Tocantins
A Festa do Peixe e da Lontra
Após lançamento, documentário está disponível no YouTube
Uma história que pode revelar muito sobre os costumes e a tradição oral do povo Krahô. “Festa do Peixe e da Lontra – Histórias do Povo Krahô” (Tep mẽ Têêre jõ amjĩkĩn – Mẽhĩ jujarẽn xà) marca a estreia do fotógrafo Emerson Silva como documentarista e já está acessível no canal YouTube.
O documentário é fruto do projeto de residência cultural Sesc Convida com a Associação Cultural Hotxwa Cia Hiken. Foi exibido em primeira mão no último dia 27 de junho, na Aldeia Manoel Alves, na Terra Indígena Krahô, e lançado em Taquaruçu, na Pousada Recanto Oriental, na sexta, 5, quando também foi aberta a exposição fotográfica Urucum – Sagrado Vermelho, também assinada por Emerson Silva.
O guardião da história é José Dilson Cuxý Krahô, que conta a saga de um jovem Krahô que é devorado por uma Sucuri e, ao ser regurgitado pelo animal inicia sua aventura por um fantástico mundo subaquático, uma jornada espiritual onde homens e animais cooperam entre si.
A história é revivida pelos Krahô por meio da Festa do Peixe e da Lontra, um momento importante para este povo que vive no Tocantins, em território entre os municípios de Goiatins e Itacá. Representa a conexão dos Krahô com suas tradições, o fortalecimento de sua identidade cultural e a celebração da vida em comunidade.
Exposição
A exposição Urucum – Sagrado Vermelho inaugura o espaço cultural da Pousada Recanto Oriental e permanece montada no Restaurante Recanto até 15 de agosto. Reúne 20 fotos dos povos Karajá e Krahô, registradas entre 2002 e 2023. Todas as imagens estão à venda. A classificação é livre e a entrada é gratuita.