Entretenimento
Blocos agitam Palmas na terceira noite de carnaval

É carnaval e o palmense não para não. Quinze blocos agitaram diversas regiões da cidade neste domingo, 11. Crianças e adultos caíram na folia e a festa segue até terça-feira, 13. Confira os locais e horários logo abaixo.
O coletivo ‘Fenty Ampla’, composto por sete blocos (Na Doida, Meu Bloco, Boto Fé nesse Carna, Tô Pagodeira, Bloco Brilhosa, Bloco da Fê e Pirarucu) faz sua festa no estacionamento do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. O dentista Rafael Castro esteve na folia e aprovou. “Aqui tá muito animado, está seguro, vi que tem a equipe de saúde e da guarda ali. A música está ótima, agora é só curtir que ainda tem mais dois dias de festa” brincou Rafael.
Na Arne 13 (108 Norte), o Bloco da 108 reuniu a criançada na praça para dançar e curtir a Cia Final Feliz. Lá ainda rolou concurso de fantasias, brinquedos infantis e show do Circo Kikintura. Kelly Cristina, representante do bloco, falou sobre a folia. “O resultado está super positivo. O objetivo do Bloco era trazer as famílias da quadra para um momento agradável, se divertirem. A gente está vendo o resultado aqui com a participação”, disse Kelly.
Ainda na região norte, o bloco Altas Horas reuniu foliões na Arno 72, o bloco Sou da Paz na Praia das Arnos e o Bloco Corujinhas, no Parque dos Povos Indígenas. Já na região sul, teve folia com o bloco Rede Preta na Praça do Bosque; Pequi Bloco em Taquaruçu e o bloco infantil Mit Kids, na ACSU-SE 10 (102 sul). Na Praia da Graciosa a festa aconteceu com o Bloco da Musa.
Apoio da FCP
Neste carnaval, 15 blocos receberam apoio da Fundação Cultural de Palmas (FCP). Pelo segundo ano consecutivo, os blocos de rua da capital recebem esse apoio, selecionados por edital público. Cada um teve um aporte financeiro de R$ 30 mil, totalizando um investimento de R$ 450 mil. Os recursos visam melhorar a infraestrutura dos blocos e implementar medidas de segurança, banheiros e outras ações necessárias para a realização da festa.
Confira a programação e aproveite a festa de momo
Bloco Na Doida
Dias: 10, 11 e 12/02
Local: Estacionamento do Espaço Cultural
Horário: das 16 às 22 horas
Bloco Meu Bloco
Dia: 10, 11 e 12/02
Local: Estacionamento do Espaço Cultural
Horário: das 16 às 22 horas
Boto Fé nesse Carna
Dia: 10, 11 e 12/02
Local: Estacionamento do Espaço Cultural
Horário: 16 às 22 horas
Bloco To Pagodeira
Dia: 10, 11 e 12/02
Local: Estacionamento do Espaço Cultural
Horário: 16 às 22 horas
Bloco Brilhosa
Dia: 10, 11 e 12/02
Local: Estacionamento do Espaço Cultural
Horário: 16 às 22 horas
Bloco da Fê
Dia: 10, 11 e 12/02
Local: Estacionamento do Espaço Cultural
Horário: 16 às 22 horas
Bloco Pirarucu
Dia: 10, 11 e 12/02
Local: Estacionamento do Espaço Cultural
Horário: 16 às 22 horas
Bloco Corujinha
Dia: 10, 11 e 13/02
Local: Parque dos Povos Indígenas
Horário: 16 às 20 horas
Bloco Altas Horas
Dia: 09, 10 e 11/02
Local: Av. LO-14 Arno 72 (605 Norte) Lote 16
Horário: 21 hora à meia-noite
Bloco Mit kids
Dia: 10, 11 e 13
Local: Av. NS-02 Quadra ACSU-SE 10 (102 Sul)
Horário: 16 às 21 horas
Bloco Rede Preta
Dia: 10, 11 e 12/02
Local: Bosque dos Pioneiros
Horário: 17 às 22 horas
Bloco Sou da Paz
Dia: 10, 11, 12 e 13/02
Local: Praia das Arnos Rest. Niquelândia
Horário: Dias 11, 12 e 13 (16 às 2 horas)
Bloco das Musas
Dia: 09, 11 e 12/02
Local: Praia da Graciosa
Horário: Dia 11 (16 às 22 horas), dia 12 (16 às 20 horas)
Bloco Pequibloco
Dia: 10, 11, 12 e 13/02
Local: Quadra 24, Av. Taquaruçu – Distrito de Taquaruçu
Horário: Das 14 às 19 horas
Bloco da 108
Dia: 10, 11 e 12/02
Local: Praça da Quadra Arne 13 (108 Norte)
Horário: Dias 10 e 11 (a partir de 17 horas), dia 12 (a partir de 16 horas)
Entretenimento
Coletivo cultural de Palmas encerra residência artística com evento gratuito neste sábado (30)
Evento reúne performances e bate-papo sobre ocupação do espaço urbano neste sábado (30)

O Coletivo Flácido promove neste sábado, 30 de agosto, às 19h, na Casa Flácida (404 Norte), o evento Tardinha Flácida, que marca o encerramento da residência artística Escala 1:1/2 – edição 2025. Durante os últimos 15 dias, artistas convidados estiveram em Palmas desenvolvendo trabalhos com foco no tema da ocupação do espaço urbano, que será discutido em um bate-papo aberto ao público.
As apresentações incluem performances de Céu Vasconcelos (Fortaleza/CE), Tiago Wender, Lipidius, Almeida e tal, Omanna Arte e Giovelli Flowers.
A programação é gratuita, com a proposta open cooler, em que cada pessoa pode levar sua própria bebida. O evento contará também com intérprete de Libras, reforçando o compromisso com a acessibilidade.
Segundo Filipe Porto, integrante do Coletivo Flácido, o momento é de celebração e troca com a comunidade. “A residência Escala 1:1/2 foi um processo intenso, de imersão e experimentação artística. Agora é a hora de compartilhar esses resultados com o público e abrir espaço para o diálogo sobre como ocupamos e vivemos a cidade.”
Uma das performances desenvolvidas na última semana, em Palmas, foi o trabalho da artista Almeida e tal, intitulado especulação arbórea, que denuncia a especulação imobiliária e o uso dos espaços públicos na capital.
Este projeto é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc 2 operacionalizados pela Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas.
Serviço:
Data: 30/08 (sábado)
Horário: 19h
Local: Casa Flácida – 404 Norte (busque por Coletivo Flácido no app de mapas ou carona)
Acessibilidade: Intérprete de Libras
Entrada gratuita | Open cooler
Entretenimento
TromboTuba in Concert leva apresentação didática à ETI Margarida Lemos no Aureny III

O projeto “TromboTuba in Concert – do clássico ao popular” se prepara para sua última apresentação, que acontecerá na Escola de Tempo Integral (ETI) Margarida Lemos, localizada no setor Jardim Aureny III. O concerto, exclusivo para os alunos da unidade, será realizado na próxima sexta-feira, dia 29.
A iniciativa, que já percorreu outras escolas da capital, tem como missão proporcionar uma experiência musical rica e diversificada dentro do ambiente escolar. O quinteto é formado pelos trombonistas Emmanoel da Cruz, Jonatas Machado e Kayo Bruno, pelo tubista Tiago Flausino e pelo percussionista Maurício Silva. Juntos, apresentam um repertório que transita com maestria entre o erudito e o popular.
Durante o concerto, os estudantes terão a oportunidade de ouvir obras de compositores consagrados como Bach e Mozart, além de clássicos da música brasileira de mestres como Maestro Duda e Ary Barroso. Cada peça é apresentada de forma contextualizada, com explicações sobre sua importância histórica e cultural, além de demonstrar a versatilidade dos instrumentos de Low Brass (metais graves).
O formato didático permite uma interação direta entre os músicos e os estudantes, despertando a curiosidade e o interesse dos jovens pela música instrumental. Mais do que apresentar novas sonoridades, o projeto busca formar novas plateias e reforçar a importância da arte como ferramenta de educação e transformação social.
O “TromboTuba in Concert” é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio do Edital nº 22/2024, geridos pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Tocantins, reafirmando o compromisso com a democratização do acesso à cultura em diferentes comunidades.
Entretenimento
Cineclube Flácido, de Palmas(TO), abre temporada 2025 com sessão gratuita e debate sobre corpos dissidentes
Primeira sessão exibe “Salão de Baile This is Ballroom” e conta com participação do coletivo Toca Ballroom

O Cineclube Flácido inicia sua temporada 2025 com uma proposta que coloca no centro da discussão os discursos sobre corpos dissidentes. A cada encontro, filmes e debates vão abrir espaço para refletir sobre diversidade, arte e resistência no cinema e em outras expressões culturais. O projeto é uma iniciativa do Coletivo Flácido, em parceria com o Centro de Artes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
A primeira sessão acontece no dia 28 de agosto, às 19h30, no Cineteatro do IFTO de Palmas (Quadra 310 Sul, Av. NS 10, s/n), com a exibição de “Salão de Baile This is Ballroom”.
O filme traz um retrato da cena ballroom no Rio de Janeiro, em diálogo com a história do movimento iniciado há mais de 50 anos em Nova Iorque. Nas margens da Baía de Guanabara, uma comunidade de jovens resgata e vivencia performances, dramas pessoais e arte.
Após a exibição, haverá um debate com a participação do coletivo Toca Ballroom, que é pioneiro na organização coletiva da cena ballroom do Tocantins, mediado pela crítica de cinema e coordenadora do projeto, Carolinne Macedo. A sessão será legendada e gratuita.
Para Carolinne, a proposta desta temporada amplia o papel do cineclube como espaço de reflexão. “Queremos trazer diálogos que provoquem pensamento crítico e afetivo sobre os corpos e subjetividades que resistem, criam e transformam”.
Este projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, do Ministério da Cultura, operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins.
Serviço:
Data: 28/08 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Cineteatro do IFTO – 310 Sul, Av. NS 10, s/n
Sessão legendada | Entrada gratuita Sugestão de legenda:
-
Social10 horas atrás
Grupo JL Meurer celebra 40 anos com festa sofisticada em Palmas
-
Tocantins2 dias atrás
Nota de pesar pelo falecimento de Niclair Alves Caetano, mãe da ex-prefeita de Palmas
-
Social5 dias atrás
Feliz aniversário Rayley Luzza
-
Energisa3 dias atrás
Primeiro emprego: Energisa abre vagas para jovens aprendizes e profissionais de nível técnico
-
Moda e Estilo3 dias atrás
O Boticário apresenta EGEO CoguMellow, nova versão da primeira fragrância do mundo a utilizar o cogumelo Boletus Edulis* em sua composição