Cotidiano
Afinal, pet é ou não é filho?

Cada vez mais famílias estão transformando a relação com seus pets e mercado já ganha fatia significativa com o novo comportamento
Quem mora na sua casa? Se você respondeu pai, mãe, marido, filhos e cachorros ou gatos pode ter certeza. Você tem uma família multiespécie. O termo vem ganhando atenção em áreas como o Direito, a Psicologia, o mercado pet e até mesmo o Papa Francisco fez uma declaração a respeito neste ano. Mas, qual a diferença entre ter um cachorro e ser uma família multiespécie? “A família multiespécie é aquela formada por humanos e seus animais de estimação, quando considerados membros ou, até mesmo, filhos. Esse modelo familiar ganha, atualmente, importante destaque no cenário jurídico, de modo que o Poder Judiciário, atento a esta nova realidade, tutela questões relativas à guarda e direito de convivência dos animais de estimação em caso de divórcio, ao direito à prestação alimentícia e à legitimidade para pleitear indenização por eventuais maus-tratos, entre outras questões próprias do direito das famílias”, explica o advogado Fábio Dourado Belleza Nolf, Nolf e Melchior Advogados Associados.
Mas toda essa projeção do termo não surgiu à toa. É o comportamento das famílias com pets que vem se alterando. Quem mostra isso é a tradicional pesquisa Radar Pet, realizada pela Comissão de Animais de Companhia (Comac) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan). A edição de 2021 perguntou aos donos de animais de estimação como enxergam seus pets: como filho, membro da família, amigo, companhia, bicho de estimação ou uma forma de assistência. Os resultados indicaram que 31% consideravam cachorros como filhos – em 2019 esse número era de 24% – e 27% consideravam os felinos como filhos. Ainda, o percentual de pessoas que classificou seu cão ou gato como bichos de estimação caiu de 23% para 7% entre donos de cachorros, e de 29% para 13% entre os gateiros.
Some-se a isso o fato de as pessoas terem cada vez menos filhos. A taxa atual, segundo o último Censo do IBGE em 2010 era de 1,9 filhos enquanto na década de 1960 a média era de 6,2 filhos. Com isso, o número de casais que optam ter animais de estimação em vez de filhos vem aumentando, e a fala do Papa Francisco teve exatamente essas famílias como foco. Segundo o pontífice, “essa negação da paternidade e da maternidade cancela a nossa humanidade”. Concordando ou não, o fato é que sim as famílias multiespécies já são uma realidade. “O que o Judiciário entende é que os animais são seres que sentem, sencientes. Isso os coloca sob o guarda-chuva do princípio da afetividade, que é a base do direito das famílias na atualidade”, explica o advogado Fábio Nolf.
Mercado atento ao comportamento
Quem também está se adaptando ao novo conceito é o mercado pet. Focando nesse público, muitas marcas vêm estabelecendo uma nova comunicação com o seu público, de forma a atender essa nova modalidade familiar. “A gente vem percebendo que existe um cuidado cada vez maior das famílias com pets no que diz respeito ao tratamento desses animais de estimação. E isso aumentou ainda mais durante a pandemia, quando muitas famílias passaram a conviver mais com seus pets, o que fez com que os animais passassem de animais de estimação para filhos”, explica Jorge Bacila, diretor comercial e de marketing da Organnact, marca que pesquisa e produz suplementos para animais.
E a mudança na comunicação inclui o uso de termos como pai e mãe de pet como forma oficial de se tratar os tutores. Mas não é só a forma de tratar essas famílias que vem se alterando com o passar dos tempos. Os cuidados também estão aumentando. Na Organnact, as vendas de suplementação cresceram 75% durante a pandemia, o que mostra que os cuidados com a saúde de gatos e cães também está na mira das famílias e por isso um novo posicionamento se faz necessário.
“Pela primeira vez vivemos um período maior em casa, com animais de estimação e seus donos juntos em tempo quase integral. Isso fez com que os pais e mães de pet prestassem mais atenção nos animais. Seja para tratar o pelo, seja para aumentar a imunidade, shampoos, vitaminas, suplementação, o fato é que cães e gatos passaram a ser mais cuidados durante a pandemia. Outro fator que vem impulsionando as vendas desses produtos é o fato de que as pessoas também estão se cuidando mais, e, com isso, acabam estendendo esse cuidado aos seus bichinhos, que cada vez mais fazem parte da família”, finaliza Bacila.
Sobre a Organnact
A Organnact é uma empresa que oferece carinho para os animais e suas famílias. Estamos há mais de 30 anos produzindo o que há de melhor em suplementação para cães, gatos, cavalos e outros animais. Todos os produtos e serviços da Organnact oferecem experiências que aprofundam e fortalecem laços, nutrindo animais mais saudáveis e relações mais duradouras. Temos como missão oferecer nutrição e saúde para as famílias multiespécies, que pode assim ter mais qualidade de vida e, por consequência, mais momentos inesquecíveis.
Conteúdo Religioso
Mulheres Plenas II edição: evento exclusivo em Palmas

A Paróquia São Cristóvão, da Arquidiocese de Palmas, promove nos dias 04 e 05 de outubro a segunda edição do evento católico Mulheres Plenas. O encontro é voltado exclusivamente para mulheres e combina fé, espiritualidade, música, louvor e momentos de reflexão sobre temas relevantes do universo feminino, como violência contra a mulher e relacionamentos abusivos.
Programação exclusiva e palestrante especial
Durante o evento, as participantes terão momentos de oração, palestras e debates sobre temáticas femininas à luz da doutrina católica, missa, adoração ao Santíssimo Sacramento e a presença da missionária digital Juliana Rachid como palestrante oficial.
Juliana Rachid, com mais de 300 mil seguidores no Instagram, vem ao Tocantins pela primeira vez. Ela compartilha vídeos diários que ajudam mulheres cristãs a compreenderem seu propósito de vida e identidade, além de viajar o Brasil ministrando palestras em eventos católicos de mulheres, sendo referência nacional na área.
Segundo o padre João Paulo Veloso, idealizador do evento e pároco da Paróquia São Cristóvão, “O primeiro Mulheres Plenas em 2023 foi uma bênção. Nesta edição, queremos oferecer formação e espiritualidade, ajudando mulheres a lidarem com os desafios da vida familiar, carreira, educação dos filhos e vivência da fé na Igreja”.
Foco no combate à violência contra a mulher
Um dos destaques desta edição é a Roda de Conversa sobre violência contra a mulher e relacionamentos abusivos. Autoridades de núcleos especializados do Tocantins participarão, explicando como os órgãos de controle atuam, comentando casos recorrentes e orientando mulheres sobre como identificar e sair de situações abusivas.
Outros temas da programação
- Identidade, propósito, missão e vocação da Mulher Plena;
- As virtudes e como elas ajudam a alcançar a plenitude;
- Espírito Santo de Deus: a força da Mulher Plena;
- “Brilhe a Vossa Luz” (Mateus 5,16) – tema bíblico do encontro.
Informações práticas
O que? Mulheres Plenas II Edição
Quando? 04/10 das 13h30 às 19h30 e 05/10 das 7h30 às 12h
Onde? Paróquia São Cristóvão, Palmas, TO
Palestrante: Juliana Rachid
Como se inscrever: Exclusivamente online
Investimento: R$ 130 até 29/09
Realização: Igreja Católica, Paróquia São Cristóvão
Conteúdo Religioso
Catedral de Palmas realiza Jubileu das Crianças

Dentro do Ano Santo (Jubileu da Esperança) vivido pela Igreja Católica em 2025, há diversos eventos temáticos. Neste sábado, dia 6, é a vez de celebrar a espiritualidade infantil na Catedral com o Jubileu das Crianças.
A programação começa às 4 da tarde com a celebração da Santa Missa. Logo depois, a Praça dos Girassóis será palco para uma tarde/noite gratuita de diversão e fé. A lista de atrações é bem variada. São mais de 15 brincadeiras e brinquedos infláveis, além do show musical da Turma do Padre Dudu e participações especiais de Janjão, Pirata e da cantora Sarah Sabará, personagens do Programa Cantinho da Criança, da Canção Nova.
O pároco da Catedral e criador da Turma do Padre Dudu, Pe. Eduardo Zanom, ainda promete uma divertida dinâmica de fé, similar à peregrinação feita nas Portas Santas, nas quatro Basílicas de Roma.
“As paróquias jubilares são chamadas a organizar eventos para os fiéis visitarem a Igreja e participarem de momentos de oração, por isso vamos reunir as famílias. É um momento de rezar, de se divertir e das crianças, principalmente, terem consciência da nossa temporalidade terrena”, comenta Pe. Eduardo.
Jubileu das Crianças na Catedral de Palmas
Data: 6 de setembro
Hora: a partir das 16h
Local: Catedral e Praça dos Girassóis
Entrada Livre
Conteúdo Religioso
Relíquia do Beato Carlo Acutis estará em exposição no Mosteiro de São Bento, em Palmas

Palmas, TO – Nos dias 06 e 07 de setembro (sábado e domingo), o Mosteiro de São Bento, em Palmas, receberá para visitação e oração a Relíquia do Beato Carlo Acutis, jovem italiano conhecido como o “influencer de Deus” e referência mundial para a juventude católica.
A relíquia poderá ser visitada das 7h às 17h, em um momento especial de fé e devoção. Fiéis, grupos de oração, famílias, amigos e jovens são convidados a participar.
Durante o período de exposição, haverá celebrações da Santa Missa:
-
Sábado (06/09): às 7h
-
Domingo (07/09): às 10h30
No domingo, a Igreja Católica viverá um marco histórico, quando Carlo Acutis será canonizado em Roma pelo Papa Leão XIV, subindo à glória dos altares.
O Mosteiro de São Bento fica localizado na ARNE 13, Al. 06, Lt. 85, Palmas – TO.

Relíquia do Beato Carlo Acutis estará em exposição no Mosteiro de São Bento, em Palmas
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Social2 dias atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza
-
Social2 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas
-
Entretenimento4 dias atrás
Fotógrafo do Tocantins, Emerson Silva, ganha destaque nacional circulando pelo Brasil com seu trabalho sobre as tradições do Povo Indígena Krahô