Tocantins
Arquiteta destaca beleza da nova sede do QCG e revela a existência de novos prédios no projeto
Publicadas
2 anos atrássobre
Por
Jaciara BarrosArquiteta destaca beleza da nova sede do QCG e revela a existência de novos prédios no projeto
A estrutura inaugurada dia 20, em Palmas, é a primeira grande obra pública assinada por Débora Simoni no estado
O dia 20 de abril, data de inauguração do novo Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, na Avenida JK, em Palmas, foi marcante também para Débora Simoni, autora do projeto arquitetônico. Nascida em Araguaína, onde mora até hoje com a família, a arquiteta não esconde o orgulho de ver, pronto, o resultado de anos de trabalho e de muitas idas e vindas para acompanhar os ajustes e a execução da obra.
Débora esteve na cerimônia de inauguração, quando também foi homenageada com a Medalha 30 Anos do Corpo de Bombeiros Militar, concedida àqueles que contribuíram com a corporação ao longo dessas três décadas.
“É uma realização muito grande pra mim, porque foram anos de trabalho. E foi um trabalho em equipe, junto com os engenheiros do Corpo de Bombeiros, que me apoiaram o tempo todo”, relata a arquiteta ao pontuar sobre o nascimento do projeto e sua execução.
O novo QCG é a estrutura administrativa do Corpo de Bombeiros Militar, ou atividade meio, como também é definida, por ser o local onde ocorrem as ações que possibilitam a plena execução dos trabalhos dos bombeiros. Durante 30 anos, tudo aconteceu na Avenida LO-09, no hangar do antigo Aeroporto de Palmas. Com o tempo, o espaço foi adaptado, enquanto um ambiente amplo, próprio, exclusivo e avançado era sonhado e planejado pela corporação.
“Essa participação da equipe do Corpo de Bombeiros foi muito importante e ativa, e por outro lado, tentamos entender e colocamos as ideias no papel. A gente vê, hoje, todos os anseios construídos”, afirma Débora Simoni. “É uma satisfação muito grande e é uma forma de eu poder contribuir com meu estado, que amo tanto e, ao mesmo tempo, deixar aqui na cidade e para a corporação, um pedacinho de mim. O orgulho é muito grande”, completa.
Débora revela que a obra inaugurada é apenas um quarto daquilo que forma o conjunto total do projeto original. “Serão contemplados mais três prédios similares a esse, com praça cívica, quadras esportivas, área para lazer e parque aquático”, informa.
E todos os demais prédios a serem construídos vão seguir os mesmos traços já desenhados pelo escritório da arquiteta, na área de aproximadamente 43 mil metros quadrados. O destaque é para a fachada espelhada e o conjunto de quatro alas unidas por uma única cobertura, claraboia e, no piso-térreo, um amplo espaço de evento de um lado, e um jardim, do outro.
“Usamos espelhos na fachada para que o entorno pudesse ficar refletido nas paredes do prédio, de forma que ele pudesse assumir um papel de coadjuvante na arquitetura, dando ao observador a sensação de que a cobertura da praça estivesse flutuando”, explica a arquiteta.
No total, o prédio tem um pouco mais de 3.200 metros quadrados, divididos em três pisos. Agora, é o momento de concluir a mudança de endereço e instalar a nova mobília, continuando com os avanços dessa corporação que não para nunca.
“Eu e minha equipe estamos à disposição para prosseguir esse trabalho, o qual temos a honra de fazer parte. Sabendo que assim estaremos participando ativamente, não só da construção, mas também do crescimento do nosso tão amado Tocantins”, relata Débora Simoni.
Satisfação
Da parte do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, o sentimento é de gratidão à arquiteta, pela beleza do projeto e pelo acompanhamento na execução.
“Estamos muito felizes com o resultado final da obra e gratos pelo empenho da Débora Simoni. A nova sede é algo que vislumbramos há anos, e agora podemos desfrutar de um ambiente e de uma arquitetura que representa a constante evolução da nossa corporação, além da beleza e boa localização a altura de cartão postal da nossa capital”, concluiu o coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, comandante-geral do do CBMTO.