“Araguaia”, de Hermes Leal, estreia dia 8 de maio em Palmas

Hermes Leal (à esq.) e o ex-guerrilheiro Zezinho do Araguaia. Crédito: HL Filmes/Divulgação

<!doctype html>


 

Araguaia, de Hermes Leal, estreia no Cine Cultura em Palmas

Documentário tocantinense retrata a Guerrilha do Araguaia e traz depoimentos inéditos de militares e ex-guerrilheiros

O documentário “Araguaia”, dirigido pelo cineasta e escritor tocantinense Hermes Leal, estreia no dia 8 de maio, às 19h10, na Sala Sinhozinho do Cine Cultura de Palmas, com distribuição da Jalapão Filmes. A obra reconstrói um dos episódios mais sombrios da história brasileira — a Guerrilha do Araguaia — e traz depoimentos impactantes de militares e ex-guerrilheiros que rompem décadas de silêncio para relatar torturas e assassinatos ocorridos entre 1972 e 1974, no sul do Pará.Antes da exibição do longa, o público assistirá ao curta-metragem “Dona Militana – A Romanceira dos Oiteiros”, também de Hermes Leal, vencedor do prêmio de Melhor Documentário no FestCine Amazônia em 2010. O diretor estará presente na estreia.

 

Uma narrativa que busca a verdade

Com narração do ator Paulo Betti, o filme apresenta de forma cronológica os sete anos do conflito, reunindo documentos inéditos, relatos de camponeses, análises de historiadores e testemunhos de quem viveu os horrores da repressão. Leal ilumina um capítulo apagado da memória nacional, revelando, pela primeira vez, militares que admitem publicamente crimes cometidos durante o regime militar.

Entre as histórias mais marcantes está a da guerrilheira Sônia, executada com oitenta tiros. Um dos militares envolvidos ainda carrega no rosto a cicatriz do disparo que ela fez antes de morrer. O documentário também revela o centro de tortura conhecido como Casa Azul, ainda existente em Marabá, símbolo das atrocidades cometidas no período.

Produção tocantinense com projeção nacional

Filmado entre Marabá (PA) e Xambioá (TO), Araguaia é resultado de anos de investigação e dedicação. A produção é da HL Filmes, com fotografia de Caio Brettas, montagem de Rafael Nantes e produção executiva de Julie Tseng. A distribuição é da Jalapão Filmes, empresa sediada em Palmas especializada em cinema das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Hermes Leal é autor de oito livros e dirigiu mais de dez filmes e séries, incluindo A Lei e o Medo, Cineastas e Na Força da Lei. Em 2025, ele se prepara para rodar A Imagem do Brasil e o longa internacional Melancolia – Abismo da Existência.

Ficha técnica

  • Título: Araguaia
  • Gênero: Documentário
  • Duração: 95 minutos
  • Ano: 2018
  • Direção e Roteiro: Hermes Leal
  • Narração: Paulo Betti
  • Produção: HL Filmes
  • Produção Executiva: Julie Tseng
  • Fotografia: Caio Brettas
  • Montagem: Rafael Nantes
  • Distribuição: Jalapão Filmes

Serviço

Evento: Estreia do documentário Araguaia, de Hermes Leal
Data: 8 de maio de 2025
Horário: 19h10
Local: Cine Cultura de Palmas – Sala Sinhozinho
Endereço: Praça dos Girassóis, Plano Diretor Sul, Palmas – TO
Entrada: Gratuita

Mais notícias

TV Câmara Palmas inaugura canal aberto e amplia transparência
Revive Cerrado retorna a Araguaína com obras inéditas
Comunidade de Buritirana celebra revitalização de praça
Projeto “Livros e Histórias na Praça” leva leitura e encantamento

 

Publicidade

Portal Jaciara Barros - Anuncie Aqui