Entretenimento
Aprovado para produção na Ancine, documentário dramatizado de Hélio Brito vai abordar as disputas políticas ocorridas no Sul do Maranhão e extremo Norte de Goiás (hoje Tocantins)
Selecionado no edital Novos Realizadores do Fundo Setorial do Audiovisual, de 2022, da Agência Nacional do Cinema (Ancine), o longa-metragem “Águas Passadas – O Rio Como Testemunha”, do cineasta Hélio Brito, de Palmas, será produzido ainda neste ano. A produção é classificada como um Docudrama, ou seja, um documentário ficcionado, mas baseado em fatos reais.
De acordo com o cineasta, o filme será destinado à exibição em Salas de Cinema, como primeira janela. A previsão de lançamento oficial é para o segundo semestre de 2025, nas Salas de Cinema do Brasil.
No momento, o filme se encontra na fase de Desenvolvimento e Pré-Produção. Para isso, o diretor Hélio Brito e sua equipe já estiveram em Tocantinópolis e Porto Nacional -TO e Goiânia e Goiás Velho-GO. No mês de fevereiro, a equipe visita novamente Tocantinópolis-TO, Filadélfia-
Sinopse
A produção discorre sobre as disputas políticas ocorridas no sul do Maranhão e extremo norte de Goiás (hoje Tocantins), logo após a Proclamação da República (1889). São relatadas na obra audiovisual uma série de convulsões sociais que envolveram as cidades maranhenses de Grajaú, Carolina e Pastos Bons, e as cidades goianas (hoje tocantinenses) Filadélfia e Tocantinópolis, com destaque para a chamada “primeira revolução de Boa Vista do Tocantins” (atual Tocantinópolis), ocorrida entre 1892 e 1895.
A produção relata uma verdadeira guerra civil que durou cinco anos, tendo de um lado o Coronel Carlos Leitão (maranhense) que tentava viabilizar a fundação do Estado Livre de Pastos Bons, e do outro lado, o Tenente-Coronel Perna (cearense), na época prefeito de Boa Vista, e que não queria deixar essa cidade goiana fazer parte do novo Estado, e nem do Maranhão. “Enfim, disputavam o poder político na mais promissora cidade dessa região do Brasil. Boa Vista do Tocantins chegou a ser a segunda maior cidade do imenso estado de Goiás, perdendo apenas para Catalão, situada no sul do estado”, descreve o cineasta.
O elenco será composto por atores/atrizes e figurantes tocantinenses e maranhenses. As locações incluem cidades como Goiás Velho (GO), na época a capital do imenso estado de Goiás, do qual fazia parte a longínqua Boa Vista do Tocantins; Tocantinópolis (TO), antiga Boa Vista do Tocantins, a cidade que era disputada pelos dois coronéis em conflito; Carolina (MA), importante cidade dessa região e próxima a Boa Vista, onde muitas famílias boavistenses se refugiavam durante os violentos combates; Filadélfia (TO), cidade-irmã de Carolina, separadas apenas pelo Rio Tocantins, onde moravam alguns líderes importantes dos grupos em disputa; Grajaú (MA), cidade central do projeto de criação do novo estado de Pastos Bons e origem política do Coronel Carlos Leitão; e Pastos Bons (MA), cidade que se transformaria na capital e daria nome ao novo estado.
O projeto é uma realização da HB Videofilmes, de Palmas, contemplado no Edital de Cinema Novos Realizadores 2022, da Agência Nacional do Cinema (Ancine), com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).
Sobre o Diretor
Hélio Brito é tocantinense nascido em Porto Nacional. Ex-Presidente do Cineclube Antônio das Mortes, de Goiânia, ex-vice-presidente da ABD-GO (Associação Brasileira de Documentaristas), e ex-presidente da ATCV (Associação Tocantinense de Cinema, Vídeo e TV). Tem no currículo 17 obras audiovisuais nos gêneros documentário e ficção. Dentre elas, uma Série inédita de 05 episódios, sobre o engenheiro Bernardo Sayão e a rodovia Belém-Brasília, e que será lançada em 2024 na rede de TV´s Públicas brasileiras.
-Hélio Brito – Diretor e Roteirista (fotógrafa: Sandra Alves).
-Utilização de Drone nas pesquisas de locações (Tocantinópolis) (fotógrafo: Hélio Brito).
-Embarcação típica do Rio Tocantins (Tocantinópolis) (fotógrafo: Hélio Brito).
-Foto 04: Goiás Velho (Praça do Chafariz). (fotógrafa: Sandra Alves).
-Foto image 00003: Porto Nacional (fotógrafo: Vinícius Alves de Oliveira).
-Foto imagem 00013: Porto Nacional (fotógrafo: Vinícius Alves de Oliveira).
Entretenimento
Companhia A Barraca promove Oficina de Atuação para Cinema pelo projeto Para Elas– Núcleo Experimental de Formação

A Companhia A Barraca realiza, nesta segunda-feira, 09 de junho, no Colégio Elisângela, em Palmas, a Oficina de Atuação para Cinema, dentro da programação do projeto Para Elas – Núcleo Experimental de Formação da Companhia A Barraca. A atividade será ministrada pelas atrizes Magna Carneiro e Cleuda Milhomem, com foco nas especificidades da interpretação cinematográfica.
Voltada para pessoas com ou sem experiência interessadas, preferencialmente mulheres e acima dos 16 anos, em mergulhar no universo da atuação para as telas, a oficina aborda as diferenças fundamentais entre a linguagem do teatro e do cinema. Durante a formação, os participantes irão explorar técnicas voltadas à construção de personagem, expressividade diante da câmera, e participarão de exercícios práticos com roteiros curtos, gravando cenas e recebendo feedbacks em tempo real.
“É uma oportunidade de entender que, no cinema, o olhar, o silêncio e o gesto mínimo também têm potência dramática. Nossa proposta é ajudar cada participante a adaptar sua entrega à sensibilidade da câmera, sem perder a verdade cênica”, explica Magna Carneiro, atriz e cofundadora da Companhia.
Segundo Cleuda Milhomem, a oficina também propõe um mergulho afetivo e político na atuação. “A câmera capta tudo. Por isso, mais do que técnicas, buscamos despertar uma escuta sensível em cada intérprete. Nossa intenção é criar um espaço de experimentação segura, onde todos possam errar, tentar de novo e descobrir suas potências expressivas”, destaca.
A atividade integra o núcleo de formação continuada da Companhia A Barraca, com foco no protagonismo feminino nas artes, e retoma no Tocantins uma experiência já realizada com grande êxito em novembro de 2024, quando a mesma oficina foi apresentada no 4º Festival de Cine de Mujeres Y Diversidades (Festmyd), em Valparaíso, no Chile. Na ocasião, a oficina atraiu um público diverso e majoritariamente feminino, consolidando-se como uma proposta de intercâmbio artístico e fortalecimento das vozes femininas no cinema.
Para Elas
A oficina faz parte do projeto “Para Elas – Núcleo Experimental de Formação da Companhia A Barraca”, uma iniciativa voltada à capacitação gratuita de mulheres (cis e trans) nas áreas de cultura e produção artística. A proposta oferece uma formação intensa entre abril e junho, que inclui atividades como estágio em Produção Executiva e Gestão de Projetos Culturais, oficinas de improviso e jogos teatrais, dinâmicas de dramaturgia e expressão corporal, além de uma Mostra do Núcleo Experimental, além de certificação com carga horária de 50 horas.
De acordo com a diretora-geral e proponente do projeto, Sheyla Virginio, o objetivo é ampliar a participação feminina no setor cultural: “Nosso objetivo é proporcionar ferramentas e conhecimentos essenciais para que mulheres possam atuar com mais autonomia e protagonismo. O ‘Para Elas’ não é apenas uma formação técnica, mas também um espaço de troca, crescimento e construção coletiva”. A presidente da Companhia A Barraca, Cinthia Abreu, reforça o papel transformador da iniciativa: “Acreditamos na arte como caminho de empoderamento. Cada oficina é também uma oportunidade de fortalecer redes, ampliar horizontes e formar novas líderes culturais em nosso estado”.
Projeto
O projeto é patrocinado pelo edital Projetos Culturais Palmas, da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com apoio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e patrocínio do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (MinC).
Sobre a Companhia A Barraca
Com mais de 20 anos de história, a Companhia A Barraca é um coletivo artístico formado essencialmente por mulheres, atuando em diversas frentes da cultura, como teatro, audiovisual, produção cultural, educação e direitos humanos.
SERVIÇO
O quê: Oficina de Atuação para Cinema
Quando: Segunda-feira, 09 de junho
Onde: Colégio Elisângela, em Palmas
Horário: 18 horas
Realização: Companhia A Barraca
Projeto: Para Elas – Núcleo Experimental de Formação
Ministrantes: Magna Carneiro e Cleuda Milhomem
Mais informações: Instagram oficial: @abarracacia
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Entre luzes, gestos e silêncios: exposição fotográfica transforma o teatro universitário em poesia visual

O que fica depois que o pano cai? Para a fotógrafa e professora Ronalda Pinto, o teatro não termina com o último aplauso. Ele sobrevive no instante congelado da imagem, na curva de um gesto, no brilho de um olhar capturado em cena. É essa permanência do efêmero que ela compartilha com o público na exposição “Sala Aberta em foco: fotografias de cena”, que será inaugurada no próximo 5 de junho, no Bloco Hôôxwa – Complexo Laboratorial de Teatro, no câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
A mostra reúne imagens poéticas de cenas teatrais criadas por estudantes do Curso de Licenciatura em Teatro da UFT entre os anos de 2021 e 2024. O objetivo é valorizar os processos artísticos em formação por meio do olhar sensível da fotografia de cena. A exposição ficará aberta à visitação por quatro semanas e contará com visitas guiadas para estudantes da Educação Básica, mediadas pela própria artista. O projeto também contempla medidas de acessibilidade, como interpretação em Libras na abertura, etiquetas em braille e textos adaptados para leitores de tela.
Com curadoria de Ricardo Malveira, professor do curso de Licenciatura em Teatro da universidade, a exposição convida o público a adentrar o universo do teatro universitário por meio de registros que capturam movimentos, expressões e composições cênicas em momentos únicos. “As fotografias escolhidas revelam mais do que cenas de espetáculos. Elas testemunham processos criativos, encontros humanos e camadas de sentido que emergem quando a arte do teatro encontra a arte da imagem”, afirma Malveira. “Foi um processo de curadoria delicado, com o compromisso de respeitar o olhar da Ronalda e, ao mesmo tempo, compor uma narrativa visual que dialogue com o espectador, com a cena teatral e a singularidade dos registros fotográficos da artista.”
Perfil
Egressa do próprio curso de Teatro da UFT, Ronalda iniciou sua atuação como fotógrafa em 2021, por meio de uma oficina no Sesc Tocantins com a fotógrafa Flaviana OX. Desde então, vem documentando diversas apresentações cênicas acadêmicas. “A fotografia me permite reviver a intensidade das cenas que presencio e, ao mesmo tempo, homenagear os artistas em formação que fazem do palco um lugar de descoberta. Cada imagem desta exposição guarda um instante de entrega e potência”, relata Ronalda.
Ela complementa ainda que “Sala Aberta em foco” é um mergulho na memória do teatro universitário tocantinense. “É uma homenagem à efemeridade da cena e uma celebração da presença. Um convite a olhar o teatro com novos olhos — por meio da lente que transforma o instante em permanência”, conclui a fotógrafa.
Projeto
O projeto é uma iniciativa da fotógrafa Ronalda Pinto com patrocínio de edital de Artes Visuais, da Lei Aldir Blanc (PNAB), via Secretaria Estadual da Cultura (Secult) e Ministério da Cultura (MinC).
Serviço:
Exposição “Sala Aberta em foco: fotografias de cena”
📷 Fotografias de Ronalda Pinto
🎨 Curadoria: Ricardo Malveira
📅 Abertura: 5 de junho de 2025
📍 Local: Bloco Hôôxwa – Complexo Laboratorial de Teatro, UFT – Câmpus de Palmas
🕒 Visitação gratuita por quatro semanas
🎓 Visitas guiadas para estudantes da Educação Básica (datas a confirmar)
Realização: Projeto contemplado pelo Primeiro Fomento às Artes Visuais
Apoio: Curso de Licenciatura em Teatro da UFT | Fundação Cultural de Palmas
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Exposição “Cerâmica do Tocantins: Tradição e Contemporaneidade” celebra a cultura material e artística do estado no Espaço Cultural em Palmas

A iniciativa faz parte do projeto “Cerâmica do Tocantins: Tradição e Contemporaneidade”, realizado pelo Pote de Ouro Arts com apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet Norte. A proposta busca valorizar a tradição cerâmica do estado, reunindo obras de 10 artistas e artesãos de diversas regiões tocantinenses, destacando a diversidade de técnicas, estilos e narrativas que unem o rústico ao refinado, o passado ao presente.
Para a produtora executiva do projeto, Daniella Aires, a exposição é muito mais do que um espaço de contemplação. “A cerâmica é mais do que arte; é uma manifestação viva da nossa identidade cultural. Este projeto nos permite preservar e valorizar as técnicas herdadas dos povos indígenas, enquanto celebramos o potencial de inovação dos nossos artistas atuais”, afirma.
O artesão e palestrante Wanderley Batista, um dos artistas que assina obras na exposição e que participou das atividades formativas do projeto, também destaca o papel transformador da iniciativa: “Este projeto cria um elo essencial entre a história e a contemporaneidade, mostrando que o patrimônio cultural pode e deve ser dinâmico”, reforça. Wanderley também ressalta a importância do projeto para fortalecer a identidade regional: “A cerâmica não é apenas um elemento do passado, mas também um instrumento poderoso para refletir a identidade brasileira e tocantinense no presente e inspirar o futuro”.
Resultado de um amplo programa de formação
A exposição é o culminar de um processo que envolveu diversas ações de formação e capacitação, realizadas ao longo de 2025 em sete cidades do Tocantins. O projeto promoveu oficinas práticas, palestras e encontros que reuniram artesãos, artistas, estudantes e comunidades locais, fomentando a troca de experiências entre mestres da tradição e novas gerações.
Para Daniella Aires, essas ações foram fundamentais: “As atividades buscam estimular o aprendizado e promover a troca de saberes entre artistas, artesãos e a população, criando pontes entre diferentes gerações e contextos culturais”.
Além do impacto cultural, o projeto também visa fomentar a economia criativa e promover a inclusão social, fortalecendo a cadeia produtiva do artesanato e incentivando práticas sustentáveis. “Ao conectar tradições locais com o mercado contemporâneo, o projeto também incentiva uma produção responsável e sustentável”, acrescenta Wanderley Batista.
Curadoria
O curador da Mostra, Ronan Gonçalves, afirma que a cerâmica contemporânea transcende sua função utilitária e emerge como linguagem artística potente, capaz de refletir as tensões, os gestos e os afetos do nosso tempo. “Ao manipular a terra, o artista ceramista dialoga com uma tradição ancestral ao mesmo tempo em que a desafia, expandindo os limites formais, simbólicos e expressivos da matéria. Longe de se restringir à repetição de técnicas herdadas, a cerâmica contemporânea incorpora processos experimentais, mistura materiais, resignifica símbolos e se apropria de discursos contemporâneos — identidade, território, memória, gênero, corpo e natureza. O barro, moldado, queimado e transformado, carrega vestígios do tempo, do gesto humano e da paisagem de onde veio.”
Sobre o Pote de Ouro Arts
Sediado no distrito de Taquaruçu, em Palmas (TO), o Pote de Ouro Arts tem como missão valorizar e promover a cultura tocantinense, especialmente a arte da cerâmica, resgatando técnicas ancestrais e explorando novas formas de expressão artística. Além disso, oferece experiências turísticas imersivas que conectam visitantes às tradições e histórias locais.
FICHA TÉCNICA
Coordenação geral: Daniella Aires Borges
Curadoria da exposição: Ronan Gonçalves – ROGO
Palestrante: Wanderley Batista
Artistas expositores e instrutores de oficinas: Wanderley Batista, Renato da Silva Moura, Maria Elza de Oliveira, Emerson Leitão, Antônio das Neves – Tauru
Artistas expositores: Maria do Carmo – Carminha, Odete de Arraias, Lora de Pindorama, Seu Bené
Instrutor de oficina: Kleber Almeida
Assessoria de imprensa: Cinthia Abreu e Shelsea Lima
Fotografia: Emerson Silva
Assessoria de mídias: Fabiana Barbosa
Assessoria contábil e administrativa: Carla Lisboa
Serviço:
06 a 30 de junho de 2025
8h às 20h
Galeria NILA – Espaço Cultural José Gomes Sobrinho – Palmas (TO)
Entrada gratuita
Realização: Ministério da Cultura, Governo Federal e Pote de Ouro Arts
Parceria: Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Correios, Caixa Econômica Federal
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