ALETO
Assembleia homenageia ministros e igrejas da Ciadseta no Tocantins

A Assembleia Legislativa promoveu, na manhã do dia 20 de abril, uma sessão solene no Plenário da Casa, em homenagem aos 75 anos de fundação do Serviço de Evangelização dos Rios Araguaia e Tocantins (Seta), atualmente denominado Convenção Estadual das Assembleias de Deus do Seta (Ciadseta/TO). O requerimento foi apresentado pelo deputado Aldair Costa Gipão (PL).
Durante o evento, o presidente da Ciadseta, Pastor Paulo Martins Neto, recebeu o Título de Cidadão Tocantinense, por indicação do ex-deputado estadual e atual federal, Ricardo Ayres.
A solenidade contou com a presença de pastores, pastoras, missionários e fiéis de todas as regiões do estado. Emocionante, o evento rememorou os tempos difíceis enfrentados pelos fundadores do Serviço de Evangelização dos Rios Araguaia e Tocantins (Seta), bem como o trabalho realizado pelos sucessores, que transformaram a pequena semente em um grande campo devocional, reconhecido tanto no Tocantins quanto fora do estado.
Discursos foram proferidos pelos presentes. O presidente da Ciadseta, pastor Paulo Martins Neto, ao agradecer pelo título recebido, dividiu a homenagem com todos os dirigentes e fiéis da denominação, reconhecendo o trabalho realizado pelos pioneiros e os que engrandeceram a convenção, presente atualmente em todos os municípios tocantinenses.
O presidente da sessão solene, deputado Aldair Costa Gipão, agradeceu o apoio recebido dos dirigentes e fiéis, que acreditaram em seu projeto e o ajudaram a ocupar uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa do Tocantins. Ele comprometeu-se a buscar recursos para apoiar o trabalho social da convenção em todos os campos da evangelização.
A mesa de honra foi composta pelo presidente da sessão, deputado Aldair Costa Gipão; pela 2ª secretária, deputada professora Janadi Valcari (PL); pelo 3º secretário, deputado Marcus Marcelo (PL); pelo presidente da Ciadseta/TO, pastor Paulo Martins Neto, e pelo vice-presidente da Ciadseta/TO, pastor Antônio Xavier. Também prestigiaram o evento os deputados Júnior Geo (PSC), Winston (PSD) e Moisemar Marinho (PSB).
O deputado Gipão justificou que a Convenção do Seta teve início com a primeira Igreja em Carolina do Maranhão e Região. Desvinculada da igreja mãe, tornou-se a maior convenção em espaço geográfico do Brasil. A convenção Regional das Assembleias de Deus do Seta passou a chamar-se estatutariamente como Ciadseta, uma sociedade civil de natureza filantrópica, sem fins lucrativos, que foi devidamente reconhecida pela Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil CGADB. Da Convenção Ciadseta nasceram mais três Convenções: Comadesma – Maranhão, Ciadseta PA – MT – Pará
ALETO
Laurez Moreira visita Amélio Cayres na Aleto e apresenta novos interlocutores
Governador em exercício Laurez Moreira visitou o presidente da Aleto, Amélio Cayres, e apresentou novos gestores que farão interlocução com o Legislativo.

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), recebeu nesta sexta-feira (5) a visita institucional do governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), acompanhado de assessores diretos.
Na ocasião, Laurez apresentou Ailton Parente Araújo como o novo chefe de gabinete do governador e informou que o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Palmas, Raul Filho, será nomeado secretário-executivo da Governadoria. Ambos atuarão como interlocutores do Executivo junto ao Legislativo.
Primeira visita oficial da gestão interina
Durante o encontro, Laurez destacou que a ida à Assembleia Legislativa foi a primeira de uma série de visitas oficiais que fará aos Poderes e instituições independentes.
“Visitaremos também o Poder Judiciário, o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público do Tocantins, apresentando a gestão e reforçando o diálogo institucional”, afirmou o governador em exercício.
ALETO
Aleto confirma colaboração em operação da PF e cumprimento de mandados em gabinetes de deputados

Palmas, 3 de setembro de 2025 – A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) informou, por meio de nota oficial, que prestou colaboração total e irrestrita ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e à Polícia Federal (PF) durante o cumprimento de dez mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (3).
Segundo a nota, a Casa disponibilizou todos os equipamentos, documentos e informações solicitados, cumprindo integralmente as determinações judiciais. A Procuradoria Geral da Aleto esclareceu que não teve acesso aos autos e, portanto, desconhece os fundamentos que motivaram a expedição dos mandados.
Ainda conforme o comunicado, a Aleto não foi intimada de nenhuma decisão judicial relacionada ao caso, que segue em andamento.
Gabinetes alvos da operação
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos gabinetes parlamentares dos seguintes deputados:
-
Amélio Cayres
-
Claudia Lelis
-
Cleiton Cardoso
-
Ivory de Lira
-
Jorge Frederico
-
Léo Barbosa
-
Nilton Franco
-
Olyntho Neto
-
Valdemar Júnior
-
Vilmar de Oliveira
A nota foi assinada pela Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Tocantins, reforçando a disposição da Casa em colaborar com as investigações.
ALETO
Assembleia Legislativa do Tocantins nomeia 18 novos servidores aprovados no concurso público

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) publicou, nesta segunda-feira, 1º de setembro, decreto administrativo com a nomeação de 18 novos servidores aprovados no concurso público para exercício em cargos efetivos de analista e técnico legislativo em diversas áreas de atuação. O documento pode ser consultado na edição nº 4.097 do Diário Oficial Eletrônico da Aleto, neste link: https://www.al.to.leg.br/diario .
Foram nomeados dez servidores da carreira de analista legislativo, distribuídos nas áreas de administração, análise de sistema, ciências econômicas, direto, jornalismo, publicidade, revisão e web designer. Já na carreira de técnico legislativo, foram nomeados oito servidores, distribuídos nas áreas de assistência administrativa, audioeditoração, fotografia, design gráfico, enfermagem e segurança do trabalho.
Os servidores nomeados têm o prazo de até 30 dias para tomar posse e mais 15 dias para entrar em exercício. Caso tenha necessidade, o servidor poderá protocolar documento solicitando a prorrogação do prazo de posse por mais 30 dias.
Documentação
A relação completa de documentos, certidões, declarações e exames exigidos para posse dos candidatos aprovados no concurso público está disponível no Decreto Administrativo nº 629/2025, publicado no DOE da Aleto em 21 de março de 2025.
Os documentos devem ser apresentados em via original e cópias autenticadas em cartório ou pelo servidor responsável pelo seu recebimento na Coordenadoria de Registro de Cadastro Funcional da Diretoria de Pessoal da Aleto. A norma exige que os documentos sejam apresentados de forma legível, sem emendas, rasgos e rasuras, sendo permitida a regularização mediante apresentação de novos documentos pelo empossando.
Os manuais, formulários e declarações exigidos para a posse poderão ser obtidos no site da Assembleia Legislativa, neste link: https://www.al.to.leg.br/documentos
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Laurez Moreira anuncia novos nomes para Gabinete e Casa Militar
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Laurez Moreira nomeia nova secretária de Comunicação do Tocantins
-
ALETO2 dias atrás
Laurez Moreira visita Amélio Cayres na Aleto e apresenta novos interlocutores
-
Entretenimento5 dias atrás
Fabio Porchat desembarca em Palmas com o espetáculo “Histórias do Porchat”
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa emite nota sobre a Operação Fames-19 ocorrido na manha desta quarta-feira ( 4 )