Governo do Tocantins
Após inspeção, Governo do Tocantins quer solução rápida para crime ambiental na divisa com a Bahia
Órgãos ambientais da Bahia e do Governo Federal já foram acionados para ajudar a identificar e punir os culpados; além disso, um relatório completo será entregue para a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, no próximo dia 14
Uma equipe do Governo do Tocantins liderada pelo secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Marcello Lelis, juntamente com o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Renato Jayme, realizaram na manhã deste sábado, 4, uma visita in loco à cidade de Lavandeira para investigar denúncias de crime ambiental em uma área nas Serras Gerais, região sudeste do Tocantins, na divisa com o estado da Bahia. A ação foi determinada pelo governador Wanderlei Barbosa, que cobrou ações imediatas dos órgãos competentes para avaliar a extensão dos danos ambientais e buscar uma solução rápida para o problema, inclusive com a identificação e punição dos culpados. Os órgãos ambientais baianos e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já foram acionados pelo Governo do Tocantins.
A equipe sobrevoou as áreas da cabeceira do Rio Palma entre os municípios de Aurora do Tocantins e o Riacho Bartolomeu, afluente da bacia do Rio Palma na região do Mosquito.
Após a visita in loco, o secretário da Semarh, Marcello Lelis, pontuou as medidas que serão tomadas com a identificação dos danos existentes na região. “O governador Wanderlei Barbosa determinou que viéssemos até aqui averiguar a real situação do local. O helicóptero nos deu condição de pousar próximo a cratera, que permitiu observar a gravidade da situação. Identificamos realmente a proximidade da lavoura onde houve a grande erosão, e a existência de descarte de embalagens de agrotóxicos e de pneus. A nossa missão agora é aguardar o relatório que o Naturatins vai preparar com as coordenadas e informações técnicas. No próximo dia 14 de novembro, em Brasília-DF, iremos entregar em mãos esse relatório ao presidente do Ibama e também à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Para que eles possam intermediar essa relação entre os dois estados, Bahia e Tocantins, visto que o problema afeta ambos”, destacou o secretário Marcello Lelis.
“O nosso principal foco é identificar onde está a causa do problema se isso é reincidente. Vamos fazer um relatório robusto, consistente, com dados e informações sobre a questão do impacto na qualidade da água, os resíduos e todas as evidências que a gente puder coletar. O que já podemos antecipar é que o código florestal estabelece uma distância de 100 metros para as áreas de preservação permanentes em bordas, chapadas e tabuleiros. Porém, neste caso, nossas equipes constataram que essa distância não foi respeitada, descumprindo a legislação. O relatório completo da inspeção será apresentado será entregue ao secretário Marcello Lelis, que juntamente com o nosso governador Wanderlei Barbosa, levará as autoridades nacionais para que providências como a retirada das embalagens de agrotóxicos, dos pneus e a recomposição da área degradada sejam tomadas. Além da punição exemplar dos culpados”, ressaltou o presidente do Naturatins, Renato Jayme.
Durante a visita, a equipe do Governo do Tocantins teve a oportunidade de conversar com moradores locais, representantes da sociedade civil e profissionais da área ambiental para entender melhor a gravidade da situação e discutir possíveis medidas de prevenção e remediação. O diálogo com a população foi enriquecedor, fornecendo informações valiosas sobre o impacto ambiental, as preocupações dos residentes e as possíveis soluções a serem adotadas.
O prefeito de Lavandeira, Roberto Cesar, pontuou a maior preocupação das famílias que residem próximo ao local atingido, e ressaltou seu agradecimento ao governador Wanderlei Barbosa, e a todas as autoridades responsáveis pela rapidez em buscar uma solução ao problema apresentado. “Nosso receio é um futuro desastre ambiental, algo causado pela ação humana que pode afetar 30 famílias que vivem próximo a região. Mas acreditamos no nosso Governador, no trabalho árduo que as equipes de fiscalização já estão realizando no local. E que juntos nós possamos concentrar esforços para solucionar esse problema que tem afetado a nossa linda região das Serras Gerais”, finalizou o prefeito de Lavandeira, Roberto Cesar.
O presidente da ONG Voz Ambiental, Bernardino Rodrigues, um dos responsáveis por realizar a denúncia do crime ambiental nos órgãos estaduais, relatou que a principal preocupação é com a comunidade ribeirinha que vive próximo a área afetada. “Tem famílias na região, próximo a principal erosão, e nossa preocupação é a qualidade da água, pois os agrotóxicos escorrem para as nascentes. Mas tenho certeza que o governador Wanderlei Barbosa, o secretário Marcello Lelis, juntamente com o presidente do Naturatins que deram início ao processo de fiscalização vão conseguir uma solução imediata para reverter essa situação que afeta diretamente a população de Lavandeira e municípios vizinhos”.
Serras Gerais
Além das famílias que estão sendo impactadas, a região das Serras Gerais é um destino ecoturístico conhecido no Tocantins, que pode acabar tendo a atividade prejudicada devido à possível contaminação dos mananciais, que são afluentes do Rio Tocantins, um dos principais do Estado.
Governo do Tocantins
Vice-governador Laurez recebe bispo Dom José Moreira e comitiva de Minas Gerais em missão cultural no Tocantins

Na manhã desta sexta-feira, 29, o vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, recebeu em seu gabinete, no Palácio Araguaia, o bispo da Diocese de Porto Nacional, Dom José Moreira, acompanhado de uma comitiva de Minas Gerais que veio ao Estado em missão de intercâmbio cultural e institucional.
O vice-governador falou da sua alegria de receber o bispo juntamente com a comitiva que o acompanhava. “É uma alegria receber o bispo Dom José e toda a comitiva aqui no meu gabinete. Para nós, é sempre uma honra acolher visitantes que vêm conhecer o Tocantins, compartilhar experiências e fortalecer laços culturais e institucionais.”
O grupo, composto por representantes de diferentes instituições mineiras, entre elas a Secretaria Municipal de Turismo de Januária, a Superintendência Regional de Ensino, além de empresários e autônomos, veio conhecer as potencialidades naturais, culturais e turísticas do Tocantins.
Na ocasião, Laurez destacou a importância histórica da criação do Tocantins e contou aos visitantes as principais fases de ocupação e desenvolvimento do território. “O Tocantins é um Estado jovem, mas que nasceu da luta de um povo que sempre acreditou em sua terra. Nossa formação se deu em quatro grandes frentes. A primeira foi no século XVIII, a extração de ouro, o que trouxe os primeiros povoamentos para cá. Depois, já na década de 1940, tivemos a segunda frente com a exploração do cristal de rocha. A terceira foi a construção da rodovia Belém-Brasília, que abriu caminhos para a integração do Tocantins ao restante do país. E, por fim, a quarta frente, que veio com o projeto de irrigação do Rio Formoso, junto com a criação do nosso Estado e a construção de Palmas, que se tornou o símbolo da nossa identidade e do nosso futuro. Hoje, poder compartilhar essa história e mostrar nossas potencialidades é também um convite para que novos laços sejam construídos”, afirmou Laurez Moreira.
Dom José Moreira ressaltou o simbolismo do intercâmbio entre Minas Gerais e Tocantins, lembrando sua própria trajetória de vida. “Essa visita tem uma importância enorme, porque une duas terras que fazem parte da minha história: Minas, onde morei por 14 anos, e o Tocantins, minha origem. Sou jalapoeiro e lutei pela criação deste Estado. Ver essa comitiva sendo recebida aqui no Palácio, conhecendo nossas raízes e nossa cultura, é motivo de gratidão. Louvo a Deus por essa oportunidade e pelo acolhimento que tivemos”, destacou o bispo.
A educadora mineira Stela Aparecida Abreu Santos, integrante da comitiva, descreveu a experiência no Tocantins como inesquecível. “Desde nossa chegada, fomos recebidos com muito carinho e acolhimento. Passamos dias em Porto Nacional e depois seguimos para o Jalapão, conhecendo fervedouros, cachoeiras, a Lagoa do Japonês e a Pedra Furada. Ficamos encantados com a organização, o engajamento dos guias, das pousadas e restaurantes. Foi uma experiência que nos deixou com vontade de voltar e explorar ainda mais as riquezas desse Estado”, relatou.
Stela também elogiou a postura do vice-governador Laurez Moreira. “É a segunda vez que temos a oportunidade de encontrar o vice-governador, e mais uma vez nos surpreendeu a forma tão próxima que ele tem de estar com a comunidade. Percebemos isso quando Dom José tomou posse em Porto Nacional e confirmamos agora. Diferente do que vemos em outros gabinetes ou palácios de governo, aqui encontramos um vice-governador que conhece a história do seu povo, valoriza sua terra e, acima de tudo, pensa o futuro do Estado de forma coletiva. Ele transmite essa visão de futuro com naturalidade, esperança, fé e alegria”, concluiu.
Governo do Tocantins
Com foco em educação ambiental e práticas sustentáveis, Governo do Tocantins lança Caravana do Meio Ambiente em Dianópolis

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), iniciou nessa quinta-feira, 28, a Caravana do Meio Ambiente, no município de Dianópolis, região sudeste do estado. A iniciativa objetiva promover a educação ambiental e incentivar práticas sustentáveis para a comunidade.
Durante a solenidade, o titular da Semarh, Marcello Lelis, destacou que a criação da caravana surgiu da necessidade de ampliar o debate sobre meio ambiente em todas as regiões do estado. “Temos levado a política ambiental do Tocantins para o mundo, onde ela é respeitada. Agora, sentimos a necessidade de descentralizar essa discussão, aproximando-a das comunidades locais, das escolas e dos municípios do interior, para fortalecer ainda mais essa política pública”, enfatizou.
O secretário também apresentou as ações de combate às queimadas por meio do projeto Foco no Fogo, que é integrado ao Plano de Controle e Combate aos Incêndios Florestais; e fez uma breve explanação sobre o funcionamento do Programa Jurisdicional de Redução das Emissões dos Gases de Efeito Estufa por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) do Tocantins.
Palestras e atividades educativas
O evento também contou com palestras voltadas à comunidade. A diretora de Planejamento e Gestão em Resíduos Sólidos da Semarh, Ellen Amaral, apresentou as técnicas de transformação de lixo orgânico em adubo, os diferentes métodos de compostagem e a utilização desses adubos em hortas familiares; e destacou a importância da destinação correta de resíduos eletrônicos.
A Diretoria de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh apresentou as ações de monitoramento da água, o projeto Plantando Água e os trabalhos dos Comitês de Bacias Hidrográficas dos rios Manuel Alves e Rio Palma.
Também foi exposta, pela Diretoria de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, a importância da educação ambiental para manutenção do clima equilibrado e de ecossistemas saudáveis.
O vice-prefeito de Dianópolis, Hormides Rodrigues, elogiou a iniciativa do Governo do Tocantins. “Para nós, é um prazer tratar deste tema tão importante em nossa comunidade”, pontuou.
Lixão Zero
Na ocasião, o secretário Marcello Lelis, acompanhado da diretora de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, Ellen Amaral, participou da 12ª Reunião do Grupo de Trabalho do programa Lixão Zero, que contou com a presença de secretários da área ambiental dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável (CIDS) do Vale do Rio Manuel Alves.
No encontro, foram discutidas a implantação e a operação do aterro sanitário, bem como a aplicação dos recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na construção e na instalação da Central de Beneficiamento, Processamento e Comercialização de Resíduos Recicláveis.
O titular da Semarh, Marcello Lelis, reiterou que os lixões a céu aberto são uma grande fábrica de doenças e um grave problema ambiental; e que dos 139 municípios tocantinenses, apenas 29 destinam corretamente seus resíduos sólidos. “Isto é um grande desafio para a política ambiental do nosso estado, que precisa ser enfrentado”, enfatizou.
Presenças
A abertura do evento contou com a participação da deputada estadual Cláudia Lelis; da prefeita de Taipas, Maria do Socorro; do prefeito de Chapada de Natividade, Hélio Dionísio; da prefeita de Rio da Conceição, Edinalva Oliveira; do vereador de Dianópolis, Antônio Quirino; do secretário de Meio Ambiente de Dianópolis, Bilsan Rodrigues de França, entre outras autoridades.
Governo do Tocantins
Governo do Tocantins reforça prazo final para inscrições em eventos nacionais e internacionais de turismo

As inscrições para empresas interessadas em participar da 29ª Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT) e da 52ª Abav Expo Internacional de Turismo encerram no dia 3 de setembro. O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), reforça que os processos seletivos estão abertos conforme os critérios estabelecidos nos Chamamentos Públicos nº 4/2025 e nº 5/2025, publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) de 19 de agosto.
A FIT será realizada em Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 27 e 30 de setembro deste ano. Já a Abav Expo Internacional de Turismo ocorrerá no Rio de Janeiro/RJ, entre os dias 8 e 10 de outubro, com a participação de empresas selecionadas como coexpositoras no estande do Tocantins.
Feira internacional
A FIT é uma das maiores plataformas de turismo do mundo, reunindo os principais players do setor. O evento promove a integração de mercados, o fortalecimento de parcerias comerciais e a apresentação das mais recentes inovações que estão transformando o turismo global.
Abav Expo
Organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), a Abav Expo Internacional de Turismo é considerada uma das mais tradicionais e relevantes feiras do segmento no Brasil. O evento reúne cerca de 2 mil marcas nacionais e internacionais, proporcionando acesso direto a produtos, serviços e destinos diversificados, ampliando as oportunidades de negócios e as parcerias estratégicas.
Grandes marcas, destinos e empresas do setor estarão presentes, oferecendo aos participantes a oportunidade de networking qualificado e contato direto com os principais nomes do turismo.
-
Social14 horas atrás
Grupo JL Meurer celebra 40 anos com festa sofisticada em Palmas
-
Tocantins2 dias atrás
Nota de pesar pelo falecimento de Niclair Alves Caetano, mãe da ex-prefeita de Palmas
-
Social5 dias atrás
Feliz aniversário Rayley Luzza
-
Energisa3 dias atrás
Primeiro emprego: Energisa abre vagas para jovens aprendizes e profissionais de nível técnico
-
Moda e Estilo3 dias atrás
O Boticário apresenta EGEO CoguMellow, nova versão da primeira fragrância do mundo a utilizar o cogumelo Boletus Edulis* em sua composição