Turismo
Allianz Partners apresenta relatório sobre o futuro das viagens e da indústria do turismo
Publicadas
3 anos atrássobre
Por
Jaciara Barros
- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2022/12/hiker-g696da8b06-1920-1000x600.jpg&description=Allianz Partners apresenta relatório sobre o futuro das viagens e da indústria do turismo', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
O State of Mind Travel Report do Grupo Allianz Partners revela uma mudança de mentalidade nos consumidores, que enfrentam uma experiência de viagem cada vez mais complexa
A procura dos viajantes por mais flexibilidade está definindo os destinos de viagens pós-pandemia, uma vez que os clientes procuram controlar um número maior de possíveis problemas. Esta é uma das principais tendências destacadas no States of Mind Travel Report, publicado pelo Grupo Allianz Partners, líder mundial em soluções de assistência e seguros B2B2C, que avalia o estado atual e futuro das viagens e a indústria do turismo.
Com base nas percepções dos principais especialistas do setor, Joe Mason, Diretor de Marketing de Viagens do Grupo Allianz Partners, e Luís Araújo, Presidente da Comissão Europeia do Turismo, bem como nos dados das tendências dos próprios clientes da Allianz Partners, o relatório destaca o aumento dos fatores de estresse enfrentados pelos viajantes atualmente.
Além de avaliar as preocupações relacionadas à saúde, os viajantes enfrentam agora perturbações geopolíticas, elevada inflação e incertezas econômicas mais amplas. Isso leva a uma nova atitude em relação às viagens, em que a flexibilidade integrada e a proteção contra os “e se” são ainda mais importantes.
Os dados do Grupo Allianz Partners revelam que a procura viu um aumento substancial nas intenções dos clientes comprarem seguro viagem nos cinco principais mercados europeus (Bélgica, França, Alemanha, Itália e Reino Unido), de 21% em 2019 para 55% em 2022 para viagens internacionais e de 12% para 26% para viagens nacionais. Em linha com a crescente procura, o Grupo Allianz Partners registou o seu maior nível de pedidos de reembolso pós-embarque em 2022.
O relatório destaca também as seguintes tendências:
- O home office ganha dimensão: o crescimento do trabalho remoto e híbrido significa que mais viajantes, de todas as idades, estão combinando negócios com lazer, aumentando assim as viagens “Bleisure”, união entre as palavras business (negócios) e leisure (lazer). O relatório destaca também as adaptações exigidas pelo setor de turismo para dar resposta a essa procura – como, por exemplo, a necessidade de regulamentação atualizada, resolução de questões de domicílio fiscal e a necessidade de mais investimentos em destinos populares;
- Com modelos de trabalho híbridos, que provavelmente permanecerão no futuro, mais viajantes esperam trabalhar no estrangeiro ou em outra residência. A pesquisa do Customer Lab da Allianz Partners verificou que 28% dos viajantes, entre os 18 e os 25 anos, esperam trabalhar no estrangeiro com mais frequência ou numa residência secundária ou familiar no futuro;
- A flexibilidade é fundamental: 85% das famílias mais jovens planeja fazer reservas de viagens flexíveis para lidar com circunstâncias imprevistas. O ano de 2022 foi marcado pelo aumento de viagens familiares multigeracionais, gerando mudanças significativas no setor. Portanto, hotéis e resorts precisam responder a um espectro mais amplo de hóspedes e tornar-se muito mais adaptáveis a uma base de clientes diversificada;
- 41% dos consumidores estão conscientes do impacto ambiental das viagens, no entanto, a sustentabilidade continua a ser um fator relativamente menor nos processos de tomada de decisões sobre viagens.
Joe Mason, Diretor de Marketing de Viagens do Grupo Allianz Partners, relata que “o desejo de viajar novamente ficou evidente nas movimentadas salas de embarque e nos resorts lotados em 2022. Mas os efeitos da pandemia nas necessidades e nas expectativas dos viajantes vieram para ficar. O setor de seguros prestará serviços a um consumidor mais exigente e mais bem informado, que tem uma maior consciência do que é um bom serviço e do que pode correr mal. Portanto, há muito mais pressão para enfrentar no setor do turismo. Soluções flexíveis e integradas para cobrir todos os cenários hipotéticos são agora essenciais para a oferta”.
Luís Araújo, Presidente da Comissão Europeia do Turismo, acrescentou que a indústria das viagens demonstrou uma resiliência incrível nos últimos três anos. Embora os setores de hotelaria e das viagens tenham começado a criar flexibilidade e adaptabilidade nos seus modelos operacionais, isso agora precisa ser replicado em outras partes do ecossistema das viagens. Atrações, museus e eventos são apenas algumas das áreas que precisam começar a pensar em disponibilizar mais opções aos viajantes que procuram limitar o risco de decepção ou perda financeira, se enfrentarem perturbações. Se diferentes partes da indústria puderem trabalhar em conjunto para tornar toda a experiência de viagem positiva, melhor ela estará preparada para o futuro”.
O State of Mind Travel Report do Grupo Allianz Partners baseia-se na pesquisa do Customer Lab da Allianz Partners, no Allianz Partners Summer Vacation Confidence Index, em percepções internas de comportamento do consumidor e em dados de todo o ecossistema mais amplo das viagens. O relatório apresenta também informações e a análise de dois especialistas importantes do setor do turismo: Joe Mason, Diretor de Marketing de Viagens da Allianz Partners, e Luís Araújo, Presidente da European Travel Commission.

Sobre a Allianz Partners
A Allianz Partners é líder mundial em seguros e assistência B2B2C, oferecendo globais nas áreas de seguro internacional de saúde e vida, automotivo, assistência e viagem. Nossos especialistas em inovação estão redefinindo os serviços de seguros, oferecendo produtos e soluções de alta tecnologia e prontos para o futuro, que vão além do seguro tradicional. Nossos produtos são incorporados perfeitamente aos negócios de nossos parceiros ou vendidos diretamente aos clientes e estão disponíveis em cinco marcas comerciais: Allianz Assistance, Allianz Automotive, Allianz Travel, Allianz Care e Mondial Assistance. Presente em 75 países, nossos 21.100 funcionários falam 70 idiomas, lidam com mais de 71 milhões de casos por ano, com foco no esforço para ajudar e proteger clientes em todo o mundo. No Brasil, a Allianz Partners tem mais de 20 anos de atuação, com cerca de 1.600 profissionais, uma célula médica com equipe trilíngue e 10.700 prestadores de serviços que vivem para ajudar.
Para mais informações: https://www.allianz-partners.com.br/
Você pode gostar
Gastronomia
UOL realiza 2ª edição do Prêmio Nossa em São Paulo
UOL celebra a 2ª edição do Prêmio Nossa e elege os melhores bares e restaurantes de São Paulo, em evento no Blue Note.
Publicadas
3 dias atrássobre
22/10/2025Por
Jaciara Barros
Evento reconheceu os melhores bares e restaurantes da capital paulista, com votação popular e júri especializado, em noite de celebração no Blue Note São Paulo.
Na cidade que concentra quase um terço dos bares e restaurantes do país, sair para comer e beber é mais que um hábito — é uma celebração cultural.
Foi nesse clima que, na noite de 20 de outubro, aconteceu a segunda edição do Prêmio Nossa de Bares e Restaurantes, no Blue Note São Paulo.
O evento tem curadoria do Nossa, plataforma de lifestyle do UOL, e contou com patrocínio da 99Food.
Celebração da gastronomia paulistana
A premiação destacou os melhores endereços da capital paulista a partir de dois critérios: o voto popular, encerrado em 8 de agosto, e a avaliação de um júri especializado formado por 60 críticos, jornalistas e influenciadores gastronômicos.
A cerimônia foi conduzida pelo cozinheiro e influenciador Mohamad Hindi e pela jornalista Fabíola Cidral, apresentadora do UOL News.
Juntos, eles reuniram representantes do setor gastronômico e personalidades da cultura paulistana.
“A gastronomia é um dos modos mais genuínos de viver São Paulo. O Prêmio Nossa traduz essa experiência, combinando a voz do público e o olhar dos especialistas. O resultado é um guia que nasce da cidade para a cidade”, afirmou Paulo Samia, CEO do UOL.
Vencedores pelo voto popular
- Melhor bar para petiscar: Veloso
- Melhor boteco: Tantin Bar & Cozinha
- Melhor pizzaria: Pizza Chena
- Melhor restaurante italiano: Vicolo Nostro
- Melhor hamburgueria: Coringa do Beco
Vencedores pelo júri especializado
- Melhor boteco: Moela
- Melhor bar de drinques: The Liquor Store
- Melhor bar de vinhos: Sede261
- Melhor bar para petiscar: Bar do Luiz Fernandes
- Melhor bar com música: Matiz
Destaques gastronômicos
- Melhor pizzaria: Carlos
- Melhor restaurante italiano: Fame
- Melhor hamburgueria: Z Deli
- Melhor restaurante de carnes: Osso
- Melhor restaurante brasileiro: Tordesilhas
- Melhor restaurante japonês: Aizomê
- Melhor restaurante árabe: Make Hommus. Not War
- Melhor restaurante bom e barato: Mapu
Prêmios especiais
- Melhor bar: Tan Tan
- Melhor bartender: Caio Carvalhaes (Tan Tan)
- Melhor restaurante: Tuju
- Melhor chef: Ivan Ralston (Tuju)
Os vencedores refletem a pluralidade e o dinamismo da gastronomia de São Paulo, que se mantém como uma das mais vibrantes e criativas do mundo.
Mais notícias de Gastronomia & Cultura
Turismo
Cetur Tocantins participa da oficina Vai Turismo
Cetur Tocantins participa da oficina do Programa Vai Turismo da CNC, fortalecendo políticas públicas para o setor turístico estadual.
Publicadas
5 dias atrássobre
20/10/2025Por
Jaciara Barros
O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Tocantins, por meio do seu Conselho Empresarial de Turismo (Cetur-TO), participou da Oficina do Programa Vai Turismo, promovida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Realizada na modalidade online, a oficina reuniu representantes de diversas instituições ligadas ao trade turístico tocantinense e contou com a participação do presidente do Cetur Tocantins, Marcelo Perim, que destacou a importância da iniciativa para a construção de políticas públicas integradas e sustentáveis voltadas ao setor.
“O Vai Turismo é uma oportunidade de unir esforços entre o poder público, a iniciativa privada e as entidades do Sistema Comércio. O Tocantins tem um enorme potencial turístico e é fundamental que nossas propostas sejam ouvidas na formulação de políticas que gerem desenvolvimento, emprego e renda”, ressaltou Marcelo Perim.
A atividade foi a primeira etapa da mobilização nacional promovida pela CNC para a elaboração de um documento com propostas de políticas públicas voltadas ao fomento do turismo, que será apresentado aos candidatos nas eleições de 2026.
O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Tocantins, por meio do Cetur, tem atuado de forma permanente no fortalecimento do turismo estadual, promovendo qualificação profissional, inovação e sustentabilidade como pilares para o desenvolvimento regional.
O Programa Vai Turismo tem como objetivo mobilizar os estados na construção da Agenda Nacional do Turismo, promovendo o diálogo entre diferentes setores e consolidando estratégias que fortaleçam o turismo como fator de desenvolvimento econômico e social em todo o país.
A iniciativa reforça o papel do Sistema Comércio como agente transformador, estimulando o crescimento sustentável e a geração de oportunidades para profissionais e empresas do setor turístico.
📍 Saiba mais sobre as ações do Cetur Tocantins e os projetos do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac no fortalecimento do turismo estadual em www.sescto.com.br.
Turismo
Último dia para garantir a participação no Festival Bar em Bar 2025
Inscrições se encerram 15 de outubro; evento é oportunidade única para bares ganharem visibilidade e atrair novos clientes
Publicadas
1 semana atrássobre
15/10/2025Por
Jaciara Barros
| Empreendedores do setor de alimentação fora do lar têm até o dia de hoje (15 de outubro) para se inscrever no Festival Bar em Bar 2025, promovido pela Abrasel. Esta é a reta final para garantir presença em um dos maiores eventos gastronômicos do país, que neste ano acontece de 30 de outubro a 16 de novembro, com o tema “A cidade inteira cabe no bar”. |
O festival é uma vitrine nacional para bares e botecos que desejam ampliar sua visibilidade, atrair novos públicos e impulsionar o faturamento. A participação ainda estimula a integração a uma rede que valoriza os bares como espaços de convivência e criatividade.
“O festival enaltece a cultura dos bares, que está enraizada no povo brasileiro. Ele valoriza os estabelecimentos, trazendo um convite à inovação no cardápio e no atendimento, além de dar mais visibilidade e promover a captação de clientes. É uma oportunidade de celebrar a força dos bares em todo o país e aumentar o faturamento dos negócios”, afirma Lucas Pêgo, líder de Desenvolvimento na Abrasel.
O evento, que chega à sua 19ª edição, convida os estabelecimentos a explorarem ingredientes regionais e receitas autorais que traduzam a alma de cada canto do país. Empresários que já participaram destacam o impacto positivo do festival na movimentação do salão e na fidelização de clientes.
Sócio do Pirata Bar, em Fortaleza (CE), Taiene Righetto conta que o negócio já participa do Bar em Bar há 10 edições, e que ele opera um papel importante em fortalecer o relacionamento com o público. “O festival atrai novos clientes e reacende o interesse de quem já nos conhece. Muita gente vem por curiosidade de experimentar o prato do festival e acaba virando cliente fiel”.
“O faturamento também cresce de forma consistente. É um momento em que conseguimos vender mais, movimentar a equipe e até criar novas oportunidades. Alguns pratos que foram destaque no festival acabaram entrando de vez no cardápio”, completa.
Taiene também destaca o ganho de imagem como um dos principais fatores positivos. “Participar do Bar em Bar coloca o estabelecimento em evidência, gera mídia espontânea, dá orgulho à equipe e cria um clima de celebração na casa. Também é uma excelente chance de trocar experiências com outros empresários do setor e fortalecer a nossa rede”.
Para esta edição, o empresário revela que as expectativas são as melhores possíveis. “A cada ano o festival cresce, atrai mais público e ganha mais relevância. Estamos preparando um prato especial e uma experiência ainda melhor para os clientes. Acreditamos que será mais uma edição de muito sucesso, tanto para o nosso negócio quanto para todo o setor de bares e restaurantes de Fortaleza”.
Com o encerramento das inscrições se aproximando, é importante estar atento ao prazo: hoje é o último dia para negócios de todo o Brasil firmarem sua participação. Garanta sua vaga agora mesmo clicando aqui.
Serviço
Período de inscrições: 15/set a 15/out
Período de realização: 30/out a 16/nov
Mais informações: barembar.com.br

Samuel Siqueira Campos vive o doce rito da caneta

Nasce Eduardo, filho de Kátia Chaves e Eduardo Fortes

Mattel celebra 80 anos com Barbie e homenagem a colecionador

Laurez Moreira prorroga concurso do Corpo de Bombeiros

Som, rua e resistência: Meninos do Bairro viram arte

Hospital de Amor lança campanha Direito de Viver no TO

Sarau Cultural celebra arte tocantinense no Pátio de Chile

APAE Palmas abre matrículas para projeto TEAtivo

Sebrae leva empresários do TO para Conescap em SC

Energisa alerta sobre 200 mil raios no Tocantins em outubro

Aprosoja Tocantins participa do CNMA em São Paulo

Feijoada beneficente Epitácio Brandão

Concerto ROCK.BR mistura coral e rock em Palmas

GIIR Agro em Palmas foca inovação e sustentabilidade

Carol lidera o Destino Mumbuca Paris

Baile dos Médicos 2025 – Registro fotográfico

Alessandra Bacelar prestigia noite de música e arte

Programa Brasil Antenado chega ao Tocantins

Polícia Federal e FICCO realizam operação contra o tráfico de drogas em Arraias

Tocantins lamenta a morte do prefeito Antônio do Bar

Samuel Siqueira Campos vive o doce rito da caneta

Nasce Eduardo, filho de Kátia Chaves e Eduardo Fortes

Mattel celebra 80 anos com Barbie e homenagem a colecionador

Laurez Moreira prorroga concurso do Corpo de Bombeiros

Som, rua e resistência: Meninos do Bairro viram arte

Hospital de Amor lança campanha Direito de Viver no TO

Sarau Cultural celebra arte tocantinense no Pátio de Chile

APAE Palmas abre matrículas para projeto TEAtivo

Sebrae leva empresários do TO para Conescap em SC

Energisa alerta sobre 200 mil raios no Tocantins em outubro

Aprosoja Tocantins participa do CNMA em São Paulo

Feijoada beneficente Epitácio Brandão

Concerto ROCK.BR mistura coral e rock em Palmas

GIIR Agro em Palmas foca inovação e sustentabilidade

Carol lidera o Destino Mumbuca Paris

Baile dos Médicos 2025 – Registro fotográfico

Alessandra Bacelar prestigia noite de música e arte

Programa Brasil Antenado chega ao Tocantins

Polícia Federal e FICCO realizam operação contra o tráfico de drogas em Arraias

Tocantins lamenta a morte do prefeito Antônio do Bar

Samuel Siqueira Campos vive o doce rito da caneta

Nasce Eduardo, filho de Kátia Chaves e Eduardo Fortes

Mattel celebra 80 anos com Barbie e homenagem a colecionador

Laurez Moreira prorroga concurso do Corpo de Bombeiros

Som, rua e resistência: Meninos do Bairro viram arte

Hospital de Amor lança campanha Direito de Viver no TO

Sarau Cultural celebra arte tocantinense no Pátio de Chile

APAE Palmas abre matrículas para projeto TEAtivo

Sebrae leva empresários do TO para Conescap em SC

Energisa alerta sobre 200 mil raios no Tocantins em outubro

Aprosoja Tocantins participa do CNMA em São Paulo

Feijoada beneficente Epitácio Brandão

Concerto ROCK.BR mistura coral e rock em Palmas

GIIR Agro em Palmas foca inovação e sustentabilidade

Carol lidera o Destino Mumbuca Paris

Baile dos Médicos 2025 – Registro fotográfico

Alessandra Bacelar prestigia noite de música e arte

Programa Brasil Antenado chega ao Tocantins

Polícia Federal e FICCO realizam operação contra o tráfico de drogas em Arraias

Tocantins lamenta a morte do prefeito Antônio do Bar
DESTAQUES
Economia3 dias atrásMaya Negócios Imobiliários inicia nova fase
Moda e Estilo3 dias atrásFloratta Rose Bouquet inaugura novo capítulo do Boticário
Social5 dias atrásCosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025
Agronegócio3 dias atrásSeminário apresenta PL de Agroecologia e Produção Orgânica no Tocantins
Social4 dias atrásChef Ruth Almeida lança projeto gastronômico na Viva Arouche





