ALETO
Amélio Cayres e UFNT discutem estação climática em Esperantina
Presidente da Aleto e reitor da UFNT articulam implantação de estação de pesquisa em Esperantina.

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), reuniu-se com o reitor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Airton Sieben, para tratar da implantação de uma estação de pesquisa e monitoramento de mudanças climáticas em Esperantina, no Bico do Papagaio.
O projeto, desenvolvido em parceria com uma universidade estatal de Tyumen (Rússia), tem como objetivo criar uma área de referência em estudos sobre mudanças climáticas. A escolha de Esperantina se deve à sua localização estratégica: região de transição entre os biomas Amazônia e Cerrado e ponto de encontro dos rios Araguaia e Tocantins.
Importância da UFNT na Pesquisa Científica e Desenvolvimento Regional
Durante a reunião, o reitor, acompanhado do assessor da reitoria, professor João Vidal, destacou que a estação permitirá pesquisas multidisciplinares em biodiversidade terrestre e aquática, sequestro de carbono e monitoramento de gases de efeito estufa. Também será foco do projeto avaliar os impactos das mudanças climáticas sobre populações do ecótono Amazônia-Cerrado, incluindo comunidades tradicionais, agricultores familiares e moradores que dependem diretamente dos recursos naturais da região.
“Esse é um projeto que já vem sendo desenvolvido em parceria com a Universidade de Tyumen há dois anos, com expedições na área prevista e assinatura de protocolo de intenções, além do alinhamento com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil. Agora, avançamos nas tratativas sobre a área para instalação da estação. Contar com o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, que também é representante do extremo-norte do Tocantins, é fundamental tanto pelos encaminhamentos quanto pela rapidez no apoio recebido”, afirmou o reitor Airton. |
Ao receber o projeto, o deputado Amélio Cayres reforçou o compromisso da Aleto em apoiar a iniciativa e destacou a importância da estação para o desenvolvimento regional. “É uma alegria poder contribuir com a universidade e trazer a pesquisa para perto do povo. Esse projeto vai fortalecer a ciência, gerar renda e trazer impactos positivos para toda a região. Já iniciamos os encaminhamentos e vamos abraçar essa causa”, destacou o parlamentar.
No encerramento da reunião, Amélio foi convidado a participar de uma expedição in loco, nos próximos dias, envolvendo a Prefeitura Municipal de Esperantina, o Incra e a Superintendência do Patrimônio da União no Tocantins.
ALETO
Deputado Amélio celebra 22ª Festa do Arroz em Carrasco Bonito
A 22ª Festa do Arroz reuniu moradores e visitantes em Carrasco Bonito, com shows, esportes e presença do deputado Amélio Cayres.

“A Festa do Arroz foi uma das primeiras do Bico e nos inspirou a criar outras festividades na região. É um momento de celebração das nossas tradições, de valorização da produção agrícola e de encontro das famílias. Parabenizo o prefeito Nego por resgatar essa Festa em sua gestão e a cada ano fazer um evento ainda melhor”, destacou o deputado Amélio.
Programação da Festa do Arroz
As atividades começaram na sexta-feira (26) com o Dia do Evangélico, que trouxe apresentações de igrejas locais e os shows das cantoras gospel Gesilene Silva e Suellen Lima. No sábado (27), a programação incluiu a abertura do campeonato municipal à tarde e, à noite, atrações como a banda Forró Pressão, a escolha da Garota Arroz 2025 e os shows de Manu Bahtidão e Wanessa Oliver, que encerraram a festa.
Presença de autoridades
O deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) esteve presente e acompanhou as atividades ao lado do prefeito Nego e de lideranças locais. Ele destacou a importância da Festa do Arroz como parte do calendário cultural da região.
Tradição cultural no Tocantins
Realizada desde os anos 1990, a Festa do Arroz está consolidada como uma das principais manifestações culturais do Tocantins, reunindo fé, música, gastronomia e esporte em Carrasco Bonito.
ALETO
Comissão de Constituição e Justiça vai analisar Lei Harenaki Javaé

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) encaminhou, nesta terça-feira, 23, para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) a proposta do deputado Gutierres Torquato (PDT) que institui a Campanha de Atenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres Indígenas – Lei Harenaki Javaé. A campanha tem o objetivo de conscientizar, prevenir e combater todas as formas de violência praticadas contra as mulheres indígenas e visa ao fortalecimento de redes de proteção.
Para o autor, a iniciativa tem caráter educativo, preventivo e mobilizador no apoio às ações comunitárias e institucionais, em respeito à diversidade cultural e à dignidade humana. A denominação da Lei Harenaki Javaé visa preservar a memória da jovem indígena Harenaki, que foi vítima de feminicídio no início deste mês.
O autor sugere que a campanha promova palestras, oficinas e outras ações educativas em escolas, aldeias, universidades e comunidades, difundindo informações sobre os direitos das mulheres indígenas, informando os canais de denúncia e os serviços de proteção e de atendimento.
Caso Harenaki Javaé
O feminicídio de Harenaki Javaé ocorreu na aldeia Canauanã, em Formoso do Araguaia, em 6 de setembro de 2025, e mobilizou a sociedade, o Ministério dos Povos Indígenas e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Harenaki foi vítima de abuso. Ela tinha deficiência intelectual e foi encontrada morta e carbonizada. O caso acendeu o alerta para a necessidade urgente de políticas públicas efetivas para o enfrentamento desse tipo de violência contra as indígenas.
ALETO
Valdemar Júnior propõe Título de Cidadão Tocantinense ao jornalista Luiz Pires

O deputado estadual Valdemar Júnior (Republicanos) apresentou, nesta terça-feira, 23, durante sessão na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei que concede o Título de Cidadão Tocantinense ao jornalista piauiense Luiz de Sousa Pires.
Reconhecido por sua trajetória no jornalismo, turismo e cultura, Luiz Pires reside no Tocantins há mais de 30 anos e tem contribuído de forma significativa para o desenvolvimento do Estado. Atualmente, ele preside a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Nacional) e é membro da Academia Tocantinense de Letras (ATL).
Para o deputado Valdemar Júnior, a homenagem é uma forma de gratidão ao legado construído por Pires.
“O Título de Cidadão Tocantinense é um reconhecimento justo e necessário pela dedicação e relevância dos serviços prestados pelo jornalista Luiz Pires ao nosso Estado; é também uma forma oficial de agradecimento deste Parlamento e do povo tocantinense a um homem que, mesmo nascido em outro estado, dedicou sua vida à construção e ao desenvolvimento do Tocantins”, destacou o parlamentar.
Biografia
Luiz de Sousa Pires (Luiz Pires) nasceu em Floriano – PI, em 13 de abril de 1951, e adotou o Tocantins como sua terra de coração. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Luiz atuou em veículos de comunicação no Paraná, Goiás e Tocantins, destacando-se pela produção de conteúdo jornalístico e cultural.
Servidor público do Estado, é documentarista, escritor e atual presidente da Abrajet Nacional. Sua atuação sempre esteve voltada para a comunicação, o turismo e a cultura, áreas em que se consolidou como referência no Tocantins.
-
Tocantins1 dia atrás
Cânion da Ilha Negra é área restrita e não pode ser visitado
-
Entretenimento2 dias atrás
Curta “Maria Izabel” vence prêmio no Festival Cine Toca
-
Moda e Estilo4 dias atrás
Make Experience Day reúne especialistas em Palmas
-
Entretenimento1 dia atrás
MP aprovada atualiza salários de servidores temporários do Tocantins
-
Governo do Tocantins3 horas atrás
Governo do Tocantins promove Outubro Verde contra sífilis