Economia
A liberdade do carro próprio: mulheres estão mais dispostas a investir em veículos zero km

Pesquisa do Google revela que a segurança é o principal critério de compra para elas
Olhando em volta e analisando a evolução social no Brasil, é difícil imaginar que as mulheres só conquistaram o direito de dirigir cerca de 40 anos depois dos homens. Hoje, elas se destacam não só pelo desejo de possuir um carro próprio, mas também pela preferência por veículos zero km, conforme apontou uma pesquisa de intenção de consumo realizada pelo Google.
O levantamento, de 2023, evidenciou que a tecnologia de segurança é o critério primordial para as mulheres na escolha de um veículo. Em seguida, aparecem o conforto e o espaço interno, sendo este último avaliado como quatro vezes mais relevante para elas do que para os homens. Esse cenário reforça a visão de Maria Tereza Corrêa, gerente da Autovia Fiat de Palmas. “No dia a dia, as mulheres acumulam diversas atividades e, consequentemente, precisam de carros com amplo espaço interno para transportar seus pertences e acompanhar sua rotina”, declarou.
Além disso, a preocupação com a segurança é constante para o público feminino. “Seja pela proteção dos filhos ou por sua própria segurança, as mulheres fazem mais questionamentos sobre esse aspecto tanto na hora de escolher quanto após a compra do veículo. Esse cuidado se reflete até mesmo nas ruas, demonstrando que elas valorizam a segurança como prioridade”, explica a gerente, lembrando que a maioria dos acidentes fatais no trânsito envolve homens.
Esse apreço pelo direito de dirigir pode ter raízes na história de restrições enfrentadas pelas mulheres. A pesquisa do Google aponta que 60% das consumidoras veem o veículo como uma conquista material, em contraste com 48% dos homens, e que, para 55% delas, adquirir um carro é sinônimo de liberdade e autonomia.
Economia
Mais perto do público: concessionárias se reinventam para crescer em meio à competitividade do setor automotivo
Experiência de compra mais próxima e acessível ao consumidor é a mais nova tendência

O setor automotivo brasileiro vive uma fase de retomada e expansão. Em 2024, as vendas de veículos leves cresceram 14%, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que projeta nova alta de 5% em 2025. Esse crescimento vem acompanhado da reestruturação da rede de concessionárias, que ultrapassou 8 mil pontos de venda, o maior número em mais de uma década.
Ainda segundo a Fenabrave, somente em 2024, foram abertas mais de 530 novas lojas do segmento, um indicativo da confiança do setor no crescimento contínuo do mercado automotivo brasileiro. Apesar de aquecido, o setor é cada vez mais competitivo, reunindo mais de 40 marcas e cerca de 3,5 mil modelos. Essa movimentação também se reflete no Tocantins. A partir de 14 de julho, a capital Palmas passa a contar com uma nova concessionária, com conceito totalmente inovador.
A nova loja da Autovia Fiat será inaugurada no Capim Dourado Shopping e integra um modelo de atendimento que vem ganhando força no país: concessionárias instaladas em locais de grande circulação, com foco na conveniência e no relacionamento direto com o público. A estratégia acompanha as transformações do varejo automotivo, cada vez mais voltado à experiência de compra em ambientes acessíveis e integrados à rotina dos consumidores.
Com estrutura pensada para oferecer conforto, praticidade e interação com os produtos, o espaço reúne veículos novos, seminovos e acessórios. Durante a inauguração, o público poderá conhecer de perto a nova Fiat Titano 2026, que chega ao mercado com motor Multijet 2.2 de 200 cavalos, câmbio automático de oito marchas, tração integral, direção elétrica, freios a disco nas quatro rodas e pacote de segurança com sistema ADAS. O modelo, que já está em pré-venda, será um dos destaques do evento.
Para a gerente da Autovia Fiat, Maria Tereza Corrêa, a unidade é mais um passo para aproximar a marca do público tocantinense. “Nossa proposta é oferecer um atendimento personalizado em um ambiente moderno e multifuncional, que também será palco de eventos, lançamentos e ações promocionais, proporcionando uma experiência que vai além da compra. Queremos estar perto do cliente, nos antecipando às necessidades dele”, afirmou.
Para o Capim Dourado Shopping, a chegada da Fiat reforça o movimento de diversificação de serviços e ampliação da experiência dos frequentadores, é o que explica o superintendente Diego Góes. “A presença de uma das maiores marcas de veículos do país reforça o nosso compromisso em oferecer praticidade e variedade aos nossos clientes. Essa parceria agrega valor ao nosso mix e fortalece o shopping como um ponto de encontro entre grandes marcas e o público da capital”, destacou. Líder absoluta em vendas no Brasil em 2025, a Fiat agora estará ainda mais perto dos clientes.
Energisa
Em seis meses, Tocantins registra 150 colisões com postes
Cenário alarmante para julho. No primeiro fim de semana desse mês, três acidentes com postes já foram registrados no Tocantins

Sebrae
Diretores da Região Norte assumem protagonismo na nova gestão da Abase
Jarbas Meurer, do Sebrae Tocantins, é empossado como diretor financeiro da entidade nacional; representatividade nortista ganha força em momento estratégico para o Brasil e a Amazônia

-
Turismo17 horas atrás
Som das Águas movimenta finais de tarde no Lago de Palmas
-
Palmas4 dias atrás
Zanin concede prisão domiciliar a Eduardo Siqueira Campos por motivos de saúde
-
Internacional2 dias atrás
EUA oficializam tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto; carta de Trump a Lula provoca crise diplomática
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Temporada de Praia 2025 agita Araguacema com segurança e shows
-
ALETO4 dias atrás
Amélio Cayres valoriza cultura em Recursolândia e Goiatins