Turismo
BH Airport e Avianca inauguram conexão direta entre Brasil e Colômbia

Rota inédita oferece aos passageiros a frequência de cinco voos semanais e a conexão para os Estados Unidos e países da Europa
Belo Horizonte, março de 2023 – A operação sem escalas para Bogotá, partindo do BH Airport, já está em pleno funcionamento. Nesta terça-feira, às 9h05, os passageiros poderão voar direto para o Aeroporto El Dorado. A rota inédita, operacionalizada pela Avianca, inaugurada nesse domingo (26), tem frequência de cinco voos semanais, com três horários, em aeronaves da família A319, com capacidade para 120 passageiros.
Confira os horários dos voos.
Rota | Voo | Horário de partida | Horário de chegada | Frequências |
Bogotá- Belo Horizonte |
AV111 | 7:20 | 15:30 | Terça e sábado |
AV117 | 22:30 | 6:40 | Segunda e sexta | |
AV123 | 14:00 | 22:10 | Quinta | |
Belo Horizonte- Bogotá |
AV112 | 17:25 | 21:10 | Quarta e domingo |
AV 118 | 9:05 | 12:50 | Terça e sábado | |
AV122 | 1:25 | 5:10 | Sexta |
Além de ligar o Brasil à Colômbia, o novo destino internacional do BH Airport, conecta o passageiro ao turismo de negócios e lazer dos Estados Unidos e países da Europa. A rota para Bogotá permite a conexão com Boston, Nova York, Aruba, Madri, Barcelona, entre outros destinos globais. Da capital colombiana para o Brasil, o turista acessa as riquezas naturais de Minas Gerais, emoldurada pelo universo gastronômico, reconhecido internacionalmente, e pelo alto valor do patrimônio histórico e cultural.
Quando os brasileiros vão somente para a Colômbia, não precisam de visto nem passaporte para viajar. São exigidos somente documento de identidade, comprovante de vacinação internacional contra a febre amarela e protocolo de vacinação contra Covid-19. Além do acesso à diversidade das paisagens exuberantes do país e visitas guiadas às fazendas do eixo cafeeiro, a nova rota proporciona ao viajante o contato com o berço turístico-cultural de cidades históricas, como Medellín e Bogotá, com destaque para os museus e o ritmo musical envolvente da Colômbia. Mas o que mais atrai o passageiro é o cenário paradisíaco do Caribe colombiano, em Cartagena, como a Playa Blanca e a ilha de San Andrés.
“Seguimos comprometidos com o propósito de encurtar distâncias e conectar destinos, ampliando a oferta de voos no mercado global, potencializando o turismo, fomentando a criação de novas oportunidades de negócios, movimentando a economia e colocando Minas Gerais em evidência no cenário nacional da aviação”, afirma o diretor de Operações e Infraestrutura do BH Airport, Herlichy Bastos. “Buscamos nos consolidar como o melhor aeroporto do país, nos fortalecendo como hub de conectividade doméstica e internacional”, complementa.
De acordo com o gerente comercial da Avianca para a Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, Gustavo Esusy, o lançamento é mais um destino de grande importância para a companhia. “Este é um ano muito importante para a Avianca, e estamos muito satisfeitos de somar mais uma rota no Brasil”, declara. “Tanto Belo Horizonte e Minas Gerais como Bogotá e Colômbia são localidades com muita vocação turística e de negócios, abrindo diversas possibilidades para os passageiros de ambos os países, com novas conexões para as Américas e Europa”, ressalta.
“Um dos propósitos da ProColombia, sob a liderança do Ministério do Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia, é aumentar a capacidade aérea do nosso país, o que significa que podemos trazer mais viajantes internacionais para a Colômbia, o país da beleza”, assinala a presidente da ProColombia, Carmen Caballero. “Graças à Avianca, que opera a rota Belo Horizonte-Bogotá, posicionamos nossos destinos como provedores de experiências turísticas únicas, transformadoras e em harmonia com a vida”, finaliza.
Sobre o BH Airport
Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a mais de 60 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.
Sobre a Avianca
Inclui a Avianca, membro da Star Alliance, LifeMiles e Avianca Cargo. No transporte de passageiros, a Avianca, com mais de 103 anos de operação contínua desde 1919, é a companhia aérea líder na Colômbia, Equador, América Central e possui uma das maiores operações aéreas da América Latina, com 130 rotas, 3.800 voos semanais e uma frota de mais de 110 aeronaves Airbus 320 e Boeing 787 Dreamliner, que se conectam com cerca de 65 destinos em mais de 20 países da América e Europa. Em 2022, a Avianca transportou 24,6 milhões de passageiros com a operação de mais de 187 mil voos. Seu programa de fidelidade, LifeMiles, é um dos maiores da América Latina, com mais de 11,4 milhões de associados e 500 marcas aliadas. No transporte de cargas, a Avianca Cargo é a companhia aérea líder na região e a principal operadora em diferentes mercados da América. Atende a mais de 50 destinos com uma frota de cargueiros Airbus 330, além de operações de barriga em aeronaves de passageiros. Em 2022, a Avianca Cargo transportou mais de 450 mil toneladas de carga. A Avianca conta hoje com uma equipe de mais de 12.000 pessoas comprometidas – das quais 9.000 estão na Colômbia – em fornecer um serviço seguro, conveniente, acessível e amigável aos seus clientes. Saiba mais em www.avianca.com.
Turismo
Bistrô da Pousada Casa das Flores conquista pela quinta vez o Festival Gastronômico de Taquaruçu
Bistrô mantém liderança na categoria Rota Gastronômica com prato Do Mato à Brasa que valoriza sabores do Cerrado

Pelo quinto ano consecutivo, a Pousada e Bistrô Casa das Flores conquistou o primeiro lugar na categoria Rota Gastronômica do Festival Gastronômico de Taquaruçu, que atraiu milhares de visitantes ao distrito de Taquaruçu, em Palmas (TO), neste final de semana.
O feito consolida o bistrô como referência em gastronomia regional e inovação mantendo a essência de valorização da gastronomia regional com sabor e qualidade.
Prato que une tradição e sofisticação
O bistrô encantou jurados e público com a Costelinha suína defumada, acompanhada de molho barbecue de cajuí do cerrado, farofa de caparê e salada de mangará — uma composição que combina ingredientes típicos da região com técnicas de sofisticação, reforçando a identidade e a riqueza culinária do Cerrado.
Parceria para realçar o sabor
Nesta edição, o Casa das Flores inovou ao formar uma parceria com o Espaço Papiro, onde a proprietária e amante da técnica de defumação Mirian Stoppa foi a responsável pela defumação artesanal da costelinha, garantindo sabor marcante e valorizando ainda mais os insumos regionais.
O prato Do Mato à Brasa foi idealizado pela proprietária do Bistrô, kênia Borges e desenvolvido pelas chefs Viviane França e Lana, que aliaram muita criatividade e tradição para manter o padrão de excelência do bistrô.
Dedicação e trabalho
“Participar do Festival Gastronômico de Taquaruçu é sempre um desafio e uma alegria. Estar no topo pela quinta vez consecutiva mostra a dedicação da nossa equipe em valorizar os sabores do Cerrado e levar ao público experiências marcantes. Esse prêmio é fruto de muito trabalho, pesquisa e amor pela gastronomia”, declarou Kenia.
“Foi uma honra contribuir com essa parceria. A defumação artesanal potencializou o sabor da costelinha e ajudou a realçar os ingredientes regionais. O Festival mostra como o Cerrado é rico e inspirador”, destacou Mirían Stoppa, do Espaço Papiro.
Referência em gastronomia regional
Com o quinto título consecutivo, o Casa das Flores reafirma sua liderança no cenário gastronômico tocantinense, tornando-se um símbolo de inovação e valorização dos ingredientes locais. A premiação reforça a importância do festival para divulgar os sabores e a cultura do Cerrado a visitantes de todo o país.
Turismo
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem

Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
-
Governo do Tocantins5 dias atrás
Laurez Moreira anuncia novos nomes para Gabinete e Casa Militar
-
Governo do Tocantins5 dias atrás
Laurez Moreira nomeia nova secretária de Comunicação do Tocantins
-
ALETO5 dias atrás
Laurez Moreira visita Amélio Cayres na Aleto e apresenta novos interlocutores
-
Governo do Tocantins5 dias atrás
Governador em exercício Laurez Moreira nomeia novos gestores para Agricultura e Procuradoria-Geral do Estado
-
Entretenimento5 dias atrás
“Memórias, Ritmos e Melodias da Melhor Idade” encanta idosos em Palmas com música, dança e emoção