Tocantins
Avanços e Desafios: O Encontro Nacional de Equidade no SUS deixa legado de inclusão

O Encontro Nacional de Equidade no Trabalho e Educação no SUS, realizado nos dias 7 e 8 de março de 2024, foi um marco no compromisso com a diversidade e a inclusão no sistema de saúde brasileiro. O evento reuniu profissionais de saúde, gestores e membros da sociedade civil para debater e fomentar políticas de equidade de gênero, raça e etnia dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
No primeiro dia, após a cerimônia de abertura, foram realizadas plenárias que deram contexto ao Programa Nacional de Equidade, além de apresentarem a agenda do encontro. Um dos momentos altos foi o compartilhamento de experiências entre os estados, evidenciando práticas bem-sucedidas e desafios a serem superados.
segundo dia continuou com a energia positiva, centrando-se em discussões aprofundadas nos grupos de trabalho. Os participantes colaboraram na organização dos estados para os processos de formação dos Comitês de Equidade em seus territórios. O evento foi encerrado com uma plenária final, que delineou caminhos e perspectivas para o fortalecimento do Programa Nacional de Equidade.
Além dos debates, o encontro proporcionou momentos de integração e troca cultural, com almoços coletivos e atrações culturais. Esse encontro evidenciou o compromisso contínuo do SUS com a equidade e valorização de seus trabalhadores, sendo um passo significativo em direção a um sistema de saúde mais justo e inclusivo.
Diversos representantes marcaram presença no Encontro Nacional de Equidade no Trabalho e Educação no SUS, refletindo o compromisso com a inclusão social e a valorização da diversidade. Entre os participantes, estavam membros destacados da Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins, como a Superintendente de Gestão e Educação do Trabalho na Saúde, Leide Idaine Barros da Silva, e o Diretor de Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho na Saúde, Tiago Pereira da Silva. Cristina Vasconcelos, Assessora de Humanização, e Bianca Pereira da Silva, do Programa Diversidade na Saúde, também estiveram presentes.
Do âmbito acadêmico, a Universidade Federal do Tocantins foi representada por Mirian Cristina dos Santos Almeida e o Prof. Damião, trazendo perspectivas científicas para o diálogo.
No cenário dos conselhos, Sara Jane Guimarães Mantovani do Conselho Estadual de Saúde e Vanio Rodrigues do Conselho de Secretários Municipais de Saúde contribuíram com visões estratégicas para a implementação de políticas públicas eficazes.
A sociedade civil teve voz ativa com Byanca Marchiori da ATRATO, associação das travesti e transsexuais do estado do Tocantins, e Maria Aparecida de Matos, da Articulação de Mulheres Negras e Quilombolas do Tocantins, ampliando o alcance do evento para além dos limites institucionais.
A
sociedade civil teve voz ativa com Byanca Marchiori da ATRATO, associação das travesti e transsexuais do estado do Tocantins, e Maria Aparecida de Matos, da Articulação de Mulheres Negras e Quilombolas do Tocantins, ampliando o alcance do evento para além dos limites institucionais.
Do controle social, Alana Rodrigues, assistente social do Hospital Geral de Palmas e representante do CFESS/CNS, trouxe contribuições essenciais sobre a realidade dos trabalhadores de saúde no encontro.
Juntos, esses participantes diversificados compartilharam experiências, desafios e ideias, fortalecendo as bases para uma saúde mais equitativa e inclusiva no Tocantins e em todo o Brasil.
Tocantins
Vencedores do Prêmio IEL de Talentos 2025 são divulgado

Os vencedores do Prêmio IEL de Talentos 2025 – Etapa Tocantins foram conhecidos na noite desta quinta-feira, 28/08, em Palmas. A premiação, que reconhece práticas inovadoras de estágio no estado, aconteceu no auditório do SENAI e reuniu estudantes, empresas, instituições de ensino e representantes do Sistema S em uma noite de celebração ao desenvolvimento de talentos e à valorização do estágio como ferramenta de transformação da vida profissional.
Representando o presidente da FIETO e diretor do IEL, Roberto Pires, o vice-presidente Tiago Ferreira ressaltou que a iniciativa celebra o talento e reconhece o esforço, a dedicação e a parceria entre estagiários, empresas e instituições que acreditam que o estágio transforma vidas.
“Só em 2025, já encaminhamos mais de 3.700 estagiários e, ao longo dos 25 anos de atuação do IEL no Tocantins, mais de 45 mil jovens tiveram a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Esses números mostram o quanto o programa tem feito a diferença na vida de milhares de pessoas. Temos orgulho em afirmar que talento é o que não falta no nosso estado”, afirmou Arruda.
O superintendente do IEL Tocantins, Charles Alberto Elias, ressaltou que a iniciativa é um marco no incentivo às boas práticas de estágio no estado. “O Prêmio IEL de Talentos celebra aqueles que, ao longo de seu estágio nas empresas, se dedicaram e trouxeram inovações. É uma grande satisfação reconhecer esses jovens pelo esforço, pelas ideias e pelos projetos desenvolvidos. Também é importante premiar as empresas que ofereceram oportunidades e apoio, além das instituições de ensino que contribuíram para que esses premiados alcançassem este momento”, completou o superintendente.
Entre os destaques desta edição está a Defensoria Pública do Estado, vencedora na categoria Estágio Inovador – Grande Porte. O segundo subdefensor público-geral do Tocantins, Danilo Frasseto Michelini, ressaltou a importância do Programa de Estágio do IEL. “A Defensoria Pública tem uma parceria de longa data com o IEL, que dá toda a formalização, todo o apoio e qualificação aos estagiários. Para nós é um prazer estar participando desse prêmio, mais feliz ainda em ter ganhado, mas a missão da Defensoria Pública ainda é de qualificar esses jovens e dar oportunidade para que eles saiam da Defensoria Pública com a missão constitucional da Defensoria gravado em suas mãos”, ressaltou Michelini.
A cerimônia também destacou as trajetórias dos estagiários vencedores, evidenciando como as práticas premiadas contribuem para a formação profissional dos jovens e a aproximação com o mercado de trabalho. “O IEL teve papel decisivo na minha jornada. Foi por meio dele que tive acesso à vaga na Seplan, onde hoje aprendo muito sobre o setor público. Além disso, o acompanhamento que o IEL oferece é fundamental. Sempre tive suporte em relação a contratos e demais questões, com uma equipe aberta e disponível. Esse apoio fez toda a diferença para que eu pudesse viver essa experiência e crescer profissionalmente”, afirmou Lorenzo Costa Miranda, estagiário da Secretaria de Planejamento do Estado e primeiro lugar na Categoria Estagiário Inovador – Grande Porte.
Confira os vencedores do Prêmio IEL de Talentos – Etapa Tocantins 2025
Categoria Destaque Sistema S – Educação Inovadora
1º Lugar – SENAI CETEC Palmas
Categoria Destaque Sistema S – Estágio Inovador
1º Lugar – SEBRAE Tocantins
2º Lugar – SENAR Tocantins
3º Lugar – SENAI DR/TO
Categoria Educação Inovadora – Ensino Técnico Profissional
1º Lugar – Instituto Federal do Tocantins – Campus Palmas
Categoria Educação Inovadora – Ensino Superior
1º Lugar – Centro Universitário Católica do Tocantins – UNICATÓLICA
2º Lugar – Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS
3º Lugar – Uninassau Palmas
Categoria Estágio Inovador – Micro e Pequeno Porte
1º Lugar – Fundação Municipal de Esportes e Juventude de Porto Nacional
2º Lugar – SICOOB Paraíso do Tocantins
3º Lugar – PROSPERA Gestão de Empresas
Categoria Estágio Inovador – Médio Porte
1º Lugar – Tribunal Regional Eleitoral – TO
2º Lugar – CRP Tecnologia
3º Lugar – FERPAM
Categoria Estágio Inovador – Grande Porte
1º Lugar – Defensoria Pública do Estado do Tocantins – DPE-TO
2º Lugar – Secretaria de Administração – SECAD
Categoria Estagiário Inovador – Micro e Pequeno Porte
1º Lugar – David Almeida Chaves (SENAR)
2º Lugar – Karla Danielly Lima Vinhadelli (Fundação Municipal de Esportes e Juventude de Porto Nacional)
3º Lugar – Millena Martins dos Santos (SENAI Gurupi)
Categoria Estagiário Inovador – Médio Porte
1º Lugar – Gabriel de Oliveira (SENAI DR/TO)
2º Lugar – Sara Cristyna Sousa Alves (SEBRAE/TO)
3º Lugar – João Pedro Ferreira de Menezes (Escola SESI de Referência – Araguaína)
Categoria Estagiário Inovador – Grande Porte
1º Lugar – Lorenzo Costa Miranda (SEPLAN/SECAD)
2º Lugar – Lucas Gloria Lopes (SEPLAN/SECAD)
3º Lugar – Ana Flávia Cavalcante Rodrigues Rosa (SERVIR/SECAD – Programa Oportunidade Jovem
Governo do Tocantins
Vice-governador Laurez recebe bispo Dom José Moreira e comitiva de Minas Gerais em missão cultural no Tocantins

Na manhã desta sexta-feira, 29, o vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, recebeu em seu gabinete, no Palácio Araguaia, o bispo da Diocese de Porto Nacional, Dom José Moreira, acompanhado de uma comitiva de Minas Gerais que veio ao Estado em missão de intercâmbio cultural e institucional.
O vice-governador falou da sua alegria de receber o bispo juntamente com a comitiva que o acompanhava. “É uma alegria receber o bispo Dom José e toda a comitiva aqui no meu gabinete. Para nós, é sempre uma honra acolher visitantes que vêm conhecer o Tocantins, compartilhar experiências e fortalecer laços culturais e institucionais.”
O grupo, composto por representantes de diferentes instituições mineiras, entre elas a Secretaria Municipal de Turismo de Januária, a Superintendência Regional de Ensino, além de empresários e autônomos, veio conhecer as potencialidades naturais, culturais e turísticas do Tocantins.
Na ocasião, Laurez destacou a importância histórica da criação do Tocantins e contou aos visitantes as principais fases de ocupação e desenvolvimento do território. “O Tocantins é um Estado jovem, mas que nasceu da luta de um povo que sempre acreditou em sua terra. Nossa formação se deu em quatro grandes frentes. A primeira foi no século XVIII, a extração de ouro, o que trouxe os primeiros povoamentos para cá. Depois, já na década de 1940, tivemos a segunda frente com a exploração do cristal de rocha. A terceira foi a construção da rodovia Belém-Brasília, que abriu caminhos para a integração do Tocantins ao restante do país. E, por fim, a quarta frente, que veio com o projeto de irrigação do Rio Formoso, junto com a criação do nosso Estado e a construção de Palmas, que se tornou o símbolo da nossa identidade e do nosso futuro. Hoje, poder compartilhar essa história e mostrar nossas potencialidades é também um convite para que novos laços sejam construídos”, afirmou Laurez Moreira.
Dom José Moreira ressaltou o simbolismo do intercâmbio entre Minas Gerais e Tocantins, lembrando sua própria trajetória de vida. “Essa visita tem uma importância enorme, porque une duas terras que fazem parte da minha história: Minas, onde morei por 14 anos, e o Tocantins, minha origem. Sou jalapoeiro e lutei pela criação deste Estado. Ver essa comitiva sendo recebida aqui no Palácio, conhecendo nossas raízes e nossa cultura, é motivo de gratidão. Louvo a Deus por essa oportunidade e pelo acolhimento que tivemos”, destacou o bispo.
A educadora mineira Stela Aparecida Abreu Santos, integrante da comitiva, descreveu a experiência no Tocantins como inesquecível. “Desde nossa chegada, fomos recebidos com muito carinho e acolhimento. Passamos dias em Porto Nacional e depois seguimos para o Jalapão, conhecendo fervedouros, cachoeiras, a Lagoa do Japonês e a Pedra Furada. Ficamos encantados com a organização, o engajamento dos guias, das pousadas e restaurantes. Foi uma experiência que nos deixou com vontade de voltar e explorar ainda mais as riquezas desse Estado”, relatou.
Stela também elogiou a postura do vice-governador Laurez Moreira. “É a segunda vez que temos a oportunidade de encontrar o vice-governador, e mais uma vez nos surpreendeu a forma tão próxima que ele tem de estar com a comunidade. Percebemos isso quando Dom José tomou posse em Porto Nacional e confirmamos agora. Diferente do que vemos em outros gabinetes ou palácios de governo, aqui encontramos um vice-governador que conhece a história do seu povo, valoriza sua terra e, acima de tudo, pensa o futuro do Estado de forma coletiva. Ele transmite essa visão de futuro com naturalidade, esperança, fé e alegria”, concluiu.
Tocantins
SENAI Tocantins conquista prêmios na etapa regional do Prêmio IEL de Talentos 2025
Os vencedores representarão o Tocantins na etapa nacional da premiação, que acontece em dezembro.

-
Entretenimento4 dias atrás
Mostra Imagens que Versam; Versos que Voam abre Flisto 2025
-
Economia3 dias atrás
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
-
Social3 dias atrás
Giorgia Moura De Bortoli brilha no Baile do Rubi
-
Tocantins4 dias atrás
Sabin participa do Movimento Delas com serviços de saúde
-
Sebrae3 dias atrás
Sebrae Tocantins abre seleção para empresários participarem da maior feira de negócios do mundo na China