Educação
Beiersdorf promove ação global de voluntariado
No Brasil, casa de NIVEA e Eucerin visita o Instituto IAG e realiza atividades com crianças e adolescentes
Demonstrando o seu compromisso com o propósito Cuidado Além da Pele, a Beiersdorf, casa de NIVEA e Eucerin no Brasil, realiza pelo segundo ano seu dia global de voluntariado, quando toda a companhia se mobiliza para participar de uma ação social. O Care Beyond Skin Day promove o compromisso sustentável e social da holding alemã em criar uma sociedade mais inclusiva e diversa, esse ano focado no fortalecimento do pilar de equidade racial da companhia.
A Beiersdorf se uniu à plataforma de voluntariado Atados para realizar atividades com o Instituto Anchieta Grajaú (IAG), instituição sem fins lucrativos que impulsiona a inclusão e melhora da qualidade de vida de aproximadamente mil famílias da região, e atende diariamente 600 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Localizado no Grajaú, Zona Sul de São Paulo, o IAG foi palco de dinâmicas interativas envolvendo as pessoas colaboradoras e também contou com uma roda de conversa com jovens da Plan International, parceira da marca há 10 anos.
Dentre as atividades propostas, as pessoas colaboradoras montaram jogos que reforçavam a história de importantes personagens negros, além de contação de histórias abordando a importância da inclusão e igualdade racial. Ambas as atividades proporcionaram um espaço de diálogo enriquecedor, onde foi possível promover a diversidade e o empoderamento dos pequenos, explorar diferentes perspectivas e aprender mutuamente.
Para Ana Bógus, presidente da Beiersdorf Brasil, “é muito potente ver tanta gente reunida e disposta a participar de um dia diferente. Esse é um convite à ação, que é conectado ao nosso propósito Cuidado Além da Pele, reforçando nossos compromissos com a diversidade, principalmente no pilar racial. Foi transformador sentir na pele toda essa troca e saber que impactamos de alguma forma o dia dessas crianças e adolescentes”.
Ações de revitalização também foram realizadas no Instituto Anchieta Grajaú. As pessoas colaboradoras da Beiersdorf e as crianças atendidas pelo instituto fizeram lindos desenhos no piso do espaço de recepção, pintaram as escadas e o parquinho, dando uma nova cara a essas áreas e tornando o ambiente mais colorido, agradável e acolhedor. O ponto alto do dia foi a criação de um mural com a participação de grafiteiros, que incorporaram elementos de equidade e inclusão, refletindo os valores e a missão do projeto.
Segundo Aldo Barrientos, VP Latam da Beiersdorf, que atuou na pintura dos brinquedos do parquinho, ‘’o CBS Day é a manifestação do propósito da nossa companhia e a representação da importância da união. Se você considerar que isso acontece em mais de 68 países, com mais de 10 mil pessoas colaboradoras, a magnitude deste propósito é enorme, engajando toda essa gente em todos os cantos do mundo ajudando quem mais necessita’’. Principalmente na América Latina, onde a pluralidade cultural e os desafios sociais são significativos, este dia reforça o compromisso com o impacto social positivo, e o Brasil desempenha um papel estratégico e fundamental nessa frente, especialmente em relação à desigualdade racial.
Paralelamente, a Beiersdorf incentivou que suas pessoas colaboradoras doassem livros infantis para o aumento da biblioteca do Instituto, oferecendo às crianças acesso à leitura, incentivo à imaginação e letramento. Este esforço extrapola a melhoraria das condições físicas do local, mas também enriquece o ambiente educacional e cultural do Instituto.
Ligia Annunziato, head de Diversidade, Equidade e Inclusão da Beiersdorf pontua que o CBD Day é um dia em que as pessoas podem sair mais leves e conectadas com o Cuidado. ‘’O sentimento é de muita alegria e inspiração, crendo que a transformação é possível. Quando se toca o próximo, você o transforma e, quando isso acontece, você também transforma a si mesmo. E é assim que me sinto: transformada’’, complementa a líder da agenda.
No espírito do Care Beyond Skin Day, convidamos todos a continuar essa corrente do bem e a se envolverem com as ações do Instituto Anchieta Grajaú. Ao conhecer mais sobre o trabalho do Instituto e contribuir por meio de doações e outras iniciativas, você fazer uma diferença significativa na vida dessas pessoas e apoiar a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Acesse o site e saiba mais.
Foco ambiental na primeira edição
Em 2023, o Care Beyond Skin Day foi um marco histórico na jornada social da Beiersdorf. Mais de 10.000 pessoas colaboradores em 68 países se uniram em um movimento global de cuidado e transformação, beneficiando mais de 100 organizações beneficentes locais e globais.
No Brasil, a Beiersdorf desenvolveu atividades com a Associação Reciclázaro, organização que atua em prol da reinclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade, no Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental (Cefopea) e na Cooperativa de Reciclagem Vitória do Belém, em São Paulo. Já parte das pessoas colaboradoras da fábrica da Beiersdorf, em Itatiba (SP), visitaram o Instituto Phala, centro de desenvolvimento para surdos para uma atividade voluntária social e ambiental. O Phala é uma instituição sem fins lucrativos que presta serviços à comunidade surda, desenvolvendo projetos de atendimento educacional-pedagógico, psicológico, fonoaudiológico, de assistência social e profissionalização. Hoje, dez pessoas colaboradoras surdas da fábrica são contratadas do Instituto, reforçando o compromisso genuíno da companhia com a inclusão.
Desde a primeira edição, o CBS Day demonstrou o compromisso da Beiersdorf com seus valores e o poder transformador do trabalho em conjunto. A companhia acredita que o cuidado vai além da pele e se estende à comunidade, ao meio ambiente e à construção de um futuro mais justo e sustentável para todos.
Sobre a Beiersdorf AG
A Beiersdorf representa produtos inovadores de cuidados com a pele de alta qualidade, bem como pesquisa pioneira em cuidados com a pele por 140 anos. Marcas internacionais líderes como NIVEA, a marca número 1 em cuidados com a pele do mundo*, Eucerin (dermocosméticos), La Prairie (cosméticos seletivos) e Hansaplast (curativos e cuidados com feridas) são apreciadas por milhões de pessoas ao redor do mundo dia após dia. Marcas renomadas como Aquaphor, Coppertone, Chantecaille, Labello, 8×4, atrix, Hidrofugal, Maestro e Florena complementam nosso extenso portfólio no Segmento de Negócios do Consumidor. Através da subsidiária integral tesa SE, a Beiersdorf também é uma fabricante líder global de fitas adesivas técnicas e fornece soluções autoadesivas para a indústria, empresas artesanais e consumidores.
A Beiersdorf possui mais de 20 mil funcionários em todo o mundo, conectados por valores centrais compartilhados, uma forte cultura corporativa e o propósito da Beiersdorf, Care Beyond Skin. Com sua estratégia de negócios C.A.R.E.+, a empresa segue um programa de investimento de vários anos focado no crescimento sustentável e competitivo. O programa é consistente com a ambiciosa agenda de sustentabilidade, com a qual a Beiersdorf está gerando um claro valor agregado para consumidores, sociedade e meio ambiente. Para mais informações, acesse o site da Beiersdorf.
Educação
Instituto Coca-Cola Brasil apoia jovens no futuro
ratuito e 100% digital, o Coletivo Online do Instituto Coca-Cola Brasil capacita jovens de 16 a 25 anos para o mercado de trabalho, com certificado e acesso a vagas.

Educação
Volta às aulas: escolas recebem alimentos diretamente da produção indígena, da agricultura familiar e do agroextrativismo

Uma boa aprendizagem depende de algumas condições, e a alimentação escolar rica em nutrientes é um desses importantes requisitos. Nessa volta às aulas, a escola Xerente, São José, localizada em Tocantínia (TO), é um exemplo do avanço na compra direta de agricultores e extrativistas da própria comunidade. São tios, pais e avós que contribuem para uma alimentação escolar com menos produtos industrializados e mais alimentos frescos, saudáveis e adequados ao costume alimentar das crianças indígenas.
A professora e mãe, Belcilene Sibakadi Xerente, reforça o impacto da alimentação na aprendizagem das crianças. “Desde que surgiu o alimento diretamente da roça para as escolas eu fiquei muito feliz por meus alunos – meus filhos, porque comparo como filhos – estarem comendo um alimento saudável, um alimento fresco e riquíssimo em ferro e nutrientes, e não com validade, enlatado. É um desenvolvimento melhor ver as crianças de barriga cheia com comida típica Xerente, ficam mais espertos”, conta.
Além dos benefícios nutricionais, a compra direta tem logística de transporte de alimentos simplificada e fortalece a comunidade com a geração de renda sustentável e de baixo carbono. O procurador do Ministério Público Federal (MPF) e coordenador da Catrapovos Tocantins, Dr. Álvaro Mazano, reforça a relevância das políticas de alimentação escolar.
“O fato de o alimento ser adquirido no próprio local onde a escola está inserida faz com que esse alimento tenha uma maior pertinência com as crianças, melhora a qualidade dos alimentos que são servidos e permite que haja geração de renda para os pais dessas crianças. E queremos que chegue a 100% do PNAE. O ideal é que toda a alimentação seja produzida no próprio local onde ele é consumido”, explica o procurador.
Alimentação escolar em números
Das 139 escolas localizadas na zona rural do Tocantins, 95 são indígenas, 43 são do campo (rurais) e duas são quilombolas, de acordo com a Secretaria de Educação do Estado. Essas instituições atendem milhares de alunos em contextos culturais e territoriais diversos e requerem uma abordagem diferenciada para garantir a qualidade alimentar.
O Tocantins registra 9.770 matriculados em área de assentamento, 7.659 matrículas em escolas indígenas e 1.933 matrículas em escolas quilombolas, indicando uma demanda significativa por intervenções alimentares culturalmente adequadas.
Compra direta da comunidade
A Lei nº 11.947/2009 determina que no mínimo 30% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) devem ser utilizados na compra de produtos da agricultura familiar. No entanto, embora seja observado avanço, muitos municípios ainda não cumprem a legislação, que pode ser a solução para uma alimentação mais saudável no contexto escolar.
Segundo dados do PNAE, entre os municípios com povos e comunidades tradicionais que ainda não cumprem os 30% e que poderiam se desenvolver a partir dessa política, destacam-se Arraias, Paranã, Carrasco Bonito, Itacajá, Itaguatins, Mateiros, Maurilândia, Muricilândia, São Bento, São Félix do Tocantins e Tocantínia.
Já os municípios que atingiram a exigência mínima, podem expandir sua atuação, especialmente frente à tramitação do PL 5352/2016, que pretende aumentar para 40% o percentual de alimentos provenientes da agricultura familiar. Conforme o projeto, esse percentual deve chegar a 70% até o final de 2028.
No entanto, não é necessário aguardar a legislação. Gestores podem sair na frente e aplicar recursos do PNAE, do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e recursos complementares do município, tudo em alimentos produzidos localmente, inclusive contemplando a diversidade alimentar presente nos territórios.
E para preparar as comunidades para acessar o mercado institucional, a servidora da Funai, Maria Clara Bernardes, conta que desde 2023 têm sido realizadas oficinas nos territórios indígenas. “Foi identificada uma lacuna de informações sobre a realidade da produção e o mapeamento de agricultores. Então a Funaipassou a organizar as consultas e oficinas nos territórios, com diagnóstico de roças para identificar a abundância de alimentos tradicionais nos territórios, quebrando o paradigma de que a produção não seria o suficiente”, explica.
Catrapovos
A Mesa Permanente de Diálogo Catrapovos Brasil é uma iniciativa que visa estimular a alimentação regionalizada em escolas de territórios indígenas e tradicionais. A Catrapovos foi criada em 2021 pela Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do Ministério Público Federal (MPF) para replicar em todo o país a boa prática desenvolvida pela Comissão de Alimentos Tradicionais dos Povos no Amazonas (Catrapoa).
A mesa é composta por representantes de órgãos públicos e da sociedade civil e discute os entraves e soluções, buscando juntos as formas de viabilizar as compras públicas da produção de comunidades indígenas e tradicionais, garantindo o cumprimento da lei sobre a aquisição de, no mínimo, 30% de produtos da agricultura familiar, além do direito à alimentação escolar adequada aos processos de produção e cultura local.
No Tocantins a Catrapovos é composta pelo MPF, Funai, Cecane/UFT, Coalizão Vozes do Tocantins por Justiça Climática, Conab, Seduc, Consea, Ruraltins, entre outras organizações que trabalham para otimizar a alimentação escolar tradicional, sendo a participação popular, sempre bem-vinda.
Educação
3 cursos extracurriculares que toda criança deveria fazer para desenvolver novas habilidades
Especialista destaca como o acesso a novos conhecimentos na infância impulsiona o aprendizado e o desenvolvimento integral das crianças.

Em um mundo cada vez mais conectado e dinâmico, o aprendizado infantil precisa ser completo e prático. O estímulo de novos conhecimentos na infância é muito importante e ultrapassa as salas de aula convencionais. É o que explica Vinícius Diégues Fuzessy Colares, responsável pela Jumper! Profissões e Idiomas, de Gurupi no Tocantins. “Cursos como robótica, informática e inglês infantil têm se mostrado grandes aliados no reforço escolar, ampliando o raciocínio lógico, a criatividade e até a autonomia dos pequenos. Essas formações ajudam a despertar o interesse pelo conhecimento de forma leve, lúdica e interativa”, comenta. Pesquisas do Afterschool Alliance mostram que alunos em atividades pós-escolares de qualidade têm melhor frequência, comportamento e desempenho em testes e notas, com ganhos de até 38 % em taxa de promoção e notas melhores em leitura e matemática. Isso se traduz em mais engajamento nas atividades escolares e até melhora no rendimento. O especialista listou os benefícios desses cursos e os impactos positivos no desenvolvimento.
Robótica
A robótica é uma atividade que estimula diversas competências importantes, como raciocínio lógico, pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe. De maneira lúdica e interativa, permite que as crianças tenham contato com conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. O curso é indicado para crianças entre 8 e 12 anos que demonstram interesse por matemática, programação, mecânica e elétrica, além de possuírem raciocínio lógico mais desenvolvido. Ao mesmo tempo, ajuda os pequenos a compreender, na prática, como a tecnologia pode ser aplicada para tornar a vida das pessoas melhor.
Inglês
Aprender um segundo idioma na infância não só amplia as possibilidades de comunicação no futuro, como também fortalece a memória, o foco e a capacidade de resolver problemas. Para que o aprendizado de inglês seja efetivo, é fundamental que seja divertido, contextualizado e respeite o ritmo de cada criança. A metodologia pode variar conforme a idade e os objetivos do curso, permitindo que os alunos comecem a se comunicar em inglês desde o primeiro dia. Além disso, o estudo da língua ajuda a exercitar o cérebro, ampliando conexões neurais e estimulando funções cognitivas. Aprender inglês na infância facilita a fluência e a desenvoltura no idioma, constrói habilidades de comunicação, como alternar entre idiomas, e é essencial para a comunicação global, cada vez mais presente no dia a dia das crianças.
Informática
Mais do que apenas aprender a “mexer no computador”, os alunos desenvolvem pensamento lógico, autonomia e criatividade para realizar tarefas escolares com mais eficiência. Destinado a crianças de 7 a 11 anos, o curso é ideal para quem tem interesse em tecnologia e deseja ampliar seus conhecimentos desde cedo. De forma lúdica e interativa, os pequenos aprendem conceitos essenciais de informática, como sistema operacional, componentes do computador, internet, Excel, PowerPoint, Word, Paint e e-mail. Além de despertar habilidades práticas, o curso também é um excelente aliado nos estudos, auxiliando na realização de trabalhos escolares e projetos acadêmicos.
“Aprender de forma prática, divertida e próxima da realidade da criança torna o conhecimento mais fácil e significativo. Cursos como Robótica, Inglês e Informática desenvolvem autonomia, entusiasmo e mostram que aprender pode ser leve e transformador”, finaliza.
Sobre a Jumper! Profissões e Idiomas
Criada em 2003, a Jumper! Profissões e Idiomas é uma rede de ensino que conta com mais de 40 cursos profissionalizantes e de língua estrangeira para crianças e adultos. Com mais de 600 mil alunos formados pela instituição, a empresa tem 60 unidades espalhadas pelo país. Além de transformar o futuro das pessoas através da educação, a Jumper! Planeja dobrar o número de franquias em 2025.
-
Social3 dias atrás
Déborah Lopes fecha contrato nacional e prêmio de R$ 50 mil
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Wanderlei Barbosa destaca Tocantins no LIDE 2025
-
Social3 dias atrás
Crivelari Arquitetura inaugura escritório em Palmas
-
Sebrae4 dias atrás
Sebraetec Palmas impulsiona certificação de qualidade
-
Palmas5 dias atrás
Eduardo Siqueira Campos cria instrumento para fortalecer rede de proteção à pessoa em situação de rua em Palmas