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Beiersdorf realiza ação global de voluntariado

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No Brasil, as atividades ocorreram em dois dias, 30 e 31 de maio: a Beiersdorf se uniu a plataforma de voluntariado Atados para desenvolver atividades com a Associação Reciclázaro, organização que atua em prol da reinclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade, no Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental (Cefopea) e na Cooperativa de Reciclagem Vitória do Belém, em São Paulo. Já parte de pessoas colaboradoras da fábrica da Beiersdorf, em Itatiba (SP), visitaram o Instituto Phala, centro de desenvolvimento para surdos para uma atividade voluntária social e ambiental. O Phala é uma instituição sem fins lucrativos que presta serviços à comunidade surda, desenvolvendo projetos de atendimento educacional-pedagógico, psicológico, fonoaudiológico, de assistência social e profissionalização.

“Na Beiersdorf, reconhecemos nossa responsabilidade de promover mudanças positivas e estamos comprometidos a tornar nossas metas de sustentabilidade uma realidade todos os dias. Mais de 20 mil pessoas colaboradoras de todo o mundo terão a chance de dedicar um dia de trabalho para participar de uma iniciativa que faz a diferença em suas comunidades e contribui coletivamente para os esforços globais da empresa”, diz Vincent Warnery, CEO global da Beiersdorf.

“Foi gratificante ver o engajamento dos nossos times no Brasil. As diretrizes da nossa Agenda de Sustentabilidade estão em tudo o que fazemos e foi uma grande oportunidade de vivenciar na prática as mudanças positivas que propomos para o mundo seguindo os conceitos de Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, comenta Christian Goetz, presidente da NIVEA Brasil.

Atividades intensas

As práticas na cooperativa ocorreram em quatro grupos para que o maior número de pessoas voluntárias pudessem participar. Antes de iniciar a agenda do dia, as equipes foram recebidas da associação com um café vegetariano e sem uso de plástico para reforçar o viés sustentável da iniciativa.

Na primeira parte da imersão, os grupos conheceram o espaço, a horta e logística de reaproveitamento do Cefopea, que possui hortas suspensas, térreas e uma estufa com plantação com técnica de hidroponia com diversos alimentos, em especial PANCs (plantas alimentícias não convencionais). A ideia era explicar sobre as maneiras de plantios, os diferentes tipos de alimentos plantados ali e como funciona toda a cadeia de produção, uso e descarte dos alimentos. Em seguida, as pessoas voluntárias entenderam de fato como ocorre o processo de separação dos materiais recicláveis, fazendo o trabalho do dia a dia da cooperativa na triagem e prensa dos resíduos com a orientação de trabalhadores do local. Em dois dias de ação, a BDF NIVEA Brasil contabilizou cerca de 925 quilos de materiais que passaram por triagem e foram encaminhados para reciclagem.

Além da agenda presencial, a companhia também realizou um desafio sustentável online para as pessoas que trabalham em outras localidades. “Nesta opção, propomos desafios simples para que todas e todos pudessem cumprir em suas casas. Queremos que nossas equipes de todo o Brasil se sintam parte deste movimento”, complementa o presidente.

No primeiro desafio, as pessoas tiveram que designar um local em suas próprias casas para a separação de materiais recicláveis e lixo orgânico e separá-los corretamente ao longo do dia. Já no segundo momento, foram incentivadas a produzir uma refeição aproveitando integralmente os alimentos disponíveis em casa. Todo o desempenho das tarefas teve o acompanhamento por meio de grupos privados.

A ação online encerrou com uma live para apresentar os resultados e um papo com o time da Reciclázaro sobre Economia Circular e como este conceito se conecta com o tratamento dos resíduos sólidos passando por temas como: economia linear; economia circular; resíduos sólidos; descarte eficiente; caminho do lixo e consumo consciente.

Entre formato presencial e online da parte administrativa e time de campo, a companhia contabilizou mais de 200 pessoas participantes, inclusive toda a diretoria. A ação ainda teve 2 toneladas de emissões de dióxido carbono equivalentes (CO2eq) neutralizadas por meio de compensação em créditos em parceria com a Moss, plataforma ambiental que opera no mercado de créditos de carbono.

Voluntariado social

O Care Beyond Skin Day também teve seu capítulo na fábrica da Beiersdorf, em Itatiba (SP), registrando,  assim, o engajamento de parte da equipe da planta, a qual participou de uma iniciativa social no Instituto Phala, parceiro da companhia na região.

Em 30 de maio, 50 pessoas colaboradoras se dividiram em dois grupos e visitaram a organização para um dia de voluntariado, que incluiu: a revitalização da área externa do instituto (fachada e quintal) com pintura nas paredes e desenhos do alfabeto em libras em grafitagem; a renovação da jardinagem do quintal e da horta; a aquisição de lixeiras para reciclagem e orientação de integrantes do GA Sustentabilidade e Meio Ambiente ao time do Instituto Phala sobre como reciclar corretamente os resíduos; ação de sensibilização com as pessoas participantes a respeito da comunicação com os surdos, especialmente considerando o tema de inclusão deste público na sociedade e na fábrica da companhia.

“Sempre buscamos maneiras de fortalecer a comunidade de Itatiba e nos unirmos a uma entidade local é a oportunidade ideal para colocar em prática o nosso Cuidado Além da Pele. A parceria com esta instituição, que atua no desenvolvimento de pessoas surdas, se conecta com nossos objetivos de inclusão e letramento”, comenta Juliana Torres, diretora da fábrica da Beiersdorf.

