conecte-se conosco

Tocantins

Atenção Primária à Saúde é destaque em evento no Tocantins

Publicadas

sobre

A Atenção Primária à Saúde (APS) é de suma importância, pois serve como ponto de entrada da população aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Em conformidade com essa realidade, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) participou, na presente data de sexta-feira, 05, do evento intitulado ‘Saúde em Campo: o futuro da APS no Tocantins’, o qual ocorreu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO).

O secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana, destacou que o primeiro contato dos tocantinenses com o sistema de saúde ocorre por meio da atenção básica, oferecida pelos municípios. Desse modo, o fortalecimento dessa área reflete na atenção especializada e em outros setores, pois é na esfera municipal que se desenvolve o trabalho preventivo. Nessa perspectiva, o trabalho colaborativo entre os entes federativos é relevante e significativo para a saúde pública.

O secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (MS), Nésio Fernandes, explicou que o seu órgão está empenhado em criar estratégias para estimular o diálogo e auxiliar todos os gestores municipais e estaduais a ampliar suas equipes, fortalecer o SUS e proporcionar um sistema de saúde que atenda a todos os tocantinenses com prontidão e qualidade.

O deputado federal Ricardo Ayres, idealizador do evento, afirmou que essa iniciativa é necessária para o desenvolvimento da APS. O Tocantins é um dos estados com a maior rede de Atenção Primária do Brasil, contando com 368 unidades básicas que operam em seus 139 municípios. Contudo, essa cobertura não basta se não buscarmos um atendimento eficiente e de qualidade, o que justifica a realização do evento para propor estratégias.

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) e secretário municipal de Saúde de Caseara, Rondinelly Souza, agradeceu pela oportunidade única e pioneira oferecida pelo projeto. Para ele, o objetivo principal de todas as lutas é o bem-estar do cidadão, sendo essencial elencar propostas em benefício da população.

Segundo a secretária municipal de saúde de Pium, Neila Lopes Barros, o evento é fundamental, principalmente porque a atenção primária é a porta de entrada para a saúde municipal. É preciso realizar ações preventivas para evitar que os moradores adoeçam e tenham que se deslocar até o hospital. Dessa forma, será possível proporcionar uma saúde de qualidade, e acredita-se que os temas discutidos no evento irão aprimorar cada vez mais o trabalho realizado.

A programação do evento incluiu, na sexta-feira, 05, uma mesa-redonda sobre os desafios e perspectivas da APS no Tocantins, bem como atendimento dos técnicos do MS aos prefeitos e secretários municipais de saúde. No sábado, 06, o Programa Saúde em Campo realizará ação na cidade de Augustinópolis, na Câmara Municipal local.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda