Educação
Aulas na rede estadual de ensino serão retomadas nesta quarta-feira, 2

São 503 unidades escolares do Estado preparadas para receber estudantes e professores no segundo semestre letivo
Mais de 142 mil estudantes da rede estadual de ensino voltam às aulas nesta quarta-feira, 2. As equipes gestoras das 503 unidades escolares estão preparadas para acolher estudantes e servidores na retomada das atividades pedagógicas referentes ao segundo semestre letivo.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) oferta ensino fundamental e médio, que incluem diversas modalidades de ensino em suas unidades, como Educação de Jovens e Adultos (EJA), Indígena, Quilombola, do Campo, Integral, Especializada, Militar, Profissional e Socioeducativa.
O segundo semestre letivo conta com avaliações importantes que subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a exemplo da aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais.
Outra avaliação importante para os estudantes que estão em fase de conclusão do ensino médio, realizada no semestre, é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma das principais formas de acesso ao ensino superior no país.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destacou a importância desse momento de retomada das atividades escolares. “As equipes escolares passaram por formações e estão preparadas para receber os estudantes. É mais uma oportunidade para os jovens se envolverem em tudo aquilo que a escola oferece para ampliar o conhecimento, que vai muito além do ensino em sala de aula. As nossas escolas oferecem diversas oportunidades de aprendizagem, sejam elas por meio de atividades pedagógicas, esportivas, culturais. Que os nossos estudantes possam aproveitá-las e criar oportunidades para um futuro profissional. A educação é o meio mais eficaz de transformação da vida dos nossos jovens”, frisou.
Live de formação
Nesta terça-feira, 1º, às 8h30, será realizada a live com o tema “Plano Político Pedagógico (PPP): como estruturar a política de avaliação da aprendizagem” pelo canal da Seduc, no YouTube, e que tem como público-alvo professores e todas as equipes das unidades escolares da rede estadual de ensino.
A formação contará com a palestra de Celso Vasconcelos, doutor em educação pela Universidade de São Paulo (USP), que abordará o tema “PPP – Como Estruturar a Política de Avaliação da Aprendizagem?” e também a palestra “Desenvolvimento Sociemocional e Avaliação: o trabalho da equipe multiprofissional”, com Isolda Pacine, diretora de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais da Seduc.
Educação
APM Cursos inaugura unidade em Palmas e amplia acesso à especialização médica no Tocantins

No próximo dia 04 de julho, Palmas receberá a inauguração da unidade da Academia de Cursos Médicos (APM), que oferece cursos de pós-graduação e capacitação técnica voltados a profissionais da saúde. A chegada da instituição ao Tocantins representa um marco para a educação médica no Estado, que passa a contar com uma opção local para formação especializada, antes concentrada em outras regiões do País.
A programação de abertura começa às 7 horas, no auditório do Sindicato dos Médicos do Tocantins (Simed), com uma aula magna sobre osteoporose, ministrada pelo médico e professor Dr. Frederico Barra, ortopedista especialista em dor e doenças osteometabólicas.
Das 10h às 13h, será realizado um workshop na Clínica Ortopédica do Tocantins (COT), com atividades práticas. Ainda pela manhã, os participantes poderão acompanhar uma oficina sobre Desintometria Óssea, exame utilizado no diagnóstico de doenças como a osteoporose. Em seguida, serão apresentadas tecnologias aplicadas ao tratamento da dor, como a Terapia por Ondas de Choque (TOC) e o Laser de Alta Intensidade, ambos indicados para lesões e dores musculoesqueléticas.
À noite, a partir das 18h20, a programação retorna ao Simed com as palestras: “IA: o estado da arte e a prática médica”, conduzida pelo professor Dr. Leonardo Ludovico Póvoa e, o tema “Cannabis na dor musculoesquelética: O que você precisa saber”, ministrada pelo professor Dr. Frederico Barra. Em seguida, ocorre o coquetel de inauguração, na área social do sindicato.
Educação médica mais próxima da realidade local
Para o coordenador acadêmico da APM em Palmas, Dr. Elton Stecca Santana, a instalação da unidade no Tocantins representa uma importante descentralização do ensino médico especializado. “A proposta é facilitar o acesso de médicos e profissionais da saúde a formações presenciais de qualidade, que antes exigiam deslocamento para regiões como Sudeste e Sul. A expectativa é que a unidade funcione como um polo regional de educação continuada, atendendo demandas e contribuindo para a qualificação da prática médica no Estado”, afirma.
Segundo ele, a iniciativa também ajuda a reduzir desigualdades no acesso à atualização profissional, especialmente para médicos que atuam em cidades do interior. “É uma oportunidade para que esses profissionais se qualifiquem sem precisar sair do Tocantins”, destaca.
Educação
Projeto Bela Escola reúne grafiteiras e estudantes para transformar escolas com arte
Projeto Bela Escola leva murais criados por mulheres às regiões norte e sul de Palmas, com protagonismo de alunas do ensino médio

Financiado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, por meio do Ministério da Cultura e Governo Federal, o projeto pode ser acompanhado pelo Instagram: @belaescola_.
A diretora da Escola Estadual Vale do Sol, Kátia Macedo, conta que os murais trouxeram um novo clima à escola. “Vai ser um impacto quando os alunos chegarem e verem a escola assim. Quando a gente falou do projeto, muitos não tinham noção da magnitude. São imagens maravilhosas, indígenas, figuras da cultura tocantinense, e tudo com muito respeito ao espaço escolar”, afirmou. Ela também celebrou o envolvimento das meninas no projeto: “As alunas que participaram do concurso agora têm uma chance real de expandir seus talentos. Elas viram que têm habilidade, e isso puxa outras. Vão se tornar multiplicadoras.”
Para Angélica Ribeiro, de 16 anos, estudante do segundo ano do ensino médio e uma das autoras dos desenhos escolhidos, a experiência foi marcante. “Eu saltei quando soube que meu desenho tinha sido escolhido! Foi a primeira vez que participei de uma pintura assim, e ainda com grafite, que era algo muito distante da minha realidade. Eu quero cursar Artes Visuais, e isso foi uma oportunidade enorme”, conta. “Me senti muito confortável com a equipe, principalmente por ser toda formada por mulheres. A temática do Cerrado me inspirou, e acho que combinou muito com a escola.”
No Colégio Estadual Criança Esperança, a professora Michele Marques dos Santos, que também é coordenadora da área de Linguagens, destacou a importância de projetos como esse em uma escola bilíngue e inclusiva. “Já tivemos experiências com grafite antes, mas essa é ainda mais especial porque as alunas participam de tudo, desde o desenho até a pintura. Isso estimula a criatividade, o senso de pertencimento e ainda deixa a escola mais bonita e acolhedora.”
O projeto também garante acessibilidade para estudantes com deficiência: há intérprete de Libras nas apresentações, acompanhamento para alunas com deficiência durante as oficinas e recursos como audiodescrição e resumo em braile dos murais, acessíveis via QR Code nas escolas.
“É muito bom ver arte com essa qualidade e esse respeito dentro do espaço escolar. Toda escola merecia ter algo assim”, reforça a diretora Kátia.
Meio Ambiente
Semarh e Sindjor promovem oficina de jornalismo climático e cobertura ambiental no Tocantins

Com o tema “Jornalista bem informado, informa melhor!”, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh) em parceria com o Sindicato dos Jornalistas (Sindjor) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente (PPGCIAMB) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), promovem no dia 05 de junho, às 18h30, no Auditório da Semarh, na Praça dos Girassóis, a Oficina de Jornalismo Climático e Cobertura Ambiental. A iniciativa tem como objetivo capacitar jornalistas, acadêmicos e comunicadores para uma cobertura mais precisa e inspiradora sobre temas ambientais complexos, como mudanças climáticas, o Programa Jurisdicional REDD+, educação ambiental e unidades de conservação, incentivando a promoção de ações positivas para o clima.
A atividade inclui fundamentos teóricos e debates oferecendo aos participantes ferramentas para relatar de maneira ética e eficaz as transformações ambientais e seus impactos sociais e econômicos. Também na oficina serão exemplificados os mecanismos de cadastro e cobertura da Conferência das Partes (COP30) que acontece em Belém – PA em novembro próximo. Ao final, haverá certificação emitida pelo Sinjor em parceria com o Ciamb/UFT, reconhecendo a importância de uma comunicação qualificada e comprometida com a sustentabilidade.
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