Alcançando metas ambiciosas de sustentabilidade

O objetivo do CBS Day global da Beiersdorf é contribuir positivamente para o meio ambiente e a sociedade. Como uma das maiores empresas globais de cuidados com a pele, a Beiersdorf reconhece seu papel no combate às mudanças climáticas e desenvolveu a Agenda de Sustentabilidade Cuidado Além da Pele como parte da estratégia corporativa C.A.R.E.+ para alcançar um crescimento sustentável competitivo.

A Beiersdorf investe esforços e recursos em iniciativas e inovações para alcançar suas metas de sustentabilidade e já registra progressos significativos nas suas metas climáticas. Por exemplo, a empresa estabeleceu o objetivo de reduzir as emissões absolutas nos Escopos 1, 2 e 3 em 30% até 2025 em relação ao ano base de 2018. Em 2022, foram registradas reduções de emissões absolutas nos Escopos 1, 2 e 3 em 17%, o que é um resultado muito positivo, especialmente considerando o crescimento global dos negócios da companhia.

No final de 2022, a Beiersdorf recebeu a classificação “Triple-A” pelo Carbon Disclosure Project (CDP), uma organização sem fins lucrativos, sendo uma das 13 empresas em todo o mundo a receber tal avaliação. O CDP reconheceu os esforços globais da companhia por sua liderança na definição de metas, desempenho e transparência nas áreas de mudança climática, florestas e segurança hídrica.

Alcançando metas ambiciosas de sustentabilidade

O objetivo do CBS Day global da Beiersdorf é contribuir positivamente para o meio ambiente e a sociedade. Como uma das maiores empresas globais de cuidados com a pele, a Beiersdorf reconhece seu papel no combate às mudanças climáticas e desenvolveu a Agenda de Sustentabilidade Cuidado Além da Pele como parte da estratégia corporativa C.A.R.E.+ para alcançar um crescimento sustentável competitivo.

A Beiersdorf investe esforços e recursos em iniciativas e inovações para alcançar suas metas de sustentabilidade e já registra progressos significativos nas suas metas climáticas. Por exemplo, a empresa estabeleceu o objetivo de reduzir as emissões absolutas nos Escopos 1, 2 e 3 em 30% até 2025 em relação ao ano base de 2018. Em 2022, foram registradas reduções de emissões absolutas nos Escopos 1, 2 e 3 em 17%, o que é um resultado muito positivo, especialmente considerando o crescimento global dos negócios da companhia.

 

No final de 2022, a Beiersdorf recebeu a classificação “Triple-A” pelo Carbon Disclosure Project (CDP), uma organização sem fins lucrativos, sendo uma das 13 empresas em todo o mundo a receber tal avaliação. O CDP reconheceu os esforços globais da companhia por sua liderança na definição de metas, desempenho e transparência nas áreas de mudança climática, florestas e segurança hídrica.

Sobre a Beiersdorf AG 

A Beiersdorf destaca-se por produtos inovadores e de alta qualidade para os cuidados da pele, bem como pesquisas pioneiras da pele há mais de 140 anos. Marcas líderes internacionais, como NIVEA, a marca nº 1 do mundo em cuidados com a pele*, Eucerin (dermocosméticos), La Prairie (cosméticos seletivos) e Hansaplast / Elastoplast (emplastros e tratamento para feridas) são apreciadas por milhões de pessoas em todo o mundo, dia após dia. Outras marcas de renome como Aquaphor, Coppertone, Chantecaille, Labello, 8×4, atrix, Hidrofugal, Maestro e Florena completam nosso extenso portfólio no segmento de Consumo. Por meio da afiliada tesa SE, a Beiersdorf também é líder mundial na fabricação de fitas adesivas técnicas e fornece soluções autoadesivas para a indústria, empresas artesanais e consumidores.   

A empresa com sede em Hamburgo gerou vendas de € 8,8 bilhões e um resultado operacional (EBIT) de € 1,2 bilhão no ano fiscal de 2022. A Beiersdorf tem mais de 20 mil funcionários em todo o mundo, que estão conectados por valores centrais compartilhados, uma forte cultura corporativa e o propósito da Beiersdorf “Cuidado Além da Pele”. Com sua estratégia de negócios C.A.R.E. +, a empresa segue um programa de investimento plurianual com foco no crescimento competitivo e sustentável. O programa é consistente com a ambiciosa agenda de sustentabilidade, com a qual a Beiersdorf está gerando um claro valor agregado para consumidores, sociedade e meio ambiente.

 

Informações adicionais no site da Beiersdorf.  

* Fonte: Euromonitor International Limited; NIVEA pela marca guarda-chuva nas categorias Cuidados com o corpo, Cuidados com o rosto e Cuidados com as mãos; em termos de valor de varejo, 2021. 

Sobre a NIVEA     

O Cuidado é a essência da NIVEA há mais de 110 anos. A marca está presente em cerca de 150 países e, no Brasil, conta com um portfólio completo de hidratantes corporais e faciais, protetores solares e labiais, itens para cuidados masculinos, para banho e desodorantes.    

A NIVEA lançou a primeira emulsão hidratante do mundo, que mais tarde ficaria conhecida como a icônica e querida “latinha azul”. A constante busca por inovação e excelência fazem da NIVEA a marca nº 1 em cuidados com a pele no mundo*. Atualmente, conta com mais de 500 itens em seu portfólio que valorizam a individualidade e necessidades de cada tipo de pele.   

Ao longo dos anos, a NIVEA segue conquistando a admiração e a confiança de seus consumidores e acredita no poder transformador do toque humano para gerar conexões, baseado no respeito e cuidado com o meio ambiente e as pessoas como parte de seus valores como marca.  

* Fonte: Euromonitor International Limited; NIVEA pela marca guarda-chuva nas categorias Cuidados com o corpo, Cuidados com o rosto e Cuidados com as mãos; em termos de valor de varejo, 2021. 

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