ALETO
Aleto aprova contas do Executivo após crivo do TCE
Aleto aprova contas do Executivo referentes a 2022 e 2023, após análise do TCE e da Comissão de Finanças, com ressalvas e recomendações.

Aleto aprova contas de 2022 e 2023
O Plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) aprovou na sessão desta terça-feira, 29, as contas do Executivo Estadual referentes aos exercícios de 2022 e 2023. A aprovação ocorreu após parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO) e da Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle.
A análise considerou critérios como o cumprimento dos limites constitucionais aplicados à Educação (Fundeb), Saúde, operações de crédito e dívida consolidada.
TCE faz ressalvas e recomendações
Apesar do parecer favorável, o TCE-TO incluiu uma série de ressalvas e recomendações ao Executivo. Entre elas estão:
- Implantação de sistemas para acompanhar créditos e cancelamentos;
- Correções em despesas pendentes de liquidação;
- Disponibilização de informações sobre o duodécimo no Portal da Transparência;
- Aprimoramento de práticas orçamentárias e financeiras.
As orientações visam fortalecer a transparência e o controle público dos recursos do Estado.
Mudanças no Contencioso Administrativo Tributário
Na mesma sessão, os deputados também aprovaram o projeto de lei do Executivo que altera a Lei nº 1.288/2001, que regula o Contencioso Administrativo Tributário e os Procedimentos Administrativos Tributários do Tocantins.
A proposta contempla:
- Modernização do Conselho de Recursos Tributários (Cocre);
- Implementação do Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC);
- Ajustes em normas de cobrança de créditos tributários.
A medida tem como objetivo tornar a gestão tributária mais eficiente, transparente e ágil, alinhando-se às boas práticas de governança e ao uso de tecnologias.
Segundo o Governo do Estado, o contencioso tributário registra atualmente mais de 3.200 processos em estoque, com créditos pendentes superiores a R$ 2 bilhões.
Mais detalhes sobre a tramitação estão disponíveis no site do Poder Legislativo do Tocantins.
ALETO
Aleto realiza abertura oficial da Caravana do Legislativo 2025, em Dianópolis

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) realizou nessa segunda-feira, 23, em Dianópolis, a abertura oficial da primeira etapa da Caravana do Legislativo 2025. O projeto, coordenado pela Escola do Legislativo da Aleto, tem como objetivo fortalecer a educação legislativa e ampliar o diálogo entre o poder público e os parlamentares municipais.
O evento contou com a participação de autoridades, vereadores e servidores de Câmaras Municipais de mais de 10 municípios da região, consolidando-se como um espaço de formação, troca de experiências e fomento à cidadania. “Nosso objetivo é proporcionar e promover o aprendizado e a formação dos vereadores, servidores e da população em geral”, frisou o diretor da Escola do Legislativo, Júlio Oliveira.
Durante a abertura oficial, a advogada Vanessa Anjos, especialista em Direito Público Municipal, ministrou palestra com o tema “Emendas Parlamentares”, abordando aspectos práticos sobre o expediente e enfatizando, particularmente, o funcionamento das emendas impositivas.
A especialista também parabenizou a iniciativa da Aleto e destacou a importância da Caravana do Legislativo na qualificação da atuação legislativa e fiscalizatória dos vereadores. “Órgãos maiores como a Assembleia abraçando essa causa é entregar resultado não só para o Estado, mas para a população”.
A vereadora Débora Ribeiro (Republicanos), de Gurupi, que participa da Caravana pela segunda vez, disse que a iniciativa promove a formação de laços e a aproximação entre os Poderes. “Ter essa parceria com os vereadores é de suma importância; aproxima um Poder do outro e fica mais fácil o contato entre nós”, afirmou.
Parceria
Nesta edição, a Caravana do Legislativo contou com a parceria da Associação das Câmaras Municipais (Asscam). De acordo com o diretor da Associação, Tiago Simas, a capacitação permite que o vereador possa ter um mandato de excelência. Ele destaca a colaboração entre as instituições. “A parceria fortalece muito o Legislativo Estadual”, disse.
Programação
A programação do evento seguirá até quarta-feira, 25, sendo proferidas palestras com os seguintes temas: “Emendas Parlamentares, Lei Orçamentária Anual (LOA) e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)”; “Parlamento Jovem e Parlamento Mirim”; “A importância da reforma e atualização da Lei Orgânica Municipal”; “Vereador digital: como fortalecer seu mandato com comunicação estratégica”; “Inteligência artificial no Poder Legislativo: desafios, oportunidades e limites jurídicos”; e “O papel e a importância da Procuradoria da Mulher nas Câmaras Municipais”.
ALETO
Deputados e Governo vão debater cumprimento de metas fiscais em audiência pública na quinta-feira

Os deputados estaduais e representantes do Governo do Tocantins se reúnem no Plenarinho da Assembleia Legislativa (Aleto), na quinta-feira, 26, a partir das 15 horas, para discutir o Relatório de Avaliação do Cumprimento de Metas Fiscais, referente ao primeiro quadrimestre de 2024. O secretário estadual da Fazenda, Donizeth Silva, e outros membros do Executivo serão questionados sobre o desempenho fiscal do Estado.
A audiência pública, que está prevista para acontecer em reunião da Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle, baseia-se no art. 166 da Constituição Federal e na Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal).
Durante o debate, os parlamentares vão avaliar se as metas estabelecidas para o exercício financeiro estão sendo cumpridas, garantindo o equilíbrio fiscal e a estabilidade econômica do Estado.
O relatório quadrimestral é um indicador de transparência, demonstrando se o Governo está administrando os recursos públicos com responsabilidade.
Além disso, a prestação de contas reforça o compromisso do Estado com o controle fiscal e a sustentabilidade financeira, assegurando que as políticas públicas sejam executadas dentro dos limites legais.
ALETO
Produtores rurais apresentam sugestões para proposta ZEE-TO na Assembleia Legislativa

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio Cayres (Republicanos), e o deputado estadual Luciano Oliveira (PSD) receberam nesta quarta-feira, 18, sugestões do setor produtivo rural para o Projeto de Lei de autoria do Governo do Estado que institui o Zoneamento Ecológico-Econômico do Tocantins (ZEE-TO). A reunião, demandada por diversos representantes de entidades agropecuárias do Estado, também contou com a participação do secretário estadual de Agricultura e Pecuária, Jaime Café.
O PL do ZEE-TO tem como objetivo definir diretrizes para o planejamento territorial do Estado, considerando uma gestão ambiental sustentável e estruturada, aliada ao crescimento econômico produtivo. Em outras palavras, o ZEE determina zonas do território tocantinense vocacionadas para a produção agropecuária, bem como áreas destinadas à preservação ambiental. O documento foi entregue à Assembleia Legislativa em abril de 2025.
Durante a reunião, os representantes do setor produtivo manifestaram preocupações em relação a alguns pontos da proposta, como suposta falta de consulta prévia aos produtores que serão diretamente impactados. Também alegaram haver dificuldade de acessar documentos e dados técnicos, além de expressarem posicionamento contrário ao possível aumento de restrições à produção agropecuária diante da ampliação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) ou Áreas de Proteção Ambiental (APAs).
Com postura de intermediador, Amélio Cayres solicitou que as reivindicações dos produtores sejam formalizadas para que possam ser analisadas em conjunto com os demais parlamentares. “Sabemos o quanto a produção agropecuária é importante para a economia do nosso Estado. Por isso, peço equilíbrio e bom-senso de todas as partes, a fim de garantir segurança jurídica tanto na produção quanto na preservação dos nossos recursos naturais”, afirmou o parlamentar.
Histórico
A elaboração do ZEE-TO teve início em 1992, com a criação da Comissão Estadual de Zoneamento. Em 2004, o Zoneamento Ecológico-Econômico da região Norte do Tocantins, que abrange 37 municípios, foi concluído e aprovado nas instâncias consultivas, sendo posteriormente oficializado por meio da Lei Estadual nº 2.656, de 6 de dezembro de 2012.
Desde então, conforme determinação da própria lei, o Governo Estadual deu continuidade à extensão do ZEE para todo o território tocantinense. Atualmente, o projeto de lei tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Aleto, sob relatoria da deputada Cláudia Lelis (PV).
- Turismo4 dias atrás
Ilha do Combu: quando tradição e bioeconomia encantam visitantes
- Opinião e Editorial3 dias atrás
Campanha por Ana Caroline: doações de sangue são essenciais para nova cirurgia oncológica
- Opinião e Editorial4 horas atrás
Juliana Marins: uma alma viajante que agora descansa em paz
- Social3 dias atrás
Yoga Day reúne bem-estar, presença e conexão no Five Senses Resort
- Social2 dias atrás
Giovanna Lancellotti e Gabriel David se casam no Cristo Redentor