Em Brasília, governador Wanderlei Barbosa articula ampliação de recursos do SUS no Tocantins
O governador Wanderlei Barbosa liderou articulação em Brasília para garantir a ampliação de recursos do SUS no Tocantins, com foco no custeio da atenção especializada e alta complexidade.
Para fortalecer e ampliar a oferta de serviços de atenção especializada na Rede de Atenção à Saúde, o governador Wanderlei Barbosa liderou, nesta quinta-feira, 18, uma articulação junto ao Ministério da Saúde, em Brasília, visando a ampliação de recursos do SUS no Tocantins.
A reunião ocorreu com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, além de representantes da bancada federal tocantinense. O encontro tratou do reforço financeiro necessário para manter e expandir serviços que hoje são custeados, em grande parte, com recursos próprios do Governo do Estado.
Ampliação de recursos do SUS no Tocantins e o Teto MAC
Na pauta apresentada ao Ministério da Saúde, o Tocantins pleiteia a concessão de Incremento Temporário no Teto de Média e Alta Complexidade (MAC), no valor de R$ 400.886.262. O recurso é fundamental para garantir a continuidade e a ampliação dos serviços de saúde ofertados à população.
Grande parte desses serviços vem sendo mantida com recursos estaduais, o que reforça a necessidade da ampliação de recursos do SUS no Tocantins por parte do Governo Federal.
Serviços de alta complexidade contemplados
Entre os serviços contemplados no pedido estão as Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) de Palmas e Araguaína, além de 71% dos 2.438 leitos clínicos do SUS no Estado.
Também integram a rede assistencial 97% dos 289 leitos de UTI, 95% dos 95 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), a Rede de Atenção Psicossocial, UTI móvel terrestre, Hemorrede, ambulatórios especializados, serviços de terapia renal substitutiva e centros de reabilitação.
Alta dependência do SUS reforça necessidade de recursos
Com 139 municípios e cerca de 1,5 milhão de habitantes, segundo dados do IBGE, o Tocantins possui 92% da população dependente exclusivamente do SUS, índice que coloca o Estado entre os cinco com maior dependência do sistema público de saúde no Brasil.
A rede estadual conta com 49 hospitais que atendem pelo SUS, sendo 17 estaduais, 30 municipais com cofinanciamento estadual, um federal e um filantrópico contratualizado pela Secretaria de Estado da Saúde.
Investimentos estaduais e diálogo com o Ministério da Saúde
Segundo o governador Wanderlei Barbosa, somente em 2025 o Tocantins já investiu mais de R$ 3 bilhões em saúde. Para ele, a ampliação de recursos do SUS no Tocantins é essencial para garantir sustentabilidade ao sistema.
“Retornamos ao Ministério da Saúde para reforçar a necessidade que o Tocantins tem desse suporte financeiro. Pela grande demanda e pela realidade de mais de 90% da população SUS dependente, é fundamental que o Governo Federal amplie sua participação”, afirmou o governador.
Atuação integrada e apoio da bancada federal
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, avaliou a agenda como produtiva e destacou a importância da atuação conjunta entre Estado, municípios e o Ministério da Saúde, inclusive em ações recentes como o enfrentamento do sarampo, que resultou no encerramento do surto em Campos Lindos.
A reunião contou com o apoio direto da bancada federal, fortalecendo o pleito pela ampliação de recursos do SUS no Tocantins.
Autoridades presentes na reunião
Participaram da comitiva o senador e vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes; a senadora Professora Dorinha; os deputados federais Carlos Gaguim e Filipe Martins; o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes; o secretário de Estado da Fazenda, Donizeth Silva; e o vice-presidente executivo da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura, Túlio Parreira Labre.

Governo paga 13º salário a servidores
Programa AlimenTO beneficia famílias
Modernização do transporte coletivo
Sebrae orienta sobre descarte responsável


