Tocantins
Atrizes da Companhia A Barraca integram elenco do longa-metragem “Entramas”
Considerada uma das mais antigas companhias de Teatro do Tocantins, fundada ainda no ano de 2002, a Companhia A Barraca conta com três atrizes no elenco do longa-metragem “Entramas”, do diretor Justino Vettore e Fábrica Produções. São elas – Ana Kamila Castaño, Cleuda Milhomem e Magna Carneiro, que compõem o elenco principal da produção audiovisual.
Em fase de preparação de elenco para as gravações que se iniciam na próxima semana, em Taquaruçu, elas contam que o roteiro do filme muito se assemelha com a trajetória artística delas, por se tratar da história de uma trupe de teatro mambembe. “Já tive algumas participações no cinema, mas Entramas tem um gostinho especial da nossa trajetória enquanto atrizes, da vida quase cigana do artista de rua”, destaca Cleuda Milhomem, considerada uma das atrizes pioneiras do estado do Tocantins, iniciando a carreira há mais de 30 anos, ainda em Porto Nacional.
Na trama ela viverá a personagem Camélia, da trupe Flores. “É uma mulher destemida, alegre, conectada com a natureza e apaixonada pelos sobrinhos. Tudo a ver comigo”, expressa a artista. Para ela, fazer parte desse projeto é uma honra. “Acompanho de perto a trajetória do diretor Justino Vettore no audiovisual e também no teatro e tenho certeza que os palmenses ficarão orgulhos com o resultado final desse projeto forte e de uma sensibilidade gigantesca”, complementa a artista.
Enquanto Cleuda vive a personagem em sua fase adulta, a atriz Ana Kamila Castaño viverá a mesma personagem em sua fase jovem. “Uma mulher forte, mística, alto astral e que ama cuidar da família. Muito a ver comigo também”, declara a atriz. Para ela, estar no filme como elenco e também compor a equipe de produção é a realização de um sonho. “Acredito que oportunidades como essas abrem portas para novos projetos, além de enriquecer as práticas artísticas”, complementa.
Já a atriz Magna Carneiro, que conjuntamente com Cleuda Milhomem é fundadora da Companhia A Barraca, vive na trama a personagem Begônia. “Uma mulher forte, determinada e preocupada com a família. Por trás de uma personalidade marcante, ela tem seu momentos espirituosos de amor e cuidado com os sobrinhos, mas esconde segredos e isso a faz ser um tanto fechada e introspectiva. Na busca por seus objetivos ela enfrenta todos”, adianta Magna.
Trajetória
Para as atrizes da Companhia A Barraca, integrar o elenco de Entramas e um reconhecimento da trajetória de dedicação à cultura no Tocantins. “A gente tem a honra de dividir a cena com outras personalidades da cultura no Tocantins, como a Meire Maria, a primeira bailarina do estado do Tocantins”, complementa Magna.
Ana Kamila complementa que “Entramas” é uma produção que se destaca não apenas pela sua trama envolvente, mas também pela qualidade de sua equipe técnica e de elenco. “A credibilidade da equipe só reforça o nosso sentimento de compromisso do filme com a excelência artística”, ressalta.
Entramas
O filme conta a história da família Flores, que possui uma trupe de teatro mambembe e vive momentos delicados após a morte de seu menestrel. Após o ocorrido, as relações familiares se estremecem. O palco não convence mais e sem a caracterização restará a cada um lidar com a própria verdade: hora de o passado ser tirado a limpo.
Antúrio está atormentado pela morte do pai e coloca sobre si o peso de assumir o comando da trupe e ter que proteger a irmã caçula. Yasamin, vive o primeiro amor ao lado de Lírio enquanto é preparada pelas tias, Camélia e Begônia para assumir o lugar de primeira atriz da trupe. A caminho de um festival tradicional de teatro no interior, a Kombi que os transporta quebra em meio ao sertão e os obriga a pernoitar no local, então, em volta de uma fogueira, a revelação de um segredo mexe ainda mais com os ânimos da trupe e os sentimentos dolorosos antes agasalhados no silêncio de cada um mexerá com a estrutura da família. O que Antúrio e Yasamin não imaginam é que integram um plano de vingança tramado obsessivamente pelas tias.
Perfis
Ana Kamila Castaño: Natural de Fortaleza-CE, é atriz, contadora de histórias, arte educadora e pedagoga. Atua profissionalmente em Palmas, desde 2012, nas áreas do teatro, audiovisual, publicidade e literatura. É autora do livro ” A menina que descobriu a poesia, lançado pela Editora Vecchio em 2022.
Cleuda Milhomem: Natural de Porto Nacional, é uma das atrizes pioneiras do Tocantins com uma carreira que já ultrapassa os 30 anos. É atriz, arte-educadora e produtora cultural. Iniciou sua atuação e militância cultural em 1989 no Grupo de Teatro Chama Viva e desde então já atuou em mais de 30 espetáculos e 10 produções audiovisuais.
Magna Carneiro: É atriz, professora, diretora de teatro e escritora. Iniciou sua carreira a mais de 25 anos no Tocantins. Desde 2002 faz parte da Companhia A Barraca e vem atuante dentro do processo artístico desenvolvendo projetos na área cultural. Magna é uma apaixonada pela arte de representar, em 2021 se aventurou na parte da literatura e teve a oportunidade de lançar seu primeiro livro.
Governo do Tocantins
Detran Tocantins realiza ações na Semana do Ciclista
Detran Tocantins realiza ações educativas durante a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes ao Ciclista, reforçando a importância do respeito e da segurança no trânsito.
Agentes e educadores de trânsito uniram esforços para sensibilizar condutores e pedestres quanto ao respeito aos ciclistas, reforçando os direitos e deveres de todos os usuários das vias.
Educação e conscientização no trânsito
A gerente para o trânsito do Detran/TO, Hélida Christina Noronha, explicou que as ações têm o objetivo de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo, por promover a sustentabilidade e contribuir para a saúde da população. “Sabemos do potencial sustentável da bicicleta, dos benefícios à saúde e do impacto positivo no trânsito. Buscamos incentivar o uso desse veículo e educar os usuários sobre seus direitos e deveres, conscientizando que um trânsito seguro se constrói com participação coletiva”, destacou.
Ações educativas em todo o estado
Além da capital, a campanha foi levada a Araguaína, onde o Detran/TO realizou atividades no Colégio Estadual Sancha Ferreira e na Escola Militar dos Bombeiros. Em Paraíso do Tocantins, na região central, o órgão também promoveu uma roda de conversa com alunos da Escola Militar dos Bombeiros, reforçando o compromisso com a formação de cidadãos conscientes e respeitosos no trânsito.
Semana Estadual de Prevenção de Acidentes ao Ciclista
A Semana Estadual de Prevenção de Acidentes ao Ciclista Dr. Pedro Caldas é realizada anualmente na semana que inclui o dia 10 de novembro. Instituída pela Lei nº 4.204, de 20 de julho de 2023, a iniciativa faz parte do calendário oficial de eventos do Tocantins e tem como objetivo promover a conscientização sobre a segurança dos ciclistas, incentivar o respeito por parte dos motoristas e estimular o debate sobre o uso seguro da bicicleta como meio de transporte.
Homenagem ao médico Pedro Caldas
A campanha homenageia o médico ginecologista e triatleta Pedro Caldas, que faleceu após um sinistro de trânsito enquanto pedalava na rodovia TO-050, em Palmas. Ele permaneceu internado por mais de um mês e não resistiu às complicações decorrentes de um traumatismo craniano. Natural do Rio de Janeiro, Pedro Caldas era conhecido pelo amor ao esporte e deixou esposa e três filhos. Seu legado inspira o movimento de conscientização e respeito aos ciclistas em todo o estado.
Mais notícias
Governo do Tocantins
Tocantins articula parcerias para povos originários na COP30
Governo do Tocantins articula parcerias na COP30 para projetos de povos originários e tradicionais, fortalecendo políticas e sustentabilidade na Amazônia.
A secretária dos Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreria, acompanha o governador Laurez Moreira em compromissos que reforçam o protagonismo do Tocantins nas discussões sobre sustentabilidade, preservação ambiental e valorização dos povos tradicionais na Amazônia Legal.
Presença representativa na COP30
A participação da secretária Narubia Werreria reforça o compromisso da Sepot com políticas públicas que reconhecem o papel fundamental dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais na preservação da Amazônia e no equilíbrio climático global. “A presença dos povos originários e tradicionais nessas discussões é essencial para que o futuro da Amazônia seja construído com base no respeito à diversidade e à sabedoria de quem vive e protege a floresta”, destacou a secretária.
A programação oficial da COP30 incluiu lançamentos de iniciativas voltadas à proteção ambiental, ao enfrentamento das mudanças climáticas e à valorização dos saberes locais, com a presença de lideranças e autoridades de todo o país.
Retrospecto da participação tocantinense
No primeiro dia do evento, Narubia Werreria articulou encontros pós-COP30 para apresentação de projetos e parcerias que atendam demandas dos povos originários e tradicionais do Tocantins. Durante a agenda, concedeu entrevistas a veículos de comunicação nacionais e internacionais, reforçando a relevância da pauta ambiental e social do estado.
Na terça-feira (11), a comitiva tocantinense acompanhou o evento “Mecanismos de Financiamento Climático: REDD+ e Soluções Inovadoras para a Amazônia”, que discutiu alternativas econômicas sustentáveis para a conservação da floresta e fortalecimento das comunidades tradicionais.
Participações e lançamentos estratégicos
No Pavilhão Brasil, a secretária prestigiou o lançamento do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, promovido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), com o tema “From Crisis to Resilience: Launch of the Acceleration Plan for Post-Disaster Recovery”. O encontro apresentou estratégias de prevenção e resposta a desastres naturais, especialmente nas regiões mais vulneráveis da Amazônia Legal.
À tarde, Narubia participou do lançamento da Estratégia Amazônia 2050, na Blue Zone, uma iniciativa que define diretrizes de longo prazo para o desenvolvimento sustentável da região amazônica, com foco na bioeconomia, inovação e inclusão social.
Diálogo com lideranças e personalidades na Casa Maraká
Encerrando a agenda, Narubia Werreria participou do painel “Vozes da Sabedoria: Conectando Cultura e Conservação”, no Espaço Fala Parente, na Casa Maraká — um dos momentos mais simbólicos da COP30. O encontro reuniu grandes lideranças indígenas, científicas e culturais para refletir sobre o papel da arte, da espiritualidade e dos modos de vida tradicionais na preservação da natureza.
A secretária dialogou com personalidades como o artista Gilberto Gil, a ministra dos Povos Indígenas Sônia Guajajara, o cacique Raoni Metuktire, e a CEO interina da Conservation International, Daniela Raik, em uma roda mediada por Maurício Bianco, vice-presidente da CI-Brasil.
Finalizando a jornada, Narubia visitou o espaço de exposições da Casa Maraká e prestigiou o filme “Brasil antes de 1500 – A história que você nunca aprendeu”, apresentado no CineCOP da Casa BNDES, seguido de uma roda de conversa sobre ancestralidade e sustentabilidade.
Mais notícias
Tocantins
PF deflagra Operação Nêmesis no Tocantins
PF investiga crime contra a administração da Justiça e embaraço à investigação de organização criminosa na Operação Nêmesis.
Policiais federais cumprem 24 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Palmas e Santa Tereza do Tocantins, com foco na interrupção de ações criminosas voltadas à destruição e ocultação de provas e na coleta de novos elementos que auxiliem no esclarecimento dos fatos.
Origem: desdobramentos da Operação Fames-19
As investigações tiveram início durante a deflagração da 2ª fase da Operação Fames-19, em 3/9, quando a PF identificou indícios de que alguns investigados teriam se prevalecido de seus cargos e utilizado veículos oficiais para retirar e transportar documentos e materiais de interesse, embaraçando as investigações sobre a atuação da organização criminosa.
Os procedimentos seguem em curso e tramitam sob sigilo na Corte Especial do STJ. A Nêmesis busca aprofundar a autoria e a materialidade, além de identificar possíveis outros agentes até então não mapeados.
Mandados, objetivos e apreensões
As ordens judiciais determinam a busca por documentos, mídias, equipamentos eletrônicos e quaisquer registros capazes de comprovar a destruição ou ocultação de provas e o eventual rastreamento de ativos decorrentes de desvios. A execução simultânea visa garantir a integridade do conjunto probatório e desarticular eventuais tentativas de nova supressão de evidências.
Canais de contato para informações
A Polícia Federal disponibiliza os seguintes canais para o recebimento de notícias e informações referentes aos fatos: e-mail delecor.drcor.srto@pf.gov.br, WhatsApp (63) 3236-5512 e atendimento presencial na Superintendência Regional no Tocantins.
Mais notícias
-
Social3 dias atrásFernanda França celebra a vida
-
Social3 dias atrásMárcia Mascarenhas celebra a vida com alegria e estilo
-
Social3 dias atrásAniversário de Evanuelly Nesello reúne amigos no Villa Festa
-
Cultura3 dias atrásTocantins em Concerto encerra turnê nacional em Porto Velho
-
Governo do Tocantins4 dias atrásLaurez transfere gabinete para Saúde e acompanha ações
