Economia
BANCO DA AMAZÔNIA INICIA CAMPANHA ABRANGENTE DE RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS

Os interessados que buscam solucionar suas pendências financeiras oriundas do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) têm uma oportunidade imperdível que se estenderá até o final de 2023. O Banco da Amazônia está promovendo uma campanha estratégica de renegociação de dívidas destinada aos clientes do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) que enfrentam inadimplência junto à instituição financeira.
A iniciativa visa proporcionar aos clientes do Banco da Amazônia a oportunidade de liquidar ou renegociar suas dívidas em condições especiais, adaptadas às características de suas respectivas linhas de financiamento. O foco primário da campanha são os produtores rurais e não rurais que mantêm operações de crédito vinculadas ao FNO e Pronaf.
A campanha está sendo realizada de acordo com o que é previsto na Lei n° 14.166, que estabelece condições que possibilitem a renegociação extraordinária de operações do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO). A realização do acordo possui a modalidade liquidação à vista, para os clientes inadimplentes da Instituição.
O Banco da Amazônia está disponibilizando condições especiais para a modalidade de Liquidação à Vista, com até 90% de rebate de juros, e com análise do porte e do setor que o cliente está negociando.
A realização da campanha de renegociação feita pela instituição financeira visa alcançar o público de clientes rurais (físico, jurídico e cooperativas). E não rurais (empresas de todos os segmentos).
De acordo com o Gerente Executivo do Banco da Amazônia, Diego Lima, a campanha busca negociar com os clientes a dívidas que perduram por um tempo na instituição. “Estamos visando mostrar aos nossos clientes que estamos empenhados a ajudá-los a sanar as dívidas com o Banco, disponibilizando condições especiais para eles”, informou.
As oportunidades de renegociação e liquidação estarão disponíveis aos clientes até 31/12/2023. Os clientes do Banco da Amazônia que desejam realizar a renegociação ou liquidação devem procurar suas agências de relacionamento, durante os horários de atendimento ao público.
Desenrola Brasil 2023: Resgatando a Estabilidade Financeira
A campanha Desenrola Brasil 2023 visa especificamente à renegociação de dívidas de pessoas físicas. Os acordos propostos contemplam tanto a liquidação integral quanto a repactuação das dívidas, esta última envolvendo negociações com os credores para reestruturar as obrigações de forma a torná-las mais acessíveis aos devedores.
O programa é uma ação do Governo Federal que visa ajudar na renegociação de dívidas dos clientes, que pode ajudar no não endividamento da população do Brasil. É destinado a pessoas físicas com histórico de inadimplência até 31 de dezembro de 2022, cuja renda não exceda R$ 20 mil. Abrange, ainda, dívidas de crédito rural, independentemente da fonte de recursos. O prazo estabelecido para a renegociação varia de 12 a 36 meses para pagamento, proporcionando flexibilidade aos participantes, com carência de 30 dias para o pagamento da primeira parcela.
A campanha é regida pela Lei 14.690, que estabelece normas para a facilitação de acesso a crédito e mitigação de riscos de inadimplência e superendividamento de pessoa física.
A oportunidade estará disponível para os clientes do Banco da Amazônia até o dia 31/12/2023. São solicitados documentos para atualização cadastral (comprovante de renda e residência atualizados). As negociações deverão ser realizadas nas unidades de atendimento do Banco da Amazônia.
Esta iniciativa reforça o compromisso do Banco da Amazônia em apoiar seus clientes durante períodos desafiadores, promovendo soluções financeiras que visam à recuperação econômica e ao restabelecimento da estabilidade financeira de seus clientes.
Os interessados devem procurar as agências do Banco da Amazônia e conversar com um dos gerentes para ver a melhor forma de renegociação de dívidas.
Economia
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
Em Palmas, faturamento do Capim Dourado Shopping já representa 5% do PIB da capital

Lojas para todos os perfis de cliente, praças de alimentação, salões de beleza, cinemas, áreas de lazer, espaços para trabalho remoto, bancos e até órgãos públicos. A diversidade de serviços e a praticidade que definem os shoppings centers espalhados pelo país os tornam cada vez mais atuais, mesmo após quase 60 anos de existência no Brasil. Prova disso é a previsão da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) para 2025: o faturamento do setor deve crescer 1,6%, alcançando R$ 201,6 bilhões.
O país conta hoje com mais de 660 shoppings em funcionamento. Em Palmas, o Capim Dourado Shopping faz parte desse grupo e completa 15 anos neste mês, exemplificando o que torna esse modelo de empreendimento tão atrativo para o público. Inaugurado em 2010 com a expectativa de reunir 86 operações comerciais, o shopping dobrou de tamanho e hoje abriga 159 lojas e 56 quiosques. Além disso, o shopping registrou um crescimento de 365% nas vendas entre 2010, ano de sua inauguração, até 2024.
O impacto econômico também é expressivo. Só em 2024, o faturamento do Capim Dourado alcançou R$ 538 milhões, valor equivalente a 5,23% do PIB da capital. Para o superintendente do shopping, Diego Góes, os resultados confirmam a importância do empreendimento para a cidade. “Esses números refletem a força do varejo local e mostram que nosso shopping é parte ativa da economia de Palmas. O Capim Dourado nasceu com a proposta de ser mais que um centro de compras e, hoje, isso é uma realidade. O shopping é um espaço comercial, mas também contribui para o desenvolvimento da cidade e para a convivência dos palmenses, promovendo iniciativas culturais e sociais”, afirmou.
Histórias de marcas que se desenvolveram dentro do shopping também ilustram esse movimento. A Quem Disse, Berenice?, por exemplo, começou sua operação na unidade em um quiosque e, em julho de 2025, inaugurou uma loja física. “A gente sente que a QDB cresceu junto com o Capim Dourado. A proximidade com o consumidor e a visibilidade que o shopping proporciona foram essenciais para a expansão da marca em Palmas”, avaliou Diany Saraiva, gerente da loja.
Mesmo diante da expansão do e-commerce, os shoppings tendem a seguir em alta por possibilitarem experiências que vão além da compra. Com a ocupação praticamente completa, a perspectiva para o Capim Dourado, segundo Góes, é seguir acompanhando as transformações do varejo e fortalecendo a conexão com os consumidores. “Nos próximos anos, queremos nos consolidar ainda mais como um polo estratégico para o desenvolvimento econômico regional e um espaço de convivência que gera impacto positivo para toda a comunidade”, destacou o superintendente.
15 anos do Capim Dourado Shopping
Em 2025, o Capim Dourado Shopping celebra 15 anos de história em Palmas e no Tocantins, consolidando-se como o maior centro de compras do estado e um espaço que conecta cultura e lazer à tradição local. Inaugurado em 2010 e expandido em 2015, o Capim é DAQUI, é dos tocantinenses e tem orgulho de fazer parte da vida e das histórias da comunidade ao longo desses anos.
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