Turismo
A cores, os sons e as letras da Bahia

No mar ou na terra, eis um lugar que vai te encantar em todas as direções: sejam as paisagens magníficas, os monumentos históricos, a cultura, a ginga, a raça e religiosidade de um povo. Tudo na Bahia, não resta dúvida, é muito sincrético e intenso.
A grande joia da Bahia é a capital Salvador. Seu charme é expresso nas ladeiras, ruas estreitas e casarios que remontam ao Brasil Colonial, pois foi a primeira capital do País até 1763, quando a capital passou a ser o Rio de Janeiro. Mas também sua imagem está intimamente ligada ao mar e à magia dos orixás. Uma história que remete à saga de sua gente, desde o berço africano até os dias atuais.
As atrações da capital baiana vão muito além de praia, sol e carnaval. Nessa reportagem, você tem muito mais a descobrir, uma agenda cultural que vai multiplicar suas opções, repleta de música, dança, história, tradições, sabores e letras. São centros e atrações culturais à disposição do visitante, oferecendo muita história com criatividade e interatividade, por meio de diversos recursos multimídia.
Viagem musical
Uma novidade em Salvador é o Museu Cidade da Música da Bahia, instalado no Casarão de Azulejos Azuis, no Bairro do Comércio, ao lado do Mercado Modelo, na Praça Cairu, Centro Histórico da capital.
Todo o acervo do museu é 100% audiovisual e proporciona uma viagem incrível pela rica história da música baiana. Tudo em um ambiente moderno e de linda decoração. Se você gosta de música, reserve uma manhã inteira para essa experiência imperdível, como, por exemplo, um mergulho na história da Tropicália. A visitação pode ser feita de terça a domingo, entre 10h e 18h. A entrada custa R$ 20,00 (inteira). Tel.: 71 3106-4659.
Sua próxima parada é no Teatro Miguel Santana, no Pelourinho, para um show de dança e música do Balé Folclórico da Bahia (BFB). Toda a força, diversidade e magia da cultura popular da Bahia e dos orixás (deuses africanos) estão presentes no espetáculo. As apresentações ocorrem todas as segundas, quartas e sextas, às 19h. Tel. (71) 3322-1962.
Se a intenção é obter mais informações da folia baiana, o endereço certo é a Casa do Carnaval da Bahia, localizada no Centro Histórico da cidade, ao lado da Catedral Basílica. As memórias da festa baiana estão lá: réplicas de trios elétricos, vídeos, fotos e bonecos de artistas, cantores e bandas, além de figurinos, adereços, biblioteca e até uma sala, com um grande telão para você dançar e sentir a vibração do ritmo axé. Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h. Ingressos: R$ 20,00 (inteira).
Roteiro da fé
O solo baiano abriga também a primeira santa genuinamente brasileira: Irmã Dulce, a Santa Dulce dos Pobres. Ela foi canonizada pelo Papa Francisco em 2019. Também conhecida como o Anjo Bom da Bahia, viveu até os 77 anos, morrendo em 13 de março de 1992, em Salvador. o Santuário Santa Dulce foi inaugurado em 2003, no Largo de Roma. No local, estão expostos documentos, relíquias e um túmulo de vidro com uma efígie em tamanho real da Santa. Aberto diariamente até às 19h. Tel. (71) 3310-1394.
Viagem literária
Um dos endereços mais ‘cult’ de Salvador é a Casa do Rio Vermelho, que conta a história dos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, sua companheira. A decoração mantém móveis, roupas e utensílios originais do famoso casal, além de exibição de vídeos com diferentes assuntos sobre a vida dos dois. Nessa residência, eles costumavam receber figuras famosas, como Glauber Rocha, Pablo Neruda, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Sartre e Simone de Beauvoir. O local tem uma aura de intelectualidade e bom gosto.
Culinária e hotelaria
Não poderia faltar nessa matéria a estrela pop da culinária baiana: o Acarajé e suas baianas. Uma iguaria à base da massa do feijão fradinho, com recheio saboroso de camarão e verduras que reforça a força mística da cultura africana e do povo baiano. Um sabor que conquista o paladar dos visitantes em qualquer praça de Salvador.
E por último, a capital baiana oferece uma excelente rede hoteleira e serviços turísticos. Foi o que constatou nossa equipe de reportagem ao prestigiar o I Congresso de Jornalistas de Comunicadores de Turismo, realizado pela Federação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Febtur), no período de 1 a 3 de junho de 2033. Os jornalistas tocantinenses foram gentilmente hospedados pelos proprietários do Portobello Hotel, em Ondina, onde dispomos de ótima localização, acomodações confortáveis e excelentes serviços.
Texto: Penaforte Dias
Turismo
Bistrô da Pousada Casa das Flores conquista pela quinta vez o Festival Gastronômico de Taquaruçu
Bistrô mantém liderança na categoria Rota Gastronômica com prato Do Mato à Brasa que valoriza sabores do Cerrado

