Tocantins
Arquiteta destaca beleza da nova sede do QCG e revela a existência de novos prédios no projeto
Publicadas
2 anos atrássobre
Por
Jaciara Barros
- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2023/04/02.-O-coronel-Carlos-Eduardo-Farias-a-arquiteta-Debora-Simoni-e-o-governador-Wanderlei-Barbosa-1000x600.jpg&description=Arquiteta destaca beleza da nova sede do QCG e revela a existência de novos prédios no projeto', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
Arquiteta destaca beleza da nova sede do QCG e revela a existência de novos prédios no projeto
A estrutura inaugurada dia 20, em Palmas, é a primeira grande obra pública assinada por Débora Simoni no estado
O dia 20 de abril, data de inauguração do novo Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, na Avenida JK, em Palmas, foi marcante também para Débora Simoni, autora do projeto arquitetônico. Nascida em Araguaína, onde mora até hoje com a família, a arquiteta não esconde o orgulho de ver, pronto, o resultado de anos de trabalho e de muitas idas e vindas para acompanhar os ajustes e a execução da obra.
Débora esteve na cerimônia de inauguração, quando também foi homenageada com a Medalha 30 Anos do Corpo de Bombeiros Militar, concedida àqueles que contribuíram com a corporação ao longo dessas três décadas.
“É uma realização muito grande pra mim, porque foram anos de trabalho. E foi um trabalho em equipe, junto com os engenheiros do Corpo de Bombeiros, que me apoiaram o tempo todo”, relata a arquiteta ao pontuar sobre o nascimento do projeto e sua execução.
O novo QCG é a estrutura administrativa do Corpo de Bombeiros Militar, ou atividade meio, como também é definida, por ser o local onde ocorrem as ações que possibilitam a plena execução dos trabalhos dos bombeiros. Durante 30 anos, tudo aconteceu na Avenida LO-09, no hangar do antigo Aeroporto de Palmas. Com o tempo, o espaço foi adaptado, enquanto um ambiente amplo, próprio, exclusivo e avançado era sonhado e planejado pela corporação.
“Essa participação da equipe do Corpo de Bombeiros foi muito importante e ativa, e por outro lado, tentamos entender e colocamos as ideias no papel. A gente vê, hoje, todos os anseios construídos”, afirma Débora Simoni. “É uma satisfação muito grande e é uma forma de eu poder contribuir com meu estado, que amo tanto e, ao mesmo tempo, deixar aqui na cidade e para a corporação, um pedacinho de mim. O orgulho é muito grande”, completa.
Débora revela que a obra inaugurada é apenas um quarto daquilo que forma o conjunto total do projeto original. “Serão contemplados mais três prédios similares a esse, com praça cívica, quadras esportivas, área para lazer e parque aquático”, informa.
E todos os demais prédios a serem construídos vão seguir os mesmos traços já desenhados pelo escritório da arquiteta, na área de aproximadamente 43 mil metros quadrados. O destaque é para a fachada espelhada e o conjunto de quatro alas unidas por uma única cobertura, claraboia e, no piso-térreo, um amplo espaço de evento de um lado, e um jardim, do outro.
“Usamos espelhos na fachada para que o entorno pudesse ficar refletido nas paredes do prédio, de forma que ele pudesse assumir um papel de coadjuvante na arquitetura, dando ao observador a sensação de que a cobertura da praça estivesse flutuando”, explica a arquiteta.
No total, o prédio tem um pouco mais de 3.200 metros quadrados, divididos em três pisos. Agora, é o momento de concluir a mudança de endereço e instalar a nova mobília, continuando com os avanços dessa corporação que não para nunca.
“Eu e minha equipe estamos à disposição para prosseguir esse trabalho, o qual temos a honra de fazer parte. Sabendo que assim estaremos participando ativamente, não só da construção, mas também do crescimento do nosso tão amado Tocantins”, relata Débora Simoni.
Satisfação
Da parte do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, o sentimento é de gratidão à arquiteta, pela beleza do projeto e pelo acompanhamento na execução.
“Estamos muito felizes com o resultado final da obra e gratos pelo empenho da Débora Simoni. A nova sede é algo que vislumbramos há anos, e agora podemos desfrutar de um ambiente e de uma arquitetura que representa a constante evolução da nossa corporação, além da beleza e boa localização a altura de cartão postal da nossa capital”, concluiu o coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, comandante-geral do do CBMTO.

Você pode gostar
Tocantins
Mulheres Empreendedoras da Amazônia realiza encontro e fortalece protagonismo feminino indígena
Projeto Mulheres Empreendedoras da Amazônia promove capacitação, sustentabilidade e e-commerce para mulheres indígenas na Aldeia Novo Horizonte, em Tocantínia
Publicadas
2 horas atrássobre
21/10/2025Por
Jaciara Barros
O encontro reuniu artesãs, empreendedoras e lideranças indígenas em uma manhã de aprendizado, trocas de saberes e valorização da identidade cultural. Entre os destaques da programação estiveram:
- Oficina de artesanato sustentável;
- Roda de conversa sobre empreendedorismo indígena;
- Cadastro de artesãs na plataforma Empreendedoras da Amazônia;
- Emissão da Carteira Nacional do Artesão, em parceria com a Secretaria de Cultura do Tocantins.
A anciã Gilda Hirêqui Xerente, de 65 anos, celebrou com alegria a emissão da sua Carteira Nacional do Artesão: “Fiquei muito feliz em receber minha carteira. É um documento importante para nós, que vivemos do artesanato e queremos mostrar nosso trabalho para o mundo”, contou dona Gilda, emocionada.
A idealizadora do projeto, Núbia Dourado, produtora cultural e social, ressaltou: “Cada encontro é uma oportunidade de fortalecer nossas raízes e abrir caminhos para o futuro com sustentabilidade e união. As mulheres da Amazônia têm muito a ensinar e inspirar”.
O projeto tem como missão valorizar o protagonismo feminino e os saberes tradicionais que movem a economia criativa da Amazônia, promovendo capacitação, visibilidade e comercialização dos produtos das artesãs e empreendedoras por meio da plataforma Empreendedoras da Amazônia.
A ação conta com fomento do Mover-se na Web (NIC.br e Ceweb.br), que apoia projetos de impacto social e inovação digital, e com apoio da Secretaria de Cultura do Tocantins.
📍 Serviço do Evento:
Evento: Encontro Mulheres Empreendedoras da Amazônia
Local: Aldeia Novo Horizonte – Tocantínia (TO)
Data: 18 de outubro de 2025
Realização: Instituto Terra Dourada
Fomento: Mover-se na Web (NIC.br e Ceweb.br)
Apoio: Secretaria de Cultura do Tocantins
Mais notícias de Cultura e Governo do Tocantins
Tocantins
Projeto mapeia e cataloga ceramistas do Tocantins
Projeto mapeia e cataloga ceramistas do Tocantins
Publicadas
3 horas atrássobre
21/10/2025Por
Jaciara Barros
Nas etapas iniciais, a equipe técnica percorrerá as regiões com maior concentração de ceramistas, realizando entrevistas, levantamentos sobre os processos de produção e registros audiovisuais — fotos e vídeos — que documentam o cotidiano e o ambiente de criação desses artistas. O material reunido integrará um acervo digital aberto ao público.
“A aprovação deste projeto é fundamental para a preservação da cerâmica do Tocantins, uma manifestação cultural que, além de artística, carrega aspectos identitários profundos das comunidades envolvidas. Nosso trabalho é ouvir, registrar e valorizar essas vozes que moldam, com as mãos e com alma, parte importante do patrimônio cultural do estado”, afirma a produtora cultural e proponente do projeto, Daniella Aires.
Preservação, visibilidade e legado
Além de preservar o registro histórico, o projeto busca ampliar a visibilidade dos artesãos, conectando-os a novos mercados e fomentando o turismo cultural e a economia criativa no Tocantins. A proposta também incentiva a continuidade das práticas tradicionais entre as novas gerações, fortalecendo os vínculos sociais e culturais nas comunidades envolvidas.
O impacto esperado vai além da catalogação: trata-se da construção de um legado duradouro, que reconhece e valoriza a identidade cultural tocantinense, contribuindo para uma sociedade mais consciente, plural e conectada às suas raízes.
Mais notícias de Cultura e Governo do Tocantins
- Governo do Tocantins realiza encontro estratégico sobre sustentabilidade
- Governo do Tocantins avança na construção do Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins
- Festival Gastronômico de Taquaruçu celebra cultura, sabores e sustentabilidade
- Governo do Tocantins promove workshop HortifruTO e incentiva pequenos produtores
Governo do Tocantins
Governo do Tocantins alinha continuidade do projeto Pró-Catadores Recicla+
Secretário Divaldo Rezende realiza primeira reunião com o Coder/TO para garantir a execução do projeto financiado pelo Novo PAC
Publicadas
3 horas atrássobre
21/10/2025Por
Jaciara Barros
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), realizou nesta segunda-feira, 20, uma reunião com o Consórcio de Desenvolvimento da Região Sul e Centro-Oeste do Tocantins (Coder/TO) para alinhar os próximos passos do projeto Pró-Catadores Recicla+. O encontro marcou a primeira agenda oficial do novo titular da pasta, Divaldo Rezende, com o consórcio.
Participaram da reunião o prefeito de Peixe e presidente do Coder/TO, César Augusto; o secretário executivo do consórcio, Pedro Dias; o diretor executivo, Josias Cardoso; a diretora de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Semarh, Ellen Amaral; e a gerente da área, Hélia Pacheco.
Importância da reciclagem e do projeto Recicla+Durante o encontro, foram discutidas as suspensivas constantes no Termo de Compromisso assinado em abril deste ano, que condicionam o repasse dos recursos pela Caixa Econômica Federal no âmbito do eixo Resíduos Sólidos do Novo PAC Seleções. As equipes ajustaram estratégias para cumprimento das metas até 30 de novembro, o que garantirá a liberação dos valores e a continuidade das contratações previstas.
O secretário Divaldo Rezende destacou que o Governo do Tocantins executará o projeto em parceria direta com o consórcio, por meio de um Termo de Cooperação entre a Semarh e o Coder/TO. “Este projeto é prioridade na pauta do Governo, e vamos trabalhar com dedicação para cumprir todos os prazos e garantir a manutenção dos recursos junto à Caixa”, afirmou.
Parcerias institucionais
Além do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal, o projeto conta com apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO) e da Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan). Divaldo Rezende adiantou que será firmado um Acordo de Cooperação com o TCE para orientar os municípios sobre a importância da implementação da taxa do lixo ou taxa de manejo de resíduos sólidos urbanos.
O presidente do Coder/TO e prefeito de Peixe, César Augusto, reforçou o alinhamento entre Estado e municípios. “Assumimos esse compromisso com total integração. Houve um alinhamento de 100% entre as prefeituras e o governo. O secretário Divaldo tem sensibilidade e experiência, o que nos dá segurança para avançar”, destacou.
Mais notícias do Governo do Tocantins
Governo do Tocantins realiza encontro estratégico sobre sustentabilidade
Governo do Tocantins avança na construção do Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins
Governo do Tocantins participa da COP Cerrados e reforça compromissos ambientais
Laurez Moreira anuncia força-tarefa para agilizar processos de licenciamento ambiental

Chef Ruth Almeida lança projeto gastronômico na Viva Arouche

Mulheres Empreendedoras da Amazônia realiza encontro e fortalece protagonismo feminino indígena

Projeto mapeia e cataloga ceramistas do Tocantins

Governo do Tocantins alinha continuidade do projeto Pró-Catadores Recicla+

Governo do Tocantins realiza encontro estratégico sobre sustentabilidade

Kássio Nunes Marques assume relatoria de habeas corpus de Wanderlei Barbosa no STF

Resgate de arara em Palmas mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros

Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira

Mostra Audiovisual Toca Criativa premia jovens talentos de Palmas

Governança Agro participa da 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Empreendedoras do Sul do Tocantins participam de congresso nacional sobre o protagonismo feminino no agronegócio

Sebrae realiza arrecadação de livros para incentivar a leitura e o pensamento crítico

Leilão Galácticos reúne celebridades em noite solidária

Identificação neonatal Tocantins: governo inicia campanha pioneira em Palmas

Cetur Tocantins participa da oficina Vai Turismo

Laurez Moreira anuncia melhorias para o Jalapão em Mateiros

BIJOIAS anuncia 107ª edição e reforça protagonismo no setor

Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025

Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny III

Gincana da Guarda Metropolitana de Palmas fortalece vínculos entre pais e filhos

Chef Ruth Almeida lança projeto gastronômico na Viva Arouche

Mulheres Empreendedoras da Amazônia realiza encontro e fortalece protagonismo feminino indígena

Projeto mapeia e cataloga ceramistas do Tocantins

Governo do Tocantins alinha continuidade do projeto Pró-Catadores Recicla+

Governo do Tocantins realiza encontro estratégico sobre sustentabilidade

Kássio Nunes Marques assume relatoria de habeas corpus de Wanderlei Barbosa no STF

Resgate de arara em Palmas mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros

Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira

Mostra Audiovisual Toca Criativa premia jovens talentos de Palmas

Governança Agro participa da 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Empreendedoras do Sul do Tocantins participam de congresso nacional sobre o protagonismo feminino no agronegócio

Sebrae realiza arrecadação de livros para incentivar a leitura e o pensamento crítico

Leilão Galácticos reúne celebridades em noite solidária

Identificação neonatal Tocantins: governo inicia campanha pioneira em Palmas

Cetur Tocantins participa da oficina Vai Turismo

Laurez Moreira anuncia melhorias para o Jalapão em Mateiros

BIJOIAS anuncia 107ª edição e reforça protagonismo no setor

Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025

Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny III

Gincana da Guarda Metropolitana de Palmas fortalece vínculos entre pais e filhos

Chef Ruth Almeida lança projeto gastronômico na Viva Arouche

Mulheres Empreendedoras da Amazônia realiza encontro e fortalece protagonismo feminino indígena

Projeto mapeia e cataloga ceramistas do Tocantins

Governo do Tocantins alinha continuidade do projeto Pró-Catadores Recicla+

Governo do Tocantins realiza encontro estratégico sobre sustentabilidade

Kássio Nunes Marques assume relatoria de habeas corpus de Wanderlei Barbosa no STF

Resgate de arara em Palmas mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros

Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira

Mostra Audiovisual Toca Criativa premia jovens talentos de Palmas

Governança Agro participa da 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Empreendedoras do Sul do Tocantins participam de congresso nacional sobre o protagonismo feminino no agronegócio

Sebrae realiza arrecadação de livros para incentivar a leitura e o pensamento crítico

Leilão Galácticos reúne celebridades em noite solidária

Identificação neonatal Tocantins: governo inicia campanha pioneira em Palmas

Cetur Tocantins participa da oficina Vai Turismo

Laurez Moreira anuncia melhorias para o Jalapão em Mateiros

BIJOIAS anuncia 107ª edição e reforça protagonismo no setor

Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025

Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny III

Gincana da Guarda Metropolitana de Palmas fortalece vínculos entre pais e filhos
DESTAQUES
- Social1 dia atrás
Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025
- Faet e Senar4 dias atrás
Estações do Senar são destaque no HortifruTO em Palmas
- Palmas4 dias atrás
Dia D da Vacinação em Palmas acontece neste sábado, 18
- Moda e Estilo1 dia atrás
Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira
- Corpo de Bombeiros Militar24 horas atrás
Resgate de arara em Palmas mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros