Turismo
Allianz Partners apresenta relatório sobre o futuro das viagens e da indústria do turismo

O State of Mind Travel Report do Grupo Allianz Partners revela uma mudança de mentalidade nos consumidores, que enfrentam uma experiência de viagem cada vez mais complexa
A procura dos viajantes por mais flexibilidade está definindo os destinos de viagens pós-pandemia, uma vez que os clientes procuram controlar um número maior de possíveis problemas. Esta é uma das principais tendências destacadas no States of Mind Travel Report, publicado pelo Grupo Allianz Partners, líder mundial em soluções de assistência e seguros B2B2C, que avalia o estado atual e futuro das viagens e a indústria do turismo.
Com base nas percepções dos principais especialistas do setor, Joe Mason, Diretor de Marketing de Viagens do Grupo Allianz Partners, e Luís Araújo, Presidente da Comissão Europeia do Turismo, bem como nos dados das tendências dos próprios clientes da Allianz Partners, o relatório destaca o aumento dos fatores de estresse enfrentados pelos viajantes atualmente.
Além de avaliar as preocupações relacionadas à saúde, os viajantes enfrentam agora perturbações geopolíticas, elevada inflação e incertezas econômicas mais amplas. Isso leva a uma nova atitude em relação às viagens, em que a flexibilidade integrada e a proteção contra os “e se” são ainda mais importantes.
Os dados do Grupo Allianz Partners revelam que a procura viu um aumento substancial nas intenções dos clientes comprarem seguro viagem nos cinco principais mercados europeus (Bélgica, França, Alemanha, Itália e Reino Unido), de 21% em 2019 para 55% em 2022 para viagens internacionais e de 12% para 26% para viagens nacionais. Em linha com a crescente procura, o Grupo Allianz Partners registou o seu maior nível de pedidos de reembolso pós-embarque em 2022.
O relatório destaca também as seguintes tendências:
- O home office ganha dimensão: o crescimento do trabalho remoto e híbrido significa que mais viajantes, de todas as idades, estão combinando negócios com lazer, aumentando assim as viagens “Bleisure”, união entre as palavras business (negócios) e leisure (lazer). O relatório destaca também as adaptações exigidas pelo setor de turismo para dar resposta a essa procura – como, por exemplo, a necessidade de regulamentação atualizada, resolução de questões de domicílio fiscal e a necessidade de mais investimentos em destinos populares;
- Com modelos de trabalho híbridos, que provavelmente permanecerão no futuro, mais viajantes esperam trabalhar no estrangeiro ou em outra residência. A pesquisa do Customer Lab da Allianz Partners verificou que 28% dos viajantes, entre os 18 e os 25 anos, esperam trabalhar no estrangeiro com mais frequência ou numa residência secundária ou familiar no futuro;
- A flexibilidade é fundamental: 85% das famílias mais jovens planeja fazer reservas de viagens flexíveis para lidar com circunstâncias imprevistas. O ano de 2022 foi marcado pelo aumento de viagens familiares multigeracionais, gerando mudanças significativas no setor. Portanto, hotéis e resorts precisam responder a um espectro mais amplo de hóspedes e tornar-se muito mais adaptáveis a uma base de clientes diversificada;
- 41% dos consumidores estão conscientes do impacto ambiental das viagens, no entanto, a sustentabilidade continua a ser um fator relativamente menor nos processos de tomada de decisões sobre viagens.
Joe Mason, Diretor de Marketing de Viagens do Grupo Allianz Partners, relata que “o desejo de viajar novamente ficou evidente nas movimentadas salas de embarque e nos resorts lotados em 2022. Mas os efeitos da pandemia nas necessidades e nas expectativas dos viajantes vieram para ficar. O setor de seguros prestará serviços a um consumidor mais exigente e mais bem informado, que tem uma maior consciência do que é um bom serviço e do que pode correr mal. Portanto, há muito mais pressão para enfrentar no setor do turismo. Soluções flexíveis e integradas para cobrir todos os cenários hipotéticos são agora essenciais para a oferta”.
Luís Araújo, Presidente da Comissão Europeia do Turismo, acrescentou que a indústria das viagens demonstrou uma resiliência incrível nos últimos três anos. Embora os setores de hotelaria e das viagens tenham começado a criar flexibilidade e adaptabilidade nos seus modelos operacionais, isso agora precisa ser replicado em outras partes do ecossistema das viagens. Atrações, museus e eventos são apenas algumas das áreas que precisam começar a pensar em disponibilizar mais opções aos viajantes que procuram limitar o risco de decepção ou perda financeira, se enfrentarem perturbações. Se diferentes partes da indústria puderem trabalhar em conjunto para tornar toda a experiência de viagem positiva, melhor ela estará preparada para o futuro”.
O State of Mind Travel Report do Grupo Allianz Partners baseia-se na pesquisa do Customer Lab da Allianz Partners, no Allianz Partners Summer Vacation Confidence Index, em percepções internas de comportamento do consumidor e em dados de todo o ecossistema mais amplo das viagens. O relatório apresenta também informações e a análise de dois especialistas importantes do setor do turismo: Joe Mason, Diretor de Marketing de Viagens da Allianz Partners, e Luís Araújo, Presidente da European Travel Commission.
Sobre a Allianz Partners
A Allianz Partners é líder mundial em seguros e assistência B2B2C, oferecendo globais nas áreas de seguro internacional de saúde e vida, automotivo, assistência e viagem. Nossos especialistas em inovação estão redefinindo os serviços de seguros, oferecendo produtos e soluções de alta tecnologia e prontos para o futuro, que vão além do seguro tradicional. Nossos produtos são incorporados perfeitamente aos negócios de nossos parceiros ou vendidos diretamente aos clientes e estão disponíveis em cinco marcas comerciais: Allianz Assistance, Allianz Automotive, Allianz Travel, Allianz Care e Mondial Assistance. Presente em 75 países, nossos 21.100 funcionários falam 70 idiomas, lidam com mais de 71 milhões de casos por ano, com foco no esforço para ajudar e proteger clientes em todo o mundo. No Brasil, a Allianz Partners tem mais de 20 anos de atuação, com cerca de 1.600 profissionais, uma célula médica com equipe trilíngue e 10.700 prestadores de serviços que vivem para ajudar.
Para mais informações: https://www.allianz-partners.com.br/
Turismo
Comunicação turística do TO é destaque em Belém
Jornalistas da Setur apresentam experiências do Tocantins no II Congresso Brasileiro de Jornalismo de Turismo

Durante o congresso, os representantes da Setur compartilharam experiências exitosas do Tocantins, destacando como o Estado tem estruturado sua estratégia de comunicação para promover os destinos turísticos, valorizar a identidade local e incentivar o turismo sustentável.
Turismo com identidade e propósito
Segundo os jornalistas, a comunicação turística do Tocantins tem sido planejada com foco na autenticidade e na valorização da cultura e da natureza local. A atuação da Setur envolve conteúdos digitais, campanhas educativas, vídeos promocionais e presença ativa em feiras e congressos nacionais.
“Nosso trabalho tem como base a verdade dos territórios. Cada campanha busca refletir a essência dos destinos tocantinenses, como o Jalapão, as Serras Gerais e o Cantão”, explicaram Henrique e Seleucia.
Setur Tocantins como referência
A participação no congresso reforça o compromisso da Setur Tocantins com o fortalecimento do turismo regional e sustentável. O evento também serviu como espaço de intercâmbio entre comunicadores, gestores e jornalistas de diversas regiões do país.
Turismo
Eco Araguaia – natureza e aventura sob medida
Cabanas rústicas, conforto na medida certa, atividades ao ar livre e o som da floresta ao anoitecer formam o cenário perfeito para quem deseja fugir do ritmo acelerado da cidade.
Por Penaforte Dias

A região do Cantão, no município de Caseara, Tocantins, é um daqueles cenários naturais, de paisagens únicas, que encantam à primeira vista. E é ao lado do Parque Estadual do Cantão que se encontra o Eco Araguaia Jungle Lodge, o primeiro hotel de selva do Tocantins.
Localizado às margens do Rio do Coco/Araguaia, o hotel é um convite irresistível para quem busca se reconectar com a natureza de forma autêntica e sustentável.

Deck flutuante do Eco Araguaia é ponto de encontro para rodas de conversa e contemplação do pôr do sol sobre o Rio do Coco. Foto: Febetur/Divulgação
E não se trata de uma simples hospedagem: é uma imersão na biodiversidade dos biomas Cerrado e Amazônico tocantinenses, um mergulho em paisagens preservadas e uma vivência única de turismo consciente.
As acomodações do Eco Araguaia são diferenciadas. As cabanas, construídas em madeira de forma sustentável, são integradas à paisagem e projetadas para proporcionar uma experiência acolhedora. Há cabanas perfeitas para casais ou pequenos grupos; algumas com vista deslumbrante para o rio, outras isoladas e privativas.