Pelo quinto ano consecutivo, a Pousada e Bistrô Casa das Flores conquistou o primeiro lugar na categoria Rota Gastronômica do Festival Gastronômico de Taquaruçu, que atraiu milhares de visitantes ao distrito de Taquaruçu, em Palmas (TO), neste final de semana.
O feito consolida o bistrô como referência em gastronomia regional e inovação mantendo a essência de valorização da gastronomia regional com sabor e qualidade.
Prato que une tradição e sofisticação
O bistrô encantou jurados e público com a Costelinha suína defumada, acompanhada de molho barbecue de cajuí do cerrado, farofa de caparê e salada de mangará — uma composição que combina ingredientes típicos da região com técnicas de sofisticação, reforçando a identidade e a riqueza culinária do Cerrado.
Parceria para realçar o sabor
Nesta edição, o Casa das Flores inovou ao formar uma parceria com o Espaço Papiro, onde a proprietária e amante da técnica de defumação Mirian Stoppa foi a responsável pela defumação artesanal da costelinha, garantindo sabor marcante e valorizando ainda mais os insumos regionais.
O prato Do Mato à Brasa foi idealizado pela proprietária do Bistrô, kênia Borges e desenvolvido pelas chefs Viviane França e Lana, que aliaram muita criatividade e tradição para manter o padrão de excelência do bistrô.
Dedicação e trabalho
“Participar do Festival Gastronômico de Taquaruçu é sempre um desafio e uma alegria. Estar no topo pela quinta vez consecutiva mostra a dedicação da nossa equipe em valorizar os sabores do Cerrado e levar ao público experiências marcantes. Esse prêmio é fruto de muito trabalho, pesquisa e amor pela gastronomia”, declarou Kenia.
“Foi uma honra contribuir com essa parceria. A defumação artesanal potencializou o sabor da costelinha e ajudou a realçar os ingredientes regionais. O Festival mostra como o Cerrado é rico e inspirador”, destacou Mirían Stoppa, do Espaço Papiro.
Referência em gastronomia regional
Com o quinto título consecutivo, o Casa das Flores reafirma sua liderança no cenário gastronômico tocantinense, tornando-se um símbolo de inovação e valorização dos ingredientes locais. A premiação reforça a importância do festival para divulgar os sabores e a cultura do Cerrado a visitantes de todo o país.
Turismo
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem

Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
-
Social4 dias atrás
Assembleia em festa: presidente Amélio Cayres celebra aniversário
-
Social4 dias atrás
Rede Dia + inaugura sua 4ª unidade em Palmas com tradição e economia
-
Governo do Tocantins11 horas atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Governador em exercício Laurez Moreira designa novos titulares para a Secretaria da Mulher, Governadoria, PMTO e Corpo de Bombeiros
-
CASACOR4 dias atrás
Grandes nomes da arquitetura reunidos na CASACOR Minas