Faet e Senar
Balanço mostra avanço das ações de Assistência Técnica e Gerencial do Senar
Publicadas
2 anos atrássobre
Por
Jaciara Barros
- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Ateg-1-1000x600.jpeg&description=Balanço mostra avanço das ações de Assistência Técnica e Gerencial do Senar', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
A Assistência Técnica e Gerencial do Senar alcançou no ano de 2023 a marca de 5.300 produtores atendidos em diversas regiões do Tocantins. O objetivo do programa é aplicar técnicas de produção, aumentar a produtividade no setor rural e gerar lucratividade no negócio rural.
A metodologia foi aplicada de acordo com as necessidades de cada propriedade, passando pelo diagnóstico, o planejamento estratégico, a adequação tecnológica e a capacitação profissional. Durante o ano, o Senar atendeu 1.792 propriedades que desenvolvem atividades na cadeia de Bovinocultura de Corte; 1.160 na Bovinocultura de Leite; 230 em Fruticultura; 571 na Olericultura, 212 na Piscicultura e 209 na Apicultura.
Segundo o diretor do programa, Fabrício Vasconcelos, foram contratados cerca de 60 novos técnicos para atender as demandas. “A busca pela assistência do Senar neste ano aumentou bastante, por isso contratamos novos agentes de campo, que nos permitiu chegar a mais de 320 mil hectares de área assistida, entre pequenos, médios e grandes produtores”. Ainda segundo o diretor, a procura pelo programa está sendo motivada pelos bons resultados que os assistidos do Senar têm conseguido.
Nas propriedades que recebem assistência técnica e gerencial foram alcançados resultados expressivos. Na bovinocultura de leite, por exemplo, o aumento médio chegou a 171% no lucro da atividade. Já na Bovinocultura de Corte, houve crescimento médio de 73% no peso de venda de machos em terminação. Na Piscicultura, a produção de peixe por unidade chegou a 484%.
HISTÓRIAS TRANSFORMADORAS
Ao longo do ano, o Senar colecionou exemplos de histórias de sucesso com a assistência técnica e gerencial. O caso do produtor rural Antônio Apolônio, de Augustinópolis é um exemplo. A produção de leite na fazenda dele passou de 300 para 1.420 litros/mês com a mesma quantidade de animais. “O programa ajudou com os pastos que eram fracos, com a alimentação das vacas e com o planejamento, que antes nem tinha”, destacou o produtor. Para ele, o apoio do Senar está mudando a vida dele.
No sudeste do estado, no município de Porto Alegre, a produtora de mandioca Maria Lúbia, também compartilhou sua experiência com o programa. A produtora começou a receber a assistência técnica no início deste ano. Com a ATeG, ela fez mudanças na adubação do solo e no plantio. Com isso, a produção passou de 18 toneladas de mandioca para cerca de 35 toneladas por hectare. “O Senar tem transformado a nossa vida, né!?!”, destacou a produtora.
DESTAQUE NACIONAL
No ano de 2023 a ATeG no Tocantins também foi destaque na campanha nacional do SENAR. Técnico e piscicultor do Tocantins mostraram a importância da assistência e a capacidade de transformação da vida no campo. (Confira em https://docampoparavoce.com.br/ a história do produtor Derci dos Santos).
Outra conquista para a instituição foi a premiação do supervisor do programa, Vicente Lima Neto, escolhido como um dos três melhores profissionais do Brasil. “Uma oportunidade e honra trabalhar nessa casa; essa conquista no prêmio ‘Agro Brasil’, na categoria ATEG, não é só minha, é nossa”, comemorou.
Você pode gostar
Faet e Senar
Estações do Senar são destaque no HortifruTO em Palmas
Publicadas
5 dias atrássobre
17/10/2025Por
Jaciara Barros
Durante o evento, o Senar disponibilizou três estações técnicas, que integraram teoria e prática para os produtores participantes. Em cada estação, os técnicos do Senar compartilharam conhecimento e realizaram demonstrações sobre temas essenciais para o fortalecimento da produção rural.
Na primeira delas, o instrutor e técnico de campo do Senar, Leidnaldo Santos explicou como fazer uma “enxada química”. A técnica apresentada aos participantes é uma alternativa prática e de baixo custo para o manejo de pragas nas plantações e pastagens. “A enxada química é uma alternativa barata, funcional e feita com materiais acessíveis. O produtor pode utilizá-la na horticultura, fruticultura e até nas pastagens”, pontuou.
Em outra estação, Genivaldo Souza, técnico de campo, tratou da “Enxertia em frutíferas”. Ele explicou o passo a passo da técnica, os cuidados necessários após a enxertia e os benefícios para a produtividade das plantas. “Essa técnica melhora significativamente a produtividade das culturas e é uma ferramenta valiosa para o produtor rural”, explicou.
Na terceira estação do Senar, Sanida Vieira, técnica de campo, fez uma oficina sobre o plantio de diversos tipos de sementes, abordando temas como adubação e técnicas de plantio para hortaliças e frutíferas. “Fizemos demonstrações tanto com hortaliças quanto com frutíferas, um momento de muito aprendizado e troca com os produtores”, destacou.
“Foi muito interessante, tirei uma dúvida que eu tinha na minha produção de abacate. Aqui entendi a importância da polinização consorciada, ter mais pés ao redor para garantir melhor produtividade, destacou o produtor Adilton Alves, um dos participantes.
Já a produtora Raimunda Lúcia ressaltou o impacto do conhecimento adquirido: “produzo abóboras e mandioca e quero implementar outras culturas depois do que aprendi aqui.”
Para o diretor da Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Fabrício Vasconcelos, “foi uma oportunidade de aproximação e valorização do trabalho que o Senar realiza no campo”. Segundo ele, a instituição mostrou caminhos práticos para produzir mais e ter rentabilidade no campo.
Faet e Senar
Paulo Carneiro é reeleito presidente da FAET por unanimidade
Publicadas
3 semanas atrássobre
03/10/2025Por
Jaciara Barros
Por unanimidade dos votos, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET), Paulo Carneiro, foi reeleito para comandar a entidade no quadriênio 2026-2029. A eleição da nova diretoria e conselho fiscal da entidade foi realizada nesta sexta, 03 de outubro, na sede da entidade em Palmas.
Dos 40 presidentes de sindicatos rurais do Tocantins aptos a votar 38 compareceram à votação e manifestaram apoio total à chapa “Aliança pelo Agro”. O atual presidente, Paulo Carneiro, foi reeleito e seguirá à frente da instituição ao lado de produtores rurais e presidentes de sindicatos de diversas regiões do estado.
“Essa vitória é histórica na federação e é uma resposta ao trabalho que nossa diretoria realizou nesses quatro anos de mandato. Quero agradecer a todos os nossos diretores, os presidentes de sindicatos, nossas equipes da federação e do Senar pelo trabalho realizado e sobretudo ao Sistema CNA/Senar, na pessoa do presidente João Martins e do diretor geral Daniel Carrara, que sempre estiveram ao nosso lado”, destacou.
Após o anuncio do resultado da votação, Paulo Carneiro também fez um compromisso de atuar fortemente para fortalecer e garantir a independência da entidade. “Vamos reunir todos aqueles que querem o melhor para o agro tocantinense, estamos de portas abertas a todos as entidades e parceiros para garantir as condições necessárias para que o agro continue crescendo no nosso estado” disse.
Paulo Carneiro traz uma trajetória de mais de três décadas no agro tocantinense. Pecuarista radicado em Almas, no sudeste do estado, presidiu o sindicato do município por 15 anos. Ocupou cargos estratégicos no setor, tanto em conselhos estaduais como nacionais, foi vice-presidente da FAET, presidente interino e eleito pela primeira vez em 2021 para o mandato atual.
Agora, Paulo Carneiro terá na vice-presidência o produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Miracema, Fred Sodré e na segunda vice-presidência o empresário do agro e CEO da AGROJEM e Motta Fertilizantes, o produtor José Eduardo Motta, que também é vice-presidente do Sindicato Rural de Miranorte.
A diretoria ainda é composta pelo presidente do Sindicato Rural de Lagoa da Confusão, Vanderlei Silva, que passará a ocupar a vaga de primeiro secretário. Na segunda secretaria estará agora o também pecuarista Francisco Tozzatti, que preside do Sindicato Rural de Dois Irmãos. Na tesouraria permanecerá o presidente do Sindicato Rural de Formoso do Araguaia, Eurípedes Costa, agora acompanhado do presidente do Sindicato Rural de Marianópolis, Darci Dário.
Conheça a chapa eleita para o quadriênio 2026–2029
Diretoria
Presidente: Paulo Carneiro
Paulo Carneiro é paulista de Buritizal, erradicado a 34 anos no Tocantins. Pecuarista, esteve à frente do Sindicato Rural de Almas durante 15 anos e foi vereador do município de 1997 a 2000. Foi vice-presidente da FAET durante três mandatos, presidiu interinamente a entidade de 2015 a 2017 e de 2018 a 2021, quando foi eleito presidente por unanimidade dos votantes. Paulo Carneiro também é presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Tocantins no quadriênio 2023-2026, conselheiro fiscal da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins (CDE).
Vice-presidente: Fred Sodré
Produtor rural, já foi secretário municipal de Agricultura de Miracema, assessor especial da Seagro, diretor do Sindicato Rural de Miracema de 2005 a 2008, superintendente da FAET e conselheiro titular do Fundeagro desde 2018. Atualmente presidente o Sindicato Rural de Miracema.
2º Vice-presidente: José Eduardo Motta
CEO da AGROJEM e Motta Fertilizantes, o produtor é focado na criação de gado com genética aprimorada. A AGROJEM expandiu suas atividades para engorda e confinamento. Também é vice-presidente do Sindicato Rural de Miranorte.
1º Secretário: Vanderlei Silva
Produtor rural, pecuarista, é presidente do Sindicato Rural de Lagoa da Confusão, foi diretor do Sindicato Rural de Canápolis-MG por 12 anos. Atualmente é diretor do leilão de Araguaçu na cidade de Araguaçu..
2º Secretário: Francisco Tozzatti
Economista, produtor rural e criador de gado comercial, também é presidente do Sindicato Rural de Dois Irmãos e membro da diretoria da ADSTO (Associação de Desenvolvimento Sustentável do Tocantins)
1º Tesoureiro: Eurípedes Costa
Pecuarista, é Presidente do Sindicato Rural de Formoso do Araguaia. Foi o primeiro tesoureiro da FAET.
2º Tesoureiro: Darci Dário
Presidente do Sindicato Rural de Marianópolis há 12 anos, faz parte da diretoria do Sicoob Tocantins, dirige uma empresa de produtos em ração animal e é pecuarista.
Suplentes da Diretoria
Simone Sandri – Produtora rural, presidente do Sindicato Rural de Pedro Afonso, também tem uma longa experiência profissional em cargos de confiança no âmbito do poder público estadual e municipal.
Paulo Labre – Contador, já foi vereador, pecuarista há mais de 32 anos, faz parte do sindicato rural há mais de 20 anos e hoje é presidente do Sindicato Rural de Tocantinópolis.
Fabrício Cândido – Presidente do Sindicato Rural de Taguatinga, é produtor rural e empresário do setor de transporte de bovinos.
Flávia Germendorff – Produtora rural, e gestora em Economia do Agronegócio, também é diretora financeira da Aprosoja-TO.
Jhonatan Araújo – Pecuarista, empresário de assessoria pecuária, é também presidente do Sindicato Rural de Divinópolis.
CONSELHO FISCAL:
Jackson Lima – produtor e presidente do Sindicato Rural de Cristalândia
Valdemar Neponucemo – produtor e presidente do Sindicato Rural de Ananás
Ozenira Caldeira Marques – produtora e presidente do Sindicato Rural de Dueré
Cleiton Marinho de Brito – produtor e presidente do Sindicato Rural de Barrolândia
Marcos Antônio Feitoza – produtor e presidente do Sindicato Rural de Araguatins
SUPLENTES
Raimundo Nonato – produtor e membro do presidente do Sindicato Rural de Dois Irmãos
Mércio Viana de Oliveira – produtor e presidente do Sindicato Rural de Palmeiropolis
Edilson Gabino – produtor e presidente do Sindicato Rural de Abreulandia
Saulo Soares – produtor e presidente do Sindicato Rural de Colmeia
Gilvana Barros – produtora e presidente do Sindicato Rural de Aliança
Faet e Senar
Sicredi e Sistema Faet/Senar TO, firmam convênio para ampliar crédito e assistência técnica a pequenos e médios produtores rurais
Parceria pode beneficiar mais de 7 mil propriedades no Tocantins, com acesso facilitado a financiamento e capacitação para fortalecer a agricultura familiar e a produção no campo.
Publicadas
2 meses atrássobre
18/08/2025Por
Jaciara Barros
O Sicredi e o Sistema Faet/Senar assinaram, nesta quinta-feira (14), um convênio inédito no Brasil para ampliar o acesso ao crédito rural e oferecer assistência técnica e capacitação a produtores de todo o Tocantins. O acordo prevê a capacitação de equipes técnicas para orientar os produtores na obtenção e na aplicação dos recursos, além da realização de eventos com foco na educação financeira. A cerimônia foi realizada na agência Agro do Sicredi, na Avenida JK, em Palmas, e reuniu representantes das duas instituições.
Pela parceria, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) disponibilizarão técnicos para atendimento direto nas propriedades, enquanto o Sicredi oferecerá linhas de crédito com condições competitivas e análise simplificada, o Sicredi é um dos repassadores do FNO (Fundo Constitucional de Financiamento do Norte) e pretende capilarizar o recurso por todo o estado.
Segundo o diretor executivo da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Luis Guilherme Salles Trindade, a união de esforços fortalece o desenvolvimento regional e as comunidades. “Nós estamos muito gratos à Faet por compreender a importância dessa parceria com o Sicredi para que possamos expandir nossas ações. Nosso principal objetivo é levar educação financeira aos produtores. Enquanto o Senar oferece a educação técnica, o Sicredi contribui com a educação financeira e, consequentemente, disponibiliza linhas de crédito subsidiadas para apoiar o desenvolvimento desses produtores e, por extensão, das comunidades onde estão inseridos”, afirmou Trindade.
O Sistema Faet/Senar atende 135 municípios tocantinenses por meio de 200 técnicos rurais. Entre 2024 e 2025, mais de 7 mil pequenos produtores foram atendidos pela instituição.
O presidente do Sistema Faet/Senar, Paulo Carneiro, enfatizou que a iniciativa posiciona a federação como agente de crédito do Sicredi, facilitando o acesso ao financiamento para pequenos, médios e grandes produtores. “Essa união amplia as oportunidades de investimento no campo, com crédito ágil, seguro e suporte técnico para aumentar produtividade e sustentabilidade. Acreditamos que o fortalecimento do setor agropecuário começa na base produtiva, com crédito acessível e orientação qualificada.”
Também participaram do evento: Vanderson Fortuna (GRD CS/TO), Rita Della Santa (gerente da Agência Agro no MS), Delma Rodrigues (gerente da Agência JK), Diego Reis (GRD NT/TO), Rodrigo Machado (GRD SD/TO e Oeste da Bahia), Flávio Araújo (superintendente de Desenvolvimento) e Diogo Pelissaro (GRD MS).
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.900 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Dama de Ferro no Japão: Sanae Takaichi é 1ª primeira-ministra

Última pessoa a usar joia roubada no Louvre era bisneta de Dom Pedro II

Maya Negócios Imobiliários inicia nova fase

Valdemar Júnior indica relator do PCCR e convoca reunião

Juarez Moreira apresenta proposta de R$ 10 milhões ao ministro André Fufuca

Iguatemi Talks Fashion reúne ícones da moda

IV CONFITO atrai participantes de nove estados e já supera recorde de inscrições

Chef Ruth Almeida lança projeto gastronômico na Viva Arouche

Mulheres Empreendedoras da Amazônia realiza encontro e fortalece protagonismo feminino indígena

Projeto mapeia e cataloga ceramistas do Tocantins

Governo do Tocantins alinha continuidade do projeto Pró-Catadores Recicla+

Governo do Tocantins realiza encontro estratégico sobre sustentabilidade

Kássio Nunes Marques assume relatoria de habeas corpus de Wanderlei Barbosa no STF

Resgate de arara em Palmas mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros

Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira

Mostra Audiovisual Toca Criativa premia jovens talentos de Palmas

Governança Agro participa da 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Empreendedoras do Sul do Tocantins participam de congresso nacional sobre o protagonismo feminino no agronegócio

Sebrae realiza arrecadação de livros para incentivar a leitura e o pensamento crítico

Leilão Galácticos reúne celebridades em noite solidária

Dama de Ferro no Japão: Sanae Takaichi é 1ª primeira-ministra

Última pessoa a usar joia roubada no Louvre era bisneta de Dom Pedro II

Maya Negócios Imobiliários inicia nova fase

Valdemar Júnior indica relator do PCCR e convoca reunião

Juarez Moreira apresenta proposta de R$ 10 milhões ao ministro André Fufuca

Iguatemi Talks Fashion reúne ícones da moda

IV CONFITO atrai participantes de nove estados e já supera recorde de inscrições

Chef Ruth Almeida lança projeto gastronômico na Viva Arouche

Mulheres Empreendedoras da Amazônia realiza encontro e fortalece protagonismo feminino indígena

Projeto mapeia e cataloga ceramistas do Tocantins

Governo do Tocantins alinha continuidade do projeto Pró-Catadores Recicla+

Governo do Tocantins realiza encontro estratégico sobre sustentabilidade

Kássio Nunes Marques assume relatoria de habeas corpus de Wanderlei Barbosa no STF

Resgate de arara em Palmas mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros

Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira

Mostra Audiovisual Toca Criativa premia jovens talentos de Palmas

Governança Agro participa da 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Empreendedoras do Sul do Tocantins participam de congresso nacional sobre o protagonismo feminino no agronegócio

Sebrae realiza arrecadação de livros para incentivar a leitura e o pensamento crítico

Leilão Galácticos reúne celebridades em noite solidária

Dama de Ferro no Japão: Sanae Takaichi é 1ª primeira-ministra

Última pessoa a usar joia roubada no Louvre era bisneta de Dom Pedro II

Maya Negócios Imobiliários inicia nova fase

Valdemar Júnior indica relator do PCCR e convoca reunião

Juarez Moreira apresenta proposta de R$ 10 milhões ao ministro André Fufuca

Iguatemi Talks Fashion reúne ícones da moda

IV CONFITO atrai participantes de nove estados e já supera recorde de inscrições

Chef Ruth Almeida lança projeto gastronômico na Viva Arouche

Mulheres Empreendedoras da Amazônia realiza encontro e fortalece protagonismo feminino indígena

Projeto mapeia e cataloga ceramistas do Tocantins

Governo do Tocantins alinha continuidade do projeto Pró-Catadores Recicla+

Governo do Tocantins realiza encontro estratégico sobre sustentabilidade

Kássio Nunes Marques assume relatoria de habeas corpus de Wanderlei Barbosa no STF

Resgate de arara em Palmas mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros

Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira

Mostra Audiovisual Toca Criativa premia jovens talentos de Palmas

Governança Agro participa da 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Empreendedoras do Sul do Tocantins participam de congresso nacional sobre o protagonismo feminino no agronegócio

Sebrae realiza arrecadação de livros para incentivar a leitura e o pensamento crítico

Leilão Galácticos reúne celebridades em noite solidária
DESTAQUES
- Social2 dias atrás
Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025
- Faet e Senar5 dias atrás
Estações do Senar são destaque no HortifruTO em Palmas
- Economia2 horas atrás
Maya Negócios Imobiliários inicia nova fase
- Corpo de Bombeiros Militar2 dias atrás
Resgate de arara em Palmas mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros
- Palmas5 dias atrás
Dia D da Vacinação em Palmas acontece neste sábado, 18