Entretenimento
Atriz Bell Gama participa de capacitação audiovisual na Academia Internacional de Cinema – AI

A atriz, roteirista e diretora tocantinense Bell Gama concluiu recentemente uma imersão formativa na Academia Internacional de Cinema (AIC), em São Paulo, onde participou de cursos intensivos de Cinema e Roteiro. A capacitação, com mais de 150 horas de aulas práticas e teóricas, reuniu profissionais e estudantes de diversos estados brasileiros e também da Europa, promovendo um ambiente de trocas culturais e criativas.
A participação na AIC e a produção do curta foram viabilizadas pelo Projeto Qualificação Audiovisual, aprovado no edital nº 23/2023 – Audiovisual Tocantins 2023, com recursos da Lei Paulo Gustavo, gerida pela Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins, em parceria com o Ministério da Cultura. “Essa formação só foi possível porque vivemos um contexto de fortalecimento das políticas públicas culturais, que investem e acreditam na nossa arte. Foi um processo de muito aprendizado e também de afirmação do nosso olhar autoral, valorizando as narrativas tocantinenses em um contexto internacional”, destacou Bell Gama, que também atua como produtora cultural.
Curta-metragem
Durante a formação, Bell protagonizou o curta-metragem Maria Izabel, obra desenvolvida coletivamente no âmbito da Academia Internacional de Cinema. O filme, dirigido por Kaká Nogueira, conta ainda com a participação especial do ator André Mattos, nome consagrado do cinema e da televisão brasileira. O roteiro também é de Bell Gama e Kaká Nogueira. “Nós nos consideramos bem-aventurados por criar um roteiro autoral, que apresenta muito da nossa cultura tocantinense ao lado de profissionais de várias partes do Brasil e do mundo”, ressalta Bell.
Para Kaká Nogueira, a experiência foi igualmente marcante: “Foi uma honra dirigir um ator com a trajetória e qualificação do André Mattos. A participação dele enriqueceu ainda mais o nosso trabalho coletivo.” O curta-metragem integra um ciclo de produções que consolidam a trajetória artística de Bell Gama, que também está à frente do desenvolvimento do longa-metragem Sobre Dora e Dores, com filmagens previstas para setembro deste ano, integralmente no Tocantins.
Contrapartida
Como contrapartida social ao investimento público, Bell Gama promoverá uma Oficina de Direção e Roteiro para o Cinema na cidade de Gurupi (TO), no dia 29 de junho, a partir das 16h. A atividade contará com participação do diretor Kaká Nogueira e oferecerá 8 horas de imersão no universo audiovisual, com exibição do curta Maria Izabel e atividades práticas baseadas na construção de roteiros autorais. “Queremos que os participantes sejam protagonistas na construção de suas próprias narrativas”, explica Bell. A oficina é destinada a pessoas a partir de 14 anos e será acessível, com a presença de tradutor de Libras.
As inscrições podem ser realizadas pelo Instagram @bellgamaoficial.
Sobre Bell Gama
Natural do Tocantins, Bell Gama é atriz, produtora e roteirista, com mais de duas décadas de atuação no cinema, teatro e literatura. É co-roteirista e diretora do longa Sobre Dora e Dores e criadora do programa de entrevistas Cena Protagonista. Com formação acadêmica em Pedagogia e especialização em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, é cofundadora da Cenaberta Produções Culturais e integra a Diretoria Executiva da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC).
Para acompanhar mais sobre seus projetos:
Instagram: @bellgamaoficial | @cenaberta.com.br
—
FICHA TÉCNICA:
Filme: Maria Izabel
Roteiro: Kaká Nogueira e Bell Gama
Gênero: Drama / Time: 8:45″
Produção: Cenaberta Produções Culturais / Academia Internacional de Cinema
Direção Geral: Kaká Nogueira
Direção de Fotografia: Ricardo Coimbra
Produtores: Bell Gama e Rogers Silva
Direção de Arte: Isadora Simões
1º Assistente de Direção: Camila Costa
Som Direto: Bernat Lautano
Elenco: André Mattos; Bell Gama e Isabela Vatrim
Montagem/Edição e Legendagem: Pedro Truszko
Ascom: Cinthia Abreu