Sebrae
Araguatins recebe 1° Encontro de Formação Integrada de Educadores

A iniciativa é uma realização do Sebrae e Instituições de Ensino do Tocantins; evento ocorre na próxima segunda-feira, 31
Para fortalecer a cultura empreendedora nas escolas e desenvolver competências integradas à construção de projetos de vida dos educadores e estudantes, o Sebrae e Instituições de Ensino do Tocantins realizam o I Encontro de Formação Integrada de Educadores. Os participantes contarão com a palestra magna “Inteligência Emocional na Comunicação Assertiva no contexto escolar”, ministrada pelo escritor Jayse Ferreira.
O Encontro ocorrerá na próxima segunda-feira, 31, a partir das 7h30, na Escola de Tempo Integral Professora Oneide da Cruz Mousinho, em Araguatins. Além do Sebrae, são realizadores do evento a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), a Superintendência Regional de Educação de Araguatins (Seduc) e a Secretaria Municipal da Educação (Semed).
De acordo com o gerente do Sebrae, Wolney Nóbrega, em torno de 400 educadores, entre professores, supervisores, coordenadores e diretores, participarão do evento que também tem como proposta levar estratégias de transformação para a sala de aula. O gestor ainda ressalta que o Sebrae, mediante ações do Programa Educação Empreendedora, promove em todo o Brasil o desenvolvimento de competências empreendedoras que colaboram para formação integral de estudantes e educadores, com a intenção de despertar-nos para o melhor que podem se tornar em todos os sentidos do existir humano.
“O 1° Encontro de Formação Integrada de Educadores é a união de instituições educacionais comprometidas com esse intento e que realizam na Região Bico do Papagaio um trabalho significativo e constante de criação do conhecimento e da busca da transformação e reinvenção do processo de ensino e aprendizagem para a construção de um mundo melhor”, comenta.
O gerente ainda destaca que por meio do Programa Educação Empreendedora, os educadores têm acesso a diversos produtos gratuitos como planos de aulas completos, cursos e oficinas em ambiente virtual para a atualização curricular. Além disso, o Sebrae desenvolve projetos de educação para atender demandas específicas e especiais das escolas. “Essas iniciativas são destinadas tanto aos educadores que atuam na sala de aula, como aqueles que estão trabalhando em outras frentes da educação; aos que desejam aprimorar suas atividades nas escolas”, frisa.
A Secretária de Educação do Município de Araguatins, Ulissevânia Sales da Silva, ressalta a importância da iniciativa do Sebrae em pensar neste encontro para a região do Bico do Papagaio. “Este é um tema extremamente necessário diante do cenário que temos vivenciado ultimamente nos ambientes escolares. Creio que a iniciativa vai nos apontar caminhos para uma comunicação assertiva e para outra necessidade urgente que é capacidade inteligente de lidar com as emoções”, aposta.
Sobre o palestrante
Jayse é filho de pai analfabeto e o primeiro da família a ter feito um curso superior. Oriundo de escolas públicas, é formado em Educação Artística e possui pós-graduação em Psicopedagogia. Atua há mais de 12 anos como professor e tem experiência em Ensino Fundamental II, Ensino Médio e EJA. Dedica-se a aplicação mais dinâmica das diversas linguagens artísticas, em especial a Fotografia e o Cinema. Ganhador do prêmio Professores do Brasil, realizado pelo MEC, em 2014 e 2017. Em 2019 foi escolhido como um dos 50 melhores professores do mundo pelo Global Teacherprize – considerado o Nobel da Educação.
Sebrae
Sebrae Tocantins leva empresários e gestores à Barcelona em missão internacional sobre cidades inteligentes
Edital seleciona 20 participantes para o maior congresso do mundo em inovação urbana, com visitas técnicas a polos de referência europeus

Sebrae
Sebrae Tocantins leva empresários para a Beauty Fair 2025
Evento em São Paulo conecta empreendedores locais às maiores tendências e oportunidades do setor de beleza

Sebrae
Tocantinenses conquistam primeiros lugares no Prêmio Amazônia de Música
Artistas do Estado venceram em duas categorias

Agosto terminou com um reconhecimento importante para a diversidade sonora produzida na região Amazônica: a realização do Prêmio Sebrae Amazônia de Música, que premiou 28 artistas em 16 categorias, no último dia 26, no Theatro da Paz, em Belém-PA. O Tocantins, que teve quatro finalistas, venceu como “Melhor Artista de Rock” (Jèff Jacom´e) e “Melhor Artista Sonoridades Amazônicas” (Moia Cumbia).


Arrancando aplausos no Theatro da Paz, o vencedor da categoria “Melhor Artista de Rock”, o portuense Jèff Jacom´e), que concorria com cantores do Pará e do Amazonas, enfatizou que “enquanto tiver desconserto no mundo, haverá um rockeiro escrevendo músicas e lutando contra o sistema”. Uma mensagem carregada de significado já que o troféu de uma categoria do gênero musical que existe há mais de 70 anos, o rock’n’roll, foi conquistado pelo Estado mais novo do País, nesta premiação.
No total, 229 artistas se inscreveram para o Prêmio Sebrae Amazônia de Música, sendo 87 finalistas e 28 premiados em 16 categorias, a maioria delas subdivididas em “Melhor Artista” e Melhor Lançamento”. A seleção foi feita por um time de nove curadores, cada um representando um Estado da Amazônia Legal (PA, AM, AP, AC, RO, RR, MT, MA e TO).
A curadoria do Tocantins foi feita pela jornalista, cantora e assessora artística Shelsea Lima, que esteve presente na cerimônia de premiação na capital paraense. “Nós, da região Amazônica, convivemos com uma riqueza tão grande e que, às vezes, não temos a real noção da diversidade que produzimos e com qualidade. Fazer acontecer um Prêmio como esse é reconhecer a força cultural que temos”, destacou, acrescentando que “representar o Tocantins nesta seletiva foi honroso e uma experiência transformadora, especialmente como artista”.
Neste ano, a premiação homenageou a cantora Joelma, pelos 30 anos de carreira. Em pouco mais de duas horas de cerimônia, artistas de vários estados da região amazônica apresentaram releituras de sucessos da cantora, além do Mestre Damasceno, que coincidentemente faleceu no dia 26 de agosto, Dia Municipal do Carimbó.
O Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025 é uma realização da Oriente Multi Produções e Milk Produções, com patrocínio do Sebrae, Banpará e Equatorial Pará, por meio da Lei Semear (Fundação Cultural do Pará) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet).
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Governo do Tocantins1 dia atrás
Cláudio Thomaz assume comando da PMTO
-
Social4 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas
-
Social3 dias atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza