Economia
BASA ALCANÇA DESEMPENHO RECORDE EM 2022 COM CRESCIMENTO NAS APLICAÇÕES DE CRÉDITO NA AMAZÔNIA

O Banco da Amazônia (Basa) apresentou, em 27 de março de 2023, seus resultados financeiros referentes ao ano de 2022, com desempenho recorde em vários aspectos. Entre eles, destacam-se o aumento do lucro líquido, o crescimento da carteira de crédito, o acréscimo do patrimônio, a valorização das ações na bolsa e o crédito de fomento, que bateu o recorde de R$ 13,8 bilhões liberados para pessoas físicas e jurídicas em 2022.
O Basa é o principal banco ligado à execução de políticas públicas na região com 80 anos de atuação e responsável pela aplicação do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO). Este recurso foi destinado a contratos com as principais atividades dos nove estados da Amazônia Legal, sendo que o destaque foi para o agronegócio, que captou R$ 9,8 bilhões, um crescimento de 18,9% em relação ao ano anterior. Além disso, foram destinados cerca de R$ 8,3 bilhões às chamadas linhas verdes, programas que visam o desenvolvimento sustentável, R$ 718,4 milhões ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e R$ 664,4 milhões para micro e pequenas empresas, totalizando 36.730 contratos assinados com 31.136 clientes.
Outro resultado importante foi o lucro líquido de R$ 1,1 bilhão alcançado em 2022, um aumento de 52,1% em relação a 2021, o maior resultado já alcançado na história da instituição. O patrimônio líquido também cresceu 64%, atingindo R$ 4,8 bilhões. O relatório também mostra que o Basa ampliou sua carteira de clientes em 5,4%, atingindo 654 mil pessoas, aumentou a carteira de crédito ativo em 18,6%, com saldo de R$ 47 bilhões e manteve as taxas de inadimplência inferiores à média do sistema financeiro nacional. As ações do Basa negociadas na Bolsa de Valores valorizaram-se em 27,72% em 2022.
O presidente do Basa, Valdecir Tose, e o diretor de Controle e Risco, Fábio Maeda, apresentaram os resultados por meio de teleconferência, enfatizando que esse é um reconhecimento do mercado em relação ao trabalho realizado pelo banco. A teleconferência está disponível em https://www.bancoamazonia.com.br/relacoes-com-investidores/informacoes-financeiras/central-de-resultados.
As perspectivas para este ano incluem investimentos de R$ 9 bilhões por meio do Plano Safra, sendo R$ 5 bilhões para a agricultura familiar, mini e pequenos agricultores e os demais R$ 4 bilhões em produtores de médio e grande porte. As estimativas da instituição indicam que os programas de financiamento já geraram diversos efeitos positivos na economia regional, incluindo a geração de R$ 105,23 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB), o equivalente a R$ 29,53 bilhões em tributos, R$ 19,57 em emissões e mais de 2,1 milhões de postos de trabalho.
Economia
Mais perto do público: concessionárias se reinventam para crescer em meio à competitividade do setor automotivo
Experiência de compra mais próxima e acessível ao consumidor é a mais nova tendência

O setor automotivo brasileiro vive uma fase de retomada e expansão. Em 2024, as vendas de veículos leves cresceram 14%, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que projeta nova alta de 5% em 2025. Esse crescimento vem acompanhado da reestruturação da rede de concessionárias, que ultrapassou 8 mil pontos de venda, o maior número em mais de uma década.
Ainda segundo a Fenabrave, somente em 2024, foram abertas mais de 530 novas lojas do segmento, um indicativo da confiança do setor no crescimento contínuo do mercado automotivo brasileiro. Apesar de aquecido, o setor é cada vez mais competitivo, reunindo mais de 40 marcas e cerca de 3,5 mil modelos. Essa movimentação também se reflete no Tocantins. A partir de 14 de julho, a capital Palmas passa a contar com uma nova concessionária, com conceito totalmente inovador.
A nova loja da Autovia Fiat será inaugurada no Capim Dourado Shopping e integra um modelo de atendimento que vem ganhando força no país: concessionárias instaladas em locais de grande circulação, com foco na conveniência e no relacionamento direto com o público. A estratégia acompanha as transformações do varejo automotivo, cada vez mais voltado à experiência de compra em ambientes acessíveis e integrados à rotina dos consumidores.
Com estrutura pensada para oferecer conforto, praticidade e interação com os produtos, o espaço reúne veículos novos, seminovos e acessórios. Durante a inauguração, o público poderá conhecer de perto a nova Fiat Titano 2026, que chega ao mercado com motor Multijet 2.2 de 200 cavalos, câmbio automático de oito marchas, tração integral, direção elétrica, freios a disco nas quatro rodas e pacote de segurança com sistema ADAS. O modelo, que já está em pré-venda, será um dos destaques do evento.
Para a gerente da Autovia Fiat, Maria Tereza Corrêa, a unidade é mais um passo para aproximar a marca do público tocantinense. “Nossa proposta é oferecer um atendimento personalizado em um ambiente moderno e multifuncional, que também será palco de eventos, lançamentos e ações promocionais, proporcionando uma experiência que vai além da compra. Queremos estar perto do cliente, nos antecipando às necessidades dele”, afirmou.
Para o Capim Dourado Shopping, a chegada da Fiat reforça o movimento de diversificação de serviços e ampliação da experiência dos frequentadores, é o que explica o superintendente Diego Góes. “A presença de uma das maiores marcas de veículos do país reforça o nosso compromisso em oferecer praticidade e variedade aos nossos clientes. Essa parceria agrega valor ao nosso mix e fortalece o shopping como um ponto de encontro entre grandes marcas e o público da capital”, destacou. Líder absoluta em vendas no Brasil em 2025, a Fiat agora estará ainda mais perto dos clientes.
Energisa
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