Turismo
Allianz Partners apresenta relatório sobre o futuro das viagens e da indústria do turismo
O State of Mind Travel Report do Grupo Allianz Partners revela uma mudança de mentalidade nos consumidores, que enfrentam uma experiência de viagem cada vez mais complexa
A procura dos viajantes por mais flexibilidade está definindo os destinos de viagens pós-pandemia, uma vez que os clientes procuram controlar um número maior de possíveis problemas. Esta é uma das principais tendências destacadas no States of Mind Travel Report, publicado pelo Grupo Allianz Partners, líder mundial em soluções de assistência e seguros B2B2C, que avalia o estado atual e futuro das viagens e a indústria do turismo.
Com base nas percepções dos principais especialistas do setor, Joe Mason, Diretor de Marketing de Viagens do Grupo Allianz Partners, e Luís Araújo, Presidente da Comissão Europeia do Turismo, bem como nos dados das tendências dos próprios clientes da Allianz Partners, o relatório destaca o aumento dos fatores de estresse enfrentados pelos viajantes atualmente.
Além de avaliar as preocupações relacionadas à saúde, os viajantes enfrentam agora perturbações geopolíticas, elevada inflação e incertezas econômicas mais amplas. Isso leva a uma nova atitude em relação às viagens, em que a flexibilidade integrada e a proteção contra os “e se” são ainda mais importantes.
Os dados do Grupo Allianz Partners revelam que a procura viu um aumento substancial nas intenções dos clientes comprarem seguro viagem nos cinco principais mercados europeus (Bélgica, França, Alemanha, Itália e Reino Unido), de 21% em 2019 para 55% em 2022 para viagens internacionais e de 12% para 26% para viagens nacionais. Em linha com a crescente procura, o Grupo Allianz Partners registou o seu maior nível de pedidos de reembolso pós-embarque em 2022.
O relatório destaca também as seguintes tendências:
- O home office ganha dimensão: o crescimento do trabalho remoto e híbrido significa que mais viajantes, de todas as idades, estão combinando negócios com lazer, aumentando assim as viagens “Bleisure”, união entre as palavras business (negócios) e leisure (lazer). O relatório destaca também as adaptações exigidas pelo setor de turismo para dar resposta a essa procura – como, por exemplo, a necessidade de regulamentação atualizada, resolução de questões de domicílio fiscal e a necessidade de mais investimentos em destinos populares;
- Com modelos de trabalho híbridos, que provavelmente permanecerão no futuro, mais viajantes esperam trabalhar no estrangeiro ou em outra residência. A pesquisa do Customer Lab da Allianz Partners verificou que 28% dos viajantes, entre os 18 e os 25 anos, esperam trabalhar no estrangeiro com mais frequência ou numa residência secundária ou familiar no futuro;
- A flexibilidade é fundamental: 85% das famílias mais jovens planeja fazer reservas de viagens flexíveis para lidar com circunstâncias imprevistas. O ano de 2022 foi marcado pelo aumento de viagens familiares multigeracionais, gerando mudanças significativas no setor. Portanto, hotéis e resorts precisam responder a um espectro mais amplo de hóspedes e tornar-se muito mais adaptáveis a uma base de clientes diversificada;
- 41% dos consumidores estão conscientes do impacto ambiental das viagens, no entanto, a sustentabilidade continua a ser um fator relativamente menor nos processos de tomada de decisões sobre viagens.
Joe Mason, Diretor de Marketing de Viagens do Grupo Allianz Partners, relata que “o desejo de viajar novamente ficou evidente nas movimentadas salas de embarque e nos resorts lotados em 2022. Mas os efeitos da pandemia nas necessidades e nas expectativas dos viajantes vieram para ficar. O setor de seguros prestará serviços a um consumidor mais exigente e mais bem informado, que tem uma maior consciência do que é um bom serviço e do que pode correr mal. Portanto, há muito mais pressão para enfrentar no setor do turismo. Soluções flexíveis e integradas para cobrir todos os cenários hipotéticos são agora essenciais para a oferta”.
Luís Araújo, Presidente da Comissão Europeia do Turismo, acrescentou que a indústria das viagens demonstrou uma resiliência incrível nos últimos três anos. Embora os setores de hotelaria e das viagens tenham começado a criar flexibilidade e adaptabilidade nos seus modelos operacionais, isso agora precisa ser replicado em outras partes do ecossistema das viagens. Atrações, museus e eventos são apenas algumas das áreas que precisam começar a pensar em disponibilizar mais opções aos viajantes que procuram limitar o risco de decepção ou perda financeira, se enfrentarem perturbações. Se diferentes partes da indústria puderem trabalhar em conjunto para tornar toda a experiência de viagem positiva, melhor ela estará preparada para o futuro”.
O State of Mind Travel Report do Grupo Allianz Partners baseia-se na pesquisa do Customer Lab da Allianz Partners, no Allianz Partners Summer Vacation Confidence Index, em percepções internas de comportamento do consumidor e em dados de todo o ecossistema mais amplo das viagens. O relatório apresenta também informações e a análise de dois especialistas importantes do setor do turismo: Joe Mason, Diretor de Marketing de Viagens da Allianz Partners, e Luís Araújo, Presidente da European Travel Commission.
Sobre a Allianz Partners
A Allianz Partners é líder mundial em seguros e assistência B2B2C, oferecendo globais nas áreas de seguro internacional de saúde e vida, automotivo, assistência e viagem. Nossos especialistas em inovação estão redefinindo os serviços de seguros, oferecendo produtos e soluções de alta tecnologia e prontos para o futuro, que vão além do seguro tradicional. Nossos produtos são incorporados perfeitamente aos negócios de nossos parceiros ou vendidos diretamente aos clientes e estão disponíveis em cinco marcas comerciais: Allianz Assistance, Allianz Automotive, Allianz Travel, Allianz Care e Mondial Assistance. Presente em 75 países, nossos 21.100 funcionários falam 70 idiomas, lidam com mais de 71 milhões de casos por ano, com foco no esforço para ajudar e proteger clientes em todo o mundo. No Brasil, a Allianz Partners tem mais de 20 anos de atuação, com cerca de 1.600 profissionais, uma célula médica com equipe trilíngue e 10.700 prestadores de serviços que vivem para ajudar.
Para mais informações: https://www.allianz-partners.com.br/