Saúde e Bem Estar
A imunização contra hepatites A e B é um passo fundamental para a prevenção

Ao seguir corretamente o esquema de doses recomendado, é possível evitar infecções e suas consequências mais sérias.
De acordo com o Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais do Ministério da Saúde, entre 2020 e 2023, foram registrados 785.571 casos confirmados no Brasil. Desses, 171.255 (21,8%) correspondem a hepatite A, enquanto 289.029 (36,8%) referem-se a hepatite B. Essas infecções virais comprometem a função do fígado e podem resultar em complicações graves para a saúde, inclusive, em situações mais extremas, levar ao óbito. A boa notícia é que a vacinação é uma medida eficaz para prevenir ambas as doenças, protegendo o fígado e contribuindo para a saúde a longo prazo.
Segundo Marcelo Cordeiro, médico infectologista do Sabin Diagnóstico e Saúde, “a imunidade ideal só é alcançada após a conclusão do esquema completo”, o que oferece proteção eficaz contra essas doenças, podendo durar por toda a vida. A vacina contra a hepatite A é administrada em duas doses, enquanto a da hepatite B exige três. Segundo o especialista, “essas vacinas funcionam estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos, prevenindo a infecção”.
A vacina contra hepatites A e B, disponível no Sabin Diagnóstico e Saúde, é composta por vírus inativados, o que proporciona mais segurança à imunização. Para crianças entre 12 meses e 15 anos, o esquema consiste em duas doses com intervalo de seis meses, enquanto para indivíduos a partir de 16 anos, o esquema é de três doses, com intervalos que variam de 1 a 6 meses entre elas.
Embora a vacina seja altamente eficaz, o infectologista alerta que ela não elimina completamente o risco de infecção. “Mesmo vacinados, os indivíduos mais expostos, como profissionais da saúde, usuários de drogas injetáveis ou pessoas com doenças hepáticas crônicas, devem adotar outras medidas preventivas”, ressalta. Manter hábitos de higiene adequados, consumir água tratada e realizar exames periódicos são maneiras eficazes de reduzir ainda mais o risco de contágio, especialmente para esses grupos mais vulneráveis.
Além disso, é fundamental compreender que as complicações das hepatites podem ser graves. A hepatite A, geralmente leve ou assintomática, pode evoluir para insuficiência hepática aguda em casos raros. Já a hepatite B, se não tratada, pode se tornar crônica em 5% a 10% dos casos, aumentando significativamente o risco de cirrose e câncer de fígado. “A hepatite B é uma das principais causas de câncer de fígado no mundo. Por isso, o diagnóstico precoce e a vacinação são fundamentais”, destaca Marcelo Cordeiro.
Portanto, além da vacinação, a conscientização sobre os meios de transmissão e os sintomas dessas hepatites é crucial. A hepatite A é transmitida principalmente por alimentos e água contaminados, enquanto a hepatite B ocorre por contato com sangue e fluidos corporais.
Serviço de Imunização
Heryka Cavalcante, enfermeira responsável pelo serviço de vacinas do Sabin no Tocantins, explica que, uma vez completado o esquema, não é necessário repetir as doses, salvo se os exames indicarem uma redução nos níveis de anticorpos para a hepatite B.
A atualização do calendário vacinal é uma estratégia simples e eficaz para reduzir a incidência de infecções, melhorar a qualidade de vida e preservar a saúde do fígado. O serviço de imunização está disponível na unidade matriz, localizada na Qd. 201 Sul, Av. Joaquim Teotônio Segurado, S/N, Conj. 01, Lote 09. A sala de vacinação funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 11h.
Para agendamentos domiciliares, basta acessar o link: www.sabin.com.br/agendamentos. A saúde é um bem precioso, e a prevenção é o primeiro passo para garantir um futuro saudável.
Sabin no Tocantins
No Tocantins desde 2012, o Sabin Diagnóstico e Saúde conta com 14 unidades de atendimento, nas cidades de Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi e Guaraí. A empresa é referência em exames laboratoriais no estado, com serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental. Além disso, o Sabin atua no mercado com a plataforma integradora de serviços de saúde Rita Saúde, uma solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.
Com 40 anos de atuação, o Sabin é referência em saúde, destaque em gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades onde está presente. O Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje conta com cerca de 7000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.
Presente em 14 estados, além do Distrito Federal, a empresa oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente e atende 7 milhões de clientes ao ano em 354 unidades distribuídas de norte a sul do país.
Saúde e Bem Estar
Vacina Meningocócica ACWY protege contra meningite e está disponível no Sabin em Palmas

A meningite meningocócica, causada pela bactéria Neisseria meningitidis, é uma infecção grave que pode evoluir rapidamente e deixar sequelas permanentes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é fatal em até 50% dos casos não tratados e pode resultar em dano cerebral, perda auditiva ou outras incapacidades permanentes em 10% a 20% dos sobreviventes. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção.
