Política
Arthur Lira é reeleito presidente da Câmara dos Deputados
Arthur Lira (PP-AL) foi reeleito como presidente da Câmara dos Deputados nesta quarta (1º), com votação recorde desde a redemocratização, e comandará a casa por mais dois anos.
Lira recebeu o apoio de 464 dos 513 deputados que tomaram posse na manhã desta quarta. As votações recorde anteriores tinham sido as de Ibsen Pinheiros (MDB-RS), em 1991, e de João Paulo (PT-SP), em 2003, com 434 cada.
Dos 513 deputados eleitos, 509 votaram. Chico Alencar (PSOL-RJ) teve 21 votos, Marcel Van Hattem (Novo-RS) foi apoiado por 19 parlamentares. Os cinco votos restantes foram em branco.
Arthur Lira havia encaminhado um acordo com 20 partidos para buscar a reeleição, com apenas dois partidos ficando de fora, a federação PSOL/Rede e o Novo, de onde vieram os dois únicos adversários do parlamentar de Alagoas.
O agora reeleito obteve um amplo arco de apoio, do PL de Jair Bolsonaro ao PT de Luiz Inácio Lula da Silva, que não lançou candidatura concorrente por receio de derrota, já que a esquerda controla apenas cerca de um quarto das cadeiras da Casa.