Tocantins
Agência Tocantinense de Saneamento participa do 1º Fórum Internacional de Saneamento em Brasília

Uma comitiva chefiada pelo presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Davi Goveia Junior, participou nesta quarta-feira e quinta-feira, 3 e 4 de maio, do 1º Fórum Internacional Os Novos Cenários das Empresas Públicas de Saneamento, promovido pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). O Fórum, realizado no Centro de Convenções e Eventos Brasil 21, em Brasília, contou com a participação de autoridades e lideranças do setor de saneamento de todo Brasil, além de palestrantes internacionais.
Durante o primeiro dia do encontro, houve a apresentação painéis e discussões sobre o fortalecimento do saneamento rumo à universalização; os desafios sociais no setor; as experiências internacionais na regulação de serviços de saneamento; modelos de regionalização adotados pelos estados brasileiros para a prestação dos serviços de saneamento; a participação privada no saneamento; e as reflexões em relação aos avanços e desafios proporcionados pelo novo marco do saneamento.
O presidente da Aesbe, Neuri Freitas, destacou os desafios das concessionárias para cumprir as diretrizes estabelecidas no Marco do Saneamento com foco na universalização dos serviços prestados à população. “Em um momento histórico de avanço, o fortalecimento do setor de saneamento no país caminha rumo à universalização. No passado, o investimento público em saneamento foi praticamente inexistente, e o atual progresso reflete o legado do governo anterior. Agora, é necessário unir forças entre os diversos setores envolvidos para alcançar a meta de universalização do saneamento básico no país, garantindo assim melhor qualidade de vida e saúde para toda a população”, afirmou.
Neuri Freitas também explicou a necessidade de conscientizar a população para aderir aos serviços de saneamento e implantação de políticas públicas para que todos possam ter acesso aos benefícios.
“Essa é a grande discussão hoje em todo país, fazer com que as pessoas se interliguem aos investimentos feitos em saneamento. Há muitas pessoas que não tem interesse em se interligarem ao serviço. Acredito que o setor, juntamente com os governos federais estaduais e municipais devem pensar um projeto para subsidiar, por meio de uma tarifa social, aquela parcela da população que não tem condições de arcar com esse serviço. Para o restante da população temos que conscientizar sobre os benefícios que refletem diretamente na qualidade de vida da população, para a saúde e o meio ambiente. Hoje dentro do Marco Legal, nós temos a tarifa de disponibilidade, que é a tarifa que nós podemos instituir para parte dessa população”, pontuou o presidente da Aesbe.
O secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Leonardo Picciani, ressaltou que o Marco Legal deve ser cumprido e que o Governo Federal está de portas abertas para o diálogo sobre a universalização. “Precisamos alcançar a meta de proporcionar saneamento básico a toda a população brasileira. As ações governamentais seguirão as diretrizes estabelecidas pela legislação, reforçando que, no Brasil, o poder emana da lei à qual todos devem se submeter. Não importa se o prestador é público ou privado. O que importa é que ele tenha o preço justo e o serviço adequado”, declarou.
O presidente da ATS, Davi Goveia Junior, considerou fundamental a participação do Governo do Tocantins no Fórum para ampliar a visão sobre os desafios da universalização e dar seguimento às ações de saneamento já desenvolvidas por meio da Agência nos 44 municípios concessionários.
“Essas discussões sobre os novos desafios das empresas públicas de saneamento são extremamente importantes para o desenvolvimento do saneamento básico no Tocantins, principalmente no que diz respeito ao cumprimento das metas da universalização dos serviços. Durante o fórum, pudemos trocar experiências, aprender sobre como captar recursos, como implantar o saneamento na zona rural e, sobretudo, como devemos conscientizar a nossa população sobre a importância do saneamento. Agora vamos levar esse aprendizado ao nosso governador Wanderlei Barbosa para que possamos desenvolver políticas públicas no setor com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população do nosso Estado”, detalhou.
Filiação
Ainda durante o evento, o presidente da ATS, Davi Goveia Junior, juntamente com o presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), Neuri Freitas e os demais presidentes de companhias associadas, assinaram o termo de admissão da autarquia tocantinense junto a Aesbe.
Participação
Também participaram do evento, além da equipe técnica da ATS, o presidente da Agência Tocantinense de Regulação (ATR), Israel Guimarães, e o titular da Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano Habitação, Thiago Lopes Benfica.
Tocantins
Primeira-dama Karynne Sotero repudia associação de sua imagem a fatos relacionados ao ex-marido, de quem se divorciou em 2017
Karynne Sotero enfatiza que não possui qualquer ligação com o processo referente à compra de cestas básicas entre 2020 e 2021, quatro anos após seu divórcio de Paulo César Lustosa. Ela reafirma confiança no esclarecimento dos fatos que motivaram seu afastamento e o do governador Wanderlei Barbosa.

“Minha história não se confunde com a de ninguém. Cada um deve responder por seus atos. Não é justo que minha imagem seja associada e eu seja responsabilizada por escolhas que não são minhas.” Foi assim que a primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, repudiou nesta quarta-feira, 17, as tentativas de imputar a sua reputação fatos investigados envolvendo seu ex-marido, Paulo César Lustosa. Karynne tem mantido postura serena e confiante desde seu afastamento e do governador Wanderlei Barbosa pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ela lembrou que está divorciada desde 2017 e que, desde então, construiu sua vida de maneira totalmente independente.
Desde que assumiu a Secretaria Extraordinária de Participações Sociais, em janeiro de 2024, Karynne Sotero tem se dedicado a coordenar projetos voltados a famílias vulneráveis, mulheres, crianças e idosos em diversas regiões do Tocantins. Orgulhosa dos resultados já alcançados, ela ressaltou que, através do seu trabalho, pôde dar visibilidade a grupos como as quebradeiras de coco babaçu do Bico do Papagaio, “que há mais de 15 anos não recebiam nem a visita de alguém do governo”. O trabalho vem sendo reconhecido e fortalecido pelo apoio de prefeitos, primeiras-damas municipais, lideranças sociais e pela própria população, que acompanha de perto os impactos das ações.
A tentativa de vincular sua imagem a fatos que não lhe dizem respeito também expõe um traço recorrente: o de responsabilizar mulheres por escolhas e atos alheios. “Como mulher, sei o quanto os julgamentos podem ser duros e injustos. Mas sigo com serenidade e fé, sustentada pelo apoio de tantas pessoas que acreditam no nosso trabalho e no futuro do Tocantins”, afirmou.
Karynne destacou ainda que, assim como o governador Wanderlei Barbosa, tem enfrentado momentos de perseguição política e ataques infundados. No entanto, disse confiar que tudo será devidamente esclarecido. “Confio nos planos de Deus e sei que a verdade sempre prevalece. É Ele quem me sustenta e me dá forças para seguir firme, de cabeça erguida, no caminho do bem e do trabalho pelo povo tocantinense”, concluiu.
Governo do Tocantins
Cláudio Thomaz assume comando da PMTO
Cláudio Thomaz assume o comando da PMTO em cerimônia no QCG. Governador em exercicio Laurez Moreira reforça a segurança pública como prioridade e anuncia continuidade estratégica na corporação.

Palmas (TO) — O governador do Tocantins, Laurez Moreira, acompanhado da primeira-dama Ângela Prudente, participou na noite desta terça-feira, 16, da solenidade de passagem de comando da Polícia Militar do Tocantins no Quartel do Comando Geral. O coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça transmitiu a chefia ao coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza.
A solenidade, símbolo de transferência de autoridade e responsabilidade, contou com representantes das forças de segurança, secretários de Estado, deputados estaduais e federais. O ato iniciou com a apresentação da tropa ao governador e ao novo comandante da PMTO, Cláudio Thomaz Coelho.
Ao destacar as virtudes do novo comandante, o governador Laurez Moreira manifestou confiança na gestão de Cláudio Thomaz e reconheceu o trabalho do coronel Márcio Barbosa à frente da corporação. O governador afirmou que a segurança pública é prioridade do governo e enfatizou que fortalecer a Polícia Militar impacta positivamente todos os setores do Tocantins.
Orgulho e responsabilidade definem o tom do pronunciamento do novo comandante. Cláudio Thomaz afirmou que dará continuidade ao trabalho em curso com foco na operacionalidade da tropa, no bem-estar do policial e na adoção de novas tecnologias. O comandante adiantou que irá intensificar o policiamento ostensivo e preventivo nas ruas, com operações contínuas em Palmas e no interior e ações nas divisas para coibir a criminalidade e o tráfico de drogas.
Durante a solenidade, o coronel Flávio Santos Brito assumiu a chefia do Estado-Maior. A escolha reforça a continuidade estratégica e o alinhamento do comando com foco no fortalecimento institucional e na eficiência das ações policiais em todo o estado.
Com a ênfase em presença ostensiva e prevenção, a expectativa é de aumento da sensação de segurança e resposta mais célere a ocorrências. Especialistas ouvidos pela reportagem defendem a integração entre policiamento, inteligência, prevenção social e cuidados com a saúde física e mental do efetivo para resultados sustentáveis.
Tocantins
Hospital de Amor Tocantins sorteará moto nesta quinta-feira, 18 de setembro

Com o objetivo de arrecadar recursos para a continuidade da construção de sua unidade em Palmas (TO), o Hospital de Amor Tocantins realizará, nesta quinta-feira, 18 de setembro, às 17h, o 2º sorteio de uma moto 0 km, dentro da campanha Super Sorteio de Amor. A transmissão será ao vivo pelo Instagram @palmasparavida e pelo YouTube @cdl.palmas.
A instituição convida toda a comunidade a participar e contribuir com sua missão de salvar vidas. Para concorrer, basta entrar em contato pelo WhatsApp (63) 99123-1489 e realizar uma doação. A cada R$ 10, o doador recebe um cupom eletrônico para participar da campanha, que ainda prevê o sorteio de mais uma moto e de um carro elétrico.
O QR Code do cupom deve ser validado no aplicativo CDL Palmas, garantindo a participação automática do doador, sem necessidade de comparecer presencialmente para depositar o cupom na urna.
Sobre o Hospital de Amor Tocantins
Desde 2021, o Hospital de Amor em Palmas oferece gratuitamente exames de rastreamento de câncer de mama e de colo do útero. Os agendamentos para mamografia e Papanicolaou podem ser feitos presencialmente ou pelo WhatsApp (63) 3212-9403.
Com o avanço das obras da unidade, a instituição prevê a ampliação dos serviços, passando a oferecer outros exames e tratamentos completos para diferentes tipos de câncer. O Hospital de Amor é reconhecido como o maior centro oncológico da América Latina, com atendimento 100% gratuito.
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Governo do Tocantins19 horas atrás
Cláudio Thomaz assume comando da PMTO
-
Social4 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas
-
Social3 dias atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza