Entretenimento
Atriz tocantinense Yara Virgínio é selecionada para estudar cinema em conservatório internacional

A jovem atriz Yara Virgínio, de 20 anos, natural de Palmas (TO), celebra um marco importante em sua trajetória artística: foi selecionada para estudar no Conservatório Internacional das Artes, onde já está imersa desde janeiro em uma intensa formação voltada ao cinema e à interpretação para o audiovisual.
Estudante de Artes Cênicas e apaixonada por contar histórias desde a infância, Yara foi aceita no curso de formação profissional oferecido pelo renomado Conservatório Internacional das Artes, no projeto intitulado “Meu Primeiro Longa”, realizado em São Paulo (SP). A formação tem duração de oito meses e culmina e terá, no mês de fevereiro de 2026, a gravação de um longa-metragem com elenco formado pelos próprios estudantes.
No conservatório, Yara participa de uma programação abrangente que inclui aulas de Autoaprimoramento, Técnica Meisner, Voz da Personagem, Corpo da Personagem, Linha do Tempo da Personagem, Lista de Elaboração, Imaginação Criativa, além de técnicas consagradas como Stanislavski, Chekhov, Adler e Feldenkrais, dentre outras. O curso ainda contempla workshops internacionais com o Stella Adler Studio of Acting e o Conservatório de Los Angeles.
“A cada aula me descubro mais como artista e como ser humano. A formação é profunda e desafiadora. Trabalhar aspectos como a construção da personagem a partir do corpo e da voz, por exemplo, tem me transformado não só como atriz, mas como pessoa também”, conta Yara.
Filha de atriz (Sheyla Virginio – Companhia A Barraca) e criada nos bastidores da cena artística de Palmas, Yara construiu sua formação participando de oficinas, grupos de teatro e dança. Mas, segundo ela, o sonho sempre foi maior: “Desde pequena sonho em ser atriz de cinema. Estar neste curso é a concretização de um passo muito importante nessa jornada. Sei que sair do Tocantins para São Paulo, para estudar com profissionais do mais alto nível, é uma oportunidade rara e preciosa.”
Devolutiva
Com apoio do edital de Bolsas Culturais, da Lei Aldir Blanc, via Secretaria Estadual da Cultura e Ministério da Cultura, Yara desenvolve o projeto “Pesquisa e Intercâmbio de Interpretação para o Audiovisual”, que prevê, ao final da formação, o retorno à sua cidade natal para realizar uma oficina gratuita para jovens atores e atrizes de Palmas. A proposta é compartilhar as técnicas e aprendizados adquiridos, contribuindo para o fortalecimento da cena audiovisual local.
“Palmas é parte de quem eu sou. Sempre acreditei que o talento pode florescer em qualquer lugar, e quero que outros jovens aqui também tenham a chance de se profissionalizar e acreditar nos próprios sonhos. Quero plantar uma semente de inspiração e de possibilidades”, afirma a atriz.
O curso tem previsão de conclusão em setembro de 2025 e, no ano que vem, haverá gravação do longa-metragem com participação dos alunos. Já em outubro, Yara dará início à oficina gratuita de 20 horas para uma turma de 10 participantes, cumprindo a contrapartida social de seu projeto.
Perfil
É atriz e dançarina. Sua carreira iniciou aos 8 anos quando fez sua primeira peça teatral “O Brasil é Todo Índio”, época que também acompanhava os bastidores de produções artísticas locais, na equipe de produção. Cursou Teatro na Universidade Federal do Tocantins, onde não concluiu a formação, pois decidiu se mudar para São Paulo para estudar atuação metódica no Conservatório Internacional das Artes, onde está hoje. Integrou o Núcleo Experimental de Formação da Companhia A Barraca, onde foi selecionada para caravana no Festival Internacional de Cinema no Chile, bem como acompanhou desde criança a equipe de produção da diretoria da Companhia. Participou de cursos de atuação com Nival Correia, Welligton Fagner, André Matos e improvisação com Sean Cowhig do Conservatório Stella Adler Art of Acting Studio em Los Angeles.
Ficha técnica do projeto:
- Proponente e administradora: Yara Virgínio
- Produção executiva e redes sociais: Sheyla Virgínio
- Consultoria do projeto e Assessoria de imprensa: Cinthia Abreu
Entretenimento
Jornalista e Escritor Tocantinense Lança Livro e Exposição Fotográfica Sobre Combate a Incêndios Florestais em Paraíso do Tocantins

O Tocantins enfrenta atualmente um dos maiores desafios ambientais do Brasil: o alto número de incêndios florestais, especialmente durante o período de estiagem. Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente de Paraíso do Tocantins, em parceria com a empresa Película Filmes, promoveu um evento educativo com o escritor e fotógrafo Willian Borges.
O evento foi realizado na manhã desta terça-feira, 01, na Secretaria de Meio Ambiente e contou com a presença de brigadistas, bombeiros e profissionais que trabalham na proteção e preservação do meio ambiente.
No evento, foi lançado o livro “Anjos da Natureza”, que aborda o trabalho dos brigadistas florestais e a importância dessa atuação para a preservação ambiental. Junto ao livro, também foi lançada uma exposição fotográfica homônima, com imagens de brigadistas e incêndios florestais.
O livro e a exposição “Anjos da Natureza” são frutos de um projeto da empresa Película Filmes, realizado com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. O projeto conta com patrocínio do Banco da Amazônia (Basa), dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. A iniciativa garante a permanência da exposição por dez dias nas cidades por onde passa, além da doação de exemplares do livro para bibliotecas e instituições que atuam com questões ambientais.
“Hoje tivemos um dos eventos mais gratificantes deste projeto, pois foi a apresentação de uma literatura ainda pouco difundida no Brasil, a realidade dos combates a incêndios florestais, para profissionais que trabalham na área. Isso foi gratificante, pois foi uma troca de saber e também uma contribuição para pessoas que podem fazer a diferença já neste período de estiagem”, disse Willian Borges, autor do livro.
Entretenimento
Festival Todas as Músicas Krahô – Encontro de Mestres Cantores e Cantoras
Encontro de Mestres Cantores e Cantoras conecta o tempo presente com o passado e com o futuro, trabalha a memória e estimula as novas gerações.

O Festival Todas as Músicas Krahô – Encontro de Mestres Cantores e Cantoras, que acontecerá de 03 a 06 de julho de 2025, é um evento de profunda importância cultural, conectando o passado, presente e futuro do povo Krahô.
Localizado na Aldeia Areia Branca, na Terra Indígena Kraolândia (Goiatins e Itacajá-TO), o festival reunirá 50 mestres de canto, recitadores e instrumentistas de 12 das 42 aldeias Krahô existentes. O objetivo principal é registrar e preservar o vasto acervo musical oral tradicional dos povos Timbira-Krahô/Apinajé, compartilhando repertórios, narrativas, mitologias e epistemologias.
As performances serão gravadas em áudio e vídeo por técnicos Krahô qualificados, com o acompanhamento de pesquisadores (indígenas e não indígenas) e da comunidade. O material coletado será armazenado digitalmente, transliterado e traduzido, servindo como base para pesquisas do Núcleo Takinahaky da UFG e para atividades educativas das associações Krahô.
Além das apresentações, o festival promoverá uma oficina multicultural de comunicação digital para jovens indígenas. Ministrada por voluntários da Associação Ninho Cultural, a oficina ensinará sobre a produção de conteúdo para redes sociais, utilizando celulares e computadores para divulgar o festival e a cultura Krahô.
A comunidade inteira será mobilizada com pinturas corporais, corridas tradicionais (flexas e toras), troca de presentes e participação nas apresentações e oficinas. Haverá também rodas de conversa para aprofundar os temas do projeto.
O Festival Todas as Músicas Krahô é, portanto, uma iniciativa essencial para a preservação da memória cultural, o estímulo às novas gerações e a difusão do rico patrimônio imaterial do povo Krahô, conectando tradição e inovação.
O Evento é uma realização do Governo Federal, através do Ministério dos Povos Indígenas, com apoio da Associação Ninho Cultural, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás (UFG), Revista PIHHY, Centro de Trabalho Indigenista (CTI), Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Governo do Tocantins través das secretarias da Cultura (Secult) e dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot).
Entretenimento
Festival de Circo de Taquaruçu começa nesta quinta, 03
Com o tema “O Circo Floresce o Norte”, 12º Festival Internacional de Circo de Taquaruçu acontece a partir da próxima quinta-feira, 03, até domingo, 06

O distrito de Taquaruçu, em Palmas (TO), será mais uma vez palco de encantamento, arte e cultura popular com a chegada da 12ª edição do Festival Internacional de Circo de Taquaruçu (FICTO). De 03 a 06 de julho, o tradicional festival traz o tema “O Circo Floresce o Norte”, reafirmando o compromisso com a valorização do circo como linguagem artística acessível, potente e transformadora.
Com uma programação intensa e diversificada, o evento reúne artistas circenses de diversas partes do Brasil e do mundo, com espetáculos, oficinas, cortejos, vivências culturais, atividades de permacultura e agroecologia, além de rodas de capoeira, shows e intervenções artísticas espalhadas entre o Centro Cultural Circo Os Kaco e a Praça Maracaípe.
