Turismo
Allianz Partners apresenta relatório sobre o futuro das viagens e da indústria do turismo
Publicadas
3 anos atrássobre
Por
Jaciara Barros- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2022/12/hiker-g696da8b06-1920-1000x600.jpg&description=Allianz Partners apresenta relatório sobre o futuro das viagens e da indústria do turismo', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
O State of Mind Travel Report do Grupo Allianz Partners revela uma mudança de mentalidade nos consumidores, que enfrentam uma experiência de viagem cada vez mais complexa
A procura dos viajantes por mais flexibilidade está definindo os destinos de viagens pós-pandemia, uma vez que os clientes procuram controlar um número maior de possíveis problemas. Esta é uma das principais tendências destacadas no States of Mind Travel Report, publicado pelo Grupo Allianz Partners, líder mundial em soluções de assistência e seguros B2B2C, que avalia o estado atual e futuro das viagens e a indústria do turismo.
Com base nas percepções dos principais especialistas do setor, Joe Mason, Diretor de Marketing de Viagens do Grupo Allianz Partners, e Luís Araújo, Presidente da Comissão Europeia do Turismo, bem como nos dados das tendências dos próprios clientes da Allianz Partners, o relatório destaca o aumento dos fatores de estresse enfrentados pelos viajantes atualmente.
Além de avaliar as preocupações relacionadas à saúde, os viajantes enfrentam agora perturbações geopolíticas, elevada inflação e incertezas econômicas mais amplas. Isso leva a uma nova atitude em relação às viagens, em que a flexibilidade integrada e a proteção contra os “e se” são ainda mais importantes.
Os dados do Grupo Allianz Partners revelam que a procura viu um aumento substancial nas intenções dos clientes comprarem seguro viagem nos cinco principais mercados europeus (Bélgica, França, Alemanha, Itália e Reino Unido), de 21% em 2019 para 55% em 2022 para viagens internacionais e de 12% para 26% para viagens nacionais. Em linha com a crescente procura, o Grupo Allianz Partners registou o seu maior nível de pedidos de reembolso pós-embarque em 2022.
O relatório destaca também as seguintes tendências:
- O home office ganha dimensão: o crescimento do trabalho remoto e híbrido significa que mais viajantes, de todas as idades, estão combinando negócios com lazer, aumentando assim as viagens “Bleisure”, união entre as palavras business (negócios) e leisure (lazer). O relatório destaca também as adaptações exigidas pelo setor de turismo para dar resposta a essa procura – como, por exemplo, a necessidade de regulamentação atualizada, resolução de questões de domicílio fiscal e a necessidade de mais investimentos em destinos populares;
- Com modelos de trabalho híbridos, que provavelmente permanecerão no futuro, mais viajantes esperam trabalhar no estrangeiro ou em outra residência. A pesquisa do Customer Lab da Allianz Partners verificou que 28% dos viajantes, entre os 18 e os 25 anos, esperam trabalhar no estrangeiro com mais frequência ou numa residência secundária ou familiar no futuro;
- A flexibilidade é fundamental: 85% das famílias mais jovens planeja fazer reservas de viagens flexíveis para lidar com circunstâncias imprevistas. O ano de 2022 foi marcado pelo aumento de viagens familiares multigeracionais, gerando mudanças significativas no setor. Portanto, hotéis e resorts precisam responder a um espectro mais amplo de hóspedes e tornar-se muito mais adaptáveis a uma base de clientes diversificada;
- 41% dos consumidores estão conscientes do impacto ambiental das viagens, no entanto, a sustentabilidade continua a ser um fator relativamente menor nos processos de tomada de decisões sobre viagens.
Joe Mason, Diretor de Marketing de Viagens do Grupo Allianz Partners, relata que “o desejo de viajar novamente ficou evidente nas movimentadas salas de embarque e nos resorts lotados em 2022. Mas os efeitos da pandemia nas necessidades e nas expectativas dos viajantes vieram para ficar. O setor de seguros prestará serviços a um consumidor mais exigente e mais bem informado, que tem uma maior consciência do que é um bom serviço e do que pode correr mal. Portanto, há muito mais pressão para enfrentar no setor do turismo. Soluções flexíveis e integradas para cobrir todos os cenários hipotéticos são agora essenciais para a oferta”.
Luís Araújo, Presidente da Comissão Europeia do Turismo, acrescentou que a indústria das viagens demonstrou uma resiliência incrível nos últimos três anos. Embora os setores de hotelaria e das viagens tenham começado a criar flexibilidade e adaptabilidade nos seus modelos operacionais, isso agora precisa ser replicado em outras partes do ecossistema das viagens. Atrações, museus e eventos são apenas algumas das áreas que precisam começar a pensar em disponibilizar mais opções aos viajantes que procuram limitar o risco de decepção ou perda financeira, se enfrentarem perturbações. Se diferentes partes da indústria puderem trabalhar em conjunto para tornar toda a experiência de viagem positiva, melhor ela estará preparada para o futuro”.
O State of Mind Travel Report do Grupo Allianz Partners baseia-se na pesquisa do Customer Lab da Allianz Partners, no Allianz Partners Summer Vacation Confidence Index, em percepções internas de comportamento do consumidor e em dados de todo o ecossistema mais amplo das viagens. O relatório apresenta também informações e a análise de dois especialistas importantes do setor do turismo: Joe Mason, Diretor de Marketing de Viagens da Allianz Partners, e Luís Araújo, Presidente da European Travel Commission.


Sobre a Allianz Partners
A Allianz Partners é líder mundial em seguros e assistência B2B2C, oferecendo globais nas áreas de seguro internacional de saúde e vida, automotivo, assistência e viagem. Nossos especialistas em inovação estão redefinindo os serviços de seguros, oferecendo produtos e soluções de alta tecnologia e prontos para o futuro, que vão além do seguro tradicional. Nossos produtos são incorporados perfeitamente aos negócios de nossos parceiros ou vendidos diretamente aos clientes e estão disponíveis em cinco marcas comerciais: Allianz Assistance, Allianz Automotive, Allianz Travel, Allianz Care e Mondial Assistance. Presente em 75 países, nossos 21.100 funcionários falam 70 idiomas, lidam com mais de 71 milhões de casos por ano, com foco no esforço para ajudar e proteger clientes em todo o mundo. No Brasil, a Allianz Partners tem mais de 20 anos de atuação, com cerca de 1.600 profissionais, uma célula médica com equipe trilíngue e 10.700 prestadores de serviços que vivem para ajudar.
Para mais informações: https://www.allianz-partners.com.br/
Você pode gostar
Gastronomia
Spoleto inaugura unidade em Palmas e retorna ao Tocantins
Publicadas
2 semanas atrássobre
31/10/2025Por
Jaciara Barros
Após sete anos, o Spoleto está de volta ao Tocantins com uma nova unidade no Palmas Shopping, marcando a presença da rede em 100% dos estados brasileiros.
A operação, no formato 100% digital com totens de autoatendimento, celebra o retorno da marca ao Tocantins e consolida a presença do Spoleto em todos os estados do Brasil.
🍝 Expansão e tecnologia
“É uma alegria enorme fazer parte do retorno do Spoleto ao Tocantins com a inauguração da unidade no Palmas Shopping. Saber que, com essa abertura, o Spoleto passa a estar presente em todos os estados do Brasil é motivo de muito orgulho.
Estamos muito animados também para a próxima unidade, que será inaugurada em breve no Capim Dourado Shopping”, comenta Clayton Amorim, franqueado da marca.
📍 Endereço: Quadra 101 Sul, Conjunto 02, Lote 10, Loja 20, Piso 1 — Palmas Shopping, Plano Diretor Sul, Palmas/TO.
🕒 Horário de funcionamento: 10h às 22h (segunda a sábado) e 12h às 22h (domingos).
🇮🇹 Retomada nacional
“Voltar a estar presente em todos os estados do país é um marco importante para o Spoleto. Seguimos atentos ao crescimento e à expansão da marca no Tocantins e em todo o Brasil.
Tanto essa inauguração quanto a próxima unidade reforçam nosso compromisso de democratizar a boa culinária, com tecnologia e conveniência, para ainda mais consumidores”, afirmou Rafael Pardo, diretor de Marca do Spoleto.
🥫 Sobre o Spoleto
Com mais de 360 restaurantes, o Spoleto é referência em culinária italiana rápida no Brasil.
Presente em 23 estados e no Distrito Federal, a marca possui maior concentração de unidades em São Paulo e Rio de Janeiro.
Nos últimos anos, o Spoleto passou por uma grande transformação gastronômica, modernizando sua arquitetura e adotando o modelo fast casual.
Os ingredientes são preparados diariamente nos restaurantes do modelo Minha Cozinha Italiana, garantindo mais sabor e qualidade.
Além disso, a rede vem investindo fortemente no digital, com todas as novas franquias inauguradas no formato autoatendimento 100% digital.
🍕 Sobre o Grupo Trigo
O Grupo Trigo é uma holding 100% brasileira fundada em 1999 e dona das marcas Spoleto, Koni, Gendai, China in Box e Gurumê, além da 2V Deli, ASA Açaí e Pizzaria Spoleto.
Com cerca de 700 restaurantes em operação, o grupo é um dos maiores operadores de comida asiática do mundo e tem investido em marcas digitais e expansão omnichannel.
Com o propósito de democratizar a boa culinária, o Grupo Trigo oferece comida saborosa e de qualidade por preços justos, combinando tecnologia, inovação e sustentabilidade em todas as etapas da operação.
Mais notícias
Gastronomia
Diferença entre sommelier, enólogo e enófilo
Publicadas
2 semanas atrássobre
31/10/2025Por
Jaciara BarrosEntenda as diferenças entre sommelier, enólogo e enófilo e descubra qual desses papéis combina mais com o seu amor pelo vinho.
🍇 Enólogo: o criador do vinho
O enólogo é o profissional responsável por transformar as uvas em vinho. Formado em Enologia, ele atua em vinícolas e laboratórios, cuidando de todo o processo — da escolha das uvas à fermentação e engarrafamento. É ele quem define o estilo, o aroma e a qualidade final da bebida.
Em outras palavras, o enólogo é o verdadeiro “engenheiro do vinho”.
🍷 Sommelier: o intérprete do vinho
O sommelier é o especialista que apresenta o vinho ao público. Trabalha em restaurantes, hotéis e eventos, cuidando da seleção, armazenamento e harmonização com os pratos. Seu papel é garantir que cada taça seja uma experiência completa, orientando o cliente com elegância e conhecimento.
Ele é o “embaixador” do vinho, responsável por conectar o produtor ao consumidor.
🍾 Enófilo: o amante do vinho
Já o enófilo é o apreciador. Não precisa de formação técnica, mas cultiva amor e curiosidade pela bebida. Participa de degustações, visita vinícolas e busca aprender sobre uvas, regiões e harmonizações. O enófilo é o amigo do vinho — aquele que o celebra, estuda e compartilha.
Do prazer à cultura, é o enófilo que mantém viva a alma do vinho no cotidiano.
🍷 Em resumo
| Perfil | Formação | Atuação | Foco |
|---|---|---|---|
| Enólogo | Curso técnico ou superior em Enologia | Vinícolas e laboratórios | Produção do vinho |
| Sommelier | Curso profissionalizante | Restaurantes e eventos | Serviço e harmonização |
| Enófilo | Nenhuma obrigatória | Onde quiser | Apreciação e cultura |
Mais notícias
Turismo
ABAV Tocantins elege diretoria 2025 a 2027
Publicadas
2 semanas atrássobre
30/10/2025Por
Jaciara BarrosABAV Tocantins elege diretoria 2025–2027 e reforça compromisso com o turismo regional
ABAV Tocantins realizou, na manhã de 30 de outubro, a eleição da nova diretoria para o biênio 2025–2027, em um processo marcado pela união do setor e pelo compromisso de fortalecer o turismo tocantinense. A empresária Vanilda Rodrigues Leite Pacine, fundadora da Vanilda Viagens, foi eleita presidente e anunciou uma gestão voltada à qualificação, inovação e integração do trade turístico local.
Trajetória inspiradora de Vanilda Pacine
Com 28 anos de atuação no mercado, Vanilda Pacine construiu uma carreira marcada por credibilidade e atendimento humanizado. Nascida em Araguaína e radicada em Palmas desde os 18 anos, ela transformou o sonho de realizar excursões em um projeto sólido e reconhecido. Em 2013, fundou oficialmente a Vanilda Viagens, empresa que já contabiliza mais de 130 mil viagens realizadas e é referência em roteiros regionais e nacionais que valorizam experiências únicas.
Casada com Ronaldo Carneiro e mãe de Denizard e Davi Pacine, Vanilda define sua jornada como uma história de fé, coragem e perseverança. “Assumir a presidência da ABAV Tocantins é um privilégio e uma responsabilidade. Vamos trabalhar pela união das agências e valorização do turismo tocantinense”, declarou a nova presidente.
Nova diretoria da ABAV Tocantins
![]()
![]()
- Presidente: Vanilda Rodrigues • Vanilda Viagens
- Vice-presidente Administrativo e Financeiro: Marcelo Perim • Bananal Turismo
- Vice-presidente de Capacitação e Eventos: Rodolfo José Antunes Ferreira • CVC Turismo
- Vice-presidente Jurídico e Patronal: Roberta Nery Arantes • Voa Viagens
- Vice-presidente de Turismo Especializado: Cleib Faria Filho • Jalapão 100 Limites
Conselho Fiscal e de Ética:
Joelson Ferreira de Sousa • Única Viagens e Turismo
Marleny Barbosa Barros • Águia Turismo
Vanessa Aguiar Martins • Mais Turismo
Suplente: Kelly Ribeiro Mundim • Companhia do Turismo
Planos e metas para o biênio 2025–2027
Durante o discurso de posse, Vanilda Pacine destacou que a ABAV Tocantins vai priorizar programas de capacitação técnica e parcerias estratégicas com o Sebrae Tocantins e o Governo do Estado para incentivar o crescimento sustentável do turismo. A nova diretoria pretende ampliar a participação do Tocantins em feiras nacionais, como a ABAV Expo, e fortalecer o marketing digital das agências filiadas.
Outra frente será a promoção do turismo de base comunitária em regiões como o Jalapão e as Serras Gerais, valorizando as comunidades locais e gerando renda com responsabilidade socioambiental.
O papel da ABAV Tocantins no fortalecimento do trade turístico
Fundada em 2003, a ABAV Tocantins representa agências de viagens e operadoras de turismo do estado, promovendo integração, ética e inovação no setor. A entidade atua em sintonia com a ABAV Nacional, e vem ampliando seu protagonismo na defesa dos profissionais de turismo, na qualificação de serviços e na promoção dos destinos tocantinenses.
Com a nova gestão, o objetivo é consolidar o Tocantins como um destino competitivo no cenário nacional, estimulando parcerias público-privadas, inovação tecnológica e a valorização dos profissionais locais.
Mais notícias
Detran Tocantins realiza ações na Semana do Ciclista
Tocantins articula parcerias para povos originários na COP30
Sebrae e Acip lançam campanha de Natal em Paraíso
PF deflagra Operação Nêmesis no Tocantins
Palmas lança programa Palmas Mais Empregos
Parabéns, Carol Fleury Betelli!
Laurez Moreira representa Tocantins na COP30 em Belém
Amélio Cayres destina R$ 300 mil para reforma de quadra
Assembleia Legislativa aprova requerimentos pela educação pública
Prefeitura inaugura 2ª Base da Guarda Metropolitana
Laurez Moreira participa da abertura da COP30 em Belé
Cuidados com decoração natalina evitam acidentes elétricos
Tocantins em Concerto encerra turnê nacional em Porto Velho
TCE aprova contas da gestão de Cinthia Ribeiro de 2023
Rayley Luzza representa o SENAR Tocantins na COP30
Fernanda França celebra a vida
Aleto e Anatel discutem ampliação da telefonia móvel no Tocantins
Aniversário de Evanuelly Nesello reúne amigos no Villa Festa
Iva de Oliveira: brilho nos palcos e na vida
Feliz aniversário Munyque Fernandes
Detran Tocantins realiza ações na Semana do Ciclista
Tocantins articula parcerias para povos originários na COP30
Sebrae e Acip lançam campanha de Natal em Paraíso
PF deflagra Operação Nêmesis no Tocantins
Palmas lança programa Palmas Mais Empregos
Parabéns, Carol Fleury Betelli!
Laurez Moreira representa Tocantins na COP30 em Belém
Amélio Cayres destina R$ 300 mil para reforma de quadra
Assembleia Legislativa aprova requerimentos pela educação pública
Prefeitura inaugura 2ª Base da Guarda Metropolitana
Laurez Moreira participa da abertura da COP30 em Belé
Cuidados com decoração natalina evitam acidentes elétricos
Tocantins em Concerto encerra turnê nacional em Porto Velho
TCE aprova contas da gestão de Cinthia Ribeiro de 2023
Rayley Luzza representa o SENAR Tocantins na COP30
Fernanda França celebra a vida
Aleto e Anatel discutem ampliação da telefonia móvel no Tocantins
Aniversário de Evanuelly Nesello reúne amigos no Villa Festa
Iva de Oliveira: brilho nos palcos e na vida
Feliz aniversário Munyque Fernandes
Detran Tocantins realiza ações na Semana do Ciclista
Tocantins articula parcerias para povos originários na COP30
Sebrae e Acip lançam campanha de Natal em Paraíso
PF deflagra Operação Nêmesis no Tocantins
Palmas lança programa Palmas Mais Empregos
Parabéns, Carol Fleury Betelli!
Laurez Moreira representa Tocantins na COP30 em Belém
Amélio Cayres destina R$ 300 mil para reforma de quadra
Assembleia Legislativa aprova requerimentos pela educação pública
Prefeitura inaugura 2ª Base da Guarda Metropolitana
Laurez Moreira participa da abertura da COP30 em Belé
Cuidados com decoração natalina evitam acidentes elétricos
Tocantins em Concerto encerra turnê nacional em Porto Velho
TCE aprova contas da gestão de Cinthia Ribeiro de 2023
Rayley Luzza representa o SENAR Tocantins na COP30
Fernanda França celebra a vida
Aleto e Anatel discutem ampliação da telefonia móvel no Tocantins
Aniversário de Evanuelly Nesello reúne amigos no Villa Festa
Iva de Oliveira: brilho nos palcos e na vida
Feliz aniversário Munyque Fernandes
DESTAQUES



Social3 dias atrásFernanda França celebra a vida



Social3 dias atrásMárcia Mascarenhas celebra a vida com alegria e estilo



Social3 dias atrásAniversário de Evanuelly Nesello reúne amigos no Villa Festa



Cultura3 dias atrásTocantins em Concerto encerra turnê nacional em Porto Velho



Governo do Tocantins4 dias atrásLaurez transfere gabinete para Saúde e acompanha ações