Inmet emite alerta de chuvas intensas no Tocantins

alerta de chuvas intensas no Tocantins

Alerta de chuvas intensas no Tocantins vale nesta segunda-feira, diz Inmet

Inmet emite dois alertas amarelos de chuvas intensas no Tocantins para 16 e 17 de fevereiro, com risco de ventos fortes, alagamentos e descargas elétricas.

O alerta de chuvas intensas no Tocantins foi reforçado nesta segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026, com a emissão de dois avisos amarelos pelo Instituto Nacional de Meteorologia. Os alertas têm grau de severidade “Perigo Potencial” e abrangem praticamente todas as regiões do Estado, com previsão de volumes significativos de chuva e ventos intensos.

Conforme os avisos meteorológicos, o primeiro alerta iniciou à 0h do dia 16/02/2026 e segue até as 23h59 do mesmo dia, atingindo áreas do Centro ao Norte do Tocantins. Já o segundo aviso começou às 9h desta segunda-feira, 16, e permanece válido até as 10h de terça-feira, 17, contemplando regiões do Centro ao Sul do Estado, incluindo o Sudeste tocantinense.

Previsão e riscos

De acordo com o Inmet, a previsão associada ao alerta de chuvas intensas no Tocantins indica chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia. Os alertas também mencionam ventos que podem variar entre 40 e 60 km/h.

Apesar de se tratar de aviso amarelo, classificado como baixo risco, há possibilidade de ocorrências como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, principalmente em áreas mais vulneráveis ou com histórico de pontos de inundação.

Orientações à população

Entre as orientações, o Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda de galhos e de descargas elétricas. Também não é indicado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Outra medida importante é evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades. A recomendação busca reduzir o risco de choques e danos a equipamentos em caso de oscilação de energia e incidência de descargas elétricas.

Em situações de emergência ou para mais informações, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Portal Jaciara Barros — Quem acontece aparece aqui!



Publicidade

Portal Jaciara Barros - Anuncie Aqui