Turismo
Associação das Pousadas de Fernando de Noronha recebeu trade turístico durante brunch em São Paulo

Entidade realizou brunch hoje (4) para convidados do trade de São Paulo
A diretoria da Associação das Pousadas de Fernando de Noronha (APFN) e representantes de várias das 30 pousadas integrantes da associação receberam hoje profissionais do trade turístico nacional em um brunch no Nica Café, no Jardim Paulista (SP). Na ocasião, a presidente da APFN, Lúcia Smith Costa, apresentou o trabalho feito pela APFN desde a sua criação, em 2020, e a expectativa para este ano. A APFN participa até amanhã (5) da WTM Latin America, no Expo Center Norte. O evento reúne empresas das Américas, Europa, Oriente Médio, Ásia e África, sendo considerado o principal palco para negócios e capacitação do trade no primeiro semestre do ano.
“Somos uma entidade privada, sem fins lucrativos, que representa o mais seleto grupo de estabelecimentos de Fernando de Noronha, todos regulares, cumprindo a legislação do arquipélago. Nossa missão é colaborar para o desenvolvimento sustentável do destino, primando pelo serviço de qualidade e buscando oferecer experiências inesquecíveis para nossos clientes. Acreditamos que a interação entre empresários, gestores públicos e profissionais do trade é essencial para que Noronha se fortaleça cada vez mais como destino sustentável”, afirma Lúcia.
Para 2023, a APFN trabalha para garantir que o destino esteja representado nos principais eventos do turismo dentro e fora do Brasil. A associação tem como meta participar de pelo menos oito eventos em 2023, entre feiras, roadshows e rodadas de negócios, e para isso vai buscar o apoio do Governo do Estado, por meio da Empetur. A ideia é fortalecer os principais polos emissores de visitantes para o arquipélago, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Segundo a presidente, o pleno desenvolvimento das atividades econômicas na ilha é pauta constante entre os associados. Todos os estabelecimentos registrados contam com padrão impecável de atendimento, proporcionando conforto e acolhimento a quem chega para desbravar dos equipamentos e atrativos naturais. “As pousadas estão em perfeito funcionamento, cumprem todas as exigências feitas pela administração de Fernando de Noronha”, completa Lúcia, que divide o comando da associação com mais duas mulheres, a vice-presidente, Fabiana Montenegro Falcão de Sanctis, e a tesoureira, Silvana Rondelli.
Integram a APFN as Pousadas: Atobá, Alto da Vila, Alto da Floresta, Alto Mar, Beco de Noronha, Colina, da Mana, da Villa, Dolphin Hotel, Estrela do Mar, Floresta Nova, Fortaleza, Germana, Lua Bela, Paraíso, Morena, Maravilha, Malibu, Morro do Farol, Mar Atlântico, Marcílio, Mar Aberto, Nannai Noronha, Simpatia da Ilha, Solar do Pico, Triboju, Tubarão; Topázio, Verdes Mares e Zé Maria.
A APFN possui um site onde é possível efetuar reservas e conferir os detalhes sobre cada um dos 30 empreendimentos associados: www.vaparanoronha.com.br. A associação também está no Instagram por meio do perfil @vaparanoronha.
FERNANDO DE NORONHA
O arquipélago é reconhecido pela Unesco como Sítio do Patrimônio Mundial Natural desde 2001 e tem uma das mais bonitas praias do mundo, a premiada Baía do Sancho, que recentemente figurou mais uma vez no ranking da Traveler’s Choice, da Trip Advisor, como a melhor praia do mundo.
Duas unidades de conservação, o Parque Nacional Marinho e a Área de Proteção Ambiental, compõem a divisão geográfica para gestão de Fernando de Noronha. O arquipélago possui edificações históricas como a Igreja Nossa Senhora dos Remédios (1772), a Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios (1737) e o Palácio São Miguel, onde funciona atualmente a sede administrativa.
O destino é considerado santuário ecológico, berço de diversas espécies da fauna e flora, com mais de 230 espécies de peixes, 15 de corais e mais de dez tipos de tubarões catalogados pelo Parque Nacional Marinho. Dentre as várias exigências cumpridas com foco na preservação ambiental, está a proibição do uso de plástico na ilha.
legenda: Silvana Rondelli e Lúcia Smith, da Associação das Pousadas de Fernando de Noronha, divulgam equipamentos hoteleiros da ilha na WTM, em São Paulo
Turismo
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
Por Suzana Barros

Com foco na responsabilidade da mídia especializada, a cidade de Socorro (SP) sediou na última sexta, 27/06, o V Fórum de Jornalistas de Turismo e a reunião do Conselho Executivo da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Nacional). O evento teve início às 10h, no cine Orlandi.
Realizado pela Abrajet Nacional, por meio da Abrajet São Paulo, o Fórum debateu sobre assuntos relacionados ao tema “A importância da divulgação de um destino e a responsabilidade dos jornalistas especializados em turismo”.
O evento reuniu dezenas de profissionais da imprensa, autoridades e especialistas de Turismo com um propósito: debater o papel estratégico da comunicação na promoção dos destinos turísticos brasileiros.
Em seu pronunciamento, o presidente da Abrajet Nacional, Luiz Pires, falou da abrangência e da contribuição da instituição na divulgação do Turismo.
“Estamos presente em 13 estados brasileiros e pretendemos atingir todos os demais”, disse Luiz, adiantando: “Socorro será divulgada em veículos brasileiros que chegam diretamente à milhares de leirores e turistas”.
Reconhecendo a importancia do turismo no fomento da economia, o prefeito de Socorro, Maurício Santos, falou dos desafios vencidos na sua gestão que vêem fortalecerndo o Turismo e outros setores do município. “Estou muito à vontade para falar com os senhores, porque entendo a importância dos jornalistas na divulgação do Turismo”.
Na pauta do Fórum, foram discutidos temas a exemplo do papel da mídia na valorização dos atrativos turísticos; a qualificação das ações de divulgação institucional; a responsabilidade ética dos jornalistas de turismo na formação de opinião e construção da imagem dos destinos.
A proposta do Fórum é promover discussões sobre temas pertinentes aos abrajeteanos. “O Fórum reafirma o nosso compromisso com o jornalismo ético e com a promoção eficiente dos destinos turísticos do Brasil”, ressaltou a presidente da Abrajet Sâo Paulo, Miriam Petrone.
Troféu 40 anos
Após a abertura do Fórum, Petrone fez a entrega do troféu 40 anos da Abrajet para o prefeito Maurício; para a secretaria de Turismo da cidade, Genilda Barros, presidente da Associação Comercial de Socorro, Isabel Lopes; para o presidente da Associação da Estância de Socorro, Ronaldo Silva, dentre outros.
Palestrantes
O Fórum teve como palestrantes Bruno Omori, pesidente do IDT-CEMA, reconhecido por sua atuação em políticas públicas e inovação no Turismo; Isa Arnour, presidente da Abrajet Pará e imortal da Academia Paraense de Jornalistas; Gilberto Pacheco, CEO da MW Way Network e Miriam Petrone, presidente da Abrajet SP.
“É uma oportunidade para discutirmos sobre assuntos internos e temas relacionados ao jornalismo de Turismo”, esclarece Luiz de Sousa Pires, presidente da Abrajet Nacional.

Com o propósito de discutir e definir projetos e ações para a instituição, a Abrajet Nacional reuniu o Conselho Nacional na cidade de Socorro (SP) dia 27 de junho. A reunião foi na sede do Sicredi, locaizada no centro da cidade.
Composta pelos diretores executivos, diretores regionais, além dos presidentes das seccionais que compõem a instituição, a reunião foi conduzida pelo presidente da entidade, Luiz de Sousa Pires.
“Toda reunião do Conselho é importantíssima, porque discutimos diretrizes para que a entidade possa cumprir o seu planejamento”, disse Pires, acrescentando: “em resumo, discutimos projetos e ações a serem executadas durante essa gestão a curto, médio e longo prazo”.
Plano de Marketing
A diretora de Marketing da Abrajet Nacional, Suzana Barros, apresentou um Plano de Marketing para a instituição, destacando as ações direcionadas ao fortalecimento da marca Abrajet junto ao trade. Sugeriu a qualificação dos associados, especialmente para o uso das redes sociais. “Como todo setor, estamos repensando e nos reprogramando aos novos tempos”, resumiu.
Ainda durante a reunião foi apresentada proposta de evolução do logotipo da instituição para uma logomarca. “A proposta visa implantar um conceito mais moderno para a Abrajet e soma-se à proposta de nova fase da Abrajet diante da moderna forma de comunicação, advinda com a Internet, as redes sociais e a inteligência artificial”, justificou Suzana.
Turismo
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
Por Arlete Carvalho.
Jornalista, Diretora de Finanças da Abrajet Nacional

A reunião do Conselho da Abrajet Nacional realizada em Socorro (SP), com o apoio da Prefeitura e sociedade civil organizada socorrenses, na última sexta-feira, 27, marcou um novo momento para a entidade. Mais do que deliberar sobre questões internas, o encontro simbolizou uma guinada no espírito institucional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Um espírito de descentralização, de valorização do interior do país, da cultura local e da conexão genuína com o que o turismo tem de mais autêntico: suas raízes.
A escolha de Socorro e dos espaços onde aconteceram o V Fórum de Turismo e a reunião do Conselho Nacional da Abrajet foi estratégica. A abertura em um cinema com 83 anos (Cine Orlandi) de funcionamento nos lembrou que a cultura não precisa de palcos sofisticados para ser relevante. Ela vive na memória dos espaços e nas tradições que resistem ao tempo. Já a reunião no auditório do Banco Sicredi, intermediada pelos órgãos de turismo da Prefeitura de Socorro, sinaliza o caminho que sempre a Abrajet deve trilhar: o necessário diálogo entre a imprensa especializada, Poder Público e a iniciativa privada.
Com 68 anos de história, a Abrajet nunca foi estática. Reinventou-se com as transformações tecnológicas, com as crises do setor, com as mudanças de paradigma da comunicação. Agora, ao interiorizar suas ações, ao romper com os velhos padrões dos salões luxuosos e se aproximar das experiências locais, a entidade reafirma seu compromisso com o turismo enquanto vetor de desenvolvimento humano, social e econômico.
O jornalismo de turismo, hoje, precisa mais do que reportar destinos. Precisa compreendê-los, vivenciá-los e ajudar a preservá-los. A Abrajet mostra, mais uma vez, que sabe fazer isso.
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