Palmas
Alunos de nove unidades da rede municipal de ensino recebem diploma do Proerd
Acontece nesta quinta-feira, 28, às 9 horas, no salão da Igreja Universal do Reino de Deus, em Palmas, a formatura da turma de 2024 do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Na ocasião, 784 alunos de nove unidades educacionais da rede municipal de ensino da Capital receberão o diploma. O evento vai reunir autoridades, gestores da educação, policiais e familiares e comunidade escolar para a entrega de certificados.
Para a técnica da educação fundamental que acompanha as atividades do Proerd na Semed, professora Tatiana Martins, o programa é considerado uma integração entre escola, família e polícia. “No decorrer das atividades os estudantes têm acesso às lições que ensinam a compreender e refletir sobre consequências de escolhas, levando-o a optar por decisões seguras e responsáveis, além de ensinar estratégias de resistência ao oferecimento de drogas bem como prevenção ao bullying”, conta a educadora, lembrando que, ao final de cada etapa do programa, os alunos fazem uma redação sobre os temas discutidos.
Dentre as escolas que tiveram alunos no Proerd em 2024, estão a Escola Municipal Thiago Barbosa; Escola Municipal Estevão de Castro; Escola Municipal Aurélio Buarque; ETI Fidêncio Bogo; ETI Cora Coralina; ETI Monsenhor Pedro Pereira Piagem; ETI Olga Benário; Escola Municipal Paulo Freire e Escola Municipal Henrique Talone.
O programa
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar é uma iniciativa que dá apoio ao desenvolvimento de ações preventivas para alunos da rede, com foco em mantê-los longe das drogas. O programa existe no município desde 2002 e tem parceria da Secretaria Municipal da Educação (Semed).