Palmas
Atenção humanizada é o princípio norteador da atual gestão da saúde de Palmas
Política adotada na Capital acompanha a recente mudança realizada pelo governo federal

A atual gestão da Secretaria da Saúde de Palmas tem colocado em prática um compromisso que agora também está assegurado por lei federal: a atenção humanizada como princípio do Sistema Único de Saúde (SUS). A política adotada em Palmas acompanha a recente mudança prevista na Lei N.º 15.126, de 2025, publicada no Diário Oficial da União, no dia 29 de abril.
A nova legislação altera a Lei Orgânica da Saúde (Lei N.º 8.080/1990) e determina que o SUS tem o dever legal de garantir que os serviços de saúde proporcionem acolhimento mais respeitoso e empático, considerando não apenas as necessidades clínicas, mas também os sentimentos e a dignidade dos pacientes.
Saúde humanizada
Em Palmas, essa diretriz já é uma realidade. A atual gestão da Semus tem como premissa a humanização em todas as esferas do atendimento público, desde o primeiro acolhimento nas unidades de saúde, porta de entrada para os serviços da rede municipal de saúde, até o cuidado com os profissionais que atuam na rede.
A secretária municipal da Saúde, Dhieine Caminski, destaca que esse olhar humanizado é um valor fundamental da gestão. “Colocar o ser humano no centro do cuidado é o que dá sentido à nossa atuação. A humanização é mais do que um protocolo, é uma prática diária que orienta desde a escuta qualificada até a valorização dos profissionais, como temos feito todos os dias”.
A secretária lembra que estão em curso uma série de processos que beneficiam toda a população, como a reorganização de protocolos de atendimento, ampliação de serviços, melhorias estruturais nos espaços de saúde, ampliação do quadro de servidores e valorização da saúde mental dos trabalhadores do SUS, a exemplo do lançamento do projeto ‘Cuidando de Quem Cuida’ e o 7º Fórum de Saúde Mental.