ALETO
Assembleia Legislativa do Tocantins homenageia personalidades do agronegócio

Palmas, 18 de maio de 2023 – A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) prestou uma emocionante homenagem a oito personalidades que se destacaram e contribuíram para o desenvolvimento econômico do agronegócio no estado. A solenidade de entrega da “Comenda de Mérito do Agronegócio” ocorreu no auditório Jalapão, no parque agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023), em Palmas.
Dentre os homenageados estavam o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Roberto Pires; o empresário gurupiense Oswaldo Stival Junior; e o secretário estadual da Agricultura e Pecuária, Jaime Café.
Roberto Pires destacou a importância do agronegócio como a vocação e potencialidade principal do Tocantins, ressaltando que a Fieto está sempre engajada na defesa de melhores condições de competitividade e de uma tributação justa para os produtores. Além disso, ele ressaltou o incentivo às políticas públicas que viabilizam a agroindustrialização, trazendo oportunidades de emprego, renda e agregação de valor aos produtos tocantinenses.
Visivelmente emocionado, Jaime Café expressou sua felicidade e gratidão pela honraria concedida. Ele ressaltou a alegria de ser homenageado ao lado de um grupo seleto de pessoas que contribuem significativamente para a produção agropecuária. O secretário enfatizou que é graças a essa produção que o Tocantins é reconhecido nacionalmente como um importante polo do setor.
O deputado Ivory de Lira, que representou o presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres (Republicanos), afastado por motivos de saúde, ressaltou a importância de homenagear homens e mulheres que dedicam seus esforços ao desenvolvimento da agropecuária e agricultura no estado.
A lista completa dos homenageados incluiu personalidades como o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café de Sá; o empresário do agronegócio, Oswaldo Stival Junior; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Amélio Cayres; agropecuarista José Eduardo Motta; produtor rural Volney Aquino Santos; prefeito de Campos Lindos, Romil Iakov Kalugin; produtor rural Gilberto José Marasca; presidente do Sindicato Rural de Araguaína, Wagner Martins Borges; e o presidente da Fieto, Roberto Magno Martins Pires.
A homenagem é um reconhecimento justo e merecido a essas personalidades que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do agronegócio no Tocantins. Através de suas contribuições e dedicação, eles impulsionam a economia do estado e fortalecem o setor agropecuário, garantindo seu crescimento sustentável e promovendo o progresso de toda a região.
ALETO
Laurez Moreira visita Amélio Cayres na Aleto e apresenta novos interlocutores
Governador em exercício Laurez Moreira visitou o presidente da Aleto, Amélio Cayres, e apresentou novos gestores que farão interlocução com o Legislativo.

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), recebeu nesta sexta-feira (5) a visita institucional do governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), acompanhado de assessores diretos.
Na ocasião, Laurez apresentou Ailton Parente Araújo como o novo chefe de gabinete do governador e informou que o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Palmas, Raul Filho, será nomeado secretário-executivo da Governadoria. Ambos atuarão como interlocutores do Executivo junto ao Legislativo.
Primeira visita oficial da gestão interina
Durante o encontro, Laurez destacou que a ida à Assembleia Legislativa foi a primeira de uma série de visitas oficiais que fará aos Poderes e instituições independentes.
“Visitaremos também o Poder Judiciário, o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público do Tocantins, apresentando a gestão e reforçando o diálogo institucional”, afirmou o governador em exercício.
ALETO
Aleto confirma colaboração em operação da PF e cumprimento de mandados em gabinetes de deputados

Palmas, 3 de setembro de 2025 – A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) informou, por meio de nota oficial, que prestou colaboração total e irrestrita ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e à Polícia Federal (PF) durante o cumprimento de dez mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (3).
Segundo a nota, a Casa disponibilizou todos os equipamentos, documentos e informações solicitados, cumprindo integralmente as determinações judiciais. A Procuradoria Geral da Aleto esclareceu que não teve acesso aos autos e, portanto, desconhece os fundamentos que motivaram a expedição dos mandados.
Ainda conforme o comunicado, a Aleto não foi intimada de nenhuma decisão judicial relacionada ao caso, que segue em andamento.
Gabinetes alvos da operação
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos gabinetes parlamentares dos seguintes deputados:
-
Amélio Cayres
-
Claudia Lelis
-
Cleiton Cardoso
-
Ivory de Lira
-
Jorge Frederico
-
Léo Barbosa
-
Nilton Franco
-
Olyntho Neto
-
Valdemar Júnior
-
Vilmar de Oliveira
A nota foi assinada pela Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Tocantins, reforçando a disposição da Casa em colaborar com as investigações.
ALETO
Assembleia Legislativa do Tocantins nomeia 18 novos servidores aprovados no concurso público

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) publicou, nesta segunda-feira, 1º de setembro, decreto administrativo com a nomeação de 18 novos servidores aprovados no concurso público para exercício em cargos efetivos de analista e técnico legislativo em diversas áreas de atuação. O documento pode ser consultado na edição nº 4.097 do Diário Oficial Eletrônico da Aleto, neste link: https://www.al.to.leg.br/diario .
Foram nomeados dez servidores da carreira de analista legislativo, distribuídos nas áreas de administração, análise de sistema, ciências econômicas, direto, jornalismo, publicidade, revisão e web designer. Já na carreira de técnico legislativo, foram nomeados oito servidores, distribuídos nas áreas de assistência administrativa, audioeditoração, fotografia, design gráfico, enfermagem e segurança do trabalho.
Os servidores nomeados têm o prazo de até 30 dias para tomar posse e mais 15 dias para entrar em exercício. Caso tenha necessidade, o servidor poderá protocolar documento solicitando a prorrogação do prazo de posse por mais 30 dias.
Documentação
A relação completa de documentos, certidões, declarações e exames exigidos para posse dos candidatos aprovados no concurso público está disponível no Decreto Administrativo nº 629/2025, publicado no DOE da Aleto em 21 de março de 2025.
Os documentos devem ser apresentados em via original e cópias autenticadas em cartório ou pelo servidor responsável pelo seu recebimento na Coordenadoria de Registro de Cadastro Funcional da Diretoria de Pessoal da Aleto. A norma exige que os documentos sejam apresentados de forma legível, sem emendas, rasgos e rasuras, sendo permitida a regularização mediante apresentação de novos documentos pelo empossando.
Os manuais, formulários e declarações exigidos para a posse poderão ser obtidos no site da Assembleia Legislativa, neste link: https://www.al.to.leg.br/documentos
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Laurez Moreira anuncia novos nomes para Gabinete e Casa Militar
-
ALETO2 dias atrás
Laurez Moreira visita Amélio Cayres na Aleto e apresenta novos interlocutores
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Laurez Moreira nomeia nova secretária de Comunicação do Tocantins
-
Entretenimento5 dias atrás
Fabio Porchat desembarca em Palmas com o espetáculo “Histórias do Porchat”
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa emite nota sobre a Operação Fames-19 ocorrido na manha desta quarta-feira ( 4 )