Energisa
Apesar da chuva no final de semana, outubro começa com temperaturas em torno de 40 °C no Tocantins

Para o tocantinense, o mês de setembro termina com chuva. De acordo com o NetClima, empresa especializada no monitoramento climático, existe condições para precipitações acompanhadas de descargas atmosféricas e ventos de até 60 km/h no Tocantins, com destaque para a região centro-sul. “Esse cenário de chuva com ventos e raios é propício para a queda de galhos e árvores, que podem atingir a rede elétrica. Por isso, orientamos que, ao se deparar com cabos ou qualquer estrutura elétrica no chão, não se aproximar e entrar em contato com a concessionária para que possamos fazer os reparos necessários”, explica o gerente de operações da Energisa, Alberto Cunha.
Além da vegetação, objetos também podem ser lançados na rede por conta dos ventos, como placas e telhados, por exemplo. “Nesses casos, pedimos que não tentem retirar o objeto por conta própria. Pois, se a rede estiver energizada, há o risco de sofrer choque elétrico. Sempre que houver impactos na rede elétrica, a orientação também é acionar a Energisa”, complementa Cunha.
Outros cuidados que os clientes devem ter é de evitar fazer manutenções quando estiver chovendo, não manusear aparelhos elétricos com mãos molhadas ou pés descalços e não ligar equipamentos em tomadas instaladas em paredes úmidas.
Onda de calor
Segundo o NetClima, empresa parceira que faz o monitoramento climático para a Energisa, a chuva deve cessar ainda no final de semana, dando espaço para uma nova onda de calor, quando as temperaturas devem ficar em torno de 40°C. “A partir de terça-feira, dia 3, haverá condições para chuva com intensidade moderada a localmente forte, acompanhada de descargas atmosféricas, sobretudo no centro-sul da região. Porém, ainda na próxima semana, as temperaturas estarão elevadas e a tendência indica possibilidade de atuação de uma nova onda de calor, que pode influenciar principalmente a região do Tocantins”, explica a meteorologista e consultora da Energisa, Ana Paula Paes.
Para enfrentar as altas temperaturas, é possível que algumas famílias aumentem o uso de equipamentos como aparelhos de ar-condicionado, climatizadores e ventiladores. Porém, é preciso ficar atento se a fiação doméstica está preparada para o aumento do consumo de energia. “Caso a rede interna do imóvel tenha mais de cinco anos, e nesse período você tenha adquirido mais eletrodomésticos aumentando o consumo da sua casa, é recomendado fazer uma revisão com eletricista residencial e informar à Energisa o aumento de carga, para que seja considerado quando houver manutenções e melhorias na sua região. Assim você evita oscilação de energia no imóvel ou disparo do disjuntor”, orienta o engenheiro eletricista e especialista em eficiência energética da Energisa Tocantins, Domingos Junior.
“Esse aumento de carga acontece, por exemplo, quando há um acréscimo considerável da demanda de energia por aparelhos elétricos não previstos no cadastro que os clientes realizam junto à Energisa no momento da solicitação da ligação de energia”, explica o engenheiro. Empresas e indústrias também precisam atualizar a carga quando houver aumento ou diminuição, apresentando um novo projeto elétrico.
Para entrar em contato com a Energisa, o cliente pode acionar a empresa por um dos canais de atendimento digital, sem espera ou filas:
– Aplicativo Energisa ON
– Site www.energisa.com.br
– WhatsApp Gisa www.gisa.energisa.com.br
Energisa
Energisa Tocantins é 1ª na Abradee 2025 no Norte e Centro-Oeste
Pelo 4º ano seguido, Energisa Tocantins é reconhecida entre as melhores do país e vence a categoria Norte e Centro-Oeste no Prêmio Abradee 2025; 3º lugar nacional na avaliação dos clientes.

A Energisa Tocantins conquistou, pela quarta vez consecutiva, o reconhecimento como uma das melhores distribuidoras de energia do país. Em 2025, a empresa alcançou o 1º lugar na categoria Região Norte e Centro‑Oeste do Prêmio Abradee, principal reconhecimento do setor de distribuição de energia elétrica no Brasil. O anúncio foi feito na quarta‑feira, 20 de agosto, em Brasília, em cerimônia que celebrou os 50 anos da associação.
Excelência reconhecida
O Prêmio Abradee destaca distribuidoras com melhor desempenho em qualidade da gestão, inovação, sustentabilidade, avaliação pelo cliente e desempenho operacional. Além do título regional, a Energisa Tocantins ficou no pódio em nível nacional, eleita 3ª melhor do país na avaliação dos clientes — ranking definido exclusivamente por pesquisa de satisfação.
Depoimento
“Conquistar o primeiro lugar pelo quarto ano consecutivo é resultado do trabalho de todos os colaboradores e reforça nosso compromisso com a qualidade. É um estímulo para continuarmos investindo e trabalhando diuturnamente pelo fornecimento de energia em todo o Tocantins.” — Alessandro Brum, diretor‑presidente da Energisa Tocantins
Reconhecimentos recentes
- Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor 2024 – IASC: 1º lugar na região Norte, pelo 3º ano seguido.
- Great Place to Work (GPTW) 2025: 1º lugar entre empresas de Geração, Distribuição e Transmissão de energia no Brasil; 5ª vez consecutiva da distribuidora no topo do setor.
Sobre o Prêmio Abradee
Em sua 27ª edição, o Prêmio Abradee combina pesquisa com milhares de consumidores e análise de indicadores técnicos e de gestão das distribuidoras, consolidando o panorama de benchmarking do setor elétrico brasileiro.
- 1º lugar na categoria Norte e Centro‑Oeste – Abradee 2025
- 3º lugar nacional na avaliação dos clientes
- 4º ano seguido entre as melhores do país
- Metodologia: gestão, inovação, sustentabilidade, cliente e operação
Leia também
Energisa
Festa da Colheita movimenta Jalapão e valoriza trabalho das mulheres do capim dourado
O quilombo Mumbuca recebe evento que celebra tradição, fortalece o empreendedorismo e promove o manejo sustentável do capim dourado

Energisa
Projeto Nossa Energia prevê sorteio de geladeiras, ventiladores e trocar mais de 20 mil lâmpadas em cidades do Tocantins
Primeiras cidades que receberão o projeto são Novo Acordo, Tocantínia, Ponte Alta, Tocantinópolis, Palmas, São Miguel e Peixe

-
Comprove o funcionamento da geladeira usada, contendo gelo no congelador e/ou frost free gelada;
-
A geladeira deve ter ao mínimo cinco anos de uso;
-
Após a comprovação da usabilidade, os sorteados deverão assinar o termo de doação da geladeira antiga para receber e usufruir do equipamento novo.
-
Social4 dias atrás
Déborah Lopes fecha contrato nacional e prêmio de R$ 50 mil
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Wanderlei Barbosa destaca Tocantins no LIDE 2025
-
Social4 dias atrás
Crivelari Arquitetura inaugura escritório em Palmas
-
Turismo5 dias atrás
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem
-
Tocantins4 dias atrás
PF Tocantins inaugura Central de Atendimento no Capim Dourado