No Tocantins, o Sabin Diagnóstico e Saúde oferece a vacina meningocócica ACWY para ampliar a proteção da população. A médica Sylvia Freire, infectologista pediátrica do Sabin, explica que a doença meningocócica preocupa pela capacidade de se disseminar e evoluir rapidamente. “A doença meningocócica é uma infecção bacteriana que pode causar meningite e/ou meningococcemia (infecção disseminada), potencialmente muito grave, podendo levar à necrose de extremidades e disfunção de órgãos, além de sequelas como surdez e déficits neurológicos permanentes”, destaca.
Os sintomas iniciais da meningite incluem febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez de nuca, vômitos, podendo haver confusão mental. “Quando ocorre a meningococcemia, manchas violáceas aparecem na pele, configurando gravidade e necessidade de tratamento imediato para evitar complicações sérias e até mesmo óbito”, afirma Dra. Sylvia.
A transmissão acontece por secreções respiratórias, inclusive de portadores assintomáticos, o que reforça a importância da vacinação. No Brasil, os sorotipos B, C, Y e W são os mais prevalentes. “O esquema vacinal deve começar aos três meses de idade com nova dose dois meses depois e reforços entre 12 e 15 meses, 5 anos e 11 anos. Também devem ser vacinados adolescentes e adultos que não receberam o imunizante na infância, além de viajantes para áreas de risco e pessoas com condições que aumentam a vulnerabilidade, como doenças imunossupressoras ou ausência do baço”, complementa a médica.
Em Palmas, a vacina meningo ACWY , assim como a meningo B, está disponível na unidade matriz do Sabin Diagnóstico e Saúde, localizada na Qd. 201 Sul, Av. Joaquim Teotônio Segurado. O Sabin conta com um portfólio de mais de 20 imunizantes e realiza a aplicação de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 11h, sem necessidade de agendamento.
A enfermeira Heryka Cavalcante, responsável pelo serviço de vacinas no Tocantins, destaca a importância da vacinação e do acolhimento durante o atendimento. “A vacinação é a forma mais segura e eficaz de prevenir surtos e proteger a saúde da população. No Sabin, oferecemos um atendimento humanizado, com recursos para minimizar a dor e até certificado de coragem para as crianças, tornando o momento da vacinação mais leve e acolhedor”, afirma.
Além da unidade física, o Sabin oferece a compra da vacina pelo e-commerce, com agendamento, e o serviço Vacinas e Exames Móveis (VEM Sabin), que leva a imunização ao conforto do domicílio ou local de preferência do cliente
Saúde e Bem Estar
Sesc Saúde Mulher oferece exames gratuitos em Palmas
Unidade Móvel do Sesc Saúde Mulher atende na quadra 502 Norte em Palmas, com exames gratuitos de mamografia e PCCU. Agende pelo telefone.

A Unidade Móvel do Sesc Saúde Mulher está estacionada no Centro de Atividades Norte, na quadra 502 Norte, em Palmas, oferecendo exames gratuitos de mamografia e PCCU (Preventivo do Câncer do Colo do Útero). A ação visa ampliar o acesso à saúde preventiva para mulheres tocantinenses.
Saúde feminina com acolhimento e acessibilidade
O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, com agendamento prévio pelo telefone (63) 99995-3639 ou diretamente no local.
Quem pode fazer os exames:
- Mamografia: Mulheres de 40 a 69 anos
- PCCU (Papanicolau): Mulheres de 25 a 64 anos
Unidade móvel com estrutura completa
A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher é equipada com tecnologia para exames de mamografia digital e citopatologia oncológica, além de acessibilidade para pessoas com deficiência.
O projeto tem como missão o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, contribuindo para salvar vidas por meio da prevenção e orientação.
Serviço
- Local: Centro de Atividades Norte – Quadra 502 Norte, Av. LO 16, Lt. 21-A
- Atendimento: Segunda a sexta, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h
- Agendamento: (63) 99995-3639
- Exames disponíveis: Mamografia e Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU)
Sobre o Sesc
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos, mantida pela Fecomércio Tocantins e vinculada à CNC (Confederação Nacional do Comércio). Está presente em todo o Brasil com ações de saúde, cultura, educação, lazer e assistência social.
Agende seu exame e cuide de sua saúde! Acompanhe mais ações do Sesc no Portal Jaciara Barros
Saúde e Bem Estar
Dia do Teste do Pezinho: entenda como exame precoce pode salvar vidas

No próximo dia 6 de junho, o Brasil celebra o Dia Nacional do Teste do Pezinho, exame fundamental para identificar precocemente doenças raras e genéticas e que, pela lei, é um direito dos recém-nascidos. Realizado, preferencialmente, entre o 3º e 5º dia de vida do bebê, o teste é um dos principais instrumentos de prevenção à saúde infantil, permitindo intervenções que podem evitar sequelas irreversíveis ou até mesmo salvar vidas.
Trata-se de um exame de triagem neonatal obrigatório por lei desde 1992, que coleta gotas de sangue do calcanhar do bebê para análise laboratorial. A técnica, pouco invasiva, é capaz de detectar desde distúrbios metabólicos até imunodeficiências.
“O Teste do Pezinho é importante para assegurar o diagnóstico precoce de diversas doenças, inclusive raras, que têm um período assintomático significativo. Se descoberta precocemente, o tratamento iniciado pode mudar a trajetória de vida da criança”, afirma a médica geneticista e consultora do Sabin Diagnóstico e Saúde, Rosenelle Benício.
Entre as doenças raras que podem ser detectadas pelo exame estão a fenilcetonúria, que causa acúmulo de substâncias tóxicas no cérebro, e a fibrose cística, uma condição genética que provoca o acúmulo de muco nos pulmões e no sistema digestivo. Segundo o Ministério da Saúde (MS), 13 milhões de brasileiros vivem com doenças raras, sendo a maioria diagnosticada tardiamente, por volta dos 5 anos.
Variações
Na rede pública, o Teste do Pezinho detecta sete doenças, como a já citada fenilcetonúria, o hipotireoidismo congênito, a anemia falciforme e a deficiência de biotinidase, que afetam o metabolismo, a produção de hormônios e a saúde do sangue. A Lei 14.154/2021, que estabelece uma lista mínima de doenças a serem rastreadas, ampliou o exame para 50 doenças, incluindo alterações genéticas no sistema imunológico e no funcionamento celular. No entanto, essa ampliação está sendo implementada de forma escalonada e ainda não está plenamente disponível em todo o país.
Enquanto isso, na rede privada, mais de 100 condições, como deficiências imunológicas, erros inatos do metabolismo e doenças neuromusculares, podem ser identificadas. A quantidade de condições identificáveis depende da versão escolhida pelo cliente, que pode ir do mais básico (12 doenças) até a opção completa (mais de uma centena de doenças).
Uma das condições verificáveis no Teste do Pezinho Completo é a surdez congênita, que é adquirida durante a gestação. O exame também pode rastrear a infecção pelo vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e a tirosinemia (falta de enzima para metabolizar o aminoácido tirosina), que pode resultar em deficiência intelectual.
“Outro aspecto relevante desses testes é que, como identifica uma série de doenças genéticas, o diagnóstico através da triagem neonatal também possibilita o aconselhamento genético das famílias, quando os parentes são instruídos sobre enfermidades que podem ser transmitidas, contribuindo para o planejamento familiar e cuidados de saúde”, afirma a médica.
Atenção à saúde
Além do Teste do Pezinho, é fundamental que as crianças mantenham uma rotina regular de consultas com o pediatra nos primeiros anos de vida. Acompanhamentos frequentes permitem identificar alterações no desenvolvimento, orientar sobre alimentação e vacinação, além de reforçar a importância de exames preventivos. Outro exemplo é o Teste da Bochechinha, disponível apenas na rede privada.
“Com uma coleta simples de saliva, ele analisa o DNA do bebê e ajuda a identificar predisposições genéticas a doenças raras. Assim como o Teste do Pezinho, o objetivo é antecipar diagnósticos e iniciar tratamentos precoces. O exame representa mais uma ferramenta de cuidado no início da vida e reforça a importância da triagem neonatal ampliada”, comenta a médica.
Sobre o Sabin
Com 40 anos de atuação, o Grupo Sabin é referência em saúde, destaque na gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades. O Grupo Sabin nasceu em Brasília (DF), fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje conta com 7.000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas. O grupo também está presente em 14 estados e no Distrito Federal oferecendo serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente com 358 unidades distribuídas de norte a sul do país.
- Turismo2 dias atrás
Ilha do Combu: quando tradição e bioeconomia encantam visitantes
- Opinião e Editorial2 dias atrás
Campanha por Ana Caroline: doações de sangue são essenciais para nova cirurgia oncológica
- Social1 dia atrás
Yoga Day reúne bem-estar, presença e conexão no Five Senses Resort
- Tocantins5 dias atrás
Movimento Pela Vida celebra 25 anos com 80 atividades gratuitas
- Turismo2 dias atrás
Mosqueiro: praias de água doce e charme histórico