Energisa
Araguaína terá curso gratuito de eletricista exclusivo para mulheres
Iniciativa do Senai e Energisa visa ampliar presença feminina no setor elétrico no Tocantins

Iniciativa do Senai e Energisa visa ampliar presença feminina no setor elétrico no Tocantins
Mulheres de Araguaína e da região Norte do Tocantins têm uma nova oportunidade de qualificação gratuita para ingressar no mercado de trabalho: estão abertas até o dia 9 de junho as inscrições para o curso de Eletricista de Rede de Distribuição, promovido pelo Senai em parceria com a Energisa Tocantins. A formação é exclusiva para o público feminino e integra as ações da empresa em prol da diversidade e inclusão no setor energético.
As interessadas devem realizar a inscrição por meio da plataforma de carreiras da Energisa, no link:
👉 https://grupoenergisa.gupy.io/jobs/9085407
O curso será realizado no período noturno, de segunda a sexta-feira, e é direcionado a mulheres com mais de 18 anos, ensino médio completo e CNH categoria B. Essa é a segunda turma exclusivamente feminina do curso no estado. A primeira, sediada em Palmas, iniciou em 2024 e tem formatura prevista para julho deste ano.
De acordo com levantamento da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), de 2019, as mulheres representam apenas 32% da força de trabalho no setor energético — um dado que evidencia a necessidade de ações afirmativas como esta.
“Estamos empenhados em fortalecer a presença de mulheres, inclusive indígenas e quilombolas, em nossos treinamentos. Afinal, isso não só promove a diversidade, mas também enriquece nosso aprendizado coletivo e contribui para uma sociedade mais inclusiva e igualitária”, destaca Rhayane Florentino, consultora de RH Business Partner da Energisa Tocantins.
A iniciativa reforça o compromisso da Energisa com a transformação do setor elétrico, tornando-o mais representativo e acessível às mulheres. Para saber mais sobre a participação feminina na área, acesse:
👉 https://www.energisa.com.br/noticias/comunidade/dia-do-eletricista-mulheres-crescem-na-profissao-e-renovam-setor-eletrico