Com o tema “Gestão inteligente: estratégias de crescimento e gestão financeira e pessoal para as MPEs tocantinenses”, o Sebrae Tocantins realiza no próximo dia 16 de outubro, na sede da OAB em Palmas, o Seminário Estadual de Empresas Fampeadas. O evento, que é gratuito, vai orientar empreendedores sobre as vantagens do crédito facilitado pelo Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE), criado e gerenciado pelo Sebrae para ampliar as garantias exigidas por instituições financeiras. A ação também garante a capacitação de gestores locais com conteúdo práticos sobre gestão financeira, planejamento estratégico e desenvolvimento de equipes mais produtivas e comprometidas. As inscrições podem ser feitas pela Loja Sebrae (
https://to.loja.sebrae.com.br/).
Atualmente, as MPEs representam 96% dos empreendimentos do Tocantins e são responsáveis por grande parte da geração de emprego e renda do Estado. Apesar disso, quase 90% ainda enfrentam dificuldades para acessar o crédito tradicional, seja por restrição de CPF ou CNPJ, baixo score, falta de avalista ou garantias reais. Nesses casos, muitas recorrem a empréstimos mais caros, o que compromete o fluxo de caixa e aumenta os custos operacionais.
De acordo com dados do Sebrae, o Fampe tem sido fundamental para ampliar as oportunidades de financiamento. Nos últimos cinco anos, segundo ele, 3.437 empresas foram beneficiadas no Estado, totalizando mais de R$ 134 milhões financiados com aval de R$ 92 milhões, por meio de parcerias com instituições financeiras. Só em Palmas, 1.245 empresas já foram contempladas, representando 36% do total.
Para o analista do Sebrae Tocantins, Francisco Ramos, a informação é um fator decisivo para que os empresários utilizem o crédito de forma estratégica. “A capacitação é transformadora porque mostra ao empreendedor como se preparar para ter acesso ao crédito de maneira consciente e planejada, garantindo que esse recurso se converta em resultados positivos e maior lucro para o negócio”, destaca.
Além das palestras e oficinas, o evento terá a participação das instituições financeiras que operam com o Fampe, como por exemplo: Sicoob, Sicred, Cresol, Bradesco e Agência de Fomento do Tocantins.
Também conforme o analista, outro ponto em pauta será o atendimento pós-crédito, etapa, que segundo ele, é considerada essencial para acompanhar a saúde financeira das empresas beneficiadas. “A expectativa é reunir 150 empresas durante o seminário, o que reforça o compromisso do Sebrae em ampliar o índice de cobertura e assegurar a sustentabilidade dos pequenos negócios no Tocantins”, salienta.