Segundo o diretor-geral do festival, Kadu Oliviê, o Ficto consolida sua missão de democratizar o acesso à arte e ao circo de qualidade: “O Festival nasceu para fortalecer a cultura circense no Norte do país. Hoje ele floresce com raízes profundas, revelando talentos, promovendo trocas culturais e transformando o território. Ver Taquaruçu se encher de palhaços, acrobatas, malabaristas e público é a prova de que o circo é uma linguagem viva e necessária”, destaca Oliviê.
Programação
A cada dia do evento, o público poderá vivenciar uma programação completa, com atrações como “A Mulher Bala” (Trupe do Fuxico), “Inventando Moda” (Cia Boca do Lixo), o espetáculo “Desatador de Nós” com a Quadrilha Matutos da Noite (TO), e a Noite da Palhaçada, com artistas nacionais e internacionais. Outro destaque é o tradicional cortejo “Salve o Cerrado”, com a participação do Bloco Socapino, promovendo a alegria pelas ruas e a defesa das riquezas naturais do bioma.
TaquaruCirco
Um dos momentos mais emocionantes desta edição será a Mostra TaquaruCirco, que acontecerá no sábado, dia 05 de julho, na Praça Maracaípe. A Mostra reunirá cerca de 30 crianças e jovens do distrito de Taquaruçu, alunos do curso de Circo Social oferecido pelo projeto “Arte e Cidadania no Circo”, realizado ao longo do ano. A apresentação é uma verdadeira celebração do talento local, fruto de um processo formativo que alia arte, inclusão e desenvolvimento humano. O público poderá acompanhar números de acrobacia, palhaçaria, malabares e muito mais, protagonizados por jovens artistas da própria comunidade.
Por meio do projeto Circo Social, Os Kaco atendem uma média de 30 crianças e adolescentes com aulas de Circo, iniciante e avançado, malabares, corpo cênico, percussão, capoeira e agroecologia, o que tem contribuído não só para o desenvolvimento das crianças atendidas, bem como para atração de turistas para o Distrito.
Atividades
Na tarde de sexta-feira (04/07), o festival oferecerá ao público uma rica programação de Vivências, que convidam crianças, jovens e adultos a experimentarem práticas como bambolê, percussão corporal e swing poi. As atividades são gratuitas e promovem o encontro entre o corpo, o ritmo e a expressão artística, fortalecendo a relação entre a comunidade e a arte circense.
Já no sábado (05/07), uma das atrações mais dinâmicas é o Adventure Circus – um circuito de aventuras circenses voltado para todas as idades, com atividades práticas que desafiam o equilíbrio, a coragem e a diversão dos participantes. Realizado no Centro Cultural Circo Os Kaco, o circuito é um espaço lúdico que combina brincadeira, técnica e muita criatividade.
A produtora executiva Marcela Pultrini reforça o convite à comunidade: “É um festival para todas as idades, gratuito, cheio de cor, diversidade e afeto. Queremos que as pessoas tragam suas famílias, seus amigos, e se deixem tocar pela poesia e irreverência do circo. O FICTO é um presente coletivo para Taquaruçu, Palmas e o Brasil”, afirma Pultrini.
Apoio
O festival conta com parcerias da comunidade local de Taquaruçu que se mobilizou junto à produção para garantir realização, conta com uma parceria com o Senac Idiomas, com a empresa Desenvolve Marketing e a Cia Boca do Lixo, e como todos os anos não poderia faltar o apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo, reconhecendo o papel do circo na promoção do turismo, da economia criativa e do desenvolvimento sociocultural da capital.
______
Destaques da Programação
Centro Cultural Circo Os Kaco
- Quinta (03/07): Abertura com “A Mulher Bala” (SP), “Eu preciso de Você” (GO), e show com Paraíba dos 8 Baixos.
- Sexta (04/07): Cortejo “Salve o Cerrado”, Noite do Fogo, apresentações de Piruá (RN) e habilidades circenses.
- Sábado (05/07): Oficinas, roda de capoeira e espetáculos como “Desatador de Nós” e “Pé de Cerrado”.
- Domingo (06/07): Espetáculo “Futebol de Sabão dos Palhaços”, “Circo e Carimbó” (PA) e Noite da Palhaçada.
______
SERVIÇO
Festival Internacional de Circo de Taquaruçu – 12ª Edição
De 03 a 06 de julho de 2025
Distrito de Taquaruçu – Palmas/TO
Tema: O Circo Floresce o Norte
️ Entrada gratuita para todas as atividades.
Mais informações: Instagram @festivaldecirco.taquarucu
-
Turismo2 dias atrás
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
-
Turismo2 dias atrás
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
-
Governo do Tocantins19 horas atrás
LIDE Brasil Forum Marrocos 2025: Conexões Estratégicas
-
Palmas2 dias atrás
Carlos Velozo garante estabilidade como prefeito em exercício
-
Palmas4 dias atrás
Prefeito em exercício de Palmas é Carlos Eduardo Velozo