Moda e Estilo
As ações Coelhadas Gigantes e Exposição: Sansão – Estilistas Brasileiros, chegam à Foz do Iguaçu para comemorar os 60 anos da personagem Mônica
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Jaciara Barros
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O arremesso da Mônica foi tão forte, que um Sansão de 12 metros de comprimento chegou ao Mirante do Vertedouro da Itaipu, nesta sexta-feira (17). A Ação “Coelhadas Gigantes”, que fica no local até 30 de novembro, trouxe o famoso coelho azul a Foz do Iguaçu para celebrar os 60 anos da personagem Mônica, criada por Mauricio de Sousa.
Além do Sansão Gigante, o Mirante do Vertedouro recebe a exposição “Sansão – Estilistas Brasileiros”, com 31 criações únicas de profissionais, que produziram versões pessoais e releituras do icônico coelho azul. A exposição fica no local até 14 de dezembro. As duas ações são parcerias entre Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Mauricio de Sousa Produções (MSP), com apoio de Urbia Cataratas, Hotel Bourbon, Editora Panini e Gol Linhas Aéreas.
“Fico feliz em ver a magnitude dessa obra que defende os valores reforçados pela personagem Mônica há 60 anos, como a defesa do meio ambiente, a energia renovável. Estamos nessa juntos”, afirmou o representante da MSP, Marcelo Sousa, coordenador de projetos e filho de Mauricio de Sousa. “Como a Mônica é embaixadora do turismo no Brasil, levamos o Sansão para várias cidades, e Foz do Iguaçu não poderia ficar de fora, pela beleza das Cataratas e pela importância de Itaipu”, afirma Sousa.
“É uma alegria acompanhar a grandiosidade desses projetos e anunciar a chegada do Sansão em um dos pontos turísticos mais conhecidos do Brasil. Além das atrações da região, que encantam os visitantes, agora, é possível visitar as ativações e se juntar à festa em comemoração ao aniversário da personagem que marcou gerações ao longo de seis décadas,” compartilha Mônica Sousa, diretora-executiva da MSP e inspiração para a personagem.
De acordo com a assessora de Comunicação Social da Itaipu, Ana Paula Heither, o Sansão gigante traz cor e leveza para o concreto cinza da Itaipu. “A exposição chega ao mirante em um momento em que estamos com o vertedouro está aberto. É uma atração a mais aos turistas que visitam nossa empresa”, comentou.
O diretor de Turismo do PTI, Yuri Benites, lembra que a presença do coelho azul na Itaipu celebra três marcos históricos: os 60 anos da Mônica, os 50 anos do Tratado de Itaipu e os 20 anos do PTI. E acrescenta: “Ações como essas atraem um novo público para a usina, que vai se encantar com a exposição do Sansão e mais ainda com a grandiosidade de Itaipu.”
“Coelhadas Gigantes”: desde março deste ano, o coelho da personagem Mônica vem marcando presença em vários pontos turísticos do País. Antes de chegar a Foz do Iguaçu, ele esteve em São Paulo (SP), Campina Grande (PB) e Porto Alegre (RS). Em cada cidade, o famoso coelho azul recebe um adorno característico, desde uma cuia de chimarrão dos gaúchos, até uma sanfona dos paraibanos. Na Itaipu, claro, ele ganhou um capacete de barrageiro.
“Sansão – Estilistas Brasileiros”: um coelho de crochê e um em preto e branco, essas são apenas algumas das releituras do Sansão, sob o olhar de vários profissionais de várias partes do País. Entre os estilistas convidados estão Priscilla e Camilla Macedo, Carol Barreto, Dani, Gabriel, Isa – Isaac Silva Brands, Luiza Mallmann, Meninos Reis, Olé Rendeiras, Priscilla, Ronaldo Fraga e Walério Araújo.
Serviço:
“Coelhadas Gigantes” no Complexo Turístico Itaipu
Data: 17 a 30 de novembro
Horário: entre 8h30 e 17h
Local: Mirante do Vertedouro – Itaipu Binacional
“Sansão – Estilistas Brasileiros“
Data: 17 de novembro a 14 de dezembro
Horário: entre 8h30 e 17h
Local: Parque Tecnológico de Itaipu – Itaipu Binacional
Sobre Itaipu Binacional
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Nos últimos 12 meses, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai.
Sobre a Mauricio de Sousa Produções
A Mauricio de Sousa Produções é uma das maiores empresas de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais conhecidas e admiradas, a Turma da Mônica. Há anos, a empresa estabelece compromissos e parcerias com renomadas organizações sem fins lucrativos, que atuam continuamente na manutenção dos direitos de mulheres, crianças e adolescentes e na preservação da natureza. Mônica é embaixadora do UNICEF e Chico Bento é embaixador do WWF-Brasil. A MSP é signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, plataforma da ONU Mulheres e do Pacto Global. Por meio da força dos personagens criados por Mauricio de Sousa, promove a conscientização sobre questões fundamentais no âmbito social, humanitário e ambiental. Com isso, a MSP reforça seu papel como agente de mudança positiva no cenário nacional e internacional.
Mônica60
Para celebrar um marco na história da Mauricio de Sousa Produções e da cultura pop nacional, foram preparadas diversas ações em comemoração ao aniversário de 60 anos da personagem Mônica, criada em março de 1963 e que, desde então, se tornou um ícone no País. Onipresente em todos os segmentos da empresa, Mônica estará representada em artes, moda, produtos, eventos presenciais, musical, espaços temáticos, publicações especiais e conteúdos audiovisuais. As ativações terão calendário de comemorações até 2024 e serão realizadas em todo o Brasil para que nenhum fã do bairro do Limoeiro fique de fora dessa grande festa.
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Moda e Estilo
Iguatemi Talks Fashion reúne ícones da moda
Publicadas
11 horas atrássobre
21/10/2025Por
Jaciara Barros
A Iguatemi S.A., apoiadora da moda nacional e internacional, apresenta a 9ª edição do Iguatemi Talks Fashion, que acontece nos dias 21 e 22 de outubro de 2025 no JK Iguatemi, em São Paulo. A conferência apresenta uma programação formada por expoentes da indústria da moda, design, diversidade, negócios, inovação e tendências, além de promover sessões de networking a fim de fomentar negócios, colaborações e conexões, que geram valor para os participantes.
Entre os participantes do primeiro dia do evento, marcaram presença: o designer italiano Giambattista Valli, reconhecido mundialmente por suas criações de alta-costura, em um bate-papo com Patricia Reed, head de conteúdo do Iguatemi S.A. Logo em seguida, lançamento da collab entre Renner e Lívia Nunes, com a presença de Juliana Frasca, diretora de estilo da marca, mediadas por Bárbara Migliori. Já Mariana Santiloni, head of client engagement da WGSN, apresentou uma análise sobre o futuro do luxo e a nova definição de valor.
“Foi um prazer estar nessa conversa e falar sobre todo o processo criativo e de produção dessa coleção com a Renner, além de falar sobre olhar, intuição e o poder do styling como ferramenta de expressão. Pra mim a moda é sobre traduzir quem somos e esse talk celebrou exatamente isso”, declara Lívia Nunes.
A CEO da Ferragamo, Daniella Vitale, compartilhou insights sobre o processo de rebranding e expansão da marca na categoria feminina, em conversa com Guilherme de Beauharnais, editor de moda.
Com a Nike, o painel sobre a estética e a transformação da moda esportiva reuniu Patricia Ramos, apresentadora e criadora de conteúdo fitness, e a surfista profissional Bella Nalu, com mediação de Letticia Munniz.
No primeiro dia, foi celebrados os 30 anos do SPFW, em um painel com o fundador do São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, e as supermodelos Ana Cláudia Michels, Luciana Curtis e Carol Ribeiro, mediado por Camila Yahn.O tema “Moda e Identidade” gerou uma conversa icônica entre Sasha Meneghel, fundadora da Mondepars, e a atriz Mônica Martelli, com mediação de Luanda Vieira.
“Nosso Brasil é muito plural, mas muitas vezes reduzimos a identidade brasileira a poucas características. A moda precisa refletir essa diversidade. A Mondepars representa uma parte disso: peças que acompanham a rotina, com propósito e estilo. Escolhi esse salto para estrear a primeira linha de calçados da marca e estou super animada em usar algo confortável em um evento tão especial”, comenta Sasha.
“Escolhi vestir Mondepars hoje no Iguatemi Talks porque queria comunicar elegância, confiança e uma pitada de ousadia e alegria. A primeira forma de comunicação é a própria moda que usamos”, completa Mônica Martelli.
Para encerrar o dia na plenária, o evento recebeu o podcast ao vivo de Camila Fremder, Jana Rosa e Lela Brandão, unindo humor e reflexões sobre comportamento e criatividade.
Iguatemi Talks Fashion: Um Encontro de Estilos e Inovações
Já os Talks realizados no espaço CUBO apresentaram diversos outros painéis, começando com a estilista Patricia Bonaldi compartilhou sua trajetória de internacionalização da marca PATBO, com mediação de Jorge Grimberg. Na sequência, Dani Gontijo, country general manager da Louis Vuitton na América do Sul, e Bia Bottesi, CMO da Meta, debateram sobre carreira e ascensão no mundo da moda e do luxo, com mediação de Maria Rita Alonso.
O estilista e designer Jay Boggo e modelo internacional Francisco Lachowski em painel mediado por Giuliny, criador de conteúdo e estrategista de negócios, falaram sobre sobre o cenário atual da moda masculina,
Para falar sobre um play na nova era sobre o conteúdo que conecta e converte a influenciadora e empresária Catarina Tourinho dividiu palco com a artista carioca Giulia Be, mediadas por Maria Prata, jornalista e consultora de conteúdo.
Outro destaque foi o painel sobre como o digital impulsiona marcas no mundo físico, com Isabella Scherer (fundadora da Scherbi’s), Carol Celico (fundadora da Niini) e Carol Cassou (fundadora da Gallerist), mediadas por Ali Santos.
O primeiro dia contou com a masterclass de maquiagem “Os tutoriais de beleza através do tempo”, com Vic Ceridono, fundadora e CEO da Vic Beauté, e Angélica Silva.
Encerrando o dia no CUBO, o estilista Maurício Duarte, a designer Marcia Kemp (fundadora da Nannacay) e Dayana Molina debateram sobre a contribuição da moda indígena para um futuro regenerativo, com mediação de Letícia Veloso, cofundadora da ATO.
Dudu BertholiniCréditos: Michele Suto, Rafael Cusato e Rodrigo Trevisan)
Paulo Borges (Créditos: Michele Suto, Rafael Cusato e Rodrigo Trevisan)
Carol Ribeiro, Lu Curtir, Ana Claudia Michels, Paulo Borges e Camila Yahn (Créditos: Michele Suto, Rafael Cusato e Rodrigo Trevisan)
SERVIÇO: 9ª EDIÇÃO IGUATEMI TALKS FASHION 2025
Data: 21 e 22 de outubro 2025
Horário: De 9h às 19h
Local: JK Iguatemi
Hashtag: #iguatemitalks
Sobre o JK Iguatemi
O JK Iguatemi reúne arte, moda, entretenimento, lazer, tecnologia, cultura, design, gastronomia e excelentes serviços em um único lugar. Faz parte do seu DNA os pilares de inovação e experiência, fazendo com que cada visita seja única e proporcionando oportunidades diferentes e inéditas para todos os públicos. Com a expertise e o diferencial em oferecer o mais completo e diversificado mix, o JK Iguatemi inova com qualidade e antecipa tendências para continuar sendo referência no setor. Para mais informações visite o site.
Mais notícias de Moda & Estilo
Moda e Estilo
Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira
Desfile marca o lançamento do movimento global ‘Fashion for Forests’, que busca ampliar vozes indígenas e promover o reflorestamento da Amazônia
Publicadas
1 dia atrássobre
20/10/2025Por
Jaciara Barros
A semana de moda mais importante do Brasil recebeu ontem (19/10) o retorno de Amir Slama, que celebrou 35 anos de moda praia com um desfile marcante e um casting estrelado por nomes de destaque como Claudia Liz, Isabella Fiorentino, Pathy Dejesus, Cassia Ávila e Vivi Orth.
Reconhecido como o estilista que criou a categoria beachwear de alta moda, Slama apresentou uma coleção que revisitou momentos marcantes de sua trajetória, reafirmando sua posição como um dos grandes nomes da moda brasileira. A história de Amir se entrelaça à do próprio SPFW — ele participou da primeira edição do evento, ainda sob o nome Morumbi Fashion, com a marca Rosa Chá.
“O desfile tem uma revisão desses anos todos de trabalho, com um novo olhar sobre construções icônicas de antigas coleções”, afirmou Slama.
A coleção partiu de pesquisas realizadas nos últimos anos na Amazônia e dialogou com a obra de Glauco Rodrigues, artista que retratou o Brasil de forma pop e moderna. “Por meio de sua obra, Glauco Rodrigues foi uma voz importante nos anos 1970, mostrando um Brasil tropical e, ao mesmo tempo, dando voz a mensagens de protesto e fazendo um contraste entre moderno e antigo. Sou admirador de sua arte e foi um grande prazer trazer este universo para nossas estampas”, contou.
Durante sua carreira, Slama já havia feito tributos à herança brasileira, abordando temas como o período colonial, as invasões francesas e holandesas e as lendas da floresta. Nos últimos anos, entretanto, seu olhar se voltou à região amazônica, para onde viajou diversas vezes em busca de vivência e inspiração. “Ver a riqueza da nossa natureza me inspira muito. Estas viagens me permitiram vivenciar os espaços, a paisagem, a arquitetura, os animais silvestres e toda a força que só é possível sentir estando ali. Tudo isso me preencheu e, de alguma forma, se refletiu de forma genuína nas minhas criações”, disse o estilista.
Cores primárias e tons naturais dominaram a passarela, com nuances de marrom e variações de cor da pele representando a diversidade brasileira. As propostas incluíram também looks masculinos e novos experimentos com texturas e tecidos de apelo ecológico.
O desfile na SPFW também marca o lançamento do Fashion for Forests, movimento global que utiliza a moda como plataforma de conscientização ambiental. Criado em parceria com a ativista Txai Suruí e a empreendedora Catarina Bellino, o projeto busca ampliar vozes indígenas e promover o reflorestamento da Amazônia.
FASHION FOR FORESTS
Fashion for Forests é um movimento global que utiliza a moda como ferramenta de ação climática, de valorização da liderança indígena e de conscientização ambiental. Durante o desfile de Amir, foi lançada a primeira ‘tree’-shirt Fashion for Forests — camiseta cuja venda será revertida para ações na Amazônia.
A iniciativa une Amir Slama, a empresária Catarina Bellino e a ativista Txai Suruí, que conquistou destaque internacional por seu trabalho incansável em defesa da floresta e dos direitos das comunidades indígenas, sendo uma voz influente em fóruns globais como a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP). “Tenho certeza de que será um sucesso, pois quando as pessoas se unem por uma boa causa, é certo que a semente vai brotar”, ela comenta.
Para cada tree shirt vendida, uma árvore será plantada no território Paiter Suruí (Rondônia) por meio do programa Pamine Reforestation, que já realizou o plantio de 1 milhão de árvores na região. O desenho da camiseta é assinado pela modelo e artista plástica Claudia Liz, que se inspirou na própria floresta para mostrar as árvores como pulmões do planeta. “Busquei criar uma imagem simples e simbólica, capaz de comunicar a urgência e a beleza dessa conexão entre natureza e vida”, conta a ilustradora. A tree shirt será vendida globalmente pela Farfetch.
Moda e Estilo
O Boticário lança Nativa SPA Orquídea Lumière com brilho duradouro
O Boticário apresenta Nativa SPA Orquídea Lumière, com iluminador corporal inédito e ação que mantém a pele iluminada por até 10 horas¹.
Linha completa de cuidados corporais aposta em perfumação prolongada, com o cheiro marcante e misterioso das orquídeas, além de contar com o exclusivo ativo estimulador de colágeno da quinoa
Publicadas
5 dias atrássobre
17/10/2025Por
Jaciara Barros
A tendência da pele glow nunca sai de cena — ela se reinventa. Apostando nesse desejo atemporal por luminosidade natural e sofisticada, o Boticário apresenta Nativa SPA Orquídea Lumière, uma linha de cuidados corporais que eleva o conceito de autocuidado com pele iluminada por até 10 horas¹.
O segredo? A combinação inédita entre o iluminador corporal e o creme perfumado, um duo que hidrata profundamente enquanto revela o viço e o glamour da pele radiante.
Mais do que uma fragrância marcante, a linha traz o toque misterioso e envolvente das orquídeas — flor símbolo de elegância e poder feminino. O resultado é uma perfumação prolongada e floral, capaz de transformar o ritual diário de hidratação em uma verdadeira celebração de si.
“Identificamos um novo desejo das consumidoras por produtos que unissem tratamento e brilho. A pele luminosa é hoje um símbolo de vitalidade e bem-estar — uma extensão da beleza real e do autocuidado”, explica Bruna Nunes, diretora da categoria Corpo & Banho do Grupo Boticário.
Entre os destaques, o Iluminador Corporal Stick surge como protagonista: o primeiro da marca em formato bastão, com textura cremosa e aplicação prática. Ele garante fixação e luminosidade de até 10 horas¹, potencializada quando combinado ao Creme Perfumado Corporal, que estimula a produção de colágeno em até 77%² e intensifica a hidratação e o perfume.
Para completar o ritual, o portfólio inclui o Sabonete Líquido Perfumado, que limpa sem ressecar e deixa a pele deliciosamente suave; e o Óleo Glorioso Corporal, que reforça o toque acetinado e a perfumação. Todos contam com o bioéster de quinoa, ativo exclusivo que promove firmeza e elasticidade.
O toque final fica por conta do Body Splash Desodorante Colônia, com notas de orquídea, ylang ylang e baunilha, criando uma fragrância envolvente e sofisticada — um floral ambarado irresistível. E para levar todo esse luxo na bolsa, a linha traz ainda um nécessaire elegante e espaçoso, perfeito para o dia a dia.
Os produtos Nativa SPA Orquídea Lumière já estão disponíveis com até 30% de desconto de lançamento no site e app do Boticário. Também é possível adquirir pelo WhatsApp oficial (0800 744 0010) ou com consultores da marca em encontre.boticario.com.br.

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