Ambientes internos combinam rusticidade e aconchego, com móveis em madeira e decoração integrada ao cenário natural.
Foto: Febetur/Divulgação
Em todo o complexo natural, a proposta é viver a natureza em sua essência: não há ar-condicionado, apenas ventiladores, mas o frescor da mata compensa. A iluminação é suave, priorizando o ambiente noturno e a contemplação. Os banheiros, com chuveiros externos, permitem uma experiência sensorial a cada banho.
O hotel oferece ainda uma programação repleta de experiências: passeios de caiaque e voadeira pelo Rio do Coco, trilhas ecológicas com observação de aves, observação de estrelas, pesca esportiva, fogueiras noturnas no píer flutuante e piscina, além de uma praia exclusiva durante a estação seca.
Segundo o proprietário do Eco Araguaia, Guilherme Tiezzi, o empreendimento também é um projeto de turismo regenerativo.
“Além de acolher visitantes, o hotel promove a preservação ambiental e o desenvolvimento das comunidades locais, por meio de iniciativas como a Fazenda do Futuro, que transforma práticas agrícolas tradicionais em modelos sustentáveis”, afirma.
Conexão e transformação
A imersão na natureza é o grande diferencial do hotel, que proporciona uma vivência única e inesquecível ao mergulhar em um cenário onde a fauna, a flora e o silêncio da floresta se tornam protagonistas.
Além das atrações oferecidas pelo hotel, o local também é muito procurado por grupos que promovem experiências místicas, terapêuticas e de relaxamento. São atividades cuidadosamente planejadas para proporcionar vivências autênticas, que despertam os sentidos e renovam a energia vital, criando memórias afetivas que ficam para sempre.
Trilhas guiadas ao amanhecer, banhos de rio para limpeza energética, rodas de cura com fogueira ao luar, meditação ao som dos pássaros, práticas de yoga ao ar livre e encontros com saberes tradicionais do cerrado criam uma atmosfera mágica e inspiradora para os visitantes.
“É um espaço de cura e bem-estar, onde o hóspede é convidado a deixar para trás o peso do cotidiano e mergulhar numa jornada de autodescoberta, ou seja, o resgate da essência, a paz interior e o encantamento diante da beleza simples e poderosa da natureza”, destaca o professor de yoga Kaíque Hilário.
Pacotes
O hotel oferece pacotes de 3, 4 e 5 dias (de quarta a domingo). O preço das acomodações varia dependendo do tipo de cabana, da quantidade de pessoas e da duração da hospedagem.
Por exemplo, para 4 pessoas, a hospedagem na Cabana Hetô (3 noites, 4 dias) custa R$ 2.636 por pessoa. Para hospedagem tripla, o valor é de R$ 3.138 por pessoa.
Obs.: Valores referentes à baixa temporada (de setembro a junho).
Os pacotes incluem todas as refeições, estrutura e serviço de praia, além do uso de caiaques e trilhas terrestres.
Como chegar
O Eco Araguaia Jungle Lodge está localizado na Rodovia TO-080, Km 239, em Caseara, Tocantins, a cerca de 270 km de Palmas (cerca de 3h de viagem). Fica ao lado do Parque Estadual do Cantão, um dos santuários ecológicos do Tocantins, conhecido por seus mais de 800 lagos e rica biodiversidade.
Mais informações
Acesse o site oficial: ecoaraguaia.com.br
Instagram: @ecoaraguaiajunglelodge
Telefone/WhatsApp: (63) 9 9230-3307
Turismo
Luiz Pires é eleito 1º Vice-Presidente da Federação Iberoamericana de Periodistas de Turismo – FIPETUR

A nova diretoria executiva da Federação Iberoamericana de Periodistas de Turismo – FIPETUR para o biênio 2025-2027 foi eleita esta semana e tem a jornalista Yenny Polanco Lovera, da República Dominicana, como presidente e o jornalista Luiz Pires, do Brasil, como 1º Vice-Presidente.
A posse ocorreu na manhã desta tsexta-feira, 16 de maio, em Cap Cana Destination City, no restaurante Punta Espada. Yenny Polanco substitui a Maria Shaw, do Uruguay, que assumiu a presidência do Conselho Internacional da FIPETUR.
Shaw também está terminando sua gestão frente do Círculo de Periodistas de Turismo del Uruguay – CIPETUR, enquanto Yenny é presidente da Associácion Dominicana de Prensa Turística – ADOMPRETUR, e Luiz Pires, presidente da ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo.
O Vice-Ministro de Turismo para Cooperação Internacional da República Dominicana e Diretor Executivo do Projeto de Desenvolvimento Turístico de Pedernales.
Conselho de Administração da FI`PETUR 2025-2027
Yenne Polanca Lovera, república Dominicana, Presidente
Maria Shaw Arocena, ex-presidente e presidente do Conselho Internacional da FIPETUR
Luiz Pires, presidente da Abrajet Nacional, Brasil, primeiro Vice-presidente
Karmen Garrido, presidente da FEPET, Espanha, Vice-presidente de Relações Internacionais
Fernando Milo, delegado da Argentina, Secretário-Geral
Luis José Chávez, presidente do Comitê de Ética da Adompretur, República Dominicana, Tesoureiro
Armando de la Garza, do México, Diretor de Comunicações
Miryan Moreno, presidente da APETUR, Paraguay, Diretor de Treinamento
- Faet e Senar3 dias atrás
Jornada Técnica do Senar Tocantins destaca apicultura
- Social4 dias atrás
Clube da Leitura e Amizade transforma infância em Palmas
- Governo do Tocantins4 dias atrás
Entenda o papel do Consórcio Brasil Central na missão internacional a Israel
- Comunicação Transformadora por Munyque Fernandes3 dias atrás
A comunicação que convence e vende
- Palmas3 dias atrás
Novos guardas metropolitanos de Palmas são capacitados para atuar contra perturbação do sossego