Entretenimento
A história antes da história: memórias e emoção marcam lançamento do documentário ‘Trilhas da História: Estrada dos Tropeiros Canela-Taquarussu do Porto’
Publicadas
11 meses atrássobre
Por
Jaciara Barros
- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2024/11/Tiao-Pinheiro-com-os-diretores-Andrea-Lopes-e-Cristiano-Viana-1000x600.jpg&description=A história antes da história: memórias e emoção marcam lançamento do documentário ‘Trilhas da História: Estrada dos Tropeiros Canela-Taquarussu do Porto’', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
Sessão de estreia aconteceu na Escola de Tempo Integral Fidêncio Bogo, em Taquaruçu Grande, nesta terça, 19, reunindo estudantes, comunidade, participantes do filme e familiares; projeto foi aprovado pelo edital 23/2023 Audiovisual Tocantins, da Lei Paulo Gustavo, via Secult e Ministério da Cultura
O documentário “Trilhas da História: Estrada dos Tropeiros Canela-Taquarussu do Porto”, dirigido pelos cineastas Andrea Lopes e Cristiano Viana, com produção da equipe do Instituto Puro Cerrado, foi lançado nesta terça-feira, 19, apresentando aos alunos da Escola Municipal Fidêncio Bogo, e a própria comunidade do Taquarussu Grande, o resultado de 8 meses de trabalho e pesquisa sobre uma história até então não contada: a vida e a cultura das pessoas que viviam nessa região antes da chegada de Palmas; A obra aborda também a migração dos moradores do Norte e Nordeste do País para a região, a estruturação do comércio local, como uma rota entre o povoado do Canela – as margens do Rio do Tocantins, e o povoado de Taquaruçu – no alto da serra; a criação do Tocantins e de Palmas, até os dias atuais e os impactos ambientais e sociais sofridos pela região diante da especulação imobiliária e do desenvolvimento desordenado, e as possibilidades e esperança no futuro.
No próximo dia 10, às 19 horas, o documentário será lançado no Cine Cultura, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.
Atentos aos 19 minutos de cenas estavam também alguns participantes deste trecho da história tocantinense. Pessoas como Maria dos Reis Cardoso Pereira, de 79 anos, que deixou a localidade em 1966, e veio de Brasília para assistir o documentário. “Estou muito emocionada e também muito feliz. São essas coisas que devem ser mostradas, isso é uma volta ao passado que é importante para mostrar a essas crianças como era a vida antes de toda essa vida moderna que elas têm”, disse em meio a lágrimas e sob aplausos de uma plateia também emocionada.
O sobrinho de Dona Maria, o sargento aposentado, Tercino Dias Cardoso, foi um dos ‘artistas’ do filme, com seu depoimento sobre a estrada dos tropeiros, as lembranças das lutas e vivências familiares na região. “Antigamente tudo era muito difícil, quem vinha do Maranhão e Piauí passava por aqui. E neste local eu vivi e cresci, graças ao trabalho do meu pai”, contou, acrescentando a alegria de ver suas lembranças retratadas no documentário: “Sou com certeza a pessoa mais feliz neste recinto hoje. Para mim é uma honra ver essa história no cinema, ao lado dos meus filhos e netos. Minha palavra de hoje é gratidão”.
Moradora de Taquaruçu Grande, a aposentada Luiza Monteiro, de 58 anos, registrou para a plateia sua emoção: “Estou maravilhada com o trabalho da equipe que participou e produziu este filme. Porque houve um resgate da história de tempos difíceis, tempos de pessoas felizes, que eram desbravadores”.
Projeto
O projeto do documentário “Trilhas da História: Estrada dos Tropeiros Canela-Taquarussu do Porto”, foi proposto por Andrea Lopes e obteve patrocínio do edital Audiovisual Tocantins, da Lei Paulo Gustavo, via Secretaria Estadual da Cultura (Secult) e Ministério da Cultura. Presente ao lançamento, o secretário de Cultura, Tião Pinheiro, ressaltou a satisfação em acompanhar mais um investimento dos editais culturais sendo concluído.
“Estamos neste momento em primeiro lugar no País em execução dos projetos da Lei Paulo Gustavo. Essa semana vamos chamar mais oito suplentes, e estaremos alcançando 100% de execução dos projetos”, disse acrescentando a importância cultural do projeto Trilhas da História: “O Tocantins tem uma história muito rica, e temos que contar isso, porque se não as novas gerações não vão saber o que foi Taquaruçu Grande, o que foi Natividade, Paranã…este tipo de trabalho que vocês fizeram, o documentário, deixa isso registrado, nós que vivemos um mundo instantâneo, se não tivermos isso, daqui a alguns dias ninguém sabe o que é mais”.
Retorno à comunidade
Foi justamente para devolver à comunidade de Taquarussu Grande um relato de sua história, lutas e vivências, que a produção do filme escolheu a escola para o primeiro lançamento da obra. A diretora Andrea Lopes enfatizou no lançamento que se trata de “respeito com a comunidade que colaborou com seus depoimentos, acolheu a equipe e se dedicou a contribuir com os relatos da história do local onde vivem”.
Andrea divide a direção com Cristiano Viana, que, por sua vez, ressaltou o aprendizado proveniente da produção do filme: “durante a produção fizemos uma pesquisa, mas, é na comunidade que a gente se propõe a aprender, a dialogar com a história, uma história que existia antes da história oficial”.
O documentário alcançou o objetivo para a estudante do 8º ano da unidade educacional Fidêncio Bogo, Ana Beatriz Rufatto, de 13 anos, que perguntou aos diretores como surgiu a ideia do filme. E ao ouvir a resposta – durante sua pesquisa de mestrado, Andréa Lopes, ouviu relatos da comunidade sobre a história dos tropeiros e se interessou por conta-la e preservá-la – destacou que era uma dúvida constante: “sempre tive essa curiosidade de saber a origem do local onde nasci. Achava estranho viver aqui desde sempre e não conhecer como se formou esse local”.
O Antropólogo, pesquisador e professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT), André Demarchi, avalia que o filme ‘Trilhas da História’ tem uma importância muito grande para a cidade de Palmas, “para o Tocantins e para o próprio Brasil mesmo porque ele narra várias histórias de mundos que não existem mais, mas que podem servir de exemplo para a gente refletir sobre esse momento contemporâneo de crise climática, de urgência e emergências ambientais que estamos vivendo atualmente”, segundo ele, “eram mundos em que as pessoas compartilhavam alimentos, compartilhavam conhecimentos, histórias, famílias, vidas, tudo por meio de uma estrada, uma trilha que perpasava as duas regiões, do povoado Canela e Taquarussu”.
Taquarussu Grande
Localizado a cerca de 20 km do centro de Palmas, sentido a Aparecida do Rio Negro, esta situada a região rural conhecida como Taquaruçu Grande. No filme é apresentada a história do lugar, das pessoas que viviam no local antes da divisão do Estado de Goiás, que deu origem ao Estado do Tocantins e também das pessoas que chegaram depois e escolheram o local para viver. A proposta é apresentar território de Taquaruçu Grande para além da questão geográfica, com toda a sua complexidade de tramas culturais, identitárias, ambientais, econômicas e culturais.
O fio condutor da história é a antiga estrada dos tropeiros desempenhou um papel fundamental na integração e no desenvolvimento da região que se tornou o Tocantins. Sua história está intimamente ligada à formação da identidade cultural e histórica do estado. O filme traz relatos emocionantes de antigos tropeiros, suas rotinas, os desafios para preservação do território, da cultura local e a importância desse caminho histórico para o desenvolvimento sustentável da região.
Ficha técnica:
Direção: Andréa Lopes e Cristiano Viana
Argumento: Mariah Soares e Andréa Lopes
Roteiro: Cristiano Viana
Produção executiva: Fernanda Veloso
Direção de arte/musica: Cristiano Viana
Produção: Ana Cláudia Cardoso e Cris Viana
Pesquisa: Ana Cláudia Cardoso e Ruy Bucar
Direção de fotografia: Elton Abreu
Captação/edição: Elton Abreu, Kaio Dias e Paolo Magalhães
Imagens de Arquivo: Sidney Madalena
Assessoria de Imprensa: Cinthia Abreu e Lorena Karlla Mascarenhas
Social Mídia: Ramon Dias e Suyanne Dias
Foto cobertura lançamento: João Ricardo Ribeiro
Figuração:
José Fialho Miranda – Zé Japão
Zulmira de Sousa Fialho
Odemar de Sousa
Isac Rodrigues
Bianka Sophia Fialho Paiva
Rykelmy Fialho Paiva Rodrigues
Osmar Martins Pereira
Tarcísio Vória Carvalho
Samara Martins
Whebert Araújo
Flavio Herculano
Tercino Dias Cardoso
Olavo Cardoso Sforsin
Breno Miranda
Benício Pontes Cardoso
Entrevistados:
José Fialho Miranda – Zé Japão
Idalice Ribeiro
Ruy Bucar
Terezinha Ribeiro Damascena
Mário Benício
Noeli Stürmer
Padre Aderso Alves dos Santos
Prof. Júnio Batista do Nascimento
Você pode gostar
Kássio Nunes Marques assume relatoria de habeas corpus de Wanderlei Barbosa no STF
Resgate de arara em Palmas mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros
Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira
Mostra Audiovisual Toca Criativa premia jovens talentos de Palmas
Governança Agro participa da 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio
Empreendedoras do Sul do Tocantins participam de congresso nacional sobre o protagonismo feminino no agronegócio
Entretenimento
Mostra Audiovisual Toca Criativa premia jovens talentos de Palmas
Mostra Audiovisual Toca Criativa celebra jovens talentos e suas produções no Cine Sesc Palmas, em uma noite de emoção e reconhecimento.
Publicadas
20 horas atrássobre
20/10/2025Por
Jaciara Barros
A noite do último sábado (18) foi marcada por emoção, reconhecimento e celebração durante a Mostra Audiovisual Toca Criativa, realizada no Cine Sesc Palmas. O evento reuniu alunos e alunas de todas as edições das oficinas do projeto para prestigiar as produções exibidas e conhecer os grandes vencedores da mostra.
O público presente acompanhou atentamente as produções realizadas pelos jovens participantes, que trouxeram para a tela temas ligados ao cotidiano, à identidade e aos desafios de vida. A cerimônia de encerramento foi conduzida com momentos de fala, exibição dos vídeos e, ao final, a tão aguardada premiação dos destaques da Mostra.
Os vencedores
O estudante Gabriel Vieira conquistou o Prêmio de Voto Popular, com expressivos 455 votos recebidos na enquete promovida no Instagram do projeto. Já Isabella Barbosa brilhou ao vencer o júri técnico, conquistando os prêmios de Melhor Roteiro e Melhor Edição, somando dois pontos e sendo eleita a grande vencedora da Mostra Toca Criativa 2025.
Isabella foi a única participante a receber premiação física, sendo um Iphone 16, simbolizando o reconhecimento pelo seu destaque técnico e criativo. Ela venceu ao apresentar vídeo motivacional sobre paciência, otimismo e esperança. “Foi uma experiência incrível, eu aprendi muito sobre contar histórias e sobre mim mesma. Foi uma semana bem puxada com trabalho novo, mudança de casa e até quase desisti. Mas agradeço a amigos e familiares que me apoiaram a continuar. Estou muito feliz”, comemorou Isabella Barbosa, visivelmente emocionada.
Já o estudante Gabriel Vieira, classificado com espectro autismo Suporte 1, contou em seu vídeo um pouco do seu dia e sobre sua vivência sendo um jovem autista com hiper foco em algumas atividades particulares como esporte e cultura. Ele destacou a importância da oportunidade: “Eu e minha família batalhamos muito para que meu vídeo chegasse a tantas pessoas, inclusive familiares na Bahia me ajudaram bastante. O voto popular mostra que nossa voz também tem alcance. Foi muito especial participar do Toca Criativa.”
Uma celebração do protagonismo juvenil
Idealizado e coordenado pela produtora audiovisual Hyvanna Corrêa, o Projeto Toca Criativa ofereceu oficinas gratuitas de produção audiovisual com celular voltadas a jovens de 15 a 29 anos das regiões Norte e Sul de Palmas. As formações abordaram desde a criação de roteiros até técnicas de gravação e edição, incentivando os participantes a transformarem suas vivências em narrativas autorais.
Durante a cerimônia, Hyvanna destacou a importância de ver o projeto ganhando vida na tela. “As periferias são cheias de histórias potentes, e o Toca Criativa nasceu para dar espaço a essas vozes. Ver esses jovens se reconhecendo como protagonistas e expressando suas realidades por meio do audiovisual é a verdadeira vitória deste projeto.”
O instrutor das oficinas, Ramon Dias, também ressaltou o impacto da iniciativa na formação dos jovens. “Vocês estão todos de parabéns, foi muito difícil escolher os melhores porque foram todos vídeos muito bons, vocês aplicaram cada técnico e cada aprendizado com excelência.”
Formação, pertencimento e oportunidade
O Toca Criativa teve como proposta central fortalecer o protagonismo juvenil, promovendo acesso à formação cultural e técnica em regiões periféricas da capital tocantinense. Ao todo, 24 jovens participaram das oficinas realizadas na ONG Unidos por Um Mundo Melhor (Aureny II) e na Prefeitura de Palmas, nos dias 4, 5, 11 e 12 de outubro, concluindo o ciclo com a mostra e a solenidade de premiação.
Patrocínio e realização
O Projeto Toca Criativa é uma realização de Hyvanna Corrêa Produções, com patrocínio da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Estadual de Cultura do Tocantins (Secult-TO) e do Ministério da Cultura (MinC), do Governo Federal.
O projeto contou ainda com apoio da Secretaria Municipal de Igualdade Racial e da ONG Unidos por Um Mundo Melhor (UPMM). Ainda de acordo com a proponente do Projeto, a noite de encerramento marcou não apenas o fim de um ciclo, mas o início de uma nova geração de jovens realizadores audiovisuais que seguem inspirados a contar suas próprias histórias — com criatividade, coragem e autenticidade.
Últimas matérias da editoria Entretenimento
Entretenimento
Leilão Galácticos reúne celebridades em noite solidária
Publicadas
20 horas atrássobre
20/10/2025Por
Jaciara Barros
São Paulo — O Leilão Galácticos, idealizado por Ronaldo Fenômeno e Celina Locks, promete movimentar a capital paulista em sua segunda edição, marcada para o dia 12 de novembro, no tradicional Clube Monte Líbano.
A noite de gala reunirá celebridades, empresários e formadores de opinião, todos unidos por uma causa nobre: apoiar os projetos da Fundação Fenômenos, que celebra 15 anos de impacto social em comunidades de todo o país.
Entre as presenças confirmadas estão Sabrina Sato e Nicolas Prattes, o casal Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, além da cantora Negra Li. Outros nomes da cena artística e do entretenimento também farão parte da noite solidária.
“Ter o apoio de pessoas tão queridas e inspiradoras torna essa edição ainda mais especial. É bonito ver como o bem conecta e mobiliza”, comenta Celina Locks. “O leilão é uma celebração da generosidade e da nossa trajetória com a Fundação Fenômenos, que há 15 anos acredita no poder coletivo de fazer a diferença”, completa Ronaldo Fenômeno.
Os convidados poderão participar de um leilão exclusivo com experiências e itens únicos, como acesso VIP à Copa do Mundo FIFA 2026 e encontros com personalidades globais. Toda a arrecadação será revertida para os projetos sociais da fundação.
O evento conta com produção da WNB Eventos, direção geral de Vildomar Batista e gestão comercial da GSarti Consultoria.
Últimos destaques da editoria social
Entretenimento
Laurez Moreira lança Força-Tarefa de Regularização Ambiental no Tocantins
O governador Laurez Moreira anunciou a Força-Tarefa de Regularização Ambiental para agilizar mais de 4,6 mil processos de licenciamento no Tocantins.
Publicadas
4 dias atrássobre
17/10/2025Por
Jaciara Barros
O governador do Tocantins, Laurez Moreira, anunciou a criação da Força-Tarefa de Regularização Ambiental para acelerar a análise de mais de 4,6 mil processos de licenciamento ambiental em tramitação no estado. A ação, coordenada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), terá duração de 120 dias, com conclusão programada para fevereiro de 2026.
Durante reunião no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, Laurez Moreira autorizou a contratação de 25 novos profissionais para reforçar as equipes de análise. Segundo o governador, a prioridade é dar celeridade aos processos já protocolados, garantindo segurança jurídica e apoio ao desenvolvimento sustentável.
Coordenação do Naturatins e metas de entrega
O presidente do Naturatins, Cledson da Rocha Lima, informou que o mutirão inicia na segunda-feira, 20, com dedicação exclusiva às demandas de licenciamento. O objetivo é eliminar o passivo e estabelecer um fluxo contínuo de análises dentro dos prazos legais.
Metas da Força-Tarefa
- Analisar mais de 4,6 mil processos de licenciamento ambiental;
- Concluir o mutirão em 120 dias (entrega até fevereiro de 2026);
- Reforçar a equipe com 25 profissionais adicionais;
- Garantir celeridade, legalidade e transparência nas decisões.
Integração setorial e diálogo com o produtivo
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Divaldo Rezende, destacou a atuação integrada entre pastas do governo e o diálogo com o setor produtivo.
A presidente da Aprosoja Tocantins, Caroline Barcellos, ressaltou que a medida atende a uma demanda histórica por agilidade e legalidade nos licenciamentos.
Regularização ambiental: licenciamento e CAR
A regularização envolve o licenciamento ambiental e a análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR), registro obrigatório que consolida informações sobre a situação ambiental de imóveis rurais. Com a força-tarefa, o governo busca promover a legalidade, conservar recursos naturais e estimular práticas produtivas responsáveis.

Kássio Nunes Marques assume relatoria de habeas corpus de Wanderlei Barbosa no STF

Resgate de arara em Palmas mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros

Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira

Mostra Audiovisual Toca Criativa premia jovens talentos de Palmas

Governança Agro participa da 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Empreendedoras do Sul do Tocantins participam de congresso nacional sobre o protagonismo feminino no agronegócio

Sebrae realiza arrecadação de livros para incentivar a leitura e o pensamento crítico

Leilão Galácticos reúne celebridades em noite solidária

Identificação neonatal Tocantins: governo inicia campanha pioneira em Palmas

Cetur Tocantins participa da oficina Vai Turismo

Laurez Moreira anuncia melhorias para o Jalapão em Mateiros

BIJOIAS anuncia 107ª edição e reforça protagonismo no setor

Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025

Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny III

Gincana da Guarda Metropolitana de Palmas fortalece vínculos entre pais e filhos

Governo do Tocantins avança com Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins

Emenda de Amélio Cayres assegura melhorias na Saúde de Pau D’Arco

Projeto Ligados da Energisa chega a Pedro Afonso com trocas e sorteios

Tocantins registrou mais de 1.000 violações contra a mulher em 2025

Talk show em Palmas debate o empreendedorismo feminino

Kássio Nunes Marques assume relatoria de habeas corpus de Wanderlei Barbosa no STF

Resgate de arara em Palmas mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros

Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira

Mostra Audiovisual Toca Criativa premia jovens talentos de Palmas

Governança Agro participa da 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Empreendedoras do Sul do Tocantins participam de congresso nacional sobre o protagonismo feminino no agronegócio

Sebrae realiza arrecadação de livros para incentivar a leitura e o pensamento crítico

Leilão Galácticos reúne celebridades em noite solidária

Identificação neonatal Tocantins: governo inicia campanha pioneira em Palmas

Cetur Tocantins participa da oficina Vai Turismo

Laurez Moreira anuncia melhorias para o Jalapão em Mateiros

BIJOIAS anuncia 107ª edição e reforça protagonismo no setor

Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025

Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny III

Gincana da Guarda Metropolitana de Palmas fortalece vínculos entre pais e filhos

Governo do Tocantins avança com Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins

Emenda de Amélio Cayres assegura melhorias na Saúde de Pau D’Arco

Projeto Ligados da Energisa chega a Pedro Afonso com trocas e sorteios

Tocantins registrou mais de 1.000 violações contra a mulher em 2025

Talk show em Palmas debate o empreendedorismo feminino

Kássio Nunes Marques assume relatoria de habeas corpus de Wanderlei Barbosa no STF

Resgate de arara em Palmas mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros

Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira

Mostra Audiovisual Toca Criativa premia jovens talentos de Palmas

Governança Agro participa da 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Empreendedoras do Sul do Tocantins participam de congresso nacional sobre o protagonismo feminino no agronegócio

Sebrae realiza arrecadação de livros para incentivar a leitura e o pensamento crítico

Leilão Galácticos reúne celebridades em noite solidária

Identificação neonatal Tocantins: governo inicia campanha pioneira em Palmas

Cetur Tocantins participa da oficina Vai Turismo

Laurez Moreira anuncia melhorias para o Jalapão em Mateiros

BIJOIAS anuncia 107ª edição e reforça protagonismo no setor

Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025

Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny III

Gincana da Guarda Metropolitana de Palmas fortalece vínculos entre pais e filhos

Governo do Tocantins avança com Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins

Emenda de Amélio Cayres assegura melhorias na Saúde de Pau D’Arco

Projeto Ligados da Energisa chega a Pedro Afonso com trocas e sorteios

Tocantins registrou mais de 1.000 violações contra a mulher em 2025

Talk show em Palmas debate o empreendedorismo feminino
DESTAQUES
- Social22 horas atrás
Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025
- Faet e Senar4 dias atrás
Estações do Senar são destaque no HortifruTO em Palmas
- Palmas4 dias atrás
Dia D da Vacinação em Palmas acontece neste sábado, 18
- Corpo de Bombeiros Militar19 horas atrás
Resgate de arara em Palmas mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros
- Moda e Estilo19 horas atrás
Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira