Turismo
Air France apresenta experiência exclusiva para passageiros La Première no aeroporto de Paris-Charles de Gaulle

A Air France continua comprometida em elevar o conforto e a exclusividade da La Première, sua classe de serviço de maior prestígio. Enquanto a companhia aérea planeja apresentar a nova cabine de primeira classe no próximo inverno europeu, também se prepara para inaugurar uma experiência exclusiva para os passageiros no verão do hemisfério norte, com um lobby dedicado para check-in e suítes espaçosas. O objetivo é oferecer uma viagem ainda mais tranquila e totalmente privativa no aeroporto de Paris-Charles de Gaulle a partir de julho.
Um novo saguão de check-in exclusivo
Ao chegar no aeroporto, cada cliente La Première é recebido por um concierge, que se encarrega de todo o percurso de sua bagagem. A partir do verão europeu, os passageiros serão conduzidos a um saguão de check-in exclusivo recém-criado, marcando a etapa inicial de sua jornada personalizada pelo aeroporto. No espaço, uma equipe dedicada da Air France administrará todos os procedimentos relacionados à partida, incluindo o check-in e a assistência às bagagens. Essa área, equipada com 15 assentos e dois lounges privativos, garante mais privacidade aos passageiros*. O saguão de check-in também atenderá aos passageiros da La Première que desembarcarem no aeroporto. Os clientes terão a opção de relaxar após o voo, aproveitar as instalações de chuveiro, se desejarem, e retirar suas bagagens despachadas.
Como um refúgio tranquilo em meio ao ambiente agitado do aeroporto, esse saguão incorpora a elegância e a sofisticação francesas. Meticulosamente elaborado por especialistas da Air France em colaboração com a agência SGK Brandimage, o design combina perfeitamente espaços individualizados, preservando uma sensação geral de amplitude. Decorado em uma paleta de branco e cinza, acentuada com toques de vermelho, o lobby conta com luz natural abundante e exibe móveis requintados de renomados designers franceses, como Pierre Paulin e Christophe Pillet. Cada detalhe, desde a costura precisa até o estofamento luxuoso, exala uma aura de alta costura.
Uma vez concluídas as formalidades, cada passageiro será acompanhado até o lounge da La Première por uma passagem privativa, com um ponto de controle de segurança exclusivo. Ao longo desse caminho, uma série de imagens que retratam o icônico cavalo-marinho alado da companhia aérea fará com que os convidados mergulhem no mundo distinto da La Première, servindo como um acompanhamento cativante durante toda a viagem.
Nova experiência de check-in proporciona mais privacidade, complementando o lounge La Première
Um lounge dedicado aos clientes da La Première
Projetada pelo arquiteto Didier Lefort, o lounge La Première da Air France é sinônimo de exclusividade, com uma impressionante área de 1.000 m². O espaço oferece aos passageiros um retiro tranquilo, exalando uma sensação de serenidade e uma experiência superior. A gastronomia também tem lugar de destaque, com um menu meticulosamente selecionado e uma carta de vinhos e champanhe elaborada por Alain Ducasse e sua equipe especializada. No centro do lounge, há um luxuoso spa e uma área de tratamentos de beleza, operados pela Sisley, marca francesa pioneira conhecida por sua cosmetologia baseada em plantas.
Pátio privativo de uma das suítes
Novas suítes conectadas ao lounge
Para obter o máximo de privacidade antes de uma viagem ou durante as conexões, os passageiros da La Première agora terão a opção de reservar suítes exclusivas com quase 45 m², estrategicamente localizadas ao lado do lounge da La Première. Estarão disponíveis três suítes, com a opção de unir duas delas mediante solicitação.
Ao chegar no refúgio, os clientes serão orientados pessoalmente sobre as opções e comodidades das suítes por um atendente exclusivo. Cada suíte terá uma espaçosa área de estar, um quarto com cama de casal, um banheiro bem equipado e um confortável pátio externo. Os passageiros terão a oportunidade de se deliciar com um menu especialmente criado por Alain Ducasse e sua equipe para o lounge La Première, bem como acessar o renomado spa Sisley. Adornado com flores frescas, lençóis luxuosos e acabamentos de alta costura, o objetivo é criar uma atmosfera majestosa no hub Paris-Charles de Gaulle da Air France.
Alinhadas ao estilo arquitetônico do lobby de check-in e do lounge La Première, as suítes incorporarão uma variação de cápsulas de privacidade. Cada uma terá seu próprio caráter distinto, selecionado por meio de uma decoração cuidadosamente projetada. A Air France selecionou meticulosamente exemplos icônicos do design francês, incluindo a mesa de escrever de Charlotte Perriand, a cadeira Ribbon de Pierre Paulin e o sofá Privé de Philippe Starck. Além disso, cada suíte contará com uma obra de arte exclusiva de um artista francês, adicionando um toque de riqueza cultural ao ambiente luxuoso.
Essa nova jornada privativa no aeroporto e o acesso ao lounge La Première estão incluídos como parte do serviço La Première da Air France. As suítes do aeroporto são oferecidas como uma opção, a partir de 800 euros.
Em breve, uma nova cabine La Première
Após a implementação da experiência exclusiva no aeroporto, a Air France mudará o foco para a introdução da nova cabine La Première, amplamente redesenhada, no inverno europeu de 2024-25. Estabelecendo um novo padrão de tamanho, essa cabine terá a configuração mais longa do mercado, oferecendo cinco janelas aos passageiros.
A partir do verão de 2024 no hemisfério norte, a Air France terá 19 Boeings 777-300 ERs equipados com suítes La Première, voando para Abidjan, Dubai, Los Angeles, Miami, Nova York-JFK, São Francisco, São Paulo, Singapura, Tóquio-Haneda e Washington.
*Os lounges privativos no saguão são reservados para passageiros inscritos na opção “suítes” da La Première.
Sobre a Air France
Desde 1933, a Air France promove e destaca a França ao redor mundo. Com uma atividade dividida entre transporte de passageiros, carga e manutenção aeronáutica, a Air France é um grande player do transporte aéreo. Mais de 38 mil funcionários que compõem a sua força de trabalho estão comprometidos diariamente para oferecer a cada cliente uma experiência única de viagem.
Air France, KLM Royal Dutch Airlines e Transavia formam o Grupo Air France-KLM. O Grupo conta com seus poderosos hubs Paris-Charles de Gaulle e Amsterdã-Schiphol para oferecer uma vasta rede internacional de voos. Seu programa de passageiro frequente Flying Blue tem mais de 17 milhões de membros. A Air France e a KLM são membros da aliança SkyTeam, que tem um total de 18 companhias aéreas membros.
A Air France estabeleceu metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável, e está trabalhando para reduzir e apoiar projetos que absorvem e armazenam carbono da atmosfera em sumidouros naturais de carbono. Como parte do programa Air France ACT, a companhia está comprometida em reduzir suas emissões de CO2 por passageiro-km em até 30% vs. 2019, representando -12% em emissões absolutas de CO2. Essa ambição é apoiada por amplos investimentos para renovar sua frota com aeronaves de nova geração mais eficientes em combustível, o desenvolvimento de mais Combustível Sustentável de Aviação, ou a generalização da eco-pilotagem
Gastronomia
Ateliê Pop Queens abre inscrições para oficinas gratuitas de biscoito em Palmas
Projeto valoriza o cerrado tocantinense e a cultura negra por meio da arte acessível

O Coletivo Pop Queens está com inscrições abertas para as oficinas gratuitas do projeto Ateliê Pop Queens, uma iniciativa que une arte, identidade e cultura popular tocantinense. Liderado pelas artesãs Layanne Martins Aires e Julia Maria Guedes, duas mulheres negras comprometidas com o fortalecimento da cultura local, o projeto será realizado neste semestre em Palmas, com aulas presenciais e vagas limitadas.
Com apoio da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, do Ministério da Cultura, e operacionalizado pela Secretaria da Cultura do Tocantins, o projeto oferece ensino de técnicas de modelagem em biscoito com um toque especial: os participantes irão desenvolver uma capivara no estilo funko pop, unindo o imaginário do cerrado ao universo da cultura pop.
Ao todo, serão oferecidas 80 vagas, divididas em turmas de 6 a 8 pessoas. Cada turma participará de duas aulas de 4 horas de duração, em dados a serem informados após o encerramento das inscrições. O curso é aberto ao público em geral e não há restrição de idade, crianças menores de 14 anos devem estar acompanhadas por um responsável.
Os escritórios têm como objetivo democratizar o acesso à arte, fortalecer o sentimento de pertencimento e incentivar a criatividade de forma lúdica e representativa, promovendo a valorização da cultura do Tocantins e suas expressões populares.
As inscrições já estão disponíveis por meio de um formulário online. Após o preenchimento, os participantes selecionados serão contatados via WhatsApp com detalhes sobre local e cronograma.
Inscreva-se aqui:
https://docs.google.com/forms/ d/e/ 1FAIpQLSdmbCMlWKQ6fDqLzB2qKSZC ZHrw5vMP_sSS0_2_zGyd_EEfQA/ viewform?usp=header
Instagram do ateliê https://www.instagram.com/ popqueenss/
Contatos para agendamento de entrevistas: Julia Maria 6399246-1365 / Layanne Martins 6398431-3741

Um barco desliza lentamente por um cenário deslumbrante. À beira do Lago de Palmas, o público contempla o pôr do sol ao som do saxofonista Bruno Barreto, regendo melodias suaves enquanto a luz dourada do entardecer pinta o céu.
![]() |
![]() |
A experiência, ao mesmo tempo sensorial e estética, une música, natureza e uma atmosfera de contemplação, criando o que muitos chamam de verdadeira “sunset vibe”. Tudo isso acontece diante de um dos mais belos pores do sol do Brasil, à margem da Prainha do Campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas.
Essa magia faz parte da nova temporada do projeto Som das Águas, que acontece todas as quintas-feiras dos meses de julho e agosto, a partir das 17h30. O evento é gratuito e aberto à comunidade, reunindo estudantes, professores, servidores, turistas e moradores da capital.
Segundo o professor da UFT Francisco Pereira de Sousa, o Som das Águas, mais do que uma atividade cultural, também carrega uma importante missão educativa:
“O projeto promove uma mensagem de educação ambiental, com ações de conscientização sobre o uso responsável dos espaços naturais e a preservação da fauna e da flora locais.”
Dicas para aproveitar a experiência
Para curtir sua tarde de encantamento e reflexão com mais conforto, leve:
hapéu ou boné; óculos escuros; repelente; garrafa de água; canga ou esteira para sentar na areia.
Reflexão
Embora encantador, o evento ainda carece de estrutura para se consolidar como um produto turístico de referência. Boa música e um pôr do sol magnífico são atrativos naturais — mas é preciso planejamento, investimento e promoção estratégica.
Algumas medidas simples podem fazer a diferença: instalação de banheiros ecológicos e bebedouros; sinalização turística e orientações ambientais no local; barracas padronizadas com comida regional leve, bebidas e artesanato; espaço com estrutura mínima de apoio ao público, como bancos e som ambiente.
Com esses ajustes, o Som das Águas pode se firmar como uma das experiências culturais mais marcantes da capital tocantinense — unindo arte, bem-estar e consciência ambiental.
![]() |
![]() |
Turismo
Descobertas ao redor: o valor de viver o que está ao alcance dos olhos
Por Arlete Carvalho -Jornalista, Diretora de Finanças da Abrajet Nacional

Era o último fim de semana de junho quando encarei, pela primeira vez, o desafio de andar num quadriciclo em meio à natureza exuberante de Socorro (SP). A aventura aconteceu sob os cuidados da equipe do Parque Aui Mauê, que oferece experiências de ecoturismo com segurança, acolhimento e muita adrenalina. Tudo muito novo, empolgante, encantador. E, acima de tudo, revelador.
Entre uma curva e outra, pedras, poeira e cenários maravilhosos, fui tomada por um pensamento quase incômodo: por que só agora? Há anos tenho acesso a um quadriciclo na fazenda de uma pessoa próxima. Nunca dei muita atenção. Sempre havia algo mais urgente, ou mais cômodo, ou simplesmente deixava para depois. Era como se aquilo, por estar tão próximo, perdesse o brilho do inédito.
A experiência, proporcionada aos participantes da reunião do Conselho Nacional da Abrajet e do V Fórum de Turismo da Abrajet São Paulo, me fez pensar sobre o que significa, de fato, aprender e viver. Aprendemos muito ouvindo – com os conselhos dos mais velhos, os ensinamentos dos professores, as histórias dos amigos. Também aprendemos pela leitura – mergulhando nas experiências dos outros, ampliando nosso repertório. Mas existe uma terceira via, a mais marcante de todas: aprender pela vivência. Sentir, experimentar, arriscar, errar e acertar. E, muitas vezes, isso está ao nosso redor, só esperando um olhar mais atento, uma vontade de sair da rotina.
Socorro me socorreu, proporcionou-me essa redescoberta. O passeio promovido pela equipe do Parque Aui Mauê não foi apenas uma diversão de fim de semana, mas um lembrete de que há beleza e aprendizado em coisas simples e próximas. Não é preciso cruzar fronteiras para viver o novo – às vezes, basta atravessar o portão da fazenda, aceitar um convite antigo, dizer “sim” a algo que estava ali o tempo todo.
A gente vive correndo atrás de grandes aventuras, esquecendo que algumas delas estão logo ali, no quintal da vida. Talvez valha a pena parar um pouco, olhar em volta e perguntar: o que estou deixando de viver por achar que já conheço?
Uma outra pergunta, agora direcionada aos paulistas, em especial aos socorrenses, vocês conhecem e aproveitam as coisas boas, acolhida, comida e passeios maravilhosos que o Socorro oferece? Detalhe: Socorre está a apenas 120 km da capital São Paulo.
Ah, a propósito, façam fotos. Eu fiquem tão empolgada que só fiz fotos dos companheiros de passeio, nenhuma minha.
Tudo sobre as vivências que o Parque Aui Mauê oferecer, entre elas o passeio de quadriciclo e detalhes de como chegar ou marcar sua atividade com antecedência, você pode encontrar clicando aqui. (https://auimaue.com.br/)
-
Palmas3 dias atrás
Reassumindo a gestão: Eduardo Siqueira Campos retorna ao cargo de prefeito de Palmas
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Palmeirante recebe fábrica de fertilizantes com investimento de R$ 400 milhões
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Governo do Tocantins renova travessia gratuita em Aguiarnópolis
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa participa de cavalgada durante festejo religioso em Aparecida do Rio Negro
-
Entretenimento3 dias atrás
Exposição do Povo Krahô, de Emerson Silva, abre SESC Amazônia das Artes no Piauí