conecte-se conosco

Mundo em Movimento

Abertura da Vivência Lixo ao Luxo

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Portal Jaciara Barros – Homem de cabelos cacheados canta e toca violão ao ar livre no evento Vivência Lixo ao Luxo, vestindo camisa branca. – Portal Jaciara Barros

Com música do Dorivã, distribuição de mudas de árvores frutíferas, apresentação de vivência de catador de lixo e roda de conversa sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a segunda edição do projeto Vivência do Lixo ao Luxo, do Instituto Brasil Sustentável (IBS), foi aberta na noite de sexta -feira, 16.

Foto ilustrativa referente ao tema abordado

A proposta foi de reunir interesses em comum e debater pautas como preservação do meio ambiente, reciclagem, coleta seletiva e boas práticas na sustentabilidade. Estiveram presentes oficineiros do projeto, professores, estudantes, artistas e comunidade em geral. “Foi um encontro leve e maravilhoso. Valeu a pena ter saído de Gurupi só para participar do projeto. Já estou cheia de ideias para aplicar e repassar na minha cidade. Ansiosa agora pelos aprendizados que ainda vou adquirir no restante da programação”, disse a artesã, conselheira de políticas culturais do Tocantins e presidente da Associação dos Artesãos de Gurupi, Maria do Socorro de Sousa Barros.

Foto ilustrativa referente ao tema abordado

Na roda de conversa sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, uma parceria com a Faculdade Católica do Tocantins, a professora e engenheira ambiental, Danielle Soares Magalhães Ohofugi, doutora em Tecnologia Ambiental, abordou sobre a urgente necessidade de apelo global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima. O debate foi complementado pela engenheira de alimentos Ila Raquel Mello, doutora em Biodiversidade e Biotecnologia.

De acordo com a presidente do Instituto Brasil Sustentável (IBS), Lucivânia Brito, “não conseguimos mudar o mundo, mas se cada um puder incentivar a mudança no seu cantinho, no seu pedaço de mundo, conseguiremos fazer muita diferença”, por isso a importância de reunir num só espaço diferentes segmentos da sociedade.

Oficinas

Neste sábado e domingo, 17 e 18, o projeto recebe oficinas práticas de gastronomia e reaproveitamento de alimentos, artesanato e cultura. Haverá o cozinha-show Talos e Casas com a chef de cozinha Ruth Almeida, oficina de modelagem em argila com o Pote de Ouro; de trançado e cestaria com a artesã Tereza Alves da empresa Babaçu Artes e a ONG Canto das Artes oferecerá oficina de produção de brinquedos com material de reciclagem e exibição de vídeos educativos sobre consciência ambiental e ecológica. Algumas atividades já estão com inscrições esgotadas, porém, a programação completa pode ser conferida nas redes sociais do @institutobrasilsustentavel.

Projeto

O projeto  é patrocinado pelo Banco da Amazônia e conta com apoio da Fundação Municipal de Meio Ambiente, do Grupo  Jorima e da Faculdade Católica do Tocantins. Foi selecionado na categoria Ambiental, do edital de Patrocínio Cultural Banco da Amazônia 2021, que é destinado a beneficiar projetos que estejam alinhados às políticas públicas, tenham compromisso com o desenvolvimento e a sustentabilidade econômica, social e ambiental, priorizem a difusão da cultura regional e ocorram em parceria com os diversos atores sociais dos Estados amazônicos onde o Banco atua.

Foto ilustrativa referente ao tema abordado

A direção-geral é da empresária Lucivânia Brito, idealização e produção executiva da jornalista Cinthia Abreu, assistência de produção e prestação de contas de Marinez Santana. Também integram a equipe do projeto a jornalista Shelsea Lima na assessoria de imprensa, Carla Galvão no design gráfico, Tharson Lopes na fotografia e Elton Abreu e Thais Souza na gravação e edição de vídeos.

Instituto

O Instituto Brasil Sustentável (IBS) é uma entidade sem fins lucrativos, com várias vertentes sociais, ambientais e culturais. A Instituição tem como objetivo “promover o Empreendedorismo Social e Sustentável à Promoção do ser Humano” e nasceu do desejo de uma corrente do bem, em incentivar e executar  práticas inovadoras, capazes de inspirar pessoas com o foco na promoção e desenvolvimento do ser humano.

Crédito das fotos (anexas): Tharson Lopes

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *