Turismo
Belezas do litoral norte baiano começam por Camaçari

Guarajuba e Arembepe estão entre os atrativos mais conhecidos, mas o município tem muito mais a oferecer aos turistas.
Camaçari pode ser um nome ainda desconhecido para boa parte dos turistas, ou lembrada pelo importante polo industrial e petroquímico existente no município. E quando falamos em Guarajuba, Arembepe, Aldeia Hippie, Projeto Tamar? Pois é, está tudo lá!
Dentre tantas belezas existentes em território baiano, a região de Camaçari pode ser apontada como uma excelente opção para se começar a desbravar este incrível estado. Um dos principais motivos é o acesso: apenas 50 km separam o município da Capital, Salvador, o que favorece roteiros envolvendo as duas localidades, e o centro da cidade a apenas 9 km do principal Aeroporto da região.
Uma bela costa
São 42 km de costa e mais de 30 praias! A primeira é Busca Vida, com 9 km de extensão e trechos propícios à prática do surf, com acesso principal controlado pelo Bahia Plaza Hotel. A última é Itacimirim, reconhecida por suas águas mornas e areia limpa – Selo Bandeira Azul de qualidade -, pontos ideais para a prática de esportes como o kite surf e o surf.
Entre os extremos encontram-se praias para todos os gostos!
Na lista de melhores do litoral norte baiano, na chamada Costa dos Coqueiros, Guarajuba é sempre lembrada pela qualidade das praias – também ostenta o título de Bandeira Azul -, pela prática de esportes com vela e boa infraestrutura de restaurantes na orla, pousadas “pé na areia”, casas e lofts de veraneio e um resort, o Vila Galé Resort Marés.
Em Abrantes, o diferencial é o foco histórico e a oferta de passeios a cavalo por trilhas atravessando dunas, lagoas e braços de rios. Já a praia do Jauá traz uma variedade de possibilidades, das práticas com sand board (surf na areia) a passeios calmos de caiaque por suas lagoas.
Arembepe
Esta praia, uma das primeiras da Estrada do Coco e a apenas 23 km do Aeroporto de Salvador, merece um capítulo especial. Tudo começou com uma vila de pescadores que foi “descoberta” por hippies no final dos anos de 1960. Um pedaço de paraíso que se tornaria conhecido internacionalmente graças à visita de Mick Jagger, Janis Joplin, Rita Lee, Caetano Veloso e outros artistas.
Sim, com mais de 50 anos de existência, a Aldeia Hippie continua com sua essência de vida comunitária preservada, localizada entre as dunas do rio Capivara e o mar – uma das mais belas orlas da região, com areia e águas totalmente limpas e preservadas. E ainda se tem a oportunidade de uma experiência imersiva com a comunidade local.
Fora a Aldeia, há uma sequência de praias gostosas e com características próprias. Boa parte de sua orla é protegida por recifes, o que propicia a formação de diversas piscinas na maré baixa, mas também há áreas propícias para a prática do surf, como Piruí.
Outro detalhe é que a região é um berçário natural de desova das tartarugas marinhas. Levar as crianças (e adultos de todas as idades) para sua sede é propiciar momentos de aprendizado sobre animais marinhos e, com sorte, a depender da época do ano, até acompanhar o momento em que as tartaruguinhas são soltas no mar!
Desenvolvimento
Camaçari tem uma extensão territorial maior que Salvador, com apenas 10% da população soteropolitana – 334 mil habitantes –, sendo 51% desta área localizada na zona rural. Para incentivar o desenvolvimento de setores produtivos além do polo industrial, a Prefeitura de Camaçari vem atuando em vários projetos, a partir da elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e do Estudo de Impacto Ambiental
O Investe Camaçari é um plano de investimento com isenções de taxas e outros benefícios para atração de investidores. Já o projeto Caminhos do Mar levará obras de acesso e revitalização das praias. Um investimento em torno de R$ 150 milhões, segundo informações da Secretaria de Turismo do Município.
A proposta é voltada para vários segmentos da economia, com destaque para o turismo, por sua reconhecida capacidade de geração de renda com preservação da qualidade de vida.
A Vila Hippie preserva o clima de vida em comunidade_Divulgação
Vista aérea de Arembepe, em Camaçari_Carol Garcia

Itacimirim, última praia da extensa orla do município_Divulgação

Guarajuba, Selo Bandeira Azul e uma das mais famosas_Divulgação
Turismo
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem

Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
Turismo
Tocantins será representado em feirão nacional de turismo em São Paulo
Com Jalapão, Serras Gerais e Palmas, estado ganha espaço no maior feirão turístico do país

A participação do estado acontece por meio da agência Jalapão Oficial, selecionada em chamamento público do Ministério do Turismo como representante da região Norte. A escolha garante visibilidade para destinos tocantinenses em um espaço que reunirá mais de 70 empresas de todo o Brasil, entre operadoras, hotéis e atrativos turísticos.
No evento, o público terá contato com roteiros de destaque do estado, como o Jalapão, conhecido por dunas e fervedouros, as Serras Gerais, com cânions e rios cristalinos, além da capital Palmas, porta de entrada para as expedições.
Segundo o Ministério do Turismo, o feirão tem como objetivo valorizar o turismo nacional e incentivar os brasileiros a conhecerem melhor os destinos do país. A iniciativa também fomenta negócios entre empresas do setor, gerando oportunidades para regiões menos exploradas.
Para os representantes da Jalapão Oficial, a presença no evento reforça o potencial turístico do Tocantins. “É uma oportunidade de mostrar a diversidade do estado e atrair visitantes interessados em natureza, cultura e sustentabilidade”, afirmam Jonatas e Samara Krause, responsáveis pela agência.
-
Social5 dias atrás
Nária Leila Cerimonial arrecada 800 kg em tampinhas
-
Entretenimento5 dias atrás
Grupo Menos é Mais e Cat Dealers fazem show em Palmas nesta semana
-
Governo do Tocantins5 dias atrás
Governo do Tocantins lança Programa AlimenTO
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Laurez Moreira anuncia novos nomes para Gabinete e Casa Militar
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Laurez Moreira nomeia nova secretária de Comunicação do Tocantins