquinho, responsável pelo curso de desenho, vai ensinar noções de formas, linhas, luz e sombra, cores e perspectivas. As aulas serão realizadas todas às terças-feiras, às 17h, utilizando o método da arte-educadora Betty Edwards, ‘Desenhando com o lado direito do cérebro’, que ensina qualquer pessoa a aprender a desenhar por meio de exercícios básicos destinados a liberar o potencial criativo. O processo utiliza aptidões especiais do hemisfério cerebral direito e consegue proporcionar resultados surpreendentes em pouco tempo, mesmo para aqueles que acreditam não ter talento.
As aulas de pintura em tela serão ministradas por dois artistas plásticos, Ronan Gonçalves e Antônio Netto, em turmas distintas para a mesma modalidade, com aulas às quintas-feiras, às 09h e às 15h, e todas as quartas-feiras, às 15h, respectivamente. A técnica utiliza tintas a óleo, acrílicas e outros tipos para criar uma imagem sobre uma superfície, que pode ser feita de linho, algodão ou poliéster, e esticada em um suporte de madeira para criar uma superfície plana e uniforme.
Segundo Ronan a pintura em tela é versátil e permite criar imagens com uma variedade de estilos, desde pinceladas suaves e delicadas até as mais fortes e expressivas, podendo ser utilizada para criar obras de arte abstratas, paisagens, retratos, naturezas mortas, entre outras temáticas. Durante as aulas, os alunos terão a oportunidade de experimentar e criar suas próprias obras de arte.
O investimento nos cursos varia de R$450 a R$1554, com material básico incluso e o máximo de 11 aulas, com exceção da modalidade pintura em tela, que será ensinada no formato de ateliê livre, permitindo que o aluno faça quantas aulas desejar. As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo telefone (63) 3214-4572.
Com esses cursos, a Galeria Aman, que já é um espaço que promove exposições e comercialização acessível de obras de arte contemporânea, agora também oferece oportunidades educacionais para a população. Segundo a galerista e arquiteta Kelly Souza, o objetivo é incentivar a cultura da arte em nossa cidade e inspirar a criatividade de cada aluno, independentemente da sua idade ou nível de habilidade.
“Estamos animados com essas aulas porque elas são acessíveis a todos que tenham interesse, sem restrições. Se você tem vontade de aprender e experimentar novas técnicas, nossos professores estarão aqui para ajudá-lo a explorar sua criatividade e potencial artístico, sem pressão ou julgamentos. Convidamos todos a se juntar a nós nessa jornada criativa”, finaliza
Conteúdo Religioso
Catedral de Palmas realiza Jubileu das Crianças

Dentro do Ano Santo (Jubileu da Esperança) vivido pela Igreja Católica em 2025, há diversos eventos temáticos. Neste sábado, dia 6, é a vez de celebrar a espiritualidade infantil na Catedral com o Jubileu das Crianças.
A programação começa às 4 da tarde com a celebração da Santa Missa. Logo depois, a Praça dos Girassóis será palco para uma tarde/noite gratuita de diversão e fé. A lista de atrações é bem variada. São mais de 15 brincadeiras e brinquedos infláveis, além do show musical da Turma do Padre Dudu e participações especiais de Janjão, Pirata e da cantora Sarah Sabará, personagens do Programa Cantinho da Criança, da Canção Nova.
O pároco da Catedral e criador da Turma do Padre Dudu, Pe. Eduardo Zanom, ainda promete uma divertida dinâmica de fé, similar à peregrinação feita nas Portas Santas, nas quatro Basílicas de Roma.
“As paróquias jubilares são chamadas a organizar eventos para os fiéis visitarem a Igreja e participarem de momentos de oração, por isso vamos reunir as famílias. É um momento de rezar, de se divertir e das crianças, principalmente, terem consciência da nossa temporalidade terrena”, comenta Pe. Eduardo.
Jubileu das Crianças na Catedral de Palmas
Data: 6 de setembro
Hora: a partir das 16h
Local: Catedral e Praça dos Girassóis
Entrada Livre
Conteúdo Religioso
Relíquia do Beato Carlo Acutis estará em exposição no Mosteiro de São Bento, em Palmas

Palmas, TO – Nos dias 06 e 07 de setembro (sábado e domingo), o Mosteiro de São Bento, em Palmas, receberá para visitação e oração a Relíquia do Beato Carlo Acutis, jovem italiano conhecido como o “influencer de Deus” e referência mundial para a juventude católica.
A relíquia poderá ser visitada das 7h às 17h, em um momento especial de fé e devoção. Fiéis, grupos de oração, famílias, amigos e jovens são convidados a participar.
Durante o período de exposição, haverá celebrações da Santa Missa:
-
Sábado (06/09): às 7h
-
Domingo (07/09): às 10h30
No domingo, a Igreja Católica viverá um marco histórico, quando Carlo Acutis será canonizado em Roma pelo Papa Leão XIV, subindo à glória dos altares.
O Mosteiro de São Bento fica localizado na ARNE 13, Al. 06, Lt. 85, Palmas – TO.

Relíquia do Beato Carlo Acutis estará em exposição no Mosteiro de São Bento, em Palmas
Governo do Brasil
Presidente Lula decreta luto oficial de três dias pela morte do jornalista Mino Carta

Brasília, 2 de setembro de 2025 – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, decretou três dias de luto oficial em todo o país pela morte do jornalista Mino Carta, ocorrida na madrugada desta terça-feira (2).
Mino Carta foi um dos nomes mais influentes do jornalismo brasileiro, responsável pela criação e direção de algumas das principais revistas nacionais, como Veja, IstoÉ, Quatro Rodas, CartaCapital, Jornal da Tarde e Jornal da República. Reconhecido por seu espírito crítico, coragem e compromisso com a democracia, formou gerações de profissionais e fez da imprensa um espaço de resistência, sobretudo durante o regime militar.
Em nota, o presidente Lula recordou momentos marcantes de sua relação com o jornalista:
“Conheci Mino há quase cinquenta anos, quando ele deu destaque às lutas do movimento sindical. Foi ele quem abriu espaço para minha primeira capa de revista, na IstoÉ, em 1978. Desde então, nossas trajetórias seguiram se cruzando. Eu, como liderança política, ele, como jornalista independente, soube registrar as mudanças do Brasil”, disse.
Lula destacou ainda o papel de Mino Carta na defesa da democracia:
“Estas décadas de convivência me dão a certeza de que Mino foi – e sempre será – uma referência para o jornalismo brasileiro. Se hoje vivemos em uma democracia sólida, muito disso se deve ao trabalho deste verdadeiro humanista.”
À filha de Mino, Manuela, e aos familiares e amigos, o presidente manifestou solidariedade e deixou um “forte e carinhoso abraço”.
-
Social4 dias atrás
Assembleia em festa: presidente Amélio Cayres celebra aniversário
-
Social4 dias atrás
Rede Dia + inaugura sua 4ª unidade em Palmas com tradição e economia
-
Governo do Tocantins12 horas atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Governador em exercício Laurez Moreira designa novos titulares para a Secretaria da Mulher, Governadoria, PMTO e Corpo de Bombeiros
-
CASACOR4 dias atrás
Grandes nomes da arquitetura reunidos na CASACOR Minas