Educação
Governo do Tocantins destina 230 vagas para educadores indígenas em concurso público da Educação

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Secad) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está com inscrições abertas, até o dia 10 de abril, do concurso para provimento de 230 vagas para Professor da Educação Básica do quadro de Cargos, Carreiras e Remuneração dos profissionais da educação básica do Estado.
Indígenas, com a devida formação, podem concorrer a 143 vagas ofertadas para o cargo de Professor da Educação Básica; 25 vagas para Orientador Educacional e 62 vagas para Coordenador Pedagógico. As provas estão agendadas para o dia 11 de junho de 2023. Os editais completos estão disponíveis no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O governador Wanderlei Barbosa destaca a realização do certame como apenas uma das diversas ações que garantirão a proximidade da Gestão Estadual com as comunidades indígenas, garantindo-lhes acesso a direitos básicos, neste caso, à educação. “Estamos trabalhando e vamos sempre trabalhar para que as populações indígenas tenham suas culturas preservadas e para que cada indivíduo possa desenvolver sua autonomia por meio da educação”, pontua o Governador.
O secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, enfatiza o certame para educação indígena como mais um ato que revalida o compromisso da Gestão Estadual com toda a população tocantinense. “A oferta de vagas para professores na educação indígena é um grande investimento para toda a população e prova do compromisso do governador Wanderlei Barbosa com os estratos sociais”, afirma.
Educação e desenvolvimento
O Governo do Tocantins atende 130 escolas indígenas, sendo 95 escolas criadas e 35 extensões, somando 5.966 estudantes, distribuídos em seis Diretorias Regionais de Educação (Dres), nos municípios de Gurupi, Paraíso do Tocantins, Miracema, Pedro Afonso, Araguaína e Tocantinópolis. Estão inseridos nessa estrutura de atendimento educacional os povos tocantinenses Apinajé, Javaé, Karajá, Karajá-Xambioá, Krahõ, Krahô-Kanela e Xerente.
Para a secretária de Estado dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins, Narubia Werreria, a realização desse certame é uma iniciativa que precisa ser permanente e ampliada para a população indígena do Estado. “A educação escolar indígena é uma conquista histórica dos povos originários e é muito importante que essa educação conte com profissionais que entendam essa realidade cultural. Hoje, contamos com indígenas capacitados para atender as comunidades nas suas especificidades, pois a educação indígena prevê, dentre outros pontos, o ensino da língua materna e a inclusão das nossas festividades. E essa iniciativa é muito importante para fixar profissionais que fomentem essas especificidades”, esclarece Narubia Werreria.
O gerente da Educação Indígena, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Waxiy Maluá Karajá, explica que, desde 2008, não é realizado um concurso que atenda a demanda de professores na educação indígena do Tocantins. “A efetivação desses professores garante a participação dos indígenas de forma efetiva no processo educacional dentro das aldeias, visto que a escola indígena é criada especificamente para atender as demandas de estudantes indígenas onde estarão aprendendo sobre sua própria cultura”, pontua Waxiy Maluá.
Atualmente, as escolas indígenas tocantinenses atendem do 1° ao 9° ano do ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) contando com um efetivo de 453 professores indígenas e não indígenas.
Inscrições e provas
As inscrições seguem até o dia 10 de abril e os candidatos às vagas para a educação indígena terão isenção na taxa de inscrição. O concurso será realizado em uma única etapa de execução com duas fases. Sendo a primeira, de exame de habilidades e conhecimentos aferidos por meio de aplicação de provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório; e a segunda, de avaliação de títulos, de caráter unicamente classificatório.
As provas ocorrerão em sete municípios tocantinenses: Araguaína, Araguatins, Arraias, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas e Paraíso do Tocantins.
O edital completo pode ser acessado pelo Diário Oficial do Estado do Tocantins e no site da Fundação Getúlio Vargas, no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/
Educação
Lumnis lança programa pioneiro que qualifica profissionais brasileiros no mercado de crédito internacional
Transmissão ao vivo no YouTube marca o lançamento do primeiro programa executivo do país voltado à capacitação de profissionais para atuação no mercado internacional de crédito

A Lumnis Educacional, primeira instituição brasileira especializada em formação executiva em crédito internacional, anuncia a realização do evento “CRÉDITO SEM FRONTEIRAS- Sua porta de entrada para o mercado de crédito internacional”, que acontecerá no dia 10 de julho às 19:30. O encontro virtual e gratuito será transmitido ao vivo no canal oficial da Lumnis no YouTube, com o objetivo de apresentar o universo da captação internacional de recursos e lançar oficialmente o curso Pré-MBA FGCI – Formação Global em Crédito Internacional.
A programação do evento terá duas horas de duração e contará com a participação de Luciano Bravo, mentor na Lumnis e CVO da Inteligência Comercial, Evilásio Júnior, COO da Lumnis e José Carlos Barbará, Diretor acadêmico e professor na FGV. Os painéis abordarão desde os bastidores da criação da Lumnis até o detalhamento de oportunidades de carreira na área de crédito internacional, além de um tour completo pela plataforma e pela experiência de aprendizagem oferecida no curso.
Com carga horária de 28 horas distribuídas em 8 módulos, o curso aborda temas como regulação e compliance, análise de risco, comunicação com fundings internacionais e uso de inteligência artificial aplicada ao crédito global. Ao final da jornada, os alunos estarão aptos a diagnosticar empresas com potencial de captação externa e estruturar operações seguras, eficientes e rentáveis.
“Queremos formar profissionais altamente qualificados para o crescimento financeiro e sustentável do país. O Brasil tem talento, mas ainda falta acesso e informação para a qualificação necessária. Criamos a Lumnis para destravar esse potencial e formar profissionais capazes de operar com excelência no mercado financeiro global e, consequentemente, torná-los mais bem sucedidos em seus negócios. Para tudo isso acontecer, queremos transformar prosperidade em caminho, não exceção”, afirma Luciano Bravo.
Destinado a consultores financeiros, empresários, advogados, contadores, ex-banqueiros, estudantes e profissionais em transição de carreira, o evento promete alcançar mais de 1.000 inscritos. Durante a transmissão de 10 de julho, os espectadores terão acesso a uma condição promocional exclusiva para ingresso no programa.
O Pré-MBA FGCI é uma formação oferecida pela Lumnis voltada para quem deseja atuar no mercado de crédito internacional, mesmo sem experiência prévia na área. A sigla FGCI está relacionada ao foco do curso: Formação em Gestão de Crédito Internacional. Esse programa prepara profissionais para intermediar operações financeiras entre empresas brasileiras e fontes de crédito no exterior, utilizando ativos como imóveis e patrimônios de alto valor como garantias. O curso é 100% online, com duração de cinco semanas, e inclui mentorias ao vivo. Um dos diferenciais é a possibilidade de atuar nesse mercado recebendo comissões em euro ou dólar, sem necessidade de vínculo bancário ou certificações tradicionais.
O certificado do Pré-MBA FGCI será emitido pela Lumnis Educacional, que é a instituição responsável pela formação. O programa possui chancela oficial e validação prática, o que reforça seu compromisso com a qualidade e a seriedade da capacitação oferecida.
Acompanhe o evento pelo canal da Lumnis no YouTube: Lumnis – Você Escolheu Prosperar!
Sobre a Lumnis Educacional
A Lumnis é a primeira instituição no Brasil dedicada à formação de profissionais especializados em crédito internacional. Com cursos técnicos, mentorias e programas de certificação, a Lumnis capacita seus alunos a atuarem junto a fundos, bancos e investidores globais, promovendo inclusão econômica e protagonismo profissional no mercado de funding internacional.
Sobre a Inteligência Comercial
A Inteligência Comercial é uma consultoria especializada em crédito internacional que atua diretamente com empresas brasileiras na estruturação de operações financeiras globais. Combinando estratégia, assessoria técnica e acesso a instrumentos financeiros internacionais, a empresa apoia seus clientes na captação de recursos junto a fundos, bancos e investidores estrangeiros. Além da consultoria, a Inteligência Comercial também oferece treinamentos, mentorias e conteúdos educacionais por meio da ACI Academy, seu braço de capacitação.
Redes Sociais
Instagram Lumnis: https://www.instagram.com/educacionallumnis/
YouTube: https://www.youtube.com/@LumnisEducacional-t2e
Instagram Inteligência Comercial: https://www.instagram.com/comercialinteligencia/
Website Inteligência Comercial: https://inteligenciacomercial.com/
Atendimento à imprensa
João Poncciano – imprensa@inteligenciacomercial.com
Educação
APM Cursos inaugura unidade em Palmas e amplia acesso à especialização médica no Tocantins

No próximo dia 04 de julho, Palmas receberá a inauguração da unidade da Academia de Cursos Médicos (APM), que oferece cursos de pós-graduação e capacitação técnica voltados a profissionais da saúde. A chegada da instituição ao Tocantins representa um marco para a educação médica no Estado, que passa a contar com uma opção local para formação especializada, antes concentrada em outras regiões do País.
A programação de abertura começa às 7 horas, no auditório do Sindicato dos Médicos do Tocantins (Simed), com uma aula magna sobre osteoporose, ministrada pelo médico e professor Dr. Frederico Barra, ortopedista especialista em dor e doenças osteometabólicas.
Das 10h às 13h, será realizado um workshop na Clínica Ortopédica do Tocantins (COT), com atividades práticas. Ainda pela manhã, os participantes poderão acompanhar uma oficina sobre Desintometria Óssea, exame utilizado no diagnóstico de doenças como a osteoporose. Em seguida, serão apresentadas tecnologias aplicadas ao tratamento da dor, como a Terapia por Ondas de Choque (TOC) e o Laser de Alta Intensidade, ambos indicados para lesões e dores musculoesqueléticas.
À noite, a partir das 18h20, a programação retorna ao Simed com as palestras: “IA: o estado da arte e a prática médica”, conduzida pelo professor Dr. Leonardo Ludovico Póvoa e, o tema “Cannabis na dor musculoesquelética: O que você precisa saber”, ministrada pelo professor Dr. Frederico Barra. Em seguida, ocorre o coquetel de inauguração, na área social do sindicato.
Educação médica mais próxima da realidade local
Para o coordenador acadêmico da APM em Palmas, Dr. Elton Stecca Santana, a instalação da unidade no Tocantins representa uma importante descentralização do ensino médico especializado. “A proposta é facilitar o acesso de médicos e profissionais da saúde a formações presenciais de qualidade, que antes exigiam deslocamento para regiões como Sudeste e Sul. A expectativa é que a unidade funcione como um polo regional de educação continuada, atendendo demandas e contribuindo para a qualificação da prática médica no Estado”, afirma.
Segundo ele, a iniciativa também ajuda a reduzir desigualdades no acesso à atualização profissional, especialmente para médicos que atuam em cidades do interior. “É uma oportunidade para que esses profissionais se qualifiquem sem precisar sair do Tocantins”, destaca.
Educação
Projeto Bela Escola reúne grafiteiras e estudantes para transformar escolas com arte
Projeto Bela Escola leva murais criados por mulheres às regiões norte e sul de Palmas, com protagonismo de alunas do ensino médio

Financiado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, por meio do Ministério da Cultura e Governo Federal, o projeto pode ser acompanhado pelo Instagram: @belaescola_.
A diretora da Escola Estadual Vale do Sol, Kátia Macedo, conta que os murais trouxeram um novo clima à escola. “Vai ser um impacto quando os alunos chegarem e verem a escola assim. Quando a gente falou do projeto, muitos não tinham noção da magnitude. São imagens maravilhosas, indígenas, figuras da cultura tocantinense, e tudo com muito respeito ao espaço escolar”, afirmou. Ela também celebrou o envolvimento das meninas no projeto: “As alunas que participaram do concurso agora têm uma chance real de expandir seus talentos. Elas viram que têm habilidade, e isso puxa outras. Vão se tornar multiplicadoras.”
Para Angélica Ribeiro, de 16 anos, estudante do segundo ano do ensino médio e uma das autoras dos desenhos escolhidos, a experiência foi marcante. “Eu saltei quando soube que meu desenho tinha sido escolhido! Foi a primeira vez que participei de uma pintura assim, e ainda com grafite, que era algo muito distante da minha realidade. Eu quero cursar Artes Visuais, e isso foi uma oportunidade enorme”, conta. “Me senti muito confortável com a equipe, principalmente por ser toda formada por mulheres. A temática do Cerrado me inspirou, e acho que combinou muito com a escola.”
No Colégio Estadual Criança Esperança, a professora Michele Marques dos Santos, que também é coordenadora da área de Linguagens, destacou a importância de projetos como esse em uma escola bilíngue e inclusiva. “Já tivemos experiências com grafite antes, mas essa é ainda mais especial porque as alunas participam de tudo, desde o desenho até a pintura. Isso estimula a criatividade, o senso de pertencimento e ainda deixa a escola mais bonita e acolhedora.”
O projeto também garante acessibilidade para estudantes com deficiência: há intérprete de Libras nas apresentações, acompanhamento para alunas com deficiência durante as oficinas e recursos como audiodescrição e resumo em braile dos murais, acessíveis via QR Code nas escolas.
“É muito bom ver arte com essa qualidade e esse respeito dentro do espaço escolar. Toda escola merecia ter algo assim”, reforça a diretora Kátia.
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