ALETO
Araguaína recebeu a Caravana do Legislativo, nesta terça-feira, 23/05
A cidade de Araguaína, no Tocantins, foi palco de mais uma ação do projeto Caravana do Legislativo, promovido pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado. O encontro aconteceu nesta terça-feira, 23 de maio, na Escola de Tempo Integral (ETI) Domingos da Cruz Machado, localizada na Rua 15, s/n, no Setor Nova Araguaína.
A Caravana do Legislativo tem como objetivo levar formação e capacitação para as Câmaras dos 139 municípios do Tocantins, abordando a implementação e captação de recursos destinados à aplicação da Lei Paulo Gustavo. Essa ação é realizada em parceria com o Comitê Paulo Gustavo no Tocantins e conta com o apoio do Ministério da Cultura. O evento será aberto à comunidade, artistas, gestores e público interessado na temática.
No encontro, foram discutidos o papel das Câmaras municipais na implementação da Lei Paulo Gustavo e a adesão dos municípios tocantinenses ao Sistema Nacional de Cultura. Serão repassados um total de R$ 16.217.729,30 (dezesseis milhões, duzentos e dezessete mil, setecentos e vinte e nove reais e trinta centavos) pelo Ministério da Cultura diretamente aos municípios do Tocantins.
Representantes de 33 cidades, além da comunidade em geral, participaram das discussões. São esperados representantes das seguintes Câmaras Municipais: Aragominas, Araguanã, Arapoema, Babaçulândia, Bandeirantes do Tocantins, Barra do Ouro, Bernardo Sayão, Bom Jesus do Tocantins, Brasilândia do Tocantins, Campos Lindos, Carmolândia, Centenário, Colinas do Tocantins, Colméia, Filadélfia, Goiatins, Guaraí, Itacajá, Itapiratins, Itaporã do Tocantins, Juarina, Muricilândia, Nova Olinda, Palmeirante, Pau D’Arco, Pequizeiro, Piraquê, Presidente Kennedy, Santa Fé do Araguaia, Santa Maria do Tocantins, Tupiratins, Wanderlândia e Xambioá.
A Caravana do Legislativo promoveu a troca de conhecimentos e a capacitação dos representantes municipais, visando fortalecer a atuação das Câmaras no contexto da cultura e do desenvolvimento local. Com essa iniciativa, busca-se promover a efetiva participação dos municípios no Sistema Nacional de Cultura, garantindo o acesso aos recursos disponibilizados pela Lei Paulo Gustavo.
Araguaína se tornou o centro das discussões e debates sobre a implementação da Lei e o fortalecimento da cultura nos municípios do Tocantins. A participação dos representantes municipais é fundamental para a construção de políticas públicas eficientes e o desenvolvimento cultural